Qual é a importância da matemática

Continue lendo após a publicidade

A matemática é uma área do conhecimento responsável por estudar a aritmética, a álgebra, a geometria, a trigonometria, a estatística e o cálculo. Seu objetivo principal é a sistematização de quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações.

Nesse sentido, o termo mathema tem origem no grego e significa, em livre tradução, ‘aquilo que pode ser aprendido’. Seu principal objeto de estudo é a análise de estruturas e grandezas, feita a partir de um raciocínio lógico, permitindo a criação de padrões que são usados para postulação de hipóteses e conjecturas.

Ao longo do tempo, o conhecimento matemático foi desenvolvido e aperfeiçoado, seguindo uma constante evolução. Assim, investigou novas situações e estabeleceu uma relação direta com o ser humano e seu cotidiano.

História da matemática

Certamente, o conhecimento matemático esta instaurado na nossa sociedade desde os primórdios da nossa existência. Foi durante os tempos pré-históricos que surgiu a necessidade de relacionar o número de animais em um rebanho com algum tipo de objeto ou marcas, por exemplo.

Continue lendo após a publicidade

Séculos depois, por volta de 1500 a.C, os egípcios usaram as primeiras formas de escrita, criando um sistema de numeração. Este mesmo sistema, aliás, foi utilizado por outras civilizações. Como por exemplo, os romanos, que usaram o sistema de números egípcios para criar uma nova forma de contar. Porém, os romanos foram capazes de apresentar uma quantidade maior de números do que já existia na contagem egípcia.

Qual é a importância da matemática
Medium.

O ramo da aritmética, por sua vez, teve seu surgimento nas escolas gregas, elaboradas por filósofos como Pitágoras, Tales de Mileto e Platão. Além desses filósofos, Euclides, Apolônio e Arquimedes, foram essenciais para o desenvolvimento da geometria.

Mas, foi durante a idade média que o sistema de numeração que conhecemos hoje, desenvolvida pelos árabes, foi implantada no Ocidente. Dessa forma, foi a partir dessa época que os números passaram a ser usados para solucionar problemas e utilizados na geometria.

Certamente, foi durante o século XVII que o conhecimento matemático teve o seu desenvolvimento aprofundado. Isso se deve ao fato do aparecimento dos logaritmos, do plano cartesiano, de cálculos de probabilidades e etc. Inegavelmente, todo esse desenvolvimento do conhecimento matemático foi em virtude dos esforços de Isaac Newton.

Continue lendo após a publicidade

Desde então, os físicos iniciaram a descrever situações da natureza a partir de equações. Entre elas, estão as equações do eletromagnetismo, elaboradas por James Clerk Maxwell, por exemplo.

Áreas da matemática

Qual é a importância da matemática
CETECC.

É nítido que quase todas as atividades humanas têm algum tipo de relação com o conhecimento matemático e durante o dia-a-dia recorremos à ela de forma quase inconsciente.

Atualmente, o conhecimento matemático compõe a grade curricular das escolas e acaba sendo dividida em algumas áreas para facilitar a compreensão. Dentre elas estão:

  • Aritmética: Em suma, é a área responsável por estudar os números e as operações. Certamente, é a área mais antiga da matemática.
  • Álgebra: Esta área do conhecimento matemático é responsável por estudar as incógnitas que estão inseridas em equações e em outras formas algébricas.
  • Trigonometria: Em síntese, esse é o ramo da matemática responsável pelo estudo das equações trigonométricas. Além de investigar as relações entre as medidas angulares de triângulos.
  • Geometria: Basicamente, consiste no estudo das dimensões espaciais de figuras geométricas, como área e volume.

Importância

Inegavelmente, a matemática abrange diversas áreas do conhecimento. Desde as ciências da natureza até as engenharias. Isso ocorre porque o conhecimento matemático, como já mencionamos algumas vezes, permite analisar situações através da elaboração de estatísticas, facilitando a compreensão de processos  biológicos, físicos, químicos e até mesmo social.

