A derrubada de matas interfere nas cadeias alimentares por que

Você já se perguntou por que é tão importante manter o equilíbrio ambiental? Como esse equilíbrio pode ser afetado?

O equilíbrio do meio ambiente depende da forma como os seres vivos se relacionam e também como se relacionam com o ambiente.

Os seres vivos necessitam constantemente de energia, que é fundamental na produção de substâncias necessárias à manutenção da vida e à reprodução. Essa energia é obtida, principalmente, dos alimentos, e é passada adiante por meio das cadeias alimentares.

Sendo assim, cada ser vivo é essencial para uma cadeia alimentar, e a eliminação de um desses organismos pode levar ao desequilíbrio ambiental, afetando toda a cadeia.

Está pronto para falar mais sobre o assunto?

Atividade 1

Você sabe o que é uma cadeia alimentar? Assista o seguinte vídeo “Cadeia Alimentar” e reflita mais sobre o tema. Convide sua família para assistir com você.

Quais são os níveis de uma cadeia alimentar?

Como diferenciamos seres produtores, consumidores e decompositores?

O que são consumidores primários e secundários?

Você consegue perceber sua participação em alguma cadeia alimentar?

“CADEIA ALIMENTAR” – Canal: Editora Sei –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=rmXh9Gt3Jpc&t=6s

Atividade 2

Sabemos que um fator importante na manutenção do equilíbrio ambiental é a preservação das cadeias alimentares. Desse modo, a extinção de um animal pode provocar danos graves ao meio ambiente, uma vez que para seguir normalmente o ciclo, a natureza forma seu curso para que todos os seres vivos nasçam, cresçam, se reproduzam e morram.

Nesse contexto, assista o seguinte vídeo “Educação Ambiental – Ecossistema e desequilíbrio ecológico” e discuta com seus familiares as possíveis consequências de alterações nas cadeias alimentares para o meio ambiente e para o ser humano.

“Educação Ambiental – Ecossistema e desequilíbrio ecológico.” – Canal: Universidade Corporativa do Transporte –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=BHfvd3OPTeI

Atividade 3

Você viu que as cadeias alimentares são sequências de organismos que servem de alimento uns para os outros. Nelas podemos encontrar os seres produtores (capazes de produzir seu próprio alimento), como as plantas; seres consumidores (necessitam se alimentar de outros organismos), como os diferentes tipos de animais; e decompositores (decompõem a matéria orgânica morta e devolvem nutrientes para o meio ambiente), como os fungos e as bactérias. Percebeu também que elas são fundamentais para a manutenção do equilíbrio do meio ambiente. Sendo assim, construa uma cadeia alimentar no seu caderno e, para isso, utilize plantas e animais que existem na região que você mora. Escreva também um pequeno texto mostrando o que aconteceria com a sua cadeia alimentar se algum dos seres vivos fosse eliminado da região.

Para auxiliar na atividade, observe a imagem presente no seguinte link:

https://images.educamaisbrasil.com.br/content/banco_de_imagens/guia-de-estudo/D/cadeia-alimentar.jpg

A derrubada de matas interfere nas cadeias alimentares por que

Saiba Mais | Referências:

Conheça mais sobre as cadeias alimentares e sua importância para o equilíbrio do ambiente. Acesse o site Organics News Brasil e leia o texto “Equilíbrio: Cadeia Alimentar. O que é?”

Link do site:

https://organicsnewsbrasil.com.br/meio-ambiente/equilibrio-cadeia-alimentar-o-que-e/

Componente(s) Curricular(res)Ciências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJACI0612) Analisar e identificar as causas de extinção de espécies da fauna e da flora e suas consequências para o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida. (EAJACI0404) Descrever as cadeias alimentares, relacionar os seres vivos quanto à nutrição e transferência de energia.
Professor:Deize Evangelista Araujo Isabel …
Instituição Educacional:Escola Municipal Engenheiro Robinho Martins de Azevedo.
CRE:Jarbas Jaime

EAJA – Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries

O desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais da atualidade, pois além de devastar as florestas e os recursos naturais, compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas, afetando gravemente também a economia e a sociedade. Dessa forma, toda vez que uma área florestal é removida, temos aí uma prática de desmatamento, que também pode ser chamado de “desflorestamento”.

Causas do desmatamento

O desmatamento, embora seja uma ação antrópica (humana), não é feito por acaso. Existem alguns motivos que provocam ou intensificam a ocorrência desse problema, entre os quais, podemos mencionar:

a) Expansão agropecuária: o avanço das áreas agricultáveis e da fronteira agrícola provoca o avanço das atividades humanas sobre o meio natural, fazendo com que áreas inteiras de matas sejam substituídas por pastagens, campos agrícolas ou áreas rurais à espera de valorização financeira.

b) Atividade mineradora: a prática da mineração também é um dos grandes fatores responsáveis pela devastação das florestas, pois áreas inteiras são devastadas para a instalação de equipamentos e atividades de exploração de reservas dos mais diversos minérios, tais como o ouro, a prata, a bauxita (alumínio), o ferro, o zinco e muitos outros.

c) Maior demanda por recursos naturais: há, no mundo, um aumento exagerado do consumismo, com uma maior procura por matérias-primas e, consequentemente, por recursos naturais. Assim, os bens oferecidos pela natureza são explorados cada vez mais intensamente, com destaque para a madeira, o óleo de palma e demais elementos, que, quando retirados, provocam a destruição das florestas.

d) Crescimento da urbanização: com o incremento da urbanização tanto no Brasil como no mundo, as áreas verdes localizadas tanto nas áreas ao redor das cidades quanto dentro dos limites urbanos são removidas para a construção de moradias, empreendimentos, prédios, indústrias e muitos outras formas de intervenção do homem sobre o seu espaço.

e) aumento das queimadas: acidentais ou intencionais, as queimadas criminosas sobre áreas naturais vêm se alastrando, com frequentes notícias a respeito surgindo nos jornais e revistas. Em tempos de estiagem, a vegetação fica mais seca e o fogo alastra-se com maior facilidade, de forma que qualquer faísca, dependendo da localidade, pode provocar uma verdadeira catástrofe.

A derrubada de matas interfere nas cadeias alimentares por que

Área florestal destruída pela ação das queimadas

Consequências do desmatamento

São várias as consequências e impactos gerados pelo desmatamento, haja vista que a intervenção do homem sobre o meio natural fatalmente acarreta desequilíbrios. Dentre tais problemas, podemos citar:

a) Perda da biodiversidade: com a destruição das florestas, o habitat natural de muitas espécies torna-se escasso ou inexistente, contribuindo para a morte de muitos animais e até mesmo a extinção dos tipos endêmicos, aqueles que só se encontram em localidades restritas. Tal configuração traz problemas para a cadeia alimentar e pode impactar até atividades econômicas, tais como a caça e a pesca.

b) Erosão dos solos: sem as árvores, o solo de muitas localidades fica desprotegido, sendo facilmente impactado pela ação dos agentes erosivos, tais como a água das chuvas e dos rios, além de outros elementos. Com a consequente erosão, ocorre a perda de muitas áreas.

c) Extinção de rios: a remoção das florestas provoca a destruição, em alguns casos, de nascentes que alimentam os rios. Além disso, as áreas de encosta, nas margens dos cursos d'água, sofrem com o aumento da erosão, o que faz com que mais terra e rochas sejam “jogadas” no leito dos rios, o que provoca o seu enfraquecimento.

d) Efeitos climáticos: o clima e as temperaturas dependem das condições naturais. Muitas florestas contribuem fornecendo umidade para o ambiente, de forma que a retirada dessas implica a alteração do equilíbrio climático de muitas regiões, isso sem falar na intensificação do efeito estufa.

e) Desertificação: além das erosões, os solos podem sofrer com a ausência da vegetação. Em áreas áridas e semiáridas, pode ocorrer a desertificação, com a perda de nutrientes do solo, além do processo de arenização, que ocorre em regiões de clima úmido e de solos arenosos.

f) Perda de recursos naturais: os recursos naturais, mesmo aqueles renováveis, podem entrar em escassez com o desmatamento. É o caso da água, madeira, além de inúmeras matérias-primas medicinais retiradas a partir do extrativismo vegetal.


Por Me. Rodolfo Alves Pena