Quem entrara no teu tabernáculo

Reading Mode Parallel Verse Referências Cruzadas TSK Images

SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?

Quem, Senhor, habitará na tua tenda? quem morará no teu santo monte?

Um salmo de Davi. SENHOR, quem poderá hospedar-se em teu tabernáculo?1 Quem há de morar no teu santo monte?

O LORD, who may abide in Your tent? Who may dwell on Your holy hill?

Habitarei no teu tabernáculo para sempre; abrigar-me-ei no oculto das tuas asas. (Selá)

Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte Sião.

Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Com a minha voz clamei ao SENHOR; ele ouviu-me desde o seu santo monte. (Selá)

Pois o provês das bênçãos de bondade; pões na sua cabeça uma coroa de ouro fino.

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR por longos dias.

Quem subirá ao monte do SENHOR ou quem estará no seu lugar santo?

Uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei: que possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR e aprender no seu templo.

Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos.

Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. (Selá)

O seu fundamento está nos montes santos.

Os que estão plantados na Casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus.

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

E, se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste: porque tu me hás amado antes da fundação do mundo.

Mas chegastes ao monte de Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;

E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram de grande tribulação, e lavaram os seus vestidos e os branquearam no sangue do Cordeiro.

E OLHEI, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte de Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome dele e o de seu Pai.

E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeça, porque a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.

Public Domain - Portuguese Bible [Almeida:1628-1691]

Bíblia King James Atualizada (Português) © 2012 Abba Press. Usado com permissão.

New American Standard Bible Copyright ©1960, 1962, 1963, 1968, 1971, 1972, 1973, 1975, 1977, 1995 by The Lockman Foundation, La Habra, Calif. All rights reserved. For Permission to Quote Information visit http://www.lockman.org

ESBOÇO 694

TEMA: QUEM ENTRARÁ NO TEU TABERNÁCULO SENHOR?

TEXTO: SALMOS 15:1-5

Este salmo descreve as qualificações de um verdadeiro cidadão dos céus, elas precisam ser levadas em consideração, onze pontos são destacados por Davi. As duas e grandes perguntas são respondidas por ele mesmo, são elas: Quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? As características descritas nesse Salmo levam o indivíduo a chegar à presença de Deus e habitar em sua morada, o texto não trata de uma tipologia, mas de uma realidade que todos precisam saber.

As exigências

1. Anda em sinceridade

Estamos vivendo uma crise de sinceridade que tem alcançado pessoas no mundo inteiro, ela estendendo-se a todos os níveis da sociedade, até mesmo no seio cristão. Isso é descrito por Paulo como o fim dos tempos (2 Tm 3.1-8). A sinceridade é uma das características do próprio Deus e todos quantos praticam a sua palavra devem por em prática.

2. Praticar a justiça

O próprio Deus é justiça, a prática dela é também um passaporte para habitar com Jeová, embora a injustiça tenha permeado a humanidade, mas é importante praticá-la. Muitos dizem que praticam mas negam a eficácia dela (2 Tm 3.5; 2 Ts 3.6; I Tm 5.8).

3. Falar a verdade

Falar a verdade é uma das maiores riquezas que um cidadão pode ter, valores como esses estão sendo menosprezados e substituídos pela mentira e pela falsidade, tanto a mentira quanto a falsidade sai do coração do homem (Mt 15.19; Gn 6.5; Jr 17.9).

4. Não difamar

Muitas pessoas têm o hábito de difamar as pessoas que elas não simpatizam bem, elas caluniam a fim de obter algum resultado, ou seja, deprecia alguém no intuito de obter alguma vantagem, esse tem sido o caminho mais apropriado para elas, principalmente no campo profissional, político e no meio religioso. Atualmente é muito natural ouvir autoridades religiosas detratando umas às outras, e o pior, publicamente, se esquecem da pregação do evangelho e atacam o que eles consideram serem seus concorrentes, essa é uma verdade dura. Essas coisas têm causado desgastes no meio cristão, por isso devemos evitar, é um procedimento vergonhoso e não combina com o evangelho. O salmo 133 tem ficado muito para trás, é um assunto considerado obsoleto.

