Rio Paraíba do Sul curiosidades

Rio Paraíba do Sul curiosidades

Expedição água: série faz o caminho da água que abastece o RJ, das nascentes ao Guandu

O Rio Paraíba do Sul nasce como Rio Paraitinga, no interior do Estado de São Paulo. A água percorre um longo caminho até chegar às torneiras das residências e estabelecimentos da Região Metropolitana do Rio. A água começa limpa, mas não demora muito a receber os primeiros despejos de esgoto em seu curso.

A nascente fica dentro de uma área de preservação ambiental, em uma altitude de mais de 1,5 mil metros, no alto da Serra da Bocaina. As estradas de terra são mantidas na área com o objetivo de evitar o turismo de massa e estimular apenas a visitação sustentável na região de Mata Atlântica.

Poucos quilômetros depois da nascente, o rio recebe os primeiros despejos de dejetos sem tratamento, quando ainda é um filete d’água.

Rio Paraíba do Sul curiosidades
2 de 3 Rio Paraíba do Sul nasce em filete de água na Serra da Bocaina, no interior de São Paulo — Foto: Reprodução/ TV Globo Rio Paraíba do Sul nasce em filete de água na Serra da Bocaina, no interior de São Paulo — Foto: Reprodução/ TV Globo

O município de Areias, o mais próximo, não possui estação de tratamento de esgoto. Um estudo ambiental feito em 2016 para licenciar a coleta e o tratamento dizia que o horizonte do projeto era de 30 anos, com 2045 como ano final.

Mas o prefeito da cidade afirma que já existe uma licitação em andamento e que espera terminar as obras em, no máximo, dois anos.

“Hoje o esgoto é 100% jogado no rio. Mas estamos licitando a obra de saneamento para que possa ser totalmente tratado e levado de forma correta os dejetos para os rios”, afirmou o prefeito Paulo Henrique.

O Rio Paraíba do Sul nasce como Rio Paraitinga. Aproximadamente 90% dos municípios da Bacia do Paraíba do Sul não têm tratamento sanitário e despejam pelo menos 1 bilhão de litros de esgoto puro, in natura, no leito do rio. As informações são do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do rio.

Rio Paraíba do Sul curiosidades
3 de 3 Esgoto é despejado poucos metros após a nascente do Rio Paraíba do Sul, no interior de São Paulo — Foto: Reprodução/ TV Globo Esgoto é despejado poucos metros após a nascente do Rio Paraíba do Sul, no interior de São Paulo — Foto: Reprodução/ TV Globo

O rio Paraíba do Sul nasce na serra da Bocaina, a 1.800 metros de altitude no município de Areias no estado de São Paulo, como Ribeirão do Salto. Alguns quilômetros depois, mais encorpado, encontra o Rio Paraitinga, e recebe a denominação Rio Paraíba do Sul, na confluência com o Rio Paraibuna, localizado na represa da cidade de Paraibuna.

Após a cidade de Santa Branca, outras dezenas de rios que nascem na Serra da Mantiqueira completam o volume do Rio Paraíba.

Com seus 1.150 quilômetros de extensão, ele percorre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Nesses 3 estados, o rio passa por 168 municípios abastecendo uma população estimada de 13,5 milhões de pessoas, irriga mais de 60 mil hectares de plantações e é utilizado para produção de energia elétrica.

Os rios Paraibuna e Paraitinga estão na região onde cai uma das maiores cargas pluviais anuais do planeta. O aproveitamento dessas chuvas para o abastecimento de rios e córregos é de até 70%, índice maior do que os encontrados na floresta Amazônica.

O uso indevido do solo, desmatamento, poluição da água, destruição das várzeas e perda da cobertura vegetal das nascentes, prejudica e afeta diretamente a quantidade e a qualidade das águas.

A água mantém a vida dos animais e os animais a vida das florestas, uma cooperação importante para o funcionamento do ecossistema. Praticar o uso eficiente da água e a reutilização, são necessidades urgentes.

Água é vida. Cuide, preserve, não desperdice.

Em 1717 o Rio Paraíba deu a todos os brasileiros a imagem de Nossa Senhora que veio a se tornar a padroeira do Brasil.Esse rio é muito importante para os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O ambientali…

Thiago Leon

Rio Paraíba do Sul curiosidades

Em 1717, o Rio Paraíba do Sul deu a todos os brasileiros a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que se tornou a Padroeira do Brasil. Esse rio é muito importante para os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O ambientalista e especialista no Rio Paraíba do Sul, professor Fernando Celso Ananias, falou sobre como é formado o Rio Paraíba e a situação atual de conservação. Além disso, ele destacou a importância desse rio, que propicia vida e sustento para muitas pessoas.

Confira:

:: Saiba como será a homenagem a Nossa Senhora Aparecida com águas dos rios brasileiros

Graças aos pescadores, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no Rio Paraíba do Sul e, através do testemunho desses pescadores, a devoção se espalhou pelo Brasil.

Atualmente, existem ainda pescadores que vivem da exploração do Rio Paraíba do Sul. O pescador João Paiva conta como é a devoção dos pescadores a Nossa Senhora Aparecida. Além disso, ele conta como está a situação do rio para quem vive da pesca.

Confira:

O Rio Paraíba do Sul corta muitas cidades. Por onde ele passa, há muitas manifestações de devoção a Nossa Senhora Aparecida.

A paróquia Santa Beatriz, da cidade de Portela (RJ) já manifesta essa devoção há mais de um século. O administrador da paróquia, Padre Diego Fernandes, conta como o rio é envolvido nas atividades da paróquia.

Confira:

:: Conheça as curiosidades sobre a coroa dos 300 anos

Rio Paraíba do Sul curiosidades

Foto do rio Paraíba do Sul na região de Jacareí (interior de São Paulo)

Localização, nascente e foz

O rio Paraíba do Sul é um importante rio da região Sudeste do Brasil. Está localizado entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

 Sua nascente fica na Serra da Bocaina (estado de São Paulo) e sua foz no Oceano Atlântico (cidade de São João da Barra, Norte do estado do Rio de Janeiro). Ele é formado pela confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna

Dados e características importantes do rio:

- O rio Paraíba do Sul possui 1.120 km de extensão. 

- Sua vazão na foz é de, aproximadamente, 1.120 m³/s.

- Possuí grande e importante aproveitamento hidrelétrico (geração de energia elétrica através da energia potencial da água).

- Seus principais afluentes são: rio Jaguari, rio Paraibuna, Buquira, rio Piabanha, rio Pomba e o rio Muriaé. O principal sub-afluente é o rio Carangola.

- Principal represa: Represa de Paraibuna (responsável pelo abastecimento de várias cidades do Vale do Paraíba e Estado do Rio de Janeiro).

A Bacia do Rio Paraíba do Sul é uma das bacias hidrográficas do Brasil. Recebe esse nome uma vez que seu principal rio é o Paraíba do Sul, um dos mais importantes da região sudeste. Ela está inserida na região da Bacia Hidrográfica do Atlântico Sudeste.

Rio Paraíba do Sul curiosidades
Rio Paraíba do Sul curiosidades
Localização da Bacia do Rio Paraíba do Sul

Características e Importância

Com área aproximada de 60 mil Km2 de extensão, a Bacia do Rio Paraíba do Sul está localizada na região sudeste do Brasil, abrangendo os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

O principal rio, o Paraíba do Sul, possui uma extensão aproximada de 1.130 km e surge da confluência dos rios Paraibuna e Paraitinga. Ele nasce no estado de São Paulo, na chamada Serra da Bocaina, desaguando no Oceano Atlântico, no estado do Rio de Janeiro.

Ela está localizada na região mais desenvolvida e mais populosa do país e, portanto, possui grande importância socioeconômica. Fornece água para as localidades em que está inserida, sobretudo para as regiões metropolitanas dos estados. Isso totaliza cerca de 14 milhões de pessoas espalhadas em 185 municípios.

Além do abastecimento das cidades, os rios que compõem a bacia servem de irrigação e geração de energia elétrica. Algumas usinas hidrelétricas estão instaladas na região das quais se destacam: Usina de Paraibuna, Usina de Santa Branca e Usina Funil.

O Bioma presente na região da bacia do Rio Paraíba do Sul, a Mata Atlântica, vem sofrendo diversos problemas ambientais os quais refletem no desenvolvimento da região.

Problemas como o desmatamento e o lançamento de esgotos nos rios, causados sobretudo pela urbanização e industrialização, tem levado à diminuição de espécies vegetais e animais, além da poluição dos rios e da escassez hídrica que a região tem apresentado, uma vez que as chuvas captadas durante os últimos anos se encontram abaixo da média.

Saiba mais sobre Bacia Hidrográfica.

Rios

Os principais rios que constituem a Bacia do Paraíba do Sul são:

  • Rio Paraíba do Sul
  • Rio Paraibuna
  • Rio Paraitinga
  • Rio Jaguari
  • Rio Buquira
  • Rio Pomba
  • Rio Preto
  • Rio Claro
  • Rio Piabanha
  • Rio Piagui
  • Rio Muriaé
  • Rio Parateí
  • Rio Piraí
  • Rio Uma
  • Rio Piracuama