O que a radiologia estuda

Tudo sobre o curso de Radiologia

Este tecnólogo opera equipamentos de diagnóstico por imagem que produzem radiografias convencionais ou digitais, usados tanto na área médica quanto na industrial e de engenharia.

E o que faz o radiologista? Quais são suas áreas de atuação?

Na Medicina, as imagens ajudam a identificar alterações e patologias em órgãos internos do corpo, em exames de raio-X ou de ressonância magnética, por exemplo.

Em Engenharia, o tecnólogo usa os aparelhos para rastrear estruturas metálicas e tubulações de edifícios escondidas sob o concreto ou a fuselagem de aeronaves, com o objetivo de localizar e corrigir defeitos na construção de aviões.

Na indústria farmacêutica e na alimentícia, esse profissional atua com físicos e engenheiros de alimentos na operação de fontes radioativas empregadas na esterilização de medicamentos e alimentos. Ele pesquisa melhorias na qualidade das imagens e a segurança dos aparelhos. A fim de exercer a profissão é necessário fazer o registro no Conselho regional de Técnicos em Radiologia.

Principais funções de quem atua na área de radiologia

A maior parte dos tecnólogos atua em laboratórios de análises clínicas e hospitais. É que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da saúde, recomenda a contratação de profissionais com essa formação a fim de garantir a qualidade dos serviços de diagnóstico por imagem e a segurança dos pacientes e de quem opera as máquinas.

Outro motivo para o bom momento do setor é a popularização dos planos de saúde, que fez crescer a procura por exames como mamografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Houve impactos positivos também na radiologia odontológica e na área de radiologia industrial. Este profissional pode trabalhar em setores como papel e celulose, petrolífero, automobilístico, aéreo, naval e civil.

Outra área em expansão é a radiologia veterinária. Até há alguns anos, essa tecnologia era mais usada em fazendas para atendimentos a animais de grande porte, mas hoje é comum em clínicas e hospitais veterinários em centros urbanos para atender animais de pequeno porte.

Média salarial

As regiões sul e sudeste concentram a maior procura, mas ela tem aumentado no Nordeste, onde o profissional é solicitado para atuar no serviço público. O salário em uma empresa grande pode variar entre R$1.917,11 a R$4.680,45, segundo levantamento do Trabalha Brasil.

Curso

O que estuda e quais são as matérias de Radiologia?

O curso começa com disciplinas como biologia e anatomia, além de matérias mais sociais como ética, psicologia e biossegurança. As áreas de informática e gestão ocupam boa parte da carga horária. Estudam-se competências para realizar exames de radiologia convencional, tomografia computadorizada e mamografia, entre outros, além de manipular softwares usados nas estações de trabalho.

Há um terceiro grupo de disciplinas, relacionado com a física radiológica, em que se ensinam as propriedades da radiação que viabilizam a produção da imagem e a aplicação de campos magnéticos. O trabalho de conclusão e o estágio são obrigatórios. 

Nota de corte

A nota de corte média em todo o Brasil, segundo o site Quero Bolsa, é de 662.25 no Sisu.

Quanto tempo de curso: 3 anos.

LEITURA INDICADA:

Fundamentos de Radiologia: Diagnóstico por Imagem - William E. Brant, Clyde A. Helms

Radiologia básica: Aspectos Fundamentais  - William Herring

Legenda:

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado

A área de atuação do técnico em Radiologia costuma abranger, sobretudo, ambientes hospitalares e clínicos, tais como laboratórios, hospitais, unidades básicas de saúde, dentre outros, tanto do setor público quanto do privado.

O profissional pode executar as técnicas radiológicas para aquisição de imagens médicas e aplicar radiação ionizante como terapia na radioterapia. Na medicina nuclear, busca atuação em ambientes especializados em imagem e ressonância.

O técnico em Radiologia ainda pode trabalhar em indústrias, no monitoramento, quantificação e otimização da produção de rejeitos radiológicos, além de supervisionar e liderar equipes de programas de controle de qualidade e radioproteção, alinhados a instituições públicas ou não.

Por fim, o sistema CONTER/CRTRs se refere aos conselhos profissionais de classe dos técnicos em Radiologia. O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia e os Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia, fundados no ano de 1986, têm a finalidade de regular o exercício da profissão das técnicas radiológicas, por meio da normatização e da supervisão nos Conselhos Regionais. Além disso, normatizar e fiscalizar o exercício dos profissionais é uma das missões do sistema CONTER/CRTRs.

“O que você quer ser quando crescer?”. Muitas pessoas devem ter feito essa pergunta para você e, inclusive, você mesmo deve ter se questionado isso diversas vezes ao longo da vida. Enquanto muitos jovens entram nas instituições de ensino superior logo após finalizar o Ensino Médio, outros tantos precisam esperar anos para que a oportunidade apareça.

Concluir um Curso Técnico é o sonho de muitos. E quando este sonho está relacionado à área da saúde, ele se torna ainda mais especial. Enquanto o curso técnico em Enfermagem é um dos mais procurados pelos brasileiros, o Técnico em Radiologia está em crescente expansão e a busca por profissionais especializados não para de crescer.

De acordo com o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia, estima-se que existam mais de 35 mil técnicos em Radiologia em atividade no País. Contudo, este número ainda é baixo e não consegue atender toda a demanda do mercado de trabalho. 

Mas você sabe o que se aprende no Curso Técnico em Radiologia? Mais do que isso: você sabe qual a área de atuação de um Técnico em Radiologia? 

Pois saiba que este profissional tem uma importância fundamental na área da saúde. É ele quem manuseia os mais diversos equipamentos para realizar exames que irão detectar patologias específicas, como ossos fraturados e tumores. Para ser de mais fácil compreensão, vamos pensar em alguns exames onde o Técnico em Radiologia esteve com você: mamografia, ressonância magnética, tomografia, angiografia, radiografia, entre tantos outros.

Entretanto, apesar do segmento da saúde ser a principal área de atuação escolhida pelos Técnicos em Radiologia, essa não é a única opção de um profissional formado na especialidade, uma vez que ele também é qualificado para trabalhar com radiologia industrial, forense, veterinária e aeroportuária.

Sobre o Curso Técnico em Radiologia

A profissão de Técnico em Radiologia é bastante antiga. No Brasil, ela foi regulamentada em 1985 por meio da aprovação da Lei n.º 7.394/85.

O Curso Técnico em Radiologia tem uma duração média de 24 meses incluindo as aulas teóricas, as práticas e o período de estágio. Para se matricular, é preciso ter 18 anos e já ter finalizado o Ensino Médio. 

Você aprende no Curso Técnico em Radiologia conhecimentos específicos da profissão, como veremos a seguir.

Você aprende no Curso Técnico em Radiologia a como desempenhar com qualidade, eficiência e responsabilidade as funções de radiologia convencional e também de radiologias específicas no setor de diagnóstico. 

No Curso Técnico em Radiologia você terá 21 disciplinas diferentes divididas durante os dois anos de formação, além dos estágios. Como você deve estar bastante ansioso(a) para começar, confira no tópico a seguir as disciplinas que estão te aguardando.

Principais disciplinas

Você aprende no Curso Técnico em Radiologia por meio das disciplinas que são direcionadas para a sua atuação no mercado de trabalho.

Por ser uma formação de vinte e sete meses, as matérias são direcionadas para que você tire sempre o maior proveito do que é ensinado. Aqui não temos tempo a perder! Conheça as disciplinas através das quais você aprende no Curso Técnico em Radiologia:

  • Perfil Profissional I
  • Fisiopatologia
  • Semiotécnica
  • Radioproteção
  • Imagem Digital
  • Introdução à Radiologia
  • Processamento de Imagem
  • TRE I – Técnicas Radiológicas e Equipamentos I
  • AF I – Anatomia e Fisiologia I
  • Perfil Profissional II
  • AF II – Anatomia e Fisiologia Humana II
  • TRE II – Técnicas Radiológicas e Equipamentos II
  • Noções de Densitometria Óssea
  • Noções de Mamografia
  • Noções de Ressonância Nuclear Magnética
  • Noções de Medicina Nuclear
  • Noções de Radioterapia
  • Informações de Radiologia Industrial
  • Noções de Radiologia Odontológica
  • Noções de Radiologia Veterinária
  • Noções de Tomografia Computadorizada

Além destas disciplinas, você aprende no Curso Técnico em Radiologia como é a realidade do mercado de trabalho por meio dos estágios:

  • Trabalho de Conclusão de Estágio
  • ENEP – Preparação para o Estágio
  • Estágio II Aplicabilidade Prática

Quem pode fazer um curso Técnico em Radiologia?

Por ser um curso profissionalizante, antes de iniciar o aprendizado técnico você precisa concluir o Ensino Médio. Além disso, é preciso ter, no mínimo, 18 anos para se inscrever. 

Áreas de atuação do Técnico em Radiologia

Pode até não parecer, mas a profissão de Técnico em Radiologia é bastante dinâmica e você poderá trabalhar em diferentes áreas de diagnóstico.

A principal e mais conhecida é na realização dos exames de raio-x. O técnico que opta por esta área geralmente trabalha em hospitais ou clínicas específicas. Ele é o responsável por realizar o exame.

Além desta, o Técnico em Radiologia pode trabalhar em outras áreas, como:

Ressonância Magnética

O exame de ressonância magnética é conhecido pela sua alta precisão. Nesta área, o Técnico em Radiologia fica responsável por posicionar o paciente e realizar todo o exame que, posteriormente, será analisado por um médico radiologista.

Radiologia Industrial

A Radiologia Industrial, apesar de pouco conhecida, é uma área que está em crescimento. O profissional faz uso da radiação ionizante de origem nuclear ou eletrônica para assegurar a qualidade interna das produções. Neste caso, o Técnico em Radiologia não está ligado à saúde, mas também é uma área interessante, você não acha?

Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada é uma técnica não invasiva bastante utilizada para observação das partes moles do cérebro. O paciente é posicionado e monitorado pelo Técnico em Radiologia, enquanto ele mesmo realiza o exame.

Radiologia Odontológica

O Técnico em Radiologia também pode optar por trabalhar na área de Radiologia Odontológica. Os principais exames realizados por ele são as panorâmicas e as telerradiografias.

Radiologia Veterinária

Similar à radiologia humana, só que neste caso os exames de imagem são feitos nos animais para que se possa fazer o diagnóstico mais rapidamente. 

Além destas, existem muitas outras áreas onde o Técnico em Radiologia pode atuar. Tudo vai depender do que você melhor se identificar durante o curso.

Quanto ganha um Técnico em Radiologia?

A média salarial de um Técnico em Radiologia varia de acordo com o estado onde o profissional reside e a área de atuação. Conforme o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter), o piso salarial varia entre R$ 2.129,00 e R$ 6.995,00.

Ainda de acordo com o Site Nacional de Empregos (Sine), o valor do salário de um Técnico em Radiologia pode variar conforme os anos de experiência do profissional e do porte da empresa onde ele está atuando. 

Quer começar o Curso Técnico em Radiologia? Agora é a hora!

Se você está pensando em começar o Curso Técnico em Radiologia, você fez uma ótima escolha! Além das diferentes áreas de atuação, a profissão está em crescente expansão devido ao surgimento de novas tecnologias na área da Medicina. 

É natural sentir certo nível de ansiedade antes de dar um passo importante e a escolha por um curso profissionalizante, com certeza, é algo que pode mudar a sua vida. Mas saiba que dúvidas e receios sempre irão existir e você só saberá se é isso mesmo que deseja quando tentar. 

Escolha uma instituição de ensino que tenha um bom histórico, que priorize o aluno e que pense no futuro do profissional no mercado de trabalho. Estamos aguardando a sua matrícula para trilharmos juntos um caminho de sucesso!

O que a radiologia estuda
O que a radiologia estuda

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.

O Curso Técnico em Radiologia capacita profissionais para preparar e operar aparelhos de diagnósticos por imagem – radiografia convencional (raio X), mamografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, por exemplo. Apesar da área da saúde ser a maior contratante deste profissional, os Técnicos em Radiologia também podem atuar em portos e aeroportos para verificação de bagagens, no setor industrial, na esterilização de alimentos e na construção civil para avaliação de estruturas e detecção de anomalias na densidade do solo.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Mais detalhes do Curso