5. Não fazer mal ao próximo

Ofender o próximo tem sido comum nos nossos dias, todavia muitos não se contêm em fazer o mal sejam males pequenos ou grandes. Ofender o próximo é condenado pelo Senhor, a não observância desse mandamento o indivíduo pode ficar fora do reino de Deus.

6. Não aceitar afronta contra o próximo

Existem pessoas que não aceitam nenhuma afronta contra o seu próximo, principalmente quando se trata de um irmão na fé, essa também é uma característica para o verdadeiro cidadão dos céus.

7. Reprovar o que é mau

Aqueles a cujos olhos o réprobo é desprezado. Reprovar aquilo que é mau é um dever de cada cristão, embora ele venha sofrer algumas represálias; por isso, jamais devemos aceitar aquilo que é reprovado por Deus.

8. Honrar os servos de Deus

Honrar os servos de Deus é um dos princípios cristão, isso é fundamental para a entrada nos reino dos céus. Quem conhece a Deus e o serve não tem nenhuma dificuldade para cumprir essa observância.

9. Afirmar a verdade mesmo com dano

Existem ainda aqueles que afirmam mesmo com dano não muda, há ainda pessoas lhanas que em quaisquer circunstâncias mantém a sua palavra.

10. Não emprestar com usura.

Muitas pessoas se aproveitam das necessidades alheias para explorá-los. Usura aqui é a prática da agiotagem, isso fere os mandamentos do Senhor (Dt 16.19; Ez 18.8; 2 Pe 1.10). O cristão não pode ser agiota, caso contrario estará fora do reino dos céus.

11. Não aceitar suborno

Não recebe suborno contra inocente, suborno “corrupção” é uma das expressões bastante conhecidas, principalmente contra inocentes, pessoas simples e indefesas. Deus abomina aqueles que usam o suborno.

Todas essas observações são necessárias, o salmista conclui dizendo que aqueles procederem fielmente a esses princípios jamais será abalado. O nosso testemunho exemplar é de grande relevância para o desenvolvimento da nossa fé. Se desejarmos morar com Deus é necessário observar todos esses requisitos.

Pr. Elis Clementino – Paulista– PE         

AD Excelência



Page 2


Este salmo não diz dos homens nascidos de Adão. É possível perceber que este salmo não aponta qualidades necessárias aos homens que queiram ser 'cidadãos' dos céus. Percebe-se neste salmo que Deus não faz ou impõe exigências éticas e morais aos homens, antes, somente está descrevendo quem habitará o tabernáculo de Deus e quem morará no seu santo monte Sião. Somente Cristo-homem preenche todos os quesitos da descrição que o salmo quinze apresenta e os seus irmãos, ou seja, aqueles que crêem no enviado de Deus.


1- SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? 2- Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. 3- Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo; 4- A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.

5- Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.


Quem dentre os homens consegue andar sinceramente, praticar a justiça e falar verazmente? É possível ao homem ser integro, justo e verdadeiro? Observe que se o homem tropeçar em um único quesito não satisfará a condição descrita no salmo: "Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração" (v. 2). Quem dentre os mortais nunca difamou com a língua, nunca fez mal ao próximo e nunca aceitou afronta contra o seu próximo? Quem dentre os homens terá direito de estar com Deus com base nas condições descritas por Ele? "Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo" (v. 3).

Quem dentre os homens possui olhos que dá a condição de desprezar o réprobo e honrar os que temem a Deus? Observe que os olhos de quem habitará o tabernáculo consegue distinguir quem teme e quem não teme a Deus. Neste versículo o réprobo equivale àquele que não teme a Deus "A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR".


Quem possui olhos poderosos o bastante para desprezar o réprobo e honrar os que temem, se estes quesitos ficam em oculto no coração? Quem dentre os homens pode jurar, e mesmo com dano seu não mudar? Cristo instruiu os discípulos acerca do juramento: "Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei" Mt 5: 34- 35. É um contra senso alguém mutável, que não controla nem mesmo a cor de seu cabelo, jurar por coisas que não lhe pertence. Quem dentre os homens dá sem usura? A questão que o salmo levanta não é quanto a quem empresta, e sim, sobre quem dá sem impor qualquer condição "Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente" (v. 5). Quem dentre os homens tem capacidade de ter certeza a respeito da inocência de outrem? Que tipo de inocência se deve levar em conta?


Quem dentre os homens nunca incorreu em erro? É preciso a quem habitará no tabernáculo ser perfeito em todos os caminhos para não ser abalado "Quem faz estas coisas nunca será abalado" (v. 5). Para habitar com Deus é necessário ser perfeito como perfeito é o Pai celeste. Só é perfeito diante de Deus quem estiver em conformidade a descrição do salmo. Após estas perguntas é possível perceber que este salmo não diz dos homens nascidos de Adão. É possível perceber que este salmo não estipula qualidades que são necessárias aos homens que queiram ser 'cidadãos' dos céus. Percebe-se no salmo que Deus não faz ou impõe exigências éticas e morais aos homens, antes, somente está descrito no salmo quem habitará o tabernáculo de Deus e quem morará no seu santo monte Sião. Somente Cristo-homem preenche todos os quesitos da descrição que o salmo quinze apresenta.

Há uma grande diferença entre a descrição de alguém e a imposição de condições e deveres. Em parte alguma deste salmo encontramos Deus impondo condições a serem satisfeitas pelos homens nascidos de Adão. A única necessidade que Deus apresentou aos homens foi: "Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz. (Deuteronômio 10 : 16).


No novo testamento Jesus novamente recomenda: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" Jo 3: 3. Para o homem ter acesso ao reino de Deus é preciso nascer de novo. Antes de nascer novamente o homem precisa morrer com Cristo. Somente após morrer com Cristo o homem ressurge um novo homem. Quando Deus recomenda a circuncisão do coração, diz da morte da natureza herdada em Adão. De igual modo, quando o homem morre com Cristo, recebe a circuncisão de Cristo, que é o despojar do corpo da carne Cl 2: 11. Esta é a exigência de Deus para aqueles que desejam ver o reino de Deus: a circuncisão do coração, ou o despojar do corpo da carne. Após esta releitura, façamos uma nova análise do salmo.

O salmo quinze apresenta uma descrição daquele que habitará no tabernáculo de Deus: Jesus Cristo homem. Jesus é aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, visto que o salmo noventa e um faz referência a Cristo, quando feito menor que os anjos Sl 91: 1; 11- 12.


www.MidiaGospel.Com.br - Portal gospel com notícias,música,videos,chat,bate-papo evangélico, pregações e muito mais acesse: www.midiagospel.com.br / www.estudosgospel.com.br / www.centraldepregadores.com.br

Da mesma forma o salmo sessenta e um faz referência a Cristo "Habitarei no teu tabernáculo para sempre; abrigar-me-ei no esconderijo das tuas asas" (Salmos 61: 4). Caso consideremos que o salmo sessenta e um diz do salmista, também se faz necessário considerarmos que ele era um tipo de rocha: "leva-me para a Rocha que é mais alta do que eu" Sl 61: 2. O salmista faz duas perguntas semelhantes a uma entrevista, e Deus o responde dando uma descrição precisa daquele que habitará em seu tabernáculo "Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?" (v. 1). Do versículo dois em diante, o salmo apresenta a resposta divina para a pergunta do salmista. Habitará no tabernáculo de Deus: "Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração..." (v. 2).

Este salmo não impõe determinações, prescrições, estatutos, leis, juízos, etc. Se assim fosse, estaria expresso algo semelhante às condições descritas na lei que foi dada ao povo por intermédio de Moisés: "Portanto os meus estatutos e juízos guardareis, pois o homem que os cumprir, por eles viverá" Lv 18: 5; Rm 10: 5.


Paulo disse que a lei é espiritual e que o homem é carnal, motivo que leva o homem a não cumprir o estipulado pela lei Rm 7: 14. Cristo, sendo nascido de Deus, e, portanto, espiritual, cumpriu as determinações prescritas na lei "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir" (Mateus 5 : 17); Jo 3: 6; I Co 15: 45. Só é possível andar em sinceridade aquele que é sincero; só pratica a justiça aquele que é justo; só fala verazmente aquele que é verdadeiro. Ser sincero, justo e verdadeiro é uma condição superior ao mero cumprimento da lei. Ser sincero, justo e verdadeiro não é condição que se alcança por meio do cumprimento da lei ou da conformidade moral e ética com os padrões humanos.

Ser verdadeiro, sincero e justo diz da natureza do ser. Somente aquele que possui uma essência verdadeira, sincera e justa é que conseguirá viver conforme o versículo dois. Somente Cristo cumpriu a lei porque ele é a vida de Deus dada aos homens, e na essência ele como homem foi sincero, justo e verdadeiro. Diferente da lei de Moisés, este salmo descreve alguém, sem impor regras e condições aos homens.


Jesus mesmo disse: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (João 14 : 6). O único acesso a Deus é por meio de Jesus Cristo. É ele quem conduz os homens ao Pai, ou seja, ninguém VEM ao Pai, senão através do Filho, pois o Filho sempre esteve no Pai. Por isso mesmo ele disse: Vem ao Pai, e não vai ao Pai. Somente o Filho é o caminho, é a verdade e é a vida! Cristo andou em retidão, superior a lei, quando entre os homens; ele sendo justo apresentou-se como a justiça de Deus dada aos homens, e; deu testemunho da verdade, pois ele, sendo o verbo de Deus, é a verdade: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" Jo 17: 17. Ou seja, em linhas gerais o salmo quinze descreve a pessoa de Cristo em sua essência I Pd 2: 22.

Todos os descendentes de Adão são concebidos em pecado Sl 51: 5; não há ninguém que faça o bem Sl 14: 1; desviaram-se todos, e juntamente se tornaram imundos Sl 14: 3; não há quem entenda, não há quem busque a Deus Rm 3: 11. Todos estes versículos demonstram que dentre os homens não há um sequer que se encaixe na descrição feita por Deus, pois todos nasceram de Adão, e por isso são escusáveis e condenáveis perante Deus (v. 2).


Somente Cristo, o segundo Adão, gerado do Espírito Santo, e que viveu entre os homens é o único homem que jamais se achou engano em sua boca "Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano" I Pd 2: 22. O versículo três contém uma descrição completa de Jesus que homem algum conseguiu ou conseguirá se encaixar "Aquele que não difama com a língua, nem faz mal ao seu próximo, nem contra ele aceita alguma afronta" (v. 3). Compare: "Quando foi injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava. Antes, entregava-se àquele que julga justamente" I Pd 2: 23. O versículo quatro apresenta os réprobos e os que temem a Deus. Estes estão em posição oposta a aqueles. Se este salmo fizesse referência aos homens, este versículo viria redigido demonstrando que os que temem é que habitarão com o Senhor. Porém, o salmo diz que aquele que habitará honrará os que temem ao Senhor. Um só, aquele que habita, honrará a muitos, os que temem ao Senhor.

Somente Jesus honrará aqueles que temem a Deus "Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará" (João 12 : 26).


Somente Jesus homem teve condição de jurar aos seus semelhantes, visto que a ele é o grande Rei a quem pertence a cidade do monte Sião. Cristo pode jurar por ele possuir as coisas imutáveis e por ser imutável "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente" (Hebreus 13 : 8). Somente Jesus concede os recursos necessários a quem precisa. Aos homens é impossível se salvarem, porém Cristo lhes concede de graça vinho e leite "Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite" (Isaías 55 : 1). Todos quantos beberem da água que ele concede não terá mais sede, antes haverá uma fonte de águas vivas que faz saltar para a vida eterna. Estes são criados perante Deus em verdadeira justiça e santidade, e contra aqueles que foram lavados no sangue do cordeiro não pesa acusação alguma. Somente aqueles que aceitam a Cristo por meio da fé são inocentes perante Deus, e contra eles não pesa acusação alguma. Dentre os homens Jesus é o único que não foi abalado, pois se entregou na morte, para na ressurreição conduzir muitos filhos a Deus e receber a glória que Ele tinha antes de haver mundo Sl 16: 8.

Todos quantos crerem em Cristo hão de habitar com Deus, uma vez que Deus habita neles. Todos que crêem hão de reinar com Cristo e fixarão residência na cidade do grande Rei, no monte Sião.


"AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará" Sl 91: 1.


Autor: Artigo recebido por email