Quadro: Idílio Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5L21-jhuJzLuNEz_C-1OeD0eoJkI87B0DG-cL5E-OP8s7LVXO5e5FPkTou2w7OZ7KBQ-igwicNWmRKMDkF37BtmtpihNwI93sfzHYhCxb2lz6IEcPxGw5kbfIfRlIPymskETmTgyWc6CW7T0MzzFit-xKFG9-LOWcAaHGJPw8vH3EfPC_6jIWLB6M/w304-h337/IDILIO.jpgTarsila do Amaral. Idílio (1929). Óleo sobre tela. Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP – 4ª edição. São Paulo 2015. p. 148-9. Entendendo o quadro: 01 – Que sentimentos a imagem desperta em você? Resposta pessoal do aluno. 02 – Essa tela de Tarsila do Amaral é intitulada Idílio. Leia alguns significados dessa palavra. – Poesia de assunto pastoril. Amor simples e puro. Sonho, utopia. a) Que elemento da pintura está diretamente relacionado ao nome da tela? Comente. O casal de namorados abraçados, sentados admirando a paisagem em um lugar simples. b) A simplicidade e a pureza são retratadas na pintura. Em sua opinião, como a autora expressou esses sentimentos? Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A paisagem é bastante simples, com montanhas, um lago e uma casinha humilde. O casal demonstra amor e está envolvido na paisagem, como se fizesse parte dela. 03 – Em muitas de suas obras, Tarsila do Amaral retoma elementos ligados ao Brasil. Nessa obra, que elementos podem ser relacionadas ao nosso país? Percebe-se que o verde e o amarelo, cores da bandeira, são predominantes na obra e há a presença da vegetação típica: palmeiras, bananeiras e cactos. 04 – A autora pintou o casal utilizando as mesmas cores que aparecem na paisagem. Levante uma hipótese que explique esse fato. Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Ao utilizar as mesmas cores para retratar o casal e a paisagem, a pintora integra as pessoas à natureza, mostra que são parte dela. 05 – Você já passou pela experiência de ter ido a algum lugar bonito e, tempos depois, ao ter retornado a esse espaço, tê-lo encontrado destruído ou deteriorado? Comente com seus colegas. Resposta pessoal do aluno. 06 – Você conhece algum movimento voltado à defesa do meio ambiente e do futuro do planeta? Resposta pessoal do aluno.
Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão. No começo do Século XX, diante de tantas transformações industriais, econômicas e sociais no mundo, a Arte aqui no Brasil também buscava uma renovação social. Os artistas envolvidos nessa nova cultura, inspirados nas vanguardas europeias, propunham várias vertentes que refletissem a busca do homem pela liberdade total de criação. Logo, houve um rompimento com a arte acadêmica tradicional, colaborando para uma mudança estética e para o Movimento Modernista no Brasil. Todo movimento artístico rompe com os padrões de movimentos anteriores. Isso geralmente ocorre em todas as formas de expressão: música, pintura, escultura e literatura. Entretanto, o novo nem sempre é bem acolhido, o que ficou evidente no caso do Modernismo que, a princípio, chocou a sociedade por fugir totalmente da estética conservadora. O Modernismo surgiu como rejeição ao passado e como busca incessante da liberdade radical de expressão. Oficialmente, o movimento Modernista surgiu, no Brasil, com a Semana de Arte Moderna, que apresentou novas ideias artísticas em três festivais realizados no Teatro Municipal de São Paulo. Realizada nos dias 13,15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, a Semana de Arte Moderna exibiu concertos, conferências e exposições. Os escritores Mário de Andrade e Oswald de Andrade e o artista plástico Di Cavalcanti foram os grandes mobilizadores do evento. Foto de 1922 durante a Semana da Arte Moderna Muitos artistas da época, como: Graça Aranha, Tarsila do Amaral, Heitor Villa-Lobos, Anita Malfatti e Guilherme de Almeida participaram do evento. Apesar de ter sido uma explosão de ideias inovadoras que aboliram completamente a perfeição estética apreciada no século XIX, a Semana de Arte Moderna só obteve importância com a divulgação de suas ideias com o passar do tempo. Cartaz do primeiro dia do Festival Os artistas envolvidos na Semana de 22 tinham