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no título da exposição, é uma afronta ao “bom português”. (b) embora a norma padrão prescreva que os advérbios sejam invariáveis, a flexão de gênero na palavra “menas” é frequente em registros linguísticos populares. (c) com a intenção de desmistificar a noção simplista do “certo” e do “errado” no idioma, o título da exposição revela que o português está sujeito a variações linguísticas. (d) a gafe linguística, presente no título da exposição, reforça a ideia de que as formas populares e seus erros obedecem a uma lógica do falante. (e) como a palavra “menas” não existe, os curadores da exposição criaram um título contraditório que faz apologia ao “vale-tudo” na língua. Vestibular Insper 2010_2 Análise Verbal – Prova A 10 21. Analise estes períodos: I Os documentos que seguem anexo devem esclarecer as dúvidas dos contribuintes. II Saiu publicado no jornal uma relação de bens confiscados. III A funcionária da Receita Federal ficou meia desconfiada de que houvesse fraude. Utiliza(m) a mesma lógica de concordância nominal empregada no título da exposição do Museu da Língua Portuguesa o(s) período(s) (a) I, II e III. (b) Apenas I. (c) Apenas II. (d) Apenas III. (e) Apenas I e II. Utilize a tirinha a seguir para responder ao teste 22. (O Estado de São Paulo, 04/04/2010.) 22. Da leitura da tira, pode-se depreender que a fala da personagem revela (a) sua astúcia em relacionar investimentos na Bolsa de Valores e crise financeira mundial. (b) seu desconhecimento sobre estratégias de marketing de livrarias. (c) uma ideia preconceituosa sobre os profissionais que trabalham no mercado financeiro. (d) uma concepção de que economistas sejam incapazes de utilizar explicações compreensíveis. (e) um profundo pessimismo em relação aos rumos da economia mundial. Utilize o texto abaixo para responder aos testes 23 a 25. O blá-blá-blá das empresas O que você entende da frase "tal colaborador foi desligado"? Antes de pensar que um consultor de sua empresa se mostra desatento ou que um colega que tem contrato temporário foi dispensado de um projeto, experimente trocar a palavra “colaborador” por “funcionário” e “desligado” por “demitido”. Captou a mensagem? Cada vez mais, palavras usadas no discurso das companhias – seja no trato com o funcionário, cliente ou fornecedor – vêm sendo substituídas por outras, capazes de amenizar o que realmente significam. Apontada por especialistas em recursos humanos (RH) como uma ferramenta aplicada para manter um bom clima organizacional, esse vocabulário também é entendido como um reflexo da falta de transparência, gerando imprecisão. Resumo da ópera: se você faz, bem, mil coisas diferentes ao mesmo tempo no trabalho, não adianta reclamar que está "sobrecarregado". A empresa provavelmente gosta e considera você um funcionário "multifuncional". (O Globo, 29/07/2009.) 23. Depreende-se do texto que a linguagem corporativa (a) vale-se de expressões eufemísticas com o objetivo de atenuar situações da rotina profissional. (b) faz uso de clichês para assegurar a manutenção das relações hierárquicas dentro das empresas. (c) emprega a chamada linguagem “politicamente correta” como forma de manipulação dos funcionários. (d) inclui bordões a fim de valorizar os funcionários e colaboradores multifuncionais. (e) passou a ser adotada nas grandes companhias com o propósito de otimizar a gestão das empresas. Vestibular Insper 2010_2 Análise Verbal – Prova A 11 24. No texto, predomina a seguinte função de linguagem (a) apelativa, em que se exploram os jogos de palavras de duplo sentido, comuns na empresas. (b) metalinguística, que consiste em usar o código como objeto de análise do texto. (c) fática, empregada para expressar ideias de forma claramente evasiva. (d) referencial, uma vez que busca efeitos de objetividade por meio da conotação. (e) emotiva, marcada pela subjetividade, dando vazão aos sentimentos expressos nas empresas. 25. O pronome de tratamento “você”, tal como foi usado no texto (a) é uma marca da linguagem coloquial e refere-se genericamente a qualquer pessoa, não apenas àquela que esteja lendo o texto. (b) é uma forma desrespeitosa de se dirigir ao leitor, já que cria uma falsa relação de intimidade. (c) refere-se exclusivamente aos funcionários que trabalham em companhias que tenham aderido ao fato mencionado no texto. (d) pode ser substituído, sem que haja qualquer alteração no efeito de sentido do texto, por “tu”. (e) revela que o texto tem como público-alvo os adolescentes que ainda irão ingressar no mercado de trabalho. Utilize o texto a seguir para responder ao teste 26. Marília de Dirceu Enquanto pasta, alegre, o manso gado, minha bela Marília, nos sentemos À sombra deste cedro levantado. Um pouco meditemos Na regular beleza, Que em tudo quanto vive nos descobre A sábia Natureza. Atende como aquela vaca preta O novilhinho seu dos mais separa, E o lambe, enquanto chupa a lisa teta. Atende mais, ó cara, Como a ruiva cadela Suporta que lhe morda o filho o corpo, E salte em cima dela. Repara, como cheia de ternura Entre as asas ao filho essa ave aquenta, Como aquela esgravata a terra dura, E os seus assim sustenta; Como se encoleriza, E salta sem receio a todo o vulto, Que junto deles pisa. Que gosto não terá a esposa amante, Quando der ao filhinho o peito brando, E refletir então no seu semblante! Quando, Marília, quando Disser consigo: "É esta "De teu querido pai a mesma barba, "A mesma boca, e testa." Que gosto não terá a mãe, que toca, Quando o tem nos seus braços, c'o dedinho Nas faces graciosas, e na boca Do inocente filhinho! Quando, Marília bela, O tenro infante já com risos mudos Começa a conhecê-la! Que prazer não terão os pais ao verem Com as mães um dos filhos abraçados; Jogar outros luta, outros correrem Nos cordeiros montados! Que estado de ventura! Que até naquilo, que de peso serve, Inspira Amor, doçura. (GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu. In: Proença Filho, Domício. Org. A poesia dos inconfidentes. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1996, p. 605.) 26. É correto afirmar sobre esses versos (a) O cenário bucólico e pastoril, típico dos poemas árcades, contrasta com a seleção de palavras de baixo calão como “vaca”, “teta” e “cadela”. (b) Inspirado nos clássicos greco-latinos e renascentistas, o poeta recorre a uma linguagem rebuscada e extravagante para valorizar a técnica barroca. (c) Embora tenha a estrutura de um diálogo, os versos devem ser interpretados como um monólogo no qual o poeta reflete sobre a sabedoria da natureza, tomada como modelo de equilíbrio. (d) O eu-lírico expressa seu ufanismo, pois idealiza a pátria e sua amada, Marília, de forma a antecipar os ideais do Romantismo. (e) O poeta envolve sua amada numa atmosfera onírica para enfatizar a transfiguração do amor. Vestibular Insper 2010_2 Redação – Prova A 12 INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO: a. A redação deve ser uma dissertação em prosa, com no máximo 30 linhas. b. Não é necessário escrever um título para a redação, o título é dado juntamente com a proposta-tema. c. Fuga do tema implica nota zero. d. Redações com menos de 10 linhas serão desconsideradas. e. A redação pode ser feita a lápis. f. Anotações na folha identificada como “Rascunho da Redação” não serão consideradas. g. Somente será considerado o que estiver escrito na folha pautada e com linhas numeradas para a redação. h. Escreva sua redação com letra legível. i. Não é permitido destacar qualquer folha deste caderno, nem mesmo a folha de rascunho da redação. ATENÇÃO: Você deve finalizar o seu texto e passá-lo para a folha de redação

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os países da Europa consomem menos do que o Brasil. (e) por meio da genialidade de Homero, a Grécia venceu os problemas como este na Antiguidade. Vestibular Insper 2010_2 Análise Verbal – Prova A 6 12. Se em “...como traço cultural, os europeus não trocam sua TV 29 polegadas por uma LCD, se a antiga não estiver quebrada.”, o termo grifado “se” fosse substituído por uma conjunção de valor causal, ter-se-ia (a) ...como traço cultural, os europeus só trocam sua TV 29 polegadas por uma LCD, caso a antiga esteja quebrada.” (b) “...como traço cultural, os europeus só trocam sua TV 29 polegadas por uma LCD, quando a antiga estiver quebrada.” (c) “...como traço cultural, os europeus só trocam sua TV 29 polegadas por uma LCD, porque a antiga está quebrada.” (d) “...como traço cultural, os europeus não trocam sua TV 29 polegadas por uma LCD, apesar de a antiga estar quebrada.” (e) “...como traço cultural, os europeus não trocam sua TV 29 polegadas por uma LCD, sem que a antiga esteja quebrada.” 13. No período “... nos inúmeros protestos que fizeram pelas ruas de Atenas...”, a oração grifada tem a mesma função sintática que a destacada em (a) “...o ministro de Finanças, George Papaconstantinou, confirmou, ontem, que o país vai adotar medidas para cortar 30 bilhões em déficit do orçamento até 2013.” (b) “...vai rolando esses débitos para a próxima vez que receber o mesmo salário.” (c) “... a bola de neve está tão grande que não é mais possível vencê-la sem uma mudança.” (d) “Para vencer a crise, será preciso gastar menos nas despesas do Estado...” (e) “Para sair da crise, os gregos precisam acelerar o ritmo de seu crescimento...” 14. Nos períodos abaixo, está presente o acento grave, indicador de crase. Somente em um deles, porém, o acento foi empregado corretamente. Identifique-o. (a) Santos perde por 3 à 2, mas garante o 18.º título paulista. (b) Vendedor que avisou policial à cavalo sobre veículo suspeito não se considera herói. (c) Cientistas japoneses ensinam robô à lavar louça e à fazer outras tarefas domésticas. (d) Detento solicita à justiça autorização para fazer curso à distância em universidade. (e) PM é baleado no pé ao reagir à assalto no subúrbio carioca. Vestibular Insper 2010_2 Análise Verbal – Prova A 7 Utilize os textos a seguir para responder ao teste 15. TEXTO I TEXTO II (Folha de São Paulo, Equilíbrio, 08/04/2010) (Ilari, Rodolfo. Introdução ao estudo do léxico – brincando com as palavras, São Paulo, Contexto, 2002, p. 153.) 15. Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações que seguem. ( ) Se compreendida como uma locução adjetiva, a expressão “sem remédio” (presente no Texto I) poderia ser substituída, sem alteração de sentido, pelo adjetivo “inevitável”. ( ) No Texto II, a preposição “contra” estabelece a ligação entre as atividades normais de uma farmácia e a possibilidade anunciada de usá-la para fazer pagamentos. ( ) Em sentido literal, a expressão “sem remédio” (Texto I) tem caráter adverbial, já que modifica o substantivo, indicando circunstância de modo. ( ) Em ambos os textos, ocorre uma ambiguidade decorrente do caráter polissêmico do substantivo “remédio”. A sequência correta é (a) V, F, F, V. (b) F, V, V, F. (c) V, V, F, F. (d) F, V, V, V. (e) V, V, F, V. Vestibular Insper 2010_2 Análise Verbal – Prova A 8 Utilize a tirinha a seguir para responder ao teste 16. (Folha de São Paulo, 23/01/2010.) 16. Analise estas afirmações: I O humor da tira decorre do emprego da segunda pessoa – na linguagem contemporânea, usada em contextos restritos – sugerindo um traço de sacralidade para as falas cerimoniosas das traças em situações que são banais. II O modo como falam as personagens traças na tira é um indicador de que elas podem ser qualificadas como sábias e cultas, já que empregam verbos e pronomes de acordo com a formalidade exigida pela gramática normativa. III A opção pelo uso da segunda pessoa do plural tem o objetivo de representar um registro típico da linguagem regional. Está(ão) correta(s) (a) Apenas I. (b) Apenas I e II. (c) Apenas I e III. (d) Apenas II. (e) I, II e III. Utilize o excerto a seguir para responder aos testes 17 e 18. Assistir às "gostosas" do "Big Brother Brasil" foi uma das justificativas de um juiz do Rio para dar ganho de causa a um homem que ficou meses sem poder ver televisão. O juiz Cláudio Ferreira Rodrigues, 39, titular da Vara Cível de Campos dos Goytacazes (278 km do Rio), justificou sua sentença dizendo que procura "ser sempre o mais informal possível". Ao determinar o pagamento de indenização de R$ 6.000 por defeito em um aparelho de TV, o juiz afirmou na sentença: "Na vida moderna, não há como negar que um aparelho televisor, presente na quase totalidade dos lares, é considerado bem essencial. Sem ele, como o autor poderia assistir às gostosas do ´Big Brother'?". (Folha de São Paulo, 03/02/ 2009.) 17. A respeito do pronome presente em “justificou sua sentença”, é correto afirmar que (a) instaura o pressuposto de que a escolha lexical do juiz é incompatível com a linguagem jurídica. (b) é um anafórico que estabelece a coesão textual ao retomar a palavra “juiz”. (c) cria uma ambiguidade, já que pode se referir tanto ao juiz quanto ao homem que ganhou a causa. (d) é uma marca de oralidade que só pode empregada na linguagem coloquial. (e) pode ser substituído, sem alteração de sentido, pelo possessivo “tua”. 18. Em “... foi uma das justificativas de um juiz do Rio...”, o termo destacado equivale sintaticamente ao termo (a) “...dar ganho de causa...” (b) “... determinar o pagamento de indenização...” (c) “... defeito em um aparelho de TV...” (d) “... negar que um aparelho televisor...” (e) “... assistir às gostosas” Vestibular Insper 2010_2 Análise Verbal – Prova A 9 Utilize o texto a seguir para responder ao teste 19. (Guia da Folha, Especial Livros, 30/04/2010.) 19. Assinale a alternativa que melhor explica o processo de formação do neologismo “surrealice” e seus efeitos de sentido. (a) O termo contém um efeito de ironia baseado no processo de derivação parassintética que sugere, nesse contexto, a ideia de algo que vai além da realidade. (b) O termo “surrealice” foi empregado em sentido conotativo, já que “surreal”, nesse contexto, remete à ideia de algo fantasioso e ilógico. (c) O recurso expressivo do termo resulta de uma dupla possibilidade do processo de formação desse neologismo: composição ou derivação. (d) No contexto em que foi empregado, esse neologismo cria uma referência depreciativa à obra de Lewis Carrol, já que o sufixo “-ice”, associado ao radical, sugere vulgarização. (e) Trata-se de um caso de derivação imprópria, já que o adjetivo “surrealice” foi empregado, nesse contexto, como substantivo abstrato. Utilize o texto abaixo para responder aos testes 20 e 21. “Menas: o certo do errado, o errado do certo” no Museu da Língua Portuguesa O Museu da Língua Portuguesa inaugurou no dia 16 de março “Menas: o certo do errado, o errado do certo”. O próprio título da exposição é uma provocação (...). A mostra deve ocupar 450 m2 do Museu da Língua Portuguesa e conta com sete instalações, parte delas interativa, e fica em cartaz até junho, sem data fixa para terminar. http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/02/em-marco-%E2%80%9Cmenas%E2%80%9D-no-museu-da-lingua-portuguesa/ 20. Nas alternativas abaixo, encontram-se afirmações que buscam explicar o título da exposição. NÃO É CORRETO afirmar que (a) para os gramáticos “puristas”, o erro de concordância nominal, presente