O que se entende por patrimonio cultural

Entender o que é patrimônio cultural é uma obrigação de todo o cidadão que quer preservar a cultura de seu povo. Esse conceito traz um viés antropológico e objetiva proteger o passado, respeitar o presente e transmitir para gerações futuras uma cultura compartilhada e que reflita um conjunto de valores inerentes daquela sociedade. 

Para entender, de forma detalhada, o que é patrimônio cultural, conhecer suas diferenças, classificações e exemplos, basta seguir com sua leitura, a qual abordará:

O que é patrimônio cultural?

Qual a importância do patrimônio cultural?

O que é patrimônio cultural material e imaterial? 

Exemplos de patrimônio material 

Exemplos de patrimônio imaterial 

7 grandes obras do Patrimônio Cultural Mundial

O que é patrimônio cultural?

Patrimônio cultural se refere a todos aos bens de importância cultural de uma nação. Ele é formado pelo conhecimento, saberes, tradições, objetos, museus, manifestações populares, obras de arte, paisagens, fotografias e livros que representam a história, preservam a memória e respeitam e identificam a cultura de um povo. 

Pelo fato do patrimônio cultural ter uma função social, ele é protegido pelo Estado. Logo, aquele que danifica de alguma forma esses bens pode sofrer punições previstas por lei. 

Para preservar a memória coletiva e garantir que ela seja transmitida para as gerações futuras, o patrimônio cultural tem como instrumento de ação administrativa e jurídica o tombamento, que é o ato que visa impedir que os bens da sociedade sejam violados, destruídos ou descaracterizados. 

Qual a importância do patrimônio cultural?

O patrimônio cultural preserva a memória e a história de uma sociedade. Logo, ele gera uma conexão entre as pessoas, que identificam os valores sociais, de crenças e costumes, os reconhecem e se unem em torno deles. 

Ou seja, esse conceito promove o senso de unidade aos indivíduos, que sentem que pertencem a um determinado lugar, se identificam com as mentalidades de outros membros, compartilham experiências e assim, transmitem esses pensamentos e tradições para outros, em um ciclo contínuo. 

Essa identificação gera um senso de bem-estar e funciona como um gatilho poderoso para tomadas de decisões futuras. Embora as memórias culturais não sejam sempre positivas, elas são fundamentais para preservar a história e também para serem defendidas pelos membros da sociedade. 

Isto é, um edifício que sofreu danos devido a conflitos e batalhas de guerra, por exemplo, ao ser tombado, simboliza a luta e os valores de um povo. O fato de sua arquitetura se manter presente e protegida ajuda a preservar a legitimidade, a tradição, os objetivos e a identidade de uma nação. 

O que é patrimônio cultural material e imaterial? 

Patrimônio cultural material se refere aos bens físicos, às posses e aos recursos que podem ser vistos e tocados. Em contrapartida, o patrimônio imaterial traz um valor mais simbólico, pois representa a criatividade e a cultura propriamente dita de um povo, que são retratadas por suas tradições e folclores e que são transmitidas no decorrer da história da sociedade. 

Exemplos de patrimônio material

Entre os exemplos de patrimônio material, podemos citar:

  • obras de arte, como pinturas, esculturas e gravuras;
  • museus, edifícios, igrejas e catedrais;
  • fotografias, documentos e livros;
  • roupas e elementos de vestuário.

Exemplos de patrimônio imaterial

Os principais  exemplos de patrimônio imaterial são:

  • formas de expressão, como a linguagem, o sotaque e as gírias;
  • manifestações culturais, como folclore, tradições, festas, lendas, rituais e danças; 
  • símbolos criativos, como culinária, arte, literatura e composições musicais. 

7 grandes obras do Patrimônio Cultural Mundial

Como forma de simbolizar e de proteger lugares da Terra que são considerados de “valor universal excepcional”, a UNESCO determinou que alguns locais pertencem a todos os povos do mundo e, assim, devem ser protegidos e valorizados por todas as nações.  Confira, agora, os principais exemplos. 

A Grande Muralha da China 

O que se entende por patrimonio cultural

Crédito: Wikipédia 

A vista do Rio de Janeiro 

O que se entende por patrimonio cultural

Crédito: Culture Trip 

Taj Mahal (Índia)

O que se entende por patrimonio cultural

Crédito: Wikipédia 

Ilha de Páscoa (Chile)

O que se entende por patrimonio cultural

Crédito: Revista Galileu 

Machu Picchu (Peru)

O que se entende por patrimonio cultural

Crédito: Jornal de Brasília 

Necrópole de Gizé (Egito) 

Crédito: Wikipédia 

Acrópole de Atenas (Grécia)

O que se entende por patrimonio cultural

Crédito: Wikipédia 

Esperamos que tenha entendido o que é patrimônio cultural! Você já visitou ou tem vontade de conhecer alguma dessas construções espetaculares? Divida sua opinião com a gente!

Aproveite também para conhecer a Laart!

A Laart é uma galeria de arte online que trabalha com gravuras de artistas brasileiros e latino-americanos. 

No acervo da Laart há mais de 15.000 obras, de estilos e correntes artísticas variadas. 

Todas as peças  são exclusivas, assinadas, de tiragem limitada, e  podem ser entregues no conforto de sua casa, ateliê ou escritório, com todo o cuidado e conforto que você deseja e merece. 

Todas elas trazem certificado de autenticidade. Além disso, a galeria tem como meta garantir a satisfação total de seus clientes. Logo, respeita e cumpre à risca o Código de Defesa do Consumidor. 

Assim apresenta uma política de troca e devolução baseada nele, garantindo a devolução em caso de arrependimento e assegurando a troca caso o produto apresente algum defeito e o ressarcimento de valores. 

Ou seja, adquirir uma gravura no Laart é sinônimo de ética e proteção! 

Que tal conhecer agora tudo o que o acervo da galeria oferece? Para tanto, basta clicar aqui!

O conceito de patrimônio adquiriu, ao longo do tempo, diferentes significados, sobretudo nas diferentes áreas em que o termo é trabalhado.

Surgida no final do século XVIII, a noção de Patrimônio Cultural é recente, mas muito importante, à medida que remete à história, memória e identidade de um determinado povo.

O que é um patrimônio?

A palavra patrimônio vem do latim “patrimonium “, com a junção da palavra pater (pai), e monium (recebido). Portanto, em sua origem, o termo estava ligado à ideia de herança, ou seja, patrimônio se relacionava com tudo aquilo que era deixado pela figura do pai e transmitido aos seus filhos.

Com o passar do tempo, a noção de patrimônio se ampliou, passando a englobar valores culturais, históricos e artísticos que representam a identidade de um povo, refletindo, dessa forma, todo um conjunto de tradições e saberes. Nesse sentido, o alargamento da ideia de patrimônio possibilitou também o surgimento de dispositivos de proteção e valoração patrimoniais.

Conceito de patrimônio cultural

Segundo a legislação brasileira, o Patrimônio Cultural Brasileiro pode ser definido como 

“o conjunto de bens móveis e imóveis, materiais ou imateriais existentes no País e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”.

Dentro dessa definição, e como forma de melhor gerir os esforços de proteção e estudos específicos de cada área, o Patrimônio Cultural costuma ser dividido em: Patrimônio Histórico, Patrimônio Arqueológico, Patrimônio Material, Patrimônio Imaterial, entre outros.

A Constituição Federal, em seus artigos 215 e 216, traz a definição do que se entende como patrimônio cultural. A noção de patrimônio, apesar de definida, continua em constante mudança, assim como a própria sociedade, os modos de vida e as formas de pensar e agir. O patrimônio explicita, de forma material ou imaterialmente, as heranças e tradições culturais de cada povo ou região.

Ele pode ser encontrado em duas formas:

  • Patrimônio Material: é o conjunto de bens culturais móveis e imóveis existentes no país, cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor, seja ele arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico;
  • Patrimônio Imaterial: O patrimônio imaterial se refere às práticas e aos domínios da vida social que podem ser encontradas em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; lendas, costumes e outras tradições; e em locais como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas.

PARA CONHECER MAIS SOBRE PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL, CLIQUE AQUI!

Como desdobramento das noções de patrimônio cultural, o conceito passou a ser trabalhado por diferentes áreas, visando facilitar sua compreensão, seu estudo e sua proteção. Dessa forma, também encontramos:

  • Patrimônio Histórico: é um título conferido a um bem móvel, imóvel ou natural, que possua valor inestimável para um povo, uma sociedade, uma região, um povoado ou uma comunidade. Esse patrimônio antigo possui características únicas, seja em virtude da combinação de vários fatores próprios ou singulares, tais como biodiversidade, ecossistema, estética, seja por valores artísticos, documentais, científicos, antropológicos, religiosos, históricos, espirituais, entre outros;
  • Patrimônio Arquitetônico: trata-se de construções que, seja por seus estilos, período de construção, técnicas construtivas empregadas, entre outros, são reconhecidas como representativas de uma ou várias culturas, sendo, dessa forma, classificadas como patrimônio arquitetônico;
  • Patrimônio Artístico: podemos definir o patrimônio artístico como uma coleção de obras consideradas de elevado valor artístico, por exemplo, obras de pintura, arquitetura ou escultura ou qualquer outra forma de expressão artística.

Todas esses patrimônios dialogam entre si, estando fortemente interligados por meio de legislação, formas de reconhecimento e proteção, estudo e desenvolvimento.

Formas de proteção

Com relação ao patrimônio material, as formas de proteção existentes atualmente são:

  • Tombamento: consiste em proibir a destruição de bens culturais tombados, colocando-os sob vigilância;
  • Valoração do Patrimônio Cultural Ferroviário: responsável pela guarda e manutenção do espólio da extinta RFFSA (Rede Ferroviária Federal). Bens ferroviários que não fazem parte do espólio da RFFSA têm sua proteção feita por meio de tombamento;
  • Chancela: reconhece a importância cultural de certas porções do território nacional, as quais a vida e a ciência humana imprimiram marcas ou atribuíram valores, estabelecendo um pacto entre o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada, com o objetivo de manter uma gestão compartilhada da porção do território nacional assim reconhecida.

No que tange ao patrimônio imaterial, sua proteção se dá, sobretudo, pela Constituição Federal.

Referências utilizadas neste conteúdo: http://portal.iphan.gov.br/Camargo, Haroldo Leitão. Patrimônio Histórico e Cultural. Editora Aleph. 2002.

O que se entende por patrimonio cultural
Umberto Oliveira