como objetivo revolucionar a arte no Brasil. Portanto, eles buscaram impressionar o público que ainda estava envolvido com o conservadorismo da arte e seguia padrões tradicionais europeus. A utilização da linguagem coloquial e vulgar, o abandono do formalismo, a valorização da identidade nacional com temáticas nacionalistas e abordagem da realidade cotidiana brasileira e a liberdade de expressão foram características desse movimento. Chegou um momento no Brasil que os intelectuais e os artistas sentiram a necessidade de abandonar os valores estéticos antigos e dar lugar a um novo estilo completamente contrário e, ao mesmo tempo, uma arte mais próxima à realidade brasileira, por isso que a Arte se multiplicou em vários estilos, correntes e movimentos, buscando de forma incessante uma liberdade radical de expressão. ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU 1. A Semana da Arte Moderna no Brasil buscava: a) impressionar o público com apresentações clássicas e tradicionais. b) a liberdade total da criação, seguindo padrões europeus conservadores. c) a liberdade de criação artística totalmente oposta aos padrões já existentes. d) a formalização da linguagem, seguindo a cultura predominante na época. 2. Segundo o texto, o que impulsionou tantas transformações na arte aqui no Brasil em 1922? ____________________________________ 3. Sobre a Semana da Arte Moderna, assinale a alternativa FALSA: a) O Modernismo surgiu como rejeição ao passado e como busca da liberdade radical de expressão. b) O movimento Modernista surgiu aqui no Brasil a partir da Semana da Arte Moderna. c) Os artistas que se envolveram diretamente na Semana de 22 tinham como objetivo revolucionar a arte no Brasil. d) Após a Semana de Arte Moderna, as ideias apresentadas nos festivais de imediato ganharam importância em todo o Brasil. 4. Cite três características do movimento artístico apresentado na semana de arte moderna. _____________________________________ 5. O Modernismo Brasileiro propôs: a) o apego às normas clássicas brasileiras. b) a ruptura com as vanguardas europeias. c) a focalização do mundo mais psicológico. d) uma literatura com expressões populares. 6. Observe a imagem abaixo:
A obra acima é de Cândido Portinari, importante artista plástico do movimento modernista, chamada “Os Retirantes” (1944). Em suas obras, Cândido explora diversos temas de caráter social. Que mensagem o artista quis mostrar nessa obra? ____________________________________ 7. O Trenzinho do Caipira é uma composição de Heitor Villa-Lobos. A obra se caracteriza por imitar o movimento de uma locomotiva com os instrumentos da orquestra: “Lá vai o trem com o menino / Lá vai a vida a rodar / Lá vai ciranda e destino / Cidade noite a girar”. Agora, imagine que você está fazendo uma viagem de trem. Faça um desenho, registrando a sensação dessa viagem.
Acesse outras atividades de Artes para os Anos Finais aqui! Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO. BAIXAR ESTA ATIVIDADE AQUI HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS NESTA ATIVIDADE: (EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas. (EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. 1C / 2. Devido a tantas transformações industriais, econômicas e sociais no mundo, os artistas envolvidos nessa nova cultura, inspirados nas vanguardas europeias, propunham várias vertentes que refletissem a busca do homem pela liberdade total de criação. / 3D / 4. A utilização da linguagem coloquial e vulgar, o abandono do formalismo, a valorização da identidade nacional com temáticas nacionalistas e abordagem da realidade cotidiana brasileira e a liberdade de expressão. / 5D / 6. Mostrar um grupo de pessoas que abandona a sua terra por causa da seca e da miséria em busca de uma localidade que lhe dê melhores condições de vida. Foi amplamente usado no Brasil para se referir a nordestinos que migravam para as grandes cidades do Sul–Sudeste brasileiro, fugindo das secas. / 7. Resposta Pessoal. Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário. |