Trabalho da força peso exercícios

Exercícios de Física

(FUVEST) Um objeto de 20kg desloca-se numa trajetória retilínea de acordo com a equação horária dos espaços s = 10 + 3,0t + 1,0t2, onde s é medido em metros e t em segundos.

a) Qual a expressão da velocidade escalar do objeto no instante t?
b) Calcule o trabalho realizado pela força resultante que atua sobre o objeto durante um deslocamento de 20m.

Ver respostas

(UFSE) Um corpo de massa m é colocado sobre um plano inclinado de ângulo q com a horizontal, num local onde a aceleração da gravidade tem módulo igual a g. Enquanto escorrega uma distância d, descendo ao longo do plano, o trabalho do peso do corpo é:

a) m g d senq
b) m g d cosq
c) m g d
d) -m g d senq
e) -m g d cosq

Ver respostas

(UNIRIO)

Trabalho da força peso exercícios

Três corpos idênticos de massa M deslocam-se entre dois níveis, como mostra a figura: A – caindo livremente; B – deslizando ao longo de um tobogã e C – descendo uma rampa, sendo, em todos os movimentos, desprezíveis as forças dissipativas. Com relação ao trabalho (W) realizado pela força-peso dos corpos, pode-se afirmar que:

a) WC > WB > WA
b) WC > WB = WA
c) WC = WB > WA
d) WC = WB = WA
e) WC < WB > WA

Ver respostas

Um bloco de peso 5,0N, partindo do  repouso na base do plano, sobe uma rampa, sem atrito, sob a ação de uma força horizontal constante e de intensidade 10N, conforme mostra a figura.

Trabalho da força peso exercícios

Qual a energia cinética do bloco, quando atinge o topo do plano?

a) 50J b) 40J c) 30J d) 20J

e) 10J

Ver respostas

O gráfico a seguir representa a intensidade da força resultante em ponto material, em trajetória retilínea, em função da distância por ela percorrida. Qual o valor aproximado do trabalho realizado pela força entre d1 = 0 e d2 = 7,0m?

Trabalho da força peso exercícios

a) 50J b) 42J c) 34J d) 28J

e) 16J

Ver respostas

Considere um cometa em órbita elíptica em torno do Sol.

Trabalho da força peso exercícios

Quando o cometa passa pelo afélio (ponto B) sua velocidade linear de translação tem módulo V e sua energia cinética vale E. Quando o cometa passa pelo periélio (ponto A) sua velocidade linear de translação tem módulo 2V. No trajeto de B para A, o trabalho da força gravitacional que o Sol aplica no cometa vale:

a) 0 b) E c) 2E d) 3E

e) 4E

Ver respostas

(ITA) Um projétil de massa m = 5,00g atinge perpendicularmente uma parede com velocidade do módulo V = 400m/s e penetra 10,0cm na direção do movimento. (Considere constante a desaceleração do projétil na parede e admita que a intensidade da força aplicada pela parede não depende de V).

a) Se V = 600m/s a penetração seria de 15,0cm. b) Se V = 600m/s a penetração seria de 225,0cm. c) Se V = 600m/s a penetração seria de 22,5cm. d) Se V = 600m/s a penetração seria de 150cm.

e) A intensidade da força imposta pela parede à penetração da bala é 2,00N.

Ver respostas

(PUC) Um corpo de massa 0,30kg está em repouso num local onde a aceleração gravitacional tem módulo igual a 10m/s2. A partir de um certo instante, uma força variável com a distância segundo a função F = 10 – 20d, onde F (N) e d (m), passa a atuar no corpo na direção vertical e sentido ascendente. Qual a energia cinética do corpo no instante em que a força F se anula? (Despreze todos os atritos).

a) 1,0J b) 1,5J c) 2,0J d) 2,5J

e) 3,0J

Ver respostas

Um corpo de massa 19kg está em movimento. Durante um certo intervalo de tempo, o módulo da sua velocidade passa de 10m/s para 40m/s. Qual o trabalho realizado pela força resultante sobre o corpo nesse intervalo de tempo?

a) 53,25J b) 40,55J c) 30,32J d) 22,02J

e) 14,25J

Ver respostas

01 – a) V = 3,0 + 2,0t (SI)

       b) 8,0 . 102J

02. – A03 – D04 – A05 – D
06 – D07 – C08 – A09 – E

Força peso é a força gravitacional que qualquer corpo que apresenta massa exerce sobre outro corpo também dotado de massa. Ela é uma força atrativa cuja unidade de medida é o newton e pode ser calculada a partir do produto entre a massa dos corpos que se atraem e a constante da gravitação universal, dividido pelo quadrado da distância que os separa.

Veja também: O que é força?

O que é força peso?

A força peso, também chamada de força gravitacional, é a força atrativa entre dois ou mais corpos dotados de massa. Apesar de todos os corpos que têm massa atraírem-se mutuamente, o efeito da força peso só é notável nos arredores de corpos massivos, tais como planetas e estrelas.

A força peso que atua sobre nós aponta em direção ao centro da Terra e é proporcional ao módulo da aceleração da gravidade local.

Trabalho da força peso exercícios
Mesmo distante da Terra, o astronauta ainda é atraído pela força peso.

Peso e massa

É comum que as palavras peso e massa sejam utilizadas indiscriminadamente, entretanto é importante notar que o peso de um objeto é a medida da força com a qual ele é atraído por um campo gravitacional, enquanto sua massa é a medida de sua inércia ou, ainda, a quantidade de matéria nele contido. Dessa maneira, o peso de um objeto na Lua é diferente de seu peso na Terra, embora sua massa seja igual nessas duas regiões.

Fórmula da força peso

A força peso pode ser calculada por meio do produto entre a massa do corpo que sofre a ação da força peso e o valor da gravidade.

P – força peso (N)

m – massa (kg)

g – aceleração da gravidade (m/s²)

Além da fórmula anterior, a força peso também pode ser calculada por meio da lei da gravitação universal. Observe:

G – constante da gravitação universal (6,67.10-11 Nm²/kg²)

M e m – massas dos corpos (kg)

d – distância entre os corpos (m)

Leia também: Por que a Lua não cai na Terra?

Trabalho da força peso

O trabalho da força peso é o cálculo da quantidade de energia que um corpo “perde” ou “ganha” ao ser movido entre dois pontos de um campo gravitacional. É importante ressaltar que só ocorre realização de trabalho quando o deslocamento do corpo estiver na mesma direção da força peso, isto é, na direção vertical, tanto no sentido positivo, quando o corpo adquire energia potencial gravitacional, quanto no sentido negativo, quando o corpo perde energia potencial gravitacional.

O trabalho da força peso pode ser calculado por meio da seguinte expressão:

τ – trabalho (J)

P – força peso (N)

Δh – variação da altura (m)

A partir da fórmula representada acima, é possível calcular qual é a energia necessária para elevarmos um corpo de certa massa até uma altura desejada. Suponha que queiramos calcular quanta energia é necessária para um elevador carregado, cuja massa total é igual a 800 kg, subir a uma altura de 30 m, em uma região em que a aceleração da gravidade equivale a 9,8 m/s².

Por meio do cálculo, estimamos qual é a quantidade de energia necessária para subirmos um elevador de 900 kg a uma altura de 30 m. Essa quantidade de energia é também conhecida como energia potencial gravitacional.

Força normal e força peso

A força peso e a força normal são forças de origens distintas e que atuam sobre um mesmo corpo. Enquanto a força peso tem origem na atração gravitacional que a Terra faz sobre suas vizinhanças, a força normal surge mediante a compressão de uma certa superfície.

Quando estamos sentados no chão, por exemplo, a força peso nos puxa para “baixo” em direção ao centro de massa da Terra. A força normal, por sua vez, faz sobre nós uma força para cima, no sentido contrário ao da força que fazemos contra o chão. A partir disso, é possível notar que as duas forças atuam sobre o mesmo corpo e que, portanto, não podem ser consideradas como um par de ação e reação.

Leia também: A terceira lei de Newton e a relação entre forças peso e normal

Exercícios sobre força peso

Questão 1 Na Lua, onde a aceleração gravitacional tem um valor de 1,6 m/s², um astronauta tem um peso igual a 96 N. Na Terra, onde a gravidade é de aproximadamente 10 m/s², o peso desse astronauta seria igual a:

a) 800 N.

b) 600 N.

c) 500 N.

d) 400 N.

Resolução:

Para resolver o exercício, primeiramente calculamos a massa do astronauta e, em seguida, fazemos o cálculo do peso dele na Terra. Observe o cálculo:

Com base no cálculo feito acima, a alternativa correta é a letra B.

Questão 2) Sabendo que a gravidade terrestre vale, em média, 10 m/s², calcule qual deve ser o peso de um corpo na Terra. Considere que seu peso na Lua, onde a gravidade é de 1,6 m/s², é de 160 N.

a) 1600 N

b) 1200 N

c) 1000 N

d) 800 N

Resolução:

Para descobrimos o peso do corpo, primeiramente descobrimos sua massa. Observe o cálculo:

Com base na resolução, a alternativa correta é a letra C.