Como fazer um cronograma de estudos para medicina

Prestar vestibular ou ENEM é uma loucura, não? São tantos conteúdos para estudar, uma infinidade de matérias e assuntos a serem consumidos. Somado a pressão em se sair bem na prova e garantir a tão desejada vaga, naquela universidade de prestígio, referência para o curso de medicina escolhido. Parece desesperador e pode ser, a menos que você crie e siga uma única coisa durante o ano: um cronograma de estudos para medicina que exigirá de você apenas duas coisas: organização e disciplina.

Organização para planejar o cronograma, definir as metas e prazos, e disciplina para colocar todo esse planejamento em prática sem furá-lo. É simples, não? E o melhor é que esse hábito adquirido será muito útil durante a graduação, onde os assuntos a serem estudados duplicarão.

Como montar seu cronograma de estudos de medicina

O cronograma de estudos é basicamente uma ferramenta de planejamento que te auxilia a visualizar sua rotina. E está inserida no plano de estudos que define as metas e objetivos, bem como a organização do tempo que será dedicado a cada disciplina, definição dos períodos de descanso e lazer e os momentos de realização de testes, exercícios, simulados, entre outras atividades.

Antes de montar o cronograma de estudos propriamente dito, nossa dica é que você pare e analise sua rotina respondendo a perguntas como: como se organiza o meu dia? Quais atividades o ocupam? Quantas horas acredito conseguir dedicar aos estudos? Que horas geralmente acordo e quando vou dormir? Existe algum horário definido para o almoço, se sim, qual? Se você está no ensino médio e/ou faz algum curso, anote também o período que está nele. E caso trabalhe, também leve este horário em consideração.

Agora que a sua rotina está organizada visualmente, faça o mesmo com seus interesses e metas para o vestibular: quais são as matérias que você mais gosta? E quais são as que tem mais facilidade? Quais são as matérias que você menos gosta e mais tem dificuldade? — nem sempre aquelas que mais gostamos são as que aprendemos mais facilmente, assim como as que menos gostamos não serão obrigatoriamente as que teremos mais dificuldade, por isso é importante separá-las distintamente.

Outras perguntas que podem ser feitas para orientar o seu plano de estudos são: dentre as universidades que oferecem o curso de medicina, em quais tenho interesse? Para concorrer a uma vaga nessas universidades, quais são os vestibulares que preciso realizar? O ENEM está incluso? As universidades possuem vestibular próprio? Exigem a leitura de obras literárias, se sim, quais? Quais matérias têm mais peso no vestibular de medicina?

Talvez você sinta a necessidade de outras perguntas além das que listamos, não importa, as que trouxemos são apenas um guia ilustrativo para você ter uma ideia das informações que precisam estar claras nessa fase pré-medicina.

Lembra aquela lista com as matérias que mais e menos gostava e o grau de dificuldade e facilidade que tem para cada uma, prepare-a, porque iremos usá-la. Matérias que sentimos mais dificuldade são as que pedem mais tempo de estudo incluindo exercícios e atividades frequentes para garantir uma boa absorção do conteúdo. O mesmo vale para aquelas que não gostamos, já que há uma tendência maior de nos dispersarmos durante o aprendizado, tornando interessante apostar em materiais de estudo que sejam mais interativos para diminuir os momentos de desfoque.

Quanto às matérias com mais facilidade e as que gosta reserve o momento de estudo para mais atividades e exercícios do que conteúdo, assim você pratica e verifica com mais precisão o seu conhecimento sobre o assunto, conseguindo focar mais a leitura.

Nem só de livros vive o ser humano 

A sétima arte reserva ótimos materiais de estudo para o vestibular. Aposte numa seleção de filmes, séries, programas de TV, documentários, videoaulas entre outros para trazer mais informações ao conteúdo estudado. Além de diversificar a forma de estudo, essa categoria de entretenimento conta como horas de lazer dentro do seu cronograma, dependendo do formato escolhido.

Não perca o jornal, estar atualizado sobre o que acontece no Brasil e no mundo é importantíssimo, principalmente para o desenvolvimento do tema da redação. E falando em redação, reserve um tempo considerável para praticá-la, visando sempre melhorar seus argumentos. Temas de redações anteriores são ótimos para exercitar a dissertação.

E já aproveitando a revista de temas de redação, inclua a resolução de simulados e provas de períodos anteriores nesse cronograma. Isso vai te ajudar a ter uma ideia dos temas que mais e menos são pedidos, te orientando nos estudos.

Outro ponto muito importante é a revisão do conteúdo estudado. Mas acalma o coraçãozinho, você não precisa sair relendo tudo, pois fará junto a cada assunto estudado um resumo. Ele pode ser uma escrita corrida ou em forma de fluxograma, enfim, da forma que melhor funcionar para você e que te ajude a rememorar o que foi estudado quando lê-lo sem precisar retomar o material inteiro.

Estabeleça quais serão suas metas diárias, ou seja, quais são os conteúdos e atividades programados no seu cronograma para aquele dia. Se você é procrastinador, estabelecer uma recompensa ao final do dia é interessante para se manter na linha, como assistir o episódio da sua série favorita, por exemplo.

E por último, mas não menos importante 

Reserve um tempo para não fazer nada. Passeie com o cachorro, saia com os amigos, faça uma dancinha nova para TikTok ou só fique deitado na cama ouvindo música. Alternar a atenção ajuda a absorver melhor o conteúdo estudado.

Lembrando que um bom cronograma de estudos é aquele que se adapta a sua rotina e necessidades, orientado por seus objetivos. O cronograma é uma ferramenta que pode ser reajustada sempre que for preciso.

E se você está precisando de uma mão nesse cronograma, aqui na Me Salva temos um cronograma de estudos perfeito para te orientar.

Como fazer um cronograma de estudos para medicina

Como fazer um cronograma de estudos para medicina

O que mais escutamos falar é na dificuldade de passar no vestibular. Realmente, temos uma avalanche de conteúdos que precisam ser vistos em pouco tempo, e a concorrência é bem alta. Pra quem tem o sonho de se tornar médico, a dificuldade acaba sendo maior ainda. Mas sabia que dá pra virar o jogo? Como? Montando um cronograma de estudos de Medicina.

Isso mesmo! Você vai conseguir ser aprovado no curso de Medicina se começar a organização com antecedência e, assim, dar conta de repassar todas as matérias cobradas no exame.

Quer saber como fazer esse planejamento? Se liga neste post e coloque em prática os 6 passos que a gente, da Pitágoras, reuniu pra você mandar bem nos estudos do vestibular de Medicina!

6 passos pra montar um cronograma de estudos de Medicina

Ficou curioso pra saber como fazer um cronograma de estudos pra Medicina? Vem com a gente e siga o passo a passo pra elaborar essa programação.

Classifique as matérias por grau de dificuldade

A primeira recomendação é que você tenha mais tempo pra estudar as matérias difíceis. Pra isso, o ideal é classificar os temas por grau de dificuldade pra que seja possível fazer uma distribuição inteligente dos assuntos.

Com isso, você consegue ter eficiência, pois pode se dedicar mais aos tópicos complicados e com peso maior no vestibular. Falando nas provas, é importante ter em mente que as faculdades particulares contam com exames menos concorridos que as públicas.

Então, considere essas instituições pra fazer a graduação em Medicina. No curso da Pitágoras, você conta com professores qualificados, uma grade curricular atualizada e toda a estrutura de salas e laboratórios pra receber uma formação completa.

Além disso, oferecemos bolsas de estudo e aceitamos os principais financiamentos estudantis pra Medicina. Assim, você estuda em uma faculdade de referência, mas fica tranquilo em relação às mensalidades. Legal, né?

Estabeleça métodos de estudos complementares ao longo da semana

Sabemos que é difícil manter a concentração diária, mesmo seguindo o cronograma de estudos pra Medicina do Enem e outros vestibulares. É cansativo ficar diante de livros, cadernos e apostilas, fazendo as leituras e exercícios, né?

Por isso, determine um período pra métodos complementares de estudos, como assistir a videoaulas, documentários ou até filmes que abordem um momento histórico. É uma forma de relaxar e não deixar de aprender.

Não se esqueça ainda de incluir o acompanhamento das principais notícias nacionais e internacionais no seu planejamento. Afinal, é preciso ficar craque em atualidades pra mandar bem especialmente na redação.

Defina metas de estudo diárias

Saiba que é natural ficar desanimado nessa maratona de estudos, assim, a dica é se impor alguns desafios. No seu cronograma, estabeleça metas realistas, como estudar um determinado número de capítulos ou resolver uma quantidade de exercícios por dia.

É uma maneira simples de buscar motivação e continuar firme nos estudos pra conseguir a tão sonhada vaga na faculdade de Medicina.

Como fazer um cronograma de estudos para medicina

Marque dias e horários específicos pra simulados

Além de repassar todos os assuntos, é legal treinar também como resolver o tipo de prova que você vai fazer, seja o Enem ou outros vestibulares. Aqui, uma das dicas infalíveis para o vestibular de Medicina é determinar dias e horários específicos em sua programação pra resolução de simulados.

Com isso, você fica ligado no tempo que leva para terminar as provas e também quais são as matérias que precisam de um reforço maior.

Separe um período para treinar a redação

A redação tem um peso grande nos vestibulares. Por isso, você pode aumentar sua nota na prova para a Medicina entregando uma boa dissertação. Pra ficar afiado na hora de escrever não tem segredo: é só treinar muito!

Dessa forma, dedique um horário na semana pra treinar a redação. Pode até mesmo usar temas já pedidos nos vestibulares. Com isso, você melhora sua argumentação e até a estrutura de texto.

Pra não correr o risco de perder pontos com erros de gramática e ortografia, o ideal é ter o hábito da leitura, que pode ser de livros, jornais, revistas e sites de notícias.

Tenha foco na revisão

Por fim, é necessário não deixar a revisão de lado. Uma dica é ter o hábito de fazer resumos enquanto estuda, o que vai facilitar o momento de rever os tópicos mais importantes de cada matéria.

Então, não marque bobeira e inclua algumas horas em seu cronograma de estudos para medicina exclusivas pra fazer a revisão. Com isso, você mantém as ideias fresquinhas na cabeça e não vai ter dificuldade na hora do exame.

Entenda por que você deve criar um cronograma de estudos para Medicina

Se quer dicas de como passar em Medicina, precisa entender a importância de elaborar e seguir um cronograma. Você vai enfrentar uma concorrência alta e precisa estar entre os primeiros pra garantir sua vaga, certo? Então, não tem jeito: vai ter que criar uma estratégia de estudos.

O que fazer? Começar a planejar sua semana pra repassar todas as matérias. Sim, é muita coisa que precisa ser revista, mas basta dividir os dias por períodos, estabelecendo quais conteúdos serão vistos em cada horário.

Crie uma planilha e comece a distribuir os conteúdos ao longo da semana. Assim, você não corre o risco de deixar algum tema pra trás, pode se programar pra revisões semanais e consegue, aos poucos, dar conta das matérias que serão cobradas.

O interessante é que você começa a criar o hábito de estudar diariamente e já se prepara pra vivenciar a rotina de um estudante de Medicina. Afinal, na graduação, vai ser preciso muita dedicação –– mas com esse empenho no vestibular, você chega com tudo na faculdade.

Agora é com você!

Comece a se programar com o cronograma de estudos pra Medicina pra ficar craque nas matérias e arrasar no dia da prova. Conte com a Pitágoras pra receber a melhor formação e todo o suporte que precisa pra conquistar seu diploma de médico!

Dê o primeiro passo e invista em seu futuro profissional: inscreva-se no vestibular da Pitágoras para o curso de Medicina!

Como fazer um cronograma de estudos para medicina