Na cadeia alimentar abaixo quem e o consumidor primário grama → gafanhoto → pássaro → cobra → gavião

Teste seus conhecimentos em Ecologia por intermédio da resolução de exercícios sobre teia alimentar.

Questão 1

Entre as alternativas a seguir, marque aquela em que é feita uma afirmação incorreta a respeito das teias alimentares.

a) As teias alimentares são representações das relações alimentares existentes no meio.

b) As teias alimentares podem ser consideradas um conjunto de cadeias alimentares.

c) Em uma teia alimentar, um mesmo organismo pode ocupar níveis tróficos diferentes.

d) Em uma teia alimentar, o fluxo de energia ocorre em apenas uma direção.

Questão 2

Analise a teia alimentar a seguir:

Na cadeia alimentar abaixo quem e o consumidor primário grama → gafanhoto → pássaro → cobra → gavião

Analise a teia alimentar

A respeito dessa teia, marque a alternativa correta.

a) Na teia representada na questão, o capim é o consumidor primário.

b) Na teia acima, a galinha atua como consumidora secundária e primária, a depender da cadeia analisada.

c) Na teia representada, o homem ocupa a posição de consumidor primário e terciário, a depender da da cadeia analisada.

d) O boi e o gafanhoto são os únicos consumidores primários da teia representada.

e) O gavião ocupa apenas a classificação de consumidor terciário.

Questão 3

É comum haver teias e cadeias alimentares sem a representação dos decompositores. Isso acontece porque:

a) os decompositores não atuam em todos os níveis tróficos.

b) os decompositores atuam apenas nos consumidores.

c) os decompositores atuam em todos os níveis tróficos.

d) os decompositores atuam apenas nos produtores.

Questão 4

(Ufal) O esquema abaixo mostra as relações tróficas em uma propriedade rural.

Na cadeia alimentar abaixo quem e o consumidor primário grama → gafanhoto → pássaro → cobra → gavião

Observe as relações tróficas acima

De acordo com o esquema, o homem é:

a) produtor.

b) somente consumidor primário.

c) somente consumidor secundário.

d) somente consumidor terciário.

e) consumidor primário e secundário.

Questão 5

(Cesgranrio-RJ) Uma preá que vivia na beira de um charco, alimentando-se de capim, foi capturada por uma cobra que, mais tarde, foi apanhada por um gavião. Mas a história poderia ser outra, e o gavião poderia ter caçado um rato ou outra ave. Por sua vez, a cobra poderia ter capturado um passarinho que havia comido um inseto.

Com referência à teia alimentar, marque a alternativa correta:

a) A energia contida no produtor diminui gradualmente, ao passar de consumidor a consumidor.

b) A energia do produtor aumenta gradualmente nos diferentes elementos da cadeia alimentar.

c) O potencial energético do produtor não sofre nenhuma alteração nos diferentes segmentos da cadeia alimentar.

d) Na teia alimentar, como os animais são de tamanhos diferentes, a quantidade energética do produtor sofre oscilações.

e) A complexidade da teia alimentar não interfere na quantidade de energia transferida, que permanece inalterada.

Resposta - Questão 1

Alternativa “d”. Em uma teia alimentar, o fluxo de energia move-se em diferentes direções; ao contrário da cadeia alimentar, que apresenta fluxo em apenas uma direção.

Resposta - Questão 2

Alternativa “d”. Apenas o boi e o gafanhoto alimentam-se de produtores e, portanto, são os únicos consumidores primários.

Resposta - Questão 3

Alternativa “c”. Como os decompositores atuam em todos os níveis tróficos, é comum que eles não sejam representados nas teias e cadeias para evitar que a representação fique muito poluída.

Resposta - Questão 4

Alternativa “e”. O homem comporta-se como consumidor primário ao alimentar-se do milho e como secundário ao alimentar-se do porco e da galinha.

Resposta - Questão 5

Alternativa “a”. Uma razoável quantidade de energia é perdida a cada nível trófico, sendo esta maior, portanto, nos produtores.

Teia alimentar

Versão desktop

Copyright © 2022 Rede Omnia - Todos os direitos reservados Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

Sabemos que a cadeia alimentar é uma representação linear da relação de alimentação existente entre os organismos de um determinado ecossistema. Nela encontramos produtores e consumidores ocupando, cada um, um nível trófico diferente.

Os produtores são aqueles organismos que são capazes de produzir seu próprio alimento, tais como plantas e algas. Já os consumidores são aqueles seres que necessitam alimentar-se de outros seres para obter energia. Os consumidores são chamados de primários quando se alimentam de produtores, de secundários quando se alimentam de consumidores primários e assim por diante.

Observe o exemplo a seguir:

Planta → Rato → Cobra → Gavião

Nesse caso, consideramos a planta como produtora, o rato como um consumidor primário, a cobra como consumidor secundário e o gavião como consumidor terciário. Entretanto, sabemos que, em um ecossistema, pode acontecer de um ser vivo ocupar diferentes níveis tróficos em momentos diferentes e que várias cadeias podem cruzar-se. O conjunto de todas as cadeias alimentares interligadas de um ecossistema é chamado de teia alimentar.

Observe a seguinte teia alimentar:

Na cadeia alimentar abaixo quem e o consumidor primário grama → gafanhoto → pássaro → cobra → gavião

Observe a teia alimentar esquematizada acima

Veja que na teia acima alguns organismos podem ocupar diferentes níveis tróficos dentro do ecossistema. O leão, por exemplo, pode atuar tanto como consumidor secundário quanto como consumidor terciário, a depender da cadeia analisada. Percebe-se, portanto, que temos várias cadeias diferentes formando uma única teia.

Analisando uma teia alimentar, podemos perceber que as relações tróficas de um ecossistema são muito mais complexas do que aquelas demonstradas em uma única cadeia. Com a teia alimentar, temos uma visão mais ampla do ecossistema, sendo possível visualizar, assim, todas as diferentes cadeias que estão conectadas.

Observe que na teia alimentar, assim como nas cadeias alimentares, os decompositores não estão representados. Como eles atuam em todos os níveis tróficos, sua representação é mais complexa.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Todos os seres vivos apresentam relações de alimentação no meio em que vivem. Um gafanhoto, por exemplo, não é capaz de sobreviver sem se alimentar dos vegetais de uma área, assim como um pássaro, que não vive seu alimento, que pode ser, inclusive, o gafanhoto.

Todas as relações de alimentação em um ecossistema podem ser representadas de duas maneiras: a cadeia alimentar e a teia alimentar. Vamos aprender mais sobre cada uma dessas representações!

→ Cadeia Alimentar

A cadeia alimentar refere-se às representações das relações de alimentação que existem em um determinado ecossistema. Nas cadeias, o fluxo de energia é unidirecional, ou seja, é sempre em um mesmo sentido. Veja um exemplo simples de cadeia alimentar:

Capim → Lagarta → Pássaro → Cobra

No exemplo acima, vemos uma representação dos organismos que servem de alimento para outro em um fluxo unidirecional. As setas (→) podem ser lidas como “serve de alimento para”. Assim sendo, o capim serve de alimento para a lagarta, que serve de alimento para o pássaro, que serve de alimento para a cobra.

É importante salientar que, apesar de não estarem representados acima, fungos e bactérias agem sobre todos esses organismos após a sua morte. Fungos e bactérias são denominados de decompositores e são essenciais na ciclagem de nutrientes.

→ Níveis tróficos

Os níveis tróficos são conjuntos de organismos que possuem hábitos alimentares semelhantes, ocupando a mesma posição no ecossistema. As plantas, por exemplo, produzem seu próprio alimento, pois são organismos autotróficos. Assim, todas as plantas ocuparão o mesmo nível trófico, pois apresentam hábitos alimentares semelhantes.

Existem basicamente três níveis tróficos:

  • Produtores: Os organismos incluídos nesse nível trófico apresentam em comum o fato de serem autotróficos. Isso quer dizer que todos os organismos produtores são capazes de produzir seu próprio alimento por meio de processos como fotossíntese e quimiossíntese. Exemplos: plantas e algas.

  • Consumidores: Os organismos que fazem parte desse nível trófico são heterotróficos, ou seja, todos os organismos desse nível alimentam-se de outro ser vivo. Os consumidores que se alimentam de produtores recebem a denominação de consumidores primários. Os que se alimentam de consumidores primários são chamados de consumidores secundários. Já os que se alimentam dos secundários são chamados de terciários e assim sucessivamente.

  • Decompositores: organismos heterotróficos que realizam o processo de decomposição, no qual devolvem nutrientes ao meio. Como exemplo de decompositores, podemos citar bactérias e fungos.

→ Teia alimentar

Na cadeia alimentar abaixo quem e o consumidor primário grama → gafanhoto → pássaro → cobra → gavião

A teia alimentar mostra a conexão entre as várias cadeias de um ambiente

Diferentemente da cadeia alimentar, que obedece a uma representação unidirecional, na teia alimentar, há várias relações alimentares interligadas. A teia alimentar conecta, portanto, várias cadeias alimentares.

Em uma teia alimentar, um mesmo organismo pode ser consumidor secundário e terciário, por exemplo. Isso se deve ao fato de que muitos seres vivos não se alimentam exclusivamente de um mesmo organismo e alguns não são presas de apenas um ser.

→ Cadeia x Teia Alimentar

Para representar um ecossistema, a teia alimentar é a melhor opção. Isso porque a teia mostra os diversos caminhos que a energia pode seguir, não apresentando um fluxo unidirecional como observado na cadeia alimentar.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto: