Como a construção de barragens podem interferir no abastecimento de água das comunidades

População deslocada pelas grandes barragens As famílias e comunidades deslocadas sofrem enormes perdas. O impacto mais evidente é a perda de terras, casas, igrejas, clubes, escolas, comércios, etc. Costuma-se chamar este conjunto de impactos de perda dos meios materiais de vida.

Que consequências sociais e ambientais?

Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

Como a construção da barragem pode alterar a vida e o ambiente do Rio?

A variação acentuada do nível de água no reservatório pode criar declives sem vegetação, desagradáveis do ponto de vista estético e sujeitos à erosão. Além disso, essa mesma variação pode gerar deslizamentos de margens instá veis ao longo do reservatório.

You might be interested:  Quanto Custa Um Apartamento No Golf Ville?

Como a construção de barragens pode interferir no abastecimento de água das comunidades Que outros usos podem ser afetados?

Barragens bloqueiam a migração de peixes, esgotam o oxigênio dos rios e interferem com os gatilhos biológicos que guiam os peixes. Devido à construção de barragens e de outros fatores, a população de espécies de água doce diminuiu 37% entre 1970-2008 — mais do que as populações de todos os outros ecossistemas.

Quais os impactos ambientais da Usina Hidrelétrica?

Destruição da vegetação natural; Assoreamento do leito dos rios; Desmoronamento de barreiras; Extinção de espécies de peixes, por interferência nos processos migratórios e reprodutivos (piracema);

Qual é a principal consequência da construção de uma usina hidrelétrica?

IMPACTOS AMBIENTAIS. Os impctos ambientais provocados pela construção de uma usina hidrelétrica são irreversíveis. Durante a construção de uma usina hidrelétrica muitas árvores de madeira de lei são derrubadas, outras são submersas, apodrecendo debaixo d’água permitindo a proliferação de mosquitos causadores de doenças

Quais são os impactos ambientais?

Abaixo citamos alguns exemplos de impactos ambientais.

  • Impactos da má gestão de resíduos sólidos para meio ambiente.
  • Poluição hídrica.
  • Contaminação e degradação do solo.
  • Alagamentos e inundações em períodos de chuva.
  • Proliferação de endemias.
  • Impactos da mineração.

Quais as consequências do rompimento das barragens?

O rompimento ocasionou uma vasta e espessa enxurrada de lama, que destruiu o subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana. Ao romper-se, a lama foi carregada pelo rio Doce e seguiu avançando, provocando uma destruição nunca antes vista. As consequências, no entanto, não foram apenas do ponto de vista ambiental.

O que é Impacto Ambiental Brasil escola?

Trata-se de alterações no meio ambiente causadas pelas atividades humanas que podem ser negativas ou positivas, permanentes ou temporárias. Impactos ambientais são alterações no ambiente causadas pelo desenvolvimento das atividades humanas no espaço geográfico¹.

You might be interested:  Quanto Custa Construir Uma Moradia T3?

Que prejuízos a construção de barragens e de reservatórios pode causar ao ambiente e às pessoas?

Além do deslocamento de comunidades humanas, o enchimento de áreas para a criação do reservatório também mata plantas, e provoca a morte de animais por afogamento ou os força a procurarem novas áreas para seguirem suas vidas. Os reservatórios também fragmentam habitats valiosos e cortam corredores migratórios.

Quais os impactos ambientais da Usina Hidrelétrica de Tucuruí?

Os impactos sócio- ambientais causados pela construção da hidrelétrica de Tucuruí são reflexos do que se observa hoje, a perda de terras, a perda de histórias, a perda de identidade.

Quais represas que provocaram um grande impacto ambiental social ou histórico?

A construção das usinas hidrelétricas de Santo Antônio, Jirau e Belo Monte trouxe novamente à tona o debate sobre os impactos sociais e ambientais decorrentes das construções dessas grandes obras destinadas à produção de energia.

Como as barragens afetam a vida dos peixes?

Geralmente as barragens obstruem os movimentos a montante das espécies aquáticas, enquanto os reservatórios abrandam os movimentos a jusante. A inibição do fluxo a jusante significa menos comida para os peixes e mais ovos e alevinos que morrem – por vezes ao passarem pelas turbinas hidráulicas ou pelos vertedouros.

Quais os pontos positivos e negativos da construção de uma barragem?

Efeitos positivos

  • Produção de energia – hidroeletricidade;
  • Criação de purificadores de água com baixa energia;
  • Retenção de água local;
  • Fonte de água potável e para sistemas de abastecimento;
  • Representativa diversidade biológica;
  • Maior prosperidade para setores das populações locais;

Qual a importância das barragens para a sociedade?

As barragens oferecem diversos benefícios, uma vez que elas são uma forma para a produção de energia elétrica e para o abastecimento de água — tanto para o uso da população quanto das indústrias. Além disso, essas construções permitem a irrigação, o lazer, o turismo e a navegação.

As barragens propiciam a geração de energia hidrelétrica, o fornecimento de água, a regulagem das cheias e a irrigação. Mas, ao mesmo tempo, podem causar impactos ambientais em larga escala como a inundação de terras de plantio, florestas, jazidas minerais, cidades e povoamentos, a destruição do habitat de animais, plantas e pessoas, afetando as águas subterrâneas, a qualidade da água do rio, o microclima e a infraestrutura. Qualquer obra de engenharia altera as condições ambientais. As hidrelétricas, em particular, agridem os ecossistemas com a construção de obstáculos nos leitos dos rios (barragens), propiciando a formação de reservatórios. Áreas degradadas resultantes de obras hidrelétricas, via de regra, são provenientes de empréstimos para a construção de barragens e obras de apoio ou bota-foras. Também podem ser consideradas áreas degradadas, as áreas de tráfego pesado, britagem, estacionamentos, pátios de estocagem, etc.

A revegetação de obras de barragem requer técnicas adequadas, sendo importante observar a interação positiva entre adubação mineral com adubação verde, visto que nestas áreas de empréstimo foi removida toda a vegetação e a camada fértil do solo. 

Objetivos da recuperação de áreas atingidas por barragens:

Evitar o carreamento do solo para o reservatório

Aumentar a resistência das margens à erosão pelo embate

Conservar a genética das espécies nativas

Dar sustentáculo à fauna terrestre e aquática

Formar paisagem

Controlar e erradicar endemias

Etapas da Recuperação

Reafeiçoamento do terreno

Proteção dos taludes

Terraceamento

Circulação interna

Recomposição de solo por cobertura

Estudos para a revegetalização dos solos, com a análise das dificuldades ligadas:

Aos solos

Ao clima

À vegetação circundante

Às informações dos organismos agronômicos locais (problemas locais específicos para a cultura dos vegetais)

Escolha das espécies

As espécies devem ser selecionadas baseadas nas características florísticas de formações florestais remanescentes dentro da própria microbacia e também de outras microbacias, mas com características ambientais semelhantes àquelas da área a ser revegetada.

Algumas espécies arbóreas recomendadas: Acacia meanrsii (acácia-negra), Acacia trinervis (acácia), Eucalyptus viminalis, Mimosa scabrella (bracatinga).

Algumas espécies rastejantes: Eragrostis curvula (capim chorão), Melinis minutiflora (capim gordura). 

Plantio e condução das mudas

Abertura das covas

Adubação da terra retirada com o plantio afetuado após 30 dias

Controle das plantas invasoras

Nos dois primeiros anos, faz-se a adubação e o coroamento manual das mudas, sem retirar a matéria seca para manutenção da umidade e controle de infestação.

Ambiente Brasil

  • Barragens
  • Degradação
  • Recuperação Ambiental