Como fazer o comparador de redstone

O Comparador de Redstone é um bloco feito para ser usado com circuitos de redstone. Possui duas entradas: uma por trás ('sinal A') e outra pela lateral ('sinal B'). Se o sinal B for mais forte que o sinal A, não haverá saída. Por outro lado, pode ser configurado para ou repetir o sinal A com sua força atual, ou emitir a diferença entre as duas entradas no modo de subtração.

Como fazer o comparador de redstone

Ele fornece um recurso de "subtração" que resulta na saída sendo a força de trás ('sinal A') menos a força da lateral ('sinal B'). Para que isto funcione, o jogador deve manter a tocha de redstone frontal acesa. O sinal B deve ser menos poderoso que o sinal A para que dê certo. Um exemplo é que se o sinal atrás tiver uma força de 15, e o lateral tiver uma força de 1, a saída será 14. Clicar com o botão direito no comparador irá alternar a posição da tocha.

O comparador fornece também um recurso que é ativado quando a traseira do comparador (o lado com duas tochas de redstone]] é posicionada contra um bloco de armazenamento. Fazer isto faz com que o comparador emita um sinal que é igual à percentagem da quantidade de itens contidas no bloco. Alguns chamam isso de fill-checking.

O comparador é parecido com um repetidor, exceto pela quantidade de tochas.

No Minecraft, o Comparador de Redstone é uma ferramenta bem complexa e que pode servir para várias coisas. Acontece que muitos jogadores não são muito bons com Redstone e não fazem ideia de como construir um Comparador de Redstone e muito menos como utilizar um.

  • Minecraft – Como fazer um Pacote (Bundle) no jogo

Para fabricar um Comparador de Redstone, você vai precisar de 3 Tochas de Redstone, 3 Pedras Lisas e 1 Quartzo do Nether. Confira como fica a construção desse item na Bancada de Trabalho:

Agora, vamos falar sobre como utilizar essa ferramenta:

  • Posicionando o Comparador de Redstone – Quando o Comparador é posto no chão, ele é colocado de forma que a saída fique voltada para a direção oposta do jogador. Isso significa que, quando for colocado, a entrada traseira do Comparador estará na lateral do bloco mais próxima do Player.
  • Alternação – Para alternar entre os diferentes modos dessa ferramenta, o Player deve estar olhando para o Comparador e pressionar o botão direito do mouse. Se a tocha frontal (próxima à saída) estiver desligada e sem alimentação, ela está no modo de comparação. Se a tocha frontal estiver levantada e ligada, ela está no modo de subtração.
  • Timing – Demora 1 tique de redstone (um décimo de segundo) para que um sinal se mova através de um Comparador. Também é necessário 1 tique de redstone para que um sinal pare em um comparador. Isso significa que o sinal de saída registrará um décimo de segundo mais lento do que os sinais de entrada.
  • Sinais – Existem três fontes de entrada e uma fonte de saída. Eles são nomeados da seguinte forma: entradas laterais, entrada traseira e saída.

O objetivo do modo de comparação é alternar o sinal de saída com base nos sinais de entrada. Quando um sinal é enviado pela entrada traseira, ele tem um número de força. A intensidade desse sinal pode depender de vários fatores, como a distância entre a fonte de redstone e o Comparador, por exemplo.

Quando um sinal é colocado através da entrada lateral, ele também tem um número de intensidade. Se a força de qualquer entrada lateral for maior do que a entrada traseira, a saída do Comparador será 0 (sem sinal). Se a força da entrada traseira for maior do que ambas as entradas laterais, a saída do Comparador será igual à força do sinal da entrada traseira.

Ficou difícil de entender? Confira dois exemplos que vão deixar essa explicação mais simples:

Exemplo 1:

  • Força do sinal de entrada lateral #1 – 3
  • Força do sinal de entrada lateral #2 – 7
  • Intensidade do sinal de entrada traseira – 12
  • Força do sinal de saída – 12

Exemplo 2:

  • Força do sinal de entrada lateral #1 – 12
  • Força do sinal de entrada lateral #2 – 3
  • Intensidade do sinal de entrada traseira – 11
  • Força do sinal de saída – 0

Exemplo de utilização – Modo Subtração

O objetivo do modo de subtração é reduzir a força total do sinal de saída. O Comparador subtrairá a intensidade do sinal da entrada lateral mais alta da entrada traseira. O número resultante será a força do sinal de saída. Confira exemplos:

Exemplo 1:

  • Força do sinal de entrada lateral #1 – 3
  • Força do sinal de entrada lateral #2 – 7
  • Intensidade do sinal de entrada traseira – 12
  • Força do sinal de saída: 5 (12-7)

Exemplo 2:

  • Força do sinal de entrada lateral #1 – 12
  • Força do sinal de entrada lateral #2 – 3
  • Intensidade do sinal de entrada traseira – 11
  • Força do sinal de saída – 2 (11-9)

O objetivo de usar o Comparador como um Detector de Estado de Bloco é manipular a força do sinal de saída com base em certas condições do bloco conectado à sua fonte de entrada traseira. A condição do bloco que ele lê depende de que tipo de bloco ele é. A imagem abaixo mostra um exemplo de força de sinal de diferentes fontes de bloco no Comparador.

Isso também pode ser utilizado em itens de armazenamento como um funil ou um baú.

Cada bloco de armazenamento possui um número específico de slots disponíveis nos quais você pode colocar itens. O sinal de saída desses blocos é igual ao preenchimento de todos os slots em comparação com o preenchimento máximo disponível. Confira exemplos disso:

Exemplo 1

  • Total de slots em um baú duplo – 54
  • Espaços preenchidos no baú – 27
  • O quanto esse baú está cheio – 50%
  • Sinal de saída – 8

Exemplo 2:

  • Total de slots em uma fornalha – 3
  • Espaços preenchidos no baú – 64 Carvões e 60 Pedregulhos
  • O quanto esse baú está cheio – Por volta de 65%
  • Sinal de saída – 10

E aí, esse guia sobre o uso do Comparador de Redstone no Minecraft foi útil para você? Comente aqui embaixo, pois nós adoraríamos saber!

Minecraft foi lançado originalmente pela Mojang em 2011 e conta com versões para iOS, Android, PC, PS Vita, PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Nintendo 3DS e Nintendo Switch.