Continue lendo após a publicidade

Qual é a importância da matemática
Dom Total.

Ou seja, foi a partir do conhecimento matemático que conseguimos construir modelos que explicassem o funcionamento da natureza. Como por exemplo, a gravidade, a eletricidade, os fenômenos eletromagnéticos e etc.

Além disso, certamente esta ciência desempenha um papel fundamental em nosso cotidiano que não seria possível sem o conhecimento matemático. Como por exemplo, a contagem do tempo, controle de gastos, divisões e agrupamento de coisas em conjuntos. Com certeza, esse tipo de coisa só é possível graças a matemática.

Por fim, leia também nossa matéria sobre Pitágoras – Quem foi, biografia, contribuições para Filosofia e Matemática

Fontes: Brasil escola, Conceito de, Brasil escola, Wikipedia

Continue lendo após a publicidade

Imagens: Dataoutbox, Medium, CETECC, Unisul, Dom total

A presença da Matemática em nosso cotidiano A Matemática é fundamental em nosso dia-a-dia. Atualmente, com os avanços científicos e tecnológicos e a criação de novas áreas de conhecimento, mais do que nunca a matemática torna-se necessárias. Ela esta sendo usada com muita frequência em nosso cotidiano. Não são necessários muitos argumentos para convencer as pessoas sobre a importância da matemática em nossas vidas. Sabe-se o valor que os números e as operações numéricas têm na vida da maioria das pessoas, e também, a matemática tem se tornado indispensável para o cotidiano do ser humano, pois, está presente na sociedade desde os tempos mais remotos, e, a cada dia que passa está se expandindo mais e mais. Chegou o momento em que a humanidade percebeu que não dá pra viver sem os conhecimentos matemáticos, ou seja, a Matemática desempenha um papel de fundamental importância nos âmbitos da sociedade, desde uma simples compra de um produto, até as mais complexas situações cotidianas. Dessa maneira é notável a presença da matemática e a utilidade dela no meio em que vivemos. Postado por Jailze Souza e Naiane Mercêsàs 17:48Nenhum comentário: Exemplos básicos da Matemática em nosso dia-a-dia Analisando uma dona de casa preparando um bolo, podemos perceber o quanto é usado a matemática. · Ao utilizar o quilo da farinha de trigo, usa a medida de massa; · Medindo um litro de leite, usa a medida de capacidade; · Para assar o bolo ela precisa usar o as horas, que é uma medida de tempo. Às vezes nem percebemos que estamos usando matemática, com é caso de donas de casa. “Televisão tela plana por apenas 700,00 R$ à vista, e no prazo, 10 parcelas de 99,90 R$”.

Este exemplo é bem comum em nossa sociedade. Percebe-se que nas relações de compras à prazo o produto sai mais caro que na compra à vista. Por mais que as coisas estejam melhorando, ainda existem incidências de juros, entre outros, o que faz dessa modalidade a mais cara de todas. Por isso, devem-se


A matemática faz parte do nosso cotidiano desde sempre. Ela está presente nas ações mais simples até a elaboração de grandes projetos. Contudo, muitas pessoas enxergam essa matéria como um pesadelo e criam um pavor desnecessário em relação a ela. Ao lado do português, tem o maior número de questões em provas e vestibulares. Por isso, é necessário entendê-la. Você sabe quais benefícios pode ter para o seu futuro e como superar essa barreira? Veja a seguir.

O aprendizado da matemática

Desde a infância, muitos criam um bloqueio para esse aprendizado e isso atrapalha na evolução. Para o professor de matemática e educador financeiro, Márcio Rezende, o impacto é diário em nossas vidas. “O ser humano toma muitas decisões baseado em suas emoções. A matemática carrega um componente lógico, quando utilizado nas decisões cotidianas, acaba sendo o melhor para o todo”.

Para ele, a evolução dessa matéria é fundamental para o mundo moderno atual. "Essa competência está sempre velada em nossas ações e, muitas vezes, é coibida. Por outro lado, o seu desenvolvimento permitiu uma vida de conforto e luxo buscada por todos. Cada tecnologia está repleta de cálculos por trás, porém, com outra face”, complementa Rezende.

É comum escutarmos a famosa pergunta: quando vou usar isso? A resposta é: a todo momento. Por exemplo: quando você dirige de um lugar a outro e precisa saber o tempo entre os pontos; para saber quantos quilômetros o veículo percorreu; quando faz uma compra no supermercado e quer calcular a conta; na contagem de quantas horas você tem para dormir. Certamente, você já vivenciou essas e muitas outras situações.

Entretanto, o professor e criador do programa Reciclagem Educacional, Rogério Lacerda, entende o motivo da dificuldade com números. "A discussão é longa. Existe uma questão cultural, pois os pais têm medo de falar do assunto. As pessoas têm um preconceito e quem estuda a matéria, aprende da maneira tradicional, usando mais papel e caneta e menos a cabeça”.

A maneira de ensinar de forma engessada também acaba atrapalhando no crescimento dos estudantes nesse aspecto. Isso vai além de fórmulas e números. Existe um motivo para aprender isso. Portanto, falta aos educadores essa explicação, para facilitar a visualização do conteúdo. É importante tentar sempre trazer os exercícios para situações costumeiramente vividas por todos.

Nesse sentido, Lacerda explica: “tradicionalmente, é mais prático capacitar por meio de uma regra mecânica. Contudo, o correto é fazer aquele conceito ter sentido para o aluno. Eles apenas resolvem, sem ter noção do significado. Vivemos em um sistema muito imediatista, isso gera em nós a necessidade de respaldo, uma coisa rara de se encontrar”.

Contudo, existe um transtorno chamado discalculia e ele pode prejudicar o desempenho escolar. É um distúrbio de origem neurobiológica e afeta a aquisição de conhecimentos sobre números e cálculos. Na pandemia, esse fator foi evidenciado. Segundo pesquisa desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, os estudantes regrediram no aprendizado de português e matemática após um ano de aulas on-line. Isso afetou outras atividades básicas, como ler um relógio, a placa de um carro e memorizar números telefônicos.

Nesse caso, o indivíduo não consegue compreender símbolos como adição e subtração e tem algumas características parecidas com a dislexia. Porém, muitos pais confundem com preguiça ou teimosia e não levam esse problema a sério. É fundamental detectar essa adversidade o quanto antes e proporcionar um acompanhamento profissional para evitar piores consequências no futuro.

A matemática na vida adulta

Independentemente de qual carreira você seguir, a matemática irá te ajudar. Seja com cálculos, com a rapidez no raciocínio ou a sua capacidade de encontrar soluções. Por isso, é errado o pensamento de não precisar dessa aptidão, pois você pode usar calculadora ou computadores. Vai muito além.

“Isso permeia as melhores decisões para a instituição e, consequentemente, maiores resultados. Sendo assim, é possível medir a produtividade dos colaboradores, formar estratégias, reduzir custos, aproveitar os pontos fortes e talentos dos funcionários e otimização do tempo", complementa o especialista.

Por fim, o professor ainda faz a indicação de leitura para quem deseja saber mais sobre o assunto. “De acordo com Keith Devlin, em seu livro “O Gene da Matemática”, qualquer pessoa com capacidade de ler e escrever, também pode compreender matemática, do ponto de vista biológico. Portanto, não é uma habilidade inata”.

O conhecimento dessa ciência vai te ajudar na aprovação de testes e ter sucesso na sua carreira. Sendo assim, mesmo com dificuldade, não desista. Hoje em dia, existem milhares de opções gratuitas de cursos desmistificando essa habilidade na Internet. Você pode encontrar um professor com uma didática mais compatível com sua preferência.

Viu só como tem várias vantagens? Independentemente de qual área você deseja seguir, é necessário essa capacidade de raciocínio. Não tenha medo e domine essa arte.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.