37 semanas são quantos meses de gravidez

37 semanas são quantos meses de gravidez

Fui no hospital hoje e meu obstetra disse que 37 semanas são 8 meses, mas me RECUSO aceitar, pois todas as tabelas 37 semanas são 9 meses!!   

Tem certeza de que quer apagar?

Na 37ª semana da gravidez, é um bom momento para começar a repassar o que você aprendeu sobre o trabalho de parto, a respiração e o parto em si. O bebê está quase pronto para nascer e o trabalho de parto pode começar em qualquer momento.

O pré-parto é parecido, mas não é o mesmo que um falso alarme. As contrações que não cedem e ocorrem de forma mais regulares, a perda do tampão mucoso (seja branco, transparente ou manchado de sangue) e a ruptura da bolsa, são elementos que indicam que você deve telefonar para o seu médico, porque é provável que tenha começado o trabalho de parto. Este momento é de diagnóstico do médico, mediante ao controle e o toque vaginal.

O seu corpo na 37ª semana de gravidez:

  • O seu útero cresceu e neste momento mede entre 30 e 35 cm de altura desde a sua sínfise púbica.
  • Os hormônios da gravidez e a pressão sobre a bexiga faz com que ocorram episódios de incontinência urina, ao tossir ou rir, o que é normal.
  • Você tem a sensação de saciedade ao comer 3 ou 4 colheres e é frequente, a esta altura da gravidez, que tenha muita azia. Você já sabe sobre as contrações porque as sente durante todo o dia.

O seu bebê na 37ª semana de gravidez:

  • O seu bebê mede uns 49 cm e pesa perto de 3 quilos.
  • Com este peso já é considerado de tempo completo e, apesar de faltar alguns dias, é provável que se nascer neste momento não tenha nenhuma complicação. Isto é, com certeza, muito tranquilizador.
  • Como preparação para a respiração ao sair, realiza inalações de líquido amniótico.

Tentamos ser o mais preciso possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gravidez são, ocasionalmente, diferentes em cada mulher, recomendamos que você leia a semana da sua gravidez, assim como a semana antes e a semana depois. No caso de alguma dúvida adicional, consulte o seu médico.

Muita gente se confunde quando ouve, no primeiro ultrassom, a idade gestacional em semanas. Há, também, quem faça as contas e pense que não é possível estar grávida de cinco ou oito semanas, pois a concepção aconteceu há menos tempo. Dúvidas sobre essa questão são comuns, por isso, vamos esclarecer quanto tempo dura a gravidez e como a idade gestacional é contada.

A duração média da gravidez é de 280 dias, contados a partir do primeiro dia da data da última menstruação (DUM), e não a partir da concepção. Com essa data, fazemos o cálculo da data provável do parto (DPP), que é o dia em que a gravidez completa 40 semanas.

Nem sempre essa conta dá certo, pois ela leva em consideração ciclos menstruais regulares de 28 dias, e nem toda mulher tem ciclos assim. Nesses casos, a contagem da idade gestacional é feita baseada no ultrassom realizado no primeiro trimestre. O cálculo é feito dessa forma pois os três primeiros meses de gravidez constituem o período mais confiável para obtermos a informação de idade gestacional.

Uma maneira prática de fazer o cálculo da DPP é usar a Regra de Naegele, onde somamos 7 no dia da DUM e subtraímos 3 do mês da DUM. Por exemplo, se a DUM é 20 de fevereiro, A DPP será 27 (dia 20 mais 7 dias) de novembro (3 meses antes de fevereiro). Se a DUM é 28 de maio, a DPP será 04 de março.

Apesar desse nome, apenas 5% dos bebês entram em trabalho de parto espontaneamente na Data Provável de Parto, mesmo ela tendo sido calculada corretamente. Isso ocorre porque existe uma variação biológica natural no ritmo de maturação do bebê e no momento do parto, que se inicia espontaneamente.

O tempo de uma gravidez normal varia de 37 a 42 semanas, porém, esse período de cinco semanas atualmente é subdividido em três: termo precoce, termo pleno e termo tardio, levando em conta a taxa de complicações com o recém-nascido (principalmente respiratórias) que ocorrem em cada semana desse intervalo de tempo.

Então, de acordo com a idade gestacional quando o parto acontece, a gestação é classificada em:

  • Pré-termo: abaixo de 37 semanas
  • Pré-termo precoce: menos de 33 semanas e 6 dias
  • Pré-termo tardio: de 34 semanas a 36 semanas e 6 dias
  • Termo precoce: de 37 semanas até 38 semanas e 6 dias
  • Termo Pleno: de 39 semanas até 40 semanas e seis dias
  • Termo Tardio: de 41 semanas até 41 semanas e seis dias
  • Pós-termo: acima de 42 semanas

Veja abaixo as estatísticas de idade gestacional das pacientes acompanhadas pela Dra. Andrea Campos no período de 2004 a 2018. Ao todo, foram acompanhadas 1405 mulheres.

  • 6% tiveram partos com menos de 37 semanas, o período chamado “Pré-Termo” da gravidez:
  • 1% abaixo de 34 semanas;
  • 5% entre 34 semanas e 36 semanas e 6 dias;
  • 21% com mais de 37 e menos de 39 semanas, o “Termo Precoce”:
  • 6% entre 37 semanas e 37 semanas e 6 dias;
  • 15% entre 38 semanas e 38 semanas e 6 dias;
  • 60% com mais de 39 e menos de 41 semanas, o “Termo Pleno”:
  • 27% entre 39 semanas e 39 semanas e 6 dias;
  • 32% entre 40 semanas e 40 semanas e 6 dias;
  • 13% entre 41 semanas e 41 semanas e 6 dias, o “Termo Tardio”:
  • 1% acima de 42 semanas (tal percentual está diminuído devido às induções realizadas na 41a semana).

37 semanas são quantos meses de gravidez

Com quantos meses o bebê já está completamente formado?

Toda a formação do bebê acontece nas 12 primeiras semanas de gestação. O primeiro trimestre é um período muito importante. Depois os órgãos crescem e amadurecem.

Se considerarmos que o bebê está completamente formado e com o pulmão maduro (último órgão a amadurecer), conforme a literatura, são necessárias 37 semanas.

É importante ressaltar que algumas patologias, como a diabetes gestacional, apesar de favorecerem o nascimento de bebês grandes, retardam o amadurecimento pulmonar. Por isso, alguns bebês de mães diabéticas apresentam desconforto respiratório mesmo após as 37 semanas.

A duração regular da gravidez varia de 37 a 42 semanas. Aos oito meses, o bebê já pode nascer sem riscos?

Existem bebês que entram em trabalho de parto prematuramente e escolhem nascer antes das 37 semanas. Nós, médicos, evitamos que nasçam antes desse período.

Algumas patologias podem provocar risco maior do que o benefício de esperar as 37 semanas. Nesses casos, ocorrem nascimentos prematuros.

Portanto, o bebê pode nascer antes de 37 semanas. No entanto, ele é considerado termo após a 37.ª semana.

Alguns bebês que nascem após a 37.ª e antes da 39.ª semana, apesar de serem considerados a termo, têm maior probabilidade de apresentar desconforto respiratório. Caso seja escolha da mãe induzir um parto normal ou passar por uma cesárea eletiva, devemos realiza-los após 39 semanas.

O recém-nascido a termo é aquele cuja idade gestacional é de 37 a 42 semanas.

O recém-nascido pré-termo nasce com menos de 37 semanas.

O recém-nascido pós-termo é um bebê que nasce após 42 semanas.

Quando uma gestação a termo está chegando ao fim, pode ocorrer uma redução do funcionamento da placenta. Por isso, após 40 semanas a gestação merece maior vigilância e atenção!

Quais as principais mudanças no desenvolvimento dos bebês a cada semana?

1ª semana

O método de contagem da idade gestacional começa antes de ter acontecido a concepção (fecundação). Dessa forma, a semana 1 começa com o primeiro dia da sua última menstruação.

2ª semana

Neste momento está acontecendo o preparo do berço do bebê, ou seja, o útero está sofrendo profundas modificações para receber o futuro embrião em desenvolvimento. É no fim da segunda semana e início da terceira semana que acontecem a ovulação e a fecundação. Os espermatozoides encontram-se com o óvulo na trompa e a vida começa. É um processo que leva cerca de 24 horas.

3ª semana

O folículo que liberou o óvulo no ovário se transforma em um cisto hemorrágico, produtor de progesterona e que chamamos de corpo lúteo. Ele é o responsável por manter as condições favoráveis, intra útero para a implantação do bebê.

4ª semana

No final desta semana, as células do embrião se multiplicam e dão origem ao blastocisto, que caminha da trompa em direção ao útero.

5ª semana

No início desta fase, o embrião tem a forma de um “disco minúsculo”, pois mede cerca de 0,4 mm; no final dessa fase, ele tem a forma de uma “sola de sapato” (a região da cabeça é mais larga e maior que a região da cauda) e mede em torno de 2,5 mm.

6ª semana

Os batimentos cardíacos já começaram e são visíveis ao ultrassom obstétrico transvaginal. O embrião mede cerca de 2,5 mm de comprimento no início dessa semana e tem a forma de um “s”. O embrião já apresenta o esboço da cabeça, coração e um tubo neural.

7ª semana

O bebê mede cerca de 6 mm de comprimento no início desta semana (é o tamanho de um grão de arroz). A formação dