Como é estudar na unila

Com o propósito de promover a integração regional e internacional, foram criadas em 2003 mais quatro universidades federais, sendo uma delas a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Seu projeto foi enviado ao Senado em 2007 e aprovado dois anos depois. Em janeiro de 2010, o projeto foi sancionado pelo presidente da república.

A sede da Unila foi construída na região da tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai), no município de Foz do Iguaçu, no Paraná. As aulas da universidade são bilíngues (português e espanhol) e os cursos transdisciplinares, ou seja, misturam várias disciplinas.

Estudam na Unila brasileiros de diversas regiões e estudantes de outros dezesseis países da América Latina: Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, El Salvador, Haiti, Costa Rica, Panamá, Cuba, República Dominicana e Guatemala. Já os professores são oriundos de 15 países, com representantes da América Latina, Europa e África.

Campus provisório: Avenida Silvio Américo Sasdelli, 1842 - Foz do Iguaçu/PR. Fone: (45) 3529-2800.

Cursos

É característica fundamental das graduações da UNILA a interdisciplinaridade, com a possibilidade de que o aluno transite por várias áreas do conhecimento, respeitando sua formação básica. Dessa forma, a Instituição não conta com departamentos de cursos de graduação. As carreiras estão agrupadas em centros interdisciplinares, o que faz com que os cursos “conversem” entre si. Veja abaixo os cursos oferecidos:

Bacharelados: Administração Pública e Políticas Públicas; Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana; Arquitetura e Urbanismo; Biotecnologia; Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina; Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade; Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento; Cinema e Audiovisual; Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar; Engenharia Civil de Infraestrutura; Engenharia de Energias Renováveis; Engenharia de Materiais; Engenharia Física; Engenharia Química; Geografia; História – América Latina; Letras – Artes e Mediação Cultural; Medicina; Música; Relações Internacionais e Integração; Saúde Coletiva; Serviço Social.

Licenciaturas: Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química; Filosofia; Geografia; História; Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras; Matemática; Química.

Vestibular e Enem

O critério de seleção dos estudantes brasileiros é o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos precisam fazer o Enem e depois se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No caso do curso de Música, a seleção não é feita pelo SiSU, mas por um processo seletivo próprio que utiliza as notas do Enem e de um teste de habilidade específica.

Já os estudantes estrangeiros (Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) são selecionados conforme o histórico escolar do ensino médio. São os próprios Ministérios da Educação de cada país que recrutam os alunos.

Cotas

A Unila reserva 52% das vagas de brasileiros para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, Enem, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e supletivos de instituições públicas. Nesse percentual, estão incluídas as vagas destinadas a alunos de baixa renda familiar e pretos, pardos e indígenas.

Site
www.unila.edu.br

A Unila se destaca por oferecer cursos em áreas de interesse mútuo dos países da América Latina, sobretudo dos membros do Mercosul, em campos considerados estratégicos para o desenvolvimento e a integração regionais.

Além disso, a instituição de ensino recebeu nota 4 (em escala máxima até 5) no Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC), em 2019.

  • Programas de mobilidade acadêmica, pesquisas em conjunto e atividades em parceria com instituições estrangeiras;

  • Nota 4 (numa escala máxima até 5) no Conceito Institucional (CI) do MEC;

  • Incentivo à pesquisa científica em diversas áreas do conhecimento e de interesse estratégico para a América Latina;

  • Transporte intercampi para facilitar o deslocamento dos estudantes entre as unidades da instituição.

O Ciclo Comum de Estudos é uma etapa formativa diferenciada em nível de graduação, que busca cumprir com a missão institucional da UNILA. Composto por componentes obrigatórios nos eixos de Língua (espanhol para brasileiros(as) e português para estudantes internacionais), Filosofia e Fundamentos de América Latina, o Ciclo está presente na matriz curricular dos 29 cursos de graduação da Universidade.

¿Qué es el Ciclo Común de Estudios?

El Ciclo Común de Estudios es una etapa de formación diferenciada a nivel de pregrado, que busca cumplir con la misión institucional de UNILA. Compuesto por componentes obligatorios en los ejes de Lengua (español para brasileños y portugués para estudiantes internacionales), Filosofía y Fundamentos de América Latina, el Ciclo está presente en la matriz curricular de los 29 cursos de pregrado de la Universidad.

Posso cursar somente o Ciclo Comum de Estudos na UNILA?

Como faz parte dos cursos de graduação regulares da Universidade, o acesso à matrícula nas disciplinas só pode ser feito mediante vínculo regular com a instituição em algum dos 29 cursos de graduação disponíveis. Anualmente, são ofertadas vagas para ingressantes por meio do Sisu (brasileiros/as) e da Seleção Internacional. Também existem editais específicos para transferência de IES, para portador de diploma, entre outros. Saiba mais sobre como estudar na UNILA pelo portal: https://portal.unila.edu.br/ingresso. Além das graduações, a UNILA oferece diversas atividades e formações vinculadas a Projetos de Extensão. Acompanhe o site para as chamadas e oferta de vagas: https://portal.unila.edu.br/proex.

¿Puedo asistir solo al Ciclo Común de Estudios en UNILA?

Al ser parte de los cursos regulares de pregrado de la Universidad, el acceso a la matrícula en las disciplinas solo se puede realizar a través del enlace regular con la institución en cualquiera de los 29 cursos de pregrado disponibles. Anualmente, se ofrecen cupos a los ingresantes a través de Sisu (brasileños/as) y de la Selección Internacional. También existen avisos específicos para el traslado de IES, para titular de un diploma, entre otros. Conoce más sobre estudiar en UNILA a través del portal: https://portal.unila.edu.br/ingresso. Además de las graduaciones, UNILA ofrece varias actividades y capacitaciones relacionadas con Proyectos de Extensión. Siga el sitio para conocer las llamadas y las ofertas de cupos: https://portal.unila.edu.br/proex.

Já sou fluente nos dois idiomas (Espanhol e Português). Posso solicitar dispensa dos componentes de línguas?

O processo de dispensa dos componentes de línguas ocorre por meio de editais específicos publicados pela PROGRAD, não sendo aceitos certificados externos. Assim, a dispensa de componentes curriculares de línguas acontece por meio de processo de dispensa por extraordinário saber, previsto em calendário acadêmico. Ao participar do edital, o/a discente realizará exames que serão avaliados por uma comissão própria, que avaliará e publicará os resultados.

Ya hablo ambos idiomas (español y portugués). ¿Puedo solicitar una exención de los componentes del idioma?

El proceso de exención de asignaturas de lenguas se produce a través de convocatorias específicas publicadas por PROGRAD, no se aceptan certificados externos. Así, la exención de asignaturas de lenguas se produce mediante un “Processo de Dispensa por Extraordinário Saber”, previsto en el calendario académico. Al participar en la convocatoria pública, el alumno realizará exámenes que serán evaluados por una comisión específica, que evaluará y publicará los resultados.

Certificado em cursos de idiomas podem equivaler aos componentes de línguas?

Como os componentes de línguas são parte da formação obrigatória em nível de graduação acadêmica, a aprovação no processo de dispensa por extraordinário saber é a única forma de dispensa de componentes de línguas prevista em nossa instituição, não sendo aceitos certificados externos.

¿El certificado en cursos de idiomas puede ser equivalente a los componentes del idioma?

Dado que las asignaturas de lenguas forman parte de la formación obligatoria a nivel de pregrado académico, la aprobación en el “Processo de Dispensa por Extraordinário Saber” es la única forma de exención de las asignaturas de lenguas prevista en nuestra institución, y no se aceptan certificados externos.

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) é uma universidade pública e gratuita, localizada em Foz do Iguaçu (PR).

Somente na Graduação, a UNILA oferta 29 cursos, em diversas áreas do conhecimento. 

A seleção ocorre uma vez por ano, portanto, para ser um(a) estudante da UNILA, você deve se atentar às diferentes formas de ingresso e seus respectivos calendários: