Observe a cadeia alimentar abaixo e responda quantos níveis tróficos existem nessa cadeia alimentar

A cadeia alimentar representa uma sequência de seres vivos na qual um serve de alimento para o outro. Cada organismo ocupa um nível trófico dentro da cadeia alimentar, o que é determinado pelo tipo de alimento e pela forma como ele se alimenta.

No ecossistema, os organismos podem ser classificados como produtores, consumidores e decompositores, de acordo com a forma de obtenção do alimento. Alterações no meio ambiente, como a caça e o desmatamento, podem desencadear alterações na cadeia alimentar e, consequentemente, desequilíbrio ambiental.

Observe a cadeia alimentar abaixo e responda quantos níveis tróficos existem nessa cadeia alimentar
Uma cadeia alimentar é constituída por organismos produtores, consumidores e decompositores.

O que é cadeia alimentar?

A cadeia alimentar representa uma sequência de seres vivos na qual um organismo serve de alimento para o outro. Por meio dessa cadeia, ocorre a transferência de matéria e energia no ecossistema. As cadeias alimentares são constituídas por diversos organismos, que ocupam diferentes posições ou níveis tróficos, de acordo com a forma como se alimentam.

O fluxo de matéria orgânica e energia dentro da cadeia segue uma sequência:

PRODUTORES                    →                        CONSUMIDORES                   →                   DECOMPOSITORES

Níveis tróficos da cadeia alimentar

Nível trófico é a posição ocupada pelos organismos dentro da cadeia alimentar. Eles são determinados pelo tipo de alimento ingerido pelo organismo.

  • Produtores: são os organismos que conseguem produzir moléculas orgânicas a partir de processos como a fotossíntese e a quimiossíntese. Esses organismos são também conhecidos como autotróficos e ocupam o primeiro nível trófico da cadeia.

  • Consumidores: são os organismos que obtêm energia alimentando-se de outros organismos. Quando se alimentam de organismos produtores, ocupam o nível dos consumidores primários ou consumidores de primeira ordem; quando se alimentam de consumidores primários, ocupam o nível trófico dos consumidores secundários ou consumidores de segunda ordem, e assim sucessivamente.

  • Decompositores: são os organismos que decompõem os restos de seres vivos mortos e devolvem os minerais para o solo, atuando como se estivessem reciclando a matéria orgânica. Atuam em todos os níveis tróficos.

Acesse também: Relações ecológicas – interações entre seres vivos

Exemplo de cadeia alimentar

Veja a ilustração a seguir:

Observe a cadeia alimentar abaixo e responda quantos níveis tróficos existem nessa cadeia alimentar
Cada organismo ocupa um nível trófico na cadeia.

A partir da ilustração, podemos determinar os componentes de cada nível trófico da cadeia. A planta ocupa o primeiro nível trófico, o dos produtores (autotróficos). Na sequência, podemos observar um rato, que se alimenta da planta, ocupando o segundo nível trófico, o de consumidor primário (herbívoro).

A cobra, que se alimenta do rato, ocupa o terceiro nível trófico, o de consumidor secundário (carnívoro). A águia, que se alimenta da cobra, ocupa o quarto nível trófico, o de consumidor terciário (carnívoro). Os decompositores, geralmente, não são representados nas cadeias, pois atuam nos diversos níveis tróficos.

Acesse também: Teia alimentar – conjunto de cadeias alimentares de um ecossistema

Alterações das cadeias alimentares

Alterações dentro das cadeias alimentares podem desencadear o desequilíbrio de todo um ecossistema. Essas alterações, muitas vezes, são causadas pela ação do homem – um exemplo é a introdução de espécies em um ambiente fora da sua área de distribuição nativa.

No Brasil, podemos destacar a introdução de javalis. Esses animais não possuem predadores naturais no território brasileiro, o que levou a uma superpopulação da espécie. Eles competem por território e alimento com as espécies nativas que ocupam o mesmo nicho ecológico, como o caititu, levando vantagem sobre este. Os javalis alimentam-se de raízes e alguns invertebrados e têm causado diversos prejuízos às lavouras. Por essa razão, os órgãos ambientais autorizaram a sua caça.

Leia também: Diferenças entre habitat e nicho ecológico

Exercícios sobre cadeia alimentar

(Enem) Os personagens da figura estão representando situação hipotética de cadeia alimentar.

Suponha que, em cena anterior à apresentada, o homem tenha se alimentado de frutas e grãos que conseguiu coletar. Na hipótese de, nas próximas cenas, o tigre ser bem-sucedido e, posteriormente, servir de alimento aos abutres, tigre e abutres ocuparão, respectivamente, os níveis tróficos de:

a) produtor e consumidor primário.

b) consumidor primário e consumidor secundário.

c) consumidor secundário e consumidor terciário.

d) consumidor terciário e produtor.

e) consumidor secundário e consumidor primário.

Resolução

Alternativa C. Se o homem alimentou-se de frutas e grãos – alimentos de origem vegetal (produtores)–, ele ocupa o nível trófico de consumidor primário. Se o tigre for bem-sucedido e conseguir alimentar-se do homem, ocupará o nível trófico de consumidor secundário. Já o abutre, ao se alimentar do tigre, quando este estiver morto, ocupará o nível trófico de consumidor terciário.

Ao analisar uma cadeia ou uma teia alimentar, estamos observando as relações de alimentação existentes entre os seres vivos de um ecossistema, ou seja, a transferência de energia alimentar de um ser vivo para outro. Nas cadeias e teias alimentares, é possível perceber diferentes níveis tróficos.

O que são níveis tróficos?

Os níveis tróficos nada mais são do que grupos de organismos que possuem hábitos de alimentação semelhantes e que conseguiram seu alimento pelo mesmo número de passos em uma cadeia alimentar. Todas as plantas, por exemplo, ocupam o mesmo nível trófico, assim como todos os animais herbívoros.

Três principais níveis tróficos

Os níveis tróficos podem ser divididos em três:

  • Produtores: são capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, são seres autotróficos. Os organismos produtores são a base da cadeia alimentar, ocupando, portanto, o primeiro nível trófico. Nesse grupo, encontram-se organismos como as plantas e as algas.

  • Consumidores: são organismos heterotróficos, ou seja, organismos incapazes de produzir seu próprio alimento e que necessitam da ingestão de matéria orgânica para produzir a energia necessária para a realização de suas atividades. Os consumidores podem ser classificados em primários, secundários, terciários e assim por diante. Os organismos considerados consumidores primários são aqueles que se alimentam de produtores, os consumidores secundários são aqueles que se alimentam dos primários; e os terciários alimentam-se dos secundários e assim sucessivamente.

  • Decompositores: Organismos decompositores também são organismos heterotróficos, entretanto, diferentemente dos consumidores, eles realizam o processo de decomposição. Entre os principais decompositores, destacam-se as bactérias e fungos, que garantem que alguns importantes nutrientes presentes nos restos de seres vivos sejam devolvidos ao ambiente.

Observe a cadeia a seguir e tente identificar seus níveis tróficos:

Observe a cadeia alimentar abaixo e responda quantos níveis tróficos existem nessa cadeia alimentar

Observe a cadeia alimentar acima e identifique os diferentes níveis tróficos

Observa-se que, na cadeia acima ilustrada, temos os fitoplânctons como produtores, o krill como consumidor primário, o pinguim como consumidor secundário e a foca como consumidor terciário. A cadeia acima não mostra os decompositores, mas eles atuam em todos os níveis, decompondo a matéria orgânica.

Carolina Batista

Professora de Química

Teste seus conhecimentos sobre cadeias e teias alimentares com as 10 questões a seguir. Confira os comentários após o gabarito para tirar suas dúvidas sobre o tema.

Questão 1

Na representação da cadeia alimentar acima, a cobra é considerada um ser

a) Autotrófico b) Heterotrófico c) Herbívoro

d) Consumidor de 2ª ordem

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta sugerida: b) Heterotrófico.

Os seres heterotróficos são aqueles que não são capazes de produzir o próprio alimento e, por isso, necessitam de outros seres para sobreviver.

As cobras são animais carnívoros, pois se alimentam de outros animais. Como vemos na imagem, este animal é um consumidor de 3ª ordem, pois se alimenta de um sapo, que se alimenta de um grilo.

Observe a cadeia alimentar e responda: quantos níveis tróficos existem nela?

a) Um b) Dois c) Três d) Quatro

e) Cinco

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: e) Cinco.

Na cadeia alimentar apresentada existem cinco níveis tróficos, ou seja, ela está dividida em cinco posições, que são ocupadas pelos seres vivos de acordo com a fonte de alimento.

Os produtores, como a gramínea, são seres capazes de produzir o próprio alimento e ocupam o primeiro nível trófico. Já os consumidores se alimentam dos seres produtores ou de outros animais.

O gafanhoto está no 2º nível trófico, pois é um consumidor primário e se alimenta do ser produtor. A galinha está no 3º nível trófico, pois é um consumidor secundário e se alimenta do consumidor primário. A raposa está no 4º nível trófico, pois é um consumidor terciário e se alimenta do consumidor secundário.

O lince está no 5º nível trófico, pois é um consumidor quaternário e se alimenta do consumidor terciário.

Questão 3

Sobre a águia na teia alimentar acima é correto afirmar que

a) Ela é um ser heterotrófico facultativo. b) Ela se alimenta apenas de consumidores primários. c) Ela é um predador e se restringe a caçar animais onívoros.

d) Ela pode ocupar mais de um nível trófico em uma teia alimentar.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: d) Ela pode ocupar mais de um nível trófico em uma teia alimentar.

A águia é um ser heterotrófico considerado um dos maiores predadores. Sua alimentação é variada e os animais mais caçados por essa ave de rapina são peixes, roedores, cobras e pássaros.

Sendo assim, uma águia pode ocupar diferentes níveis tróficos, ou seja, posições em uma cadeia alimentar.

No exemplo apresentado, ao se alimentar de uma cobra ou um lagarto, a águia é um consumidor terciário, pois se alimentou de animais carnívoros e ocupa o 4º nível trófico.

Ao se alimentar de um animal herbívoro, no caso o coelho, a águia está no 3º nível trófico da cadeia alimentar como consumidor secundário.

Sobre as relações alimentares apresentadas na teia alimentar é correto afirmar que:

a) Os animais que se alimentam da gramínea estão no primeiro nível trófico. b) Somente a coruja é um consumidor secundário. c) Cobra e coruja são consumidores terciários.

d) A águia faz parte da teia alimentar apenas como um consumidor quaternário.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: c) Cobra e coruja são consumidores terciários.

Na teia alimentar da imagem podemos observar 7 cadeias alimentares:

Cadeia 1: gramínea → coelho → raposa Cadeia 2: gramínea → coelho → águia Cadeia 2: gramínea → rato → coruja Cadeia 3: gramínea → rato → águia Cadeia 4: gramínea → rato → raposa Cadeia 5: gramínea → gafanhoto → sapo → coruja Cadeia 6: gramínea → gafanhoto → sapo → cobra → águia

Cadeia 7: gramínea → gafanhoto → pássaro → cobra → águia

A gramínea faz parte do primeiro nível trófico, pois é um ser produtor e que serve de alimento para os animais do segundo nível trófico, os consumidores primários, que no exemplo são gafanhoto, rato e coelho.

Os consumidores secundários são: sapo, pássaro, coruja, raposa e águia. A cobra e a coruja aparecem como consumidores terciários.

Apenas a águia participa das cadeias alimentares do exemplo como consumidor quaternário, mas também aparece como consumidor secundário ao se alimentar de coelho e rato.

Questão 5

Sobre cadeias e teias alimentares é correto afirmar que

a) Nas relações alimentares, a cadeia alimentar apresenta o fluxo de matéria e a teia alimentar o fluxo de energia. b) Enquanto as cadeias apresentam seres em um mesmo nível trófico, as teias representam os diversos níveis existentes. c) Uma cadeia alimentar corresponde a uma representação unidirecional, enquanto a teia alimentar demonstra as interligações entre as cadeias.

d) Em uma teia alimentar cada ser vivo deve aparecer apenas em uma cadeia alimentar.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: c) Uma cadeia alimentar corresponde a uma representação unidirecional, enquanto a teia alimentar demonstra as interligações entre as cadeias.

A cadeia alimentar representa o fluxo de energia nas relações alimentares em apenas um sentido. A teia interliga as cadeias existentes se tornando uma representação mais complexa das relações alimentares e, por isso, apresenta os diversos caminhos que a energia pode seguir.

No ecossistema aquático, o fitoplâncton é um conjunto de algas microscópicas que apesar de possuírem uma estrutura simples são capazes de captar a luz solar e através da fotossíntese realizar a oxigenação da água. Esses microrganismos servem também de alimento para consumidores de primeira ordem, como tainha e camarão, pois são

a) Seres procariontes b) Seres eucariontes c) Seres autotróficos

d) Seres heterotróficos

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta correta: c) Seres autotróficos.

Os seres autotróficos são aqueles que são capazes de produzir o próprio alimento. Esses seres estão na base da cadeia alimentar aquática e servem de alimento para seres heterotróficos, que se alimentam de outros organismos para adquirir nutrientes e energia.

Questão 7

Por que seres decompositores são responsáveis pelo ciclo de matéria orgânica em uma cadeia alimentar?

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta:

Porque os seres decompositores, como fungos, bactérias e protozoários, atuam em todos os níveis tróficos da cadeia alimentar e degradam a matéria orgânica dos seres mortos para obter energia.

A degradação da matéria orgânica faz com que os nutrientes disponibilizados no ambiente sejam utilizados pelos seres produtores, que reiniciam o ciclo, proporcionando um equilíbrio ecológico.

Questão 8

(Vunesp) Considere as três cadeias alimentares a seguir.

I. vegetação → insetos → anfíbios v cobras → fungos. II. vegetação → coelho → gavião.

III. fitoplâncton → zooplâncton → peixes → tubarão.

A maior quantidade de energia disponível para os níveis tróficos mais elevados estará

a) apenas na cadeia I. b) apenas nas cadeias I e III. c) apenas na cadeia II. d) apenas nas cadeias I e II.

e) nas cadeias I, II e III.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: c) apenas na cadeia II.

A energia em uma cadeia alimentar flui de um nível inferior para um nível superior. Entretanto, há perda de energia na transferência entre os seres e, portanto, apenas uma parte de energia é repassada para o próximo nível trófico.

Quanto maior a cadeia menos energia estará disponível para o ser vivo do último nível trófico.

(Enem/2010) A figura representa uma cadeia alimentar em uma lagoa. As setas indicam o sentido do fluxo de energia entre os componentes dos níveis tróficos.

Sabendo-se que o mercúrio se acumula nos tecidos vivos, que componente dessa cadeia alimentar apresentará maior teor de mercúrio no organismo se nessa lagoa ocorrer um derramamento desse metal?

a) As aves, pois são os predadores do topo dessa cadeia e acumulam mercúrio incorporado pelos componentes dos demais elos. b) Os caramujos, pois se alimentam das raízes das plantas, que acumulam maior quantidade de metal. c) Os grandes peixes, pois acumulam o mercúrio presente nas plantas e nos peixes pequenos. d) Os pequenos peixes, pois acumulam maior quantidade de mercúrio, já que se alimentam das plantas contaminadas.

e) As plantas aquáticas, pois absorvem grande quantidade de mercúrio da água através de suas raízes e folhas.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: a) As aves, pois são os predadores do topo dessa cadeia e acumulam mercúrio incorporado pelos componentes dos demais elos.

A bioacumulação corresponde ao acúmulo de substâncias no organismo de um ser vivo. Quando um ambiente sofre contaminação, através da alimentação os seres vivos são expostos aos componentes prejudiciais e a tendência é que a concentração seja maior em seres de níveis tróficos superiores, ou seja, que estão no topo da cadeia alimentar.

Questão 10

(Enem/2020) Em um ecossistema é observada a seguinte teia alimentar:

O menor nível trófico ocupado pelas aves é aquele do qual elas participam como consumidores de

a) primeira ordem. b) segunda ordem. c) terceira ordem. d) quarta ordem.

e) quinta ordem.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: b) segunda ordem.

O menor nível trófico ocupado pelas aves é o de segunda ordem na cadeia: algas → moluscos → aves.

As algas são os produtores, os moluscos são os consumidores primários e a cadeia termina com as aves como consumidores terciários.

Observe a cadeia alimentar abaixo e responda quantos níveis tróficos existem nessa cadeia alimentar

Adquira mais conhecimento com os conteúdos: