Exercícios de coesão e coerência 8 ano com gabarito


1)     O humor da tira abaixo é construído a partir de uma incoerência. Que incoerência é essa?

Exercícios de coesão e coerência 8 ano com gabarito

2)     Dê coerência às frases abaixo:

a)     Eu estava com muito sono porque eu deitei bem cedo.

b)    Fazia muito frio, portanto mesmo assim fomos à praia.

c)     Faça a prova com atenção, assim você não tirará boa nota.

3)     A ambiguidade (duplo sentido das expressões) é um vício que impede o bom entendimento dos textos. Elimine a ambiguidade das frases a seguir:

a)     Maria deixou a sala completamente suja.

b)    O advogado viu o réu saindo do tribunal.

c)     O avô conversou muito com neto em seu quarto.

4)     A ambiguidade pode ser um recurso da linguagem, sendo assim, não constituirá erro. Explique o efeito que a ambiguidade causou no texto abaixo:

Exercícios de coesão e coerência 8 ano com gabarito

5)     Reescreva as orações usando elementos de coesão para elaborar um texto com elas:

a)      Os homens não ficam deslumbrados na frente de uma vitrine.

b)      Eles não compram por impulso. Não têm paciência para a burocracia do crediário.

c)      O público feminino sente uma atração irresistível pelas ofertas e liquidações do mercado consumidor.

d)     As propagandas normalmente são direcionadas às mulheres.

e)      As mulheres têm papel importante na decisão de compra de um homem.

f)       Eles dizem que as mulheres têm bom gosto, conhecem marcas e sabem se um produto é bom, caro ou barato.

6)     Quando o treinador Leão foi escolhido para dirigir a seleção brasileira de futebol, o jornal Correio Popular publicou um texto com muitas imprecisões, do qual conta a seguinte passagem:

“Durante a sua carreira de goleiro, iniciada no Comercial de Ribeirão Preto, sua terra natal, Leão, de 51 anos, sempre impôs seu estilo ao mesmo tempo arredio e disciplinado. Por outro lado, costumava ficar horas aprimorando seus defeitos após os treinos. Ao chegar à seleção brasileira em 1970, quando fez parte do grupo que conquistou o tricampeonato mundial, Leão não dava um passo em falso. Cada atitude e cada declaração eram pensados com um racionalismo típico de sua família, já que seus outros dois irmãos, Edmílson, 53 anos, e Édson, 58, são médicos.”

(Correio Popular, Campinas, 20 out. 2000.)

a)      O que aconteceria com Leão se ele, efetivamente, ficasse “aprimorando seus defeitos”? Reescreva o trecho de maneira que seja eliminado o equívoco.

b)      A expressão “por outro lado”, no início do segundo período, contribui para tornar o trecho incoerente. Por quê?

7)     Construa uma nova versão do texto abaixo, utilizando em relação à palavra Vera, os mecanismos de coesão que julgar adequados.

“Desde cedo o rádio noticiava: um objeto voador não identificado estava provocando pânico entre os moradores de Valéria. A primeira reação de Vera foi sair da cama e correr para o porto. Fazia seis meses que Vera andava trabalhando em Parintins. Vera levantava cedo todos os dias e passava a manhã inteira conversando com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Vera estava em Parintins, tentando convencer os trabalhadores a mudar a técnica do plantio da várzea.”

GABARITO

1) Tampar a boca com uma rolha não constitui cura. 2) a. Eu estava com muito sono, POR ISSO deitei cedo. b. Fazia muito frio, MAS fomos à praia mesmo assim. c. Faça a prova com atenção, OU você não tirará boa nota. 3) a. Maria deixou a sala que estava completamente suja. Maria, que estava muito suja, deixou a sala. b. O advogado, que estava saindo do tribunal, viu o réu. O advogado viu o réu que saia do tribunal. c. O avô, em seu quarto, conversou muito com o neto. O avô, no quarto do neto, conversou muito com ele. 4) A ambiguidade causou efeito de humor ao texto, pois a expressão “bom pra burro”, assume dois sentidos: o de intensificar o adjetivo BOM ou o de indicar falta de conhecimento. 5) Os homens não ficam deslumbrados na frente de uma vitrine, PORQUE não compram por impulso E não têm paciência para a burocracia do crediário. JÁ o público feminino sente uma atração irresistível pelas ofertas e liquidações do mercado consumidor, CUJAS propagandas normalmente são direcionadas às mulheres, QUE têm papel importante na decisão de compra de um homem, OS QUAIS dizem que as mulheres têm bom gosto, conhecem marcas e sabem se um produto é bom, caro ou barato. 6) a) Ele não iria melhorar como atleta e não seria convocado para a seleção brasileira. “Por outro lado, costumava ficar horas CORRIGINDO seus defeitos após os treinos” OU “Por outro lado, costumava ficar horas aprimorando SUAS HABILIDADES após os treinos.” b) “Por outro lado” é um marcador discursivo de cunho contrastivo. No texto em apreço, a frase iniciada por esse marcador, não contrasta com a ideia de “disciplinado” da frase anterior.

7) “Desde cedo o rádio noticiava: um objeto voador não identificado estava provocando pânico entre os moradores de Valéria. A primeira reação de Vera foi sair da cama e correr para o porto. Fazia seis meses que ELA andava trabalhando em Parintins. A MOÇA levantava cedo todos os dias e passava a manhã inteira conversando com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. SEU OBJETIVO em Parintins ERA convencer os trabalhadores a mudar a técnica do plantio da várzea.”

 


Page 2

    Atividade de português, proposta aos alunos inseridos no 9º ano, visa ao entendimento do processo de construção da coerência e coesão textual na notícia “Trabalhar mais de 45 horas por semana faz mal ao coração, diz estudo”, escrita por Jairo Bouer.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

    Faça o download desta atividade de português em:

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

Atividade – Coerência e Coesão Textual 

    Os trechos abaixo constituem uma notícia, porém estão fora da sequência correta. Ordene-os de modo a integrarem um texto corente e coeso.

Trabalhar mais de 45 horas por semana faz mal ao coração, diz estudo

Jairo Bouer

____ Em outras palavras, indivíduos que trabalharam 55 ou mais horas ao longo de uma década apresentaram um risco 16% mais alto de doença cardiovascular. E, entre aqueles que seguiram uma jornada de 60 horas ou mais, pelo mesmo período, o risco foi 35% maior.

____ O estudo levou em consideração eventos como angina, doença coronariana, insuficiência cardíaca, infarto, derrame e pressão alta. O risco dessas ocorrências, na população estudada, foi de 43% e não variou muito entre quem trabalhava entre 40 e 45 horas. Mas, além desse período, o risco aumentou cerca de 1% a cada hora a mais.

____ Os resultados foram publicados no Journal of Occupational and Environmental Medicine e divulgado no jornal britânico Daily Mail.

____ Trabalhar mais de 45 horas por semana, ao longo de uma década, aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Para quem atua em período integral, essa propensão aumenta a cada hora adicional trabalhada, segundo pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

____ Eles analisaram dados de mais de 1.900 participantes de um estudo de longo prazo sobre saúde e trabalho. Todos estavam empregados há pelo menos dez anos. A equipe descobriu que, entre os que atuam em período integral, o risco é significativamente maior para quem trabalha além da faixa de 40 a 45 horas por semana.

Disponível em: <http://doutorjairo.blogosfera.uol.com.br>

Assinale a sequência:                                                                                                                              

a) 4, 2, 5, 1, 3.                                                                                                

Exercícios de coesão e coerência 8 ano com gabarito
Exercícios de coesão e coerência 8 ano com gabarito

b) 4, 3, 5, 1, 2.

c) 3, 1, 4, 5, 2.

d) 5, 2, 4, 1, 3.

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.