Determine o que marca cada amperímetro e cada voltímetro abaixo considere os aparelhos ideais

* The preview only show first 10 pages of manuals. Please download to view the full documents.

Loading preview... Please wait.

Download Física - Pré-Vestibular Impacto - Resistores Elétricos - Associação Mista II PDF for free.

About Us

We believe everything in the web must be free. So this website was created for free download documents from the web. We are not related with any websites in any case.

Disclaimer

We are not liable for the documents. You are self-liable for your save offline.

This site utilizes cookies to guarantee you get the best experience on our site. You can learn how to disable cookie here.

Privacy Policy

We are committed to ensuring that your privacy is protected.

You can ask for link removal via contact us.

1) Medidores Elétricos: (Cesgranrio) Qual das opções a seguir mostra a ligação adequada de um amperímetro A e de um voltímetro V, ambos ideais, de modo a permitir uma correta medida da corrente e da queda de tensão no resistor?

Determine o que marca cada amperímetro e cada voltímetro abaixo considere os aparelhos ideais

2) (Uel) Sobre o funcionamento de voltímetros e o funcionamento de amperímetros, assinale a alternativa correta:

a) A resistência elétrica interna de um voltímetro deve ser muito pequena para que, quando ligado em paralelo às resistências elétricas de um circuito, não altere a tensão elétrica que se deseja medir.

b) A resistência elétrica interna de um voltímetro deve ser muito alta para que, quando ligado em série às resistências elétricas de um circuito, não altere a tensão elétrica que se deseja medir.

c) A resistência elétrica interna de um amperímetro deve ser muito pequena para que, quando ligado em paralelo às resistências elétricas de um circuito, não altere a intensidade de corrente elétrica que se deseja medir.

d) A resistência elétrica interna de um amperímetro deve ser muito pequena para que, quando ligado em série às resistências elétricas de um circuito, não altere a intensidade de corrente elétrica que se deseja medir.

e) A resistência elétrica interna de um amperímetro deve ser muito alta para que, quando ligado em série às resistências elétricas de um circuito, não altere a intensidade de corrente elétrica que se deseja medir.

3) Medidores Elétricos: (Unesp) Um estudante utiliza-se das medidas de um voltímetro V e de um amperímetro A para calcular a resistência elétrica de um resistor e a potência dissipada nele. As medidas de corrente e voltagem foram realizadas utilizando o circuito da figura.

Determine o que marca cada amperímetro e cada voltímetro abaixo considere os aparelhos ideais

O amperímetro indicou 3 mA e o voltímetro 10 V. Cuidadoso, ele lembrou-se de que o voltímetro não é ideal e que é preciso considerar o valor da resistência interna do medidor para se calcular o valor da resistência R. Se a especificação para a resistência interna do aparelho é 10 kΩ, calcule

a) o valor da resistência R obtida pelo estudante.

Estude também sobre:  Questões sobre as Leis da Gravitação Universal - 02

b) a potência dissipada no resistor.

4) (Ufrj) O circuito da fgura 1 mostra uma bateria ideal que mantém uma diferença de potencial de 12 V entre seus terminais, um amperímetro também ideal e duas lâmpadas acesas de resistências R1 e R2. Nesse caso, o amperímetro indica uma corrente de intensidade 1,0 A.

Determine o que marca cada amperímetro e cada voltímetro abaixo considere os aparelhos ideais

Na situação da figura 2, a lâmpada de resistência R2 continua acesa e a outra está queimada. Nessa nova situação, o amperímetro indica uma corrente de intensidade 0,40 A. Calcule as resistências R1 e R2.

5) Medidores Elétricos: (Pucrj 2012) Calcule a corrente em ampères medida no amperímetro (A) do circuito apresentado na figura.

Determine o que marca cada amperímetro e cada voltímetro abaixo considere os aparelhos ideais

a) 1,6

b) 3,3

c) 5,0

d) 8,3

e) 20,0

Atividades sobre A Potência e o Consumo Elétrico.

6) Medidores Elétricos: (Ufpi) Uma lâmpada incandescente comum é ligada a uma pilha de cinco maneiras diferentes, como mostrado a seguir. Qual das alternativas representa uma possibilidade de luz acesa?

Determine o que marca cada amperímetro e cada voltímetro abaixo considere os aparelhos ideais

7) (Ufpe) No circuito a seguir qual o valor da força eletromotriz ε, em volts, se a corrente fornecida pela bateria for igual a 9,0 A? Considere desprezível a resistência interna da bateria.

Determine o que marca cada amperímetro e cada voltímetro abaixo considere os aparelhos ideais

8) Medidores Elétricos: (Ufmg) Observe este circuito, constituído de três resistores de mesma resistência R; um amperímetro A; uma bateria ε; e um interruptor S:

Determine o que marca cada amperímetro e cada voltímetro abaixo considere os aparelhos ideais

Considere que a resistência interna da bateria e a do amperímetro são desprezíveis e que os resistores são ôhmicos. Com o interruptor S inicialmente desligado, observa-se que o amperímetro indica uma corrente elétrica I. Com base nessas informações, é correto afirmar que, quando o interruptor S é ligado, o amperímetro passa a indicar uma corrente elétrica:

Determine o que marca cada amperímetro e cada voltímetro abaixo considere os aparelhos ideais

c) 2l.

d) 3l.

9) (Ufpe 2010) O circuito a seguir consiste de uma bateria, três resistores iguais e o amperímetro A. Cada resistor do ramo acb do circuito dissipa 1,0 W quando a corrente indicada pelo amperímetro é igual a 0,6 A. Determine a diferença de potencial entre os pontos a e b, em volts.

Estude também sobre:  Movimento Uniformemente Variado Atividades Resolvidas

Determine o que marca cada amperímetro e cada voltímetro abaixo considere os aparelhos ideais

10) Medidores Elétricos: (Ufop 2010) Um eletricista inexperiente foi incumbido da tarefa de projetar parte de um circuito elétrico de um carro. Sabe-se que, na maioria dos carros, a alimentação elétrica é realizada por uma bateria (fonte  ideal) cuja voltagem é de 12 V. O circuito hipotético projetado pelo profissional é o mostrado na figura abaixo, onde R1 representa a luz de ré, R2 o farol e R3 o ar-condicionado do veículo. O fio escolhido para construir o circuito suporta no máximo 1,4 A de corrente. Com base no seu conhecimento de eletricidade e nas informações dadas, assinale a opção correta (dados: R1 = 12Ω, R2 = 4Ω e R3 = 120Ω).

a) Como a resistência do ar-condicionado (R3) apresenta um valor dez vezes maior do que a da luz de ré (R1), a corrente sobre R1 será dez vezes menor.

b) Quando a luz de ré (R1) e o ar-condicionado (R3) estiverem ligados, o fo não suportará a corrente elétrica I e se romperá.

c) Como a resistência do ar-condicionado (R3) apresenta um valor dez vezes maior do que a da luz de ré (R1), a diferença de potencial sobre R1 será dez vezes maior.

d) Quando a luz de ré (R1) e o farol (R2) estiverem ligados, o fo não suportará a corrente elétrica I e se romperá.

🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.

Gabarito com as respostas das questões de física sobre Medidores Elétricos:

1) e;

2) d;

3) a) 5kΩ

b) 2 × 102 W

4) a) R1 = 20Ω

b) R2 = 30Ω

5) c;

6) c;

7) 12 V;

8) d;

9) 10 volts;

10) d

Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL

Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína

Determine o que marca cada amperímetro e cada voltímetro abaixo considere os aparelhos ideais

e outros dispositivos. É importante dizer que o Receptor como sendo um dispositivo elétrico está sujeito a resistência elétrica, ou seja, energia dissipada. Portanto para o seu funcionamento correto ele deverá receber a energia normal de funcionamento mais a parte que irá dissipar. A d.d.p. realmente utilizada por um receptor para cumprir sua função é chamada de força contra-eletromotriz. (’ ). Para sabermos quanto o receptor deve receber para seu funcionamento correto devemos considera a força contra-eletromotriz mais a d.d.p dissipada por sua resistência interna (r’), logo teremos: Esta equação é chamada de Equação do Receptor, onde: Nomenclatura: U d.d.p. recebida pelo receptor ’ força contra-eletromotriz r’ resistência interna do receptor i corrente elétrica que atravessa o receptor. Esquematicamente temos: Figura 50 9.4 – Circuito Gerador, Receptor e Resistor. Para resolvermos circuitos com geradores, receptores e resistores, devemos proceder da seguinte forma: (i) Analisar e separar os geradores, os receptores e os resistores. (ii) Observar o sentido da corrente elétrica quando tiver mais de um receptor ou gerador. (iii) Somar todos os valores de força eletromotriz () e todos os valores de força contra-eletromotriz (’). (iv) Determinar a Resistência equivalente do circuito. (v) Determinar a corrente elétrica total do circuito. (vi) Determinar o que se pede em seguida no problema (Geralmente o que marca Voltímetros e Amperímetros). O Cálculo da corrente total é feito da seguinte forma: Os Voltímetros seguem a regra: (a) Voltímetro Ligado no Gerador: (b) Voltímetro Ligado no Receptor: (c) Voltímetro Ligado no Resistor: Exercícios 43> Determine o que marca cada amperímetro e cada voltímetro abaixo. Considere os aparelhos ideais. 44> Determine o que marca cada amperímetro e cada voltímetro abaixo. Considere os aparelhos ideais. 9.5 – Capacitores Capacitores são dispositivos elétricos que possuem a função de armazenar carga elétrica. Aparelhos de TV, Máquinas Fotográficas entre outros possuem capacitores, que permitem uma resposta imediata quando o aparelho é ligado ou disparado. Os capacitores mais comuns são chamados de capacitores planos e possuem a seguinte simbologia: Figura 51 A carga armazenada em cada armadura é de mesmo valor, mas de sinal diferente. 9.5.1 – A Garrafa de Leyden Um dos primeiros capacitores construído foi chamado de garrafa de Leyden. Construída na Universidade de Leyden, na Holanda, em 1746 tinha a função de armazenar carga elétrica a partir de algum processo de eletrização. O carregamento da garrafa era feito da seguinte forma: 1> Algum corpo eletrizado tocava a esfera metálica superior da garrafa; 2> A armadura interna da garrafa passava a possuir o sinal do contato. 3> A armadura externa estava em contato com a Terra . 4> A armadura externa passa a ter carga de sinal contrário da interna. 5> Ao passar o tempo o contato com a Terra era eliminado. As carga passavam a ficar aprisionadas na garrafa e se mantinham na posição por forças eletrostáticas. Modificações por: Maurício Ruv Lemes (Doutor em Ciência pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA) i . r U - e = R i U ... i U i U i U N N 3 3 2 2 1 1 = = = = = i '. r ' U + e = eq R ' i e - e = i . R U = i . R U = A L R r = i i i i 3 2 1 = = = 3 2 1 U U U U + + = i . R U 1 1 = i . R U 2 2 = i . R U 3 3 = i . R i . R i . R i . R 3 2 1 eq + + = 3 2 1 eq R R R R + + = 3 2 1 i i i i + + = 3 2 1 U U U U = = = R U i = 1 1 R U i = 2 2 R U i = 3 3 R U i = eq R U i = 3 2 1 eq R U R U R U R U + + = 3 2 1 eq R 1 R 1 R 1 R 1 + + = 0 i 0 U V V R AB B A = Þ = Þ = i i 0 i F R = Þ =

Determine o que marca cada amperímetro e cada voltímetro abaixo considere os aparelhos ideais
Determine o que marca cada amperímetro e cada voltímetro abaixo considere os aparelhos ideais
Determine o que marca cada amperímetro e cada voltímetro abaixo considere os aparelhos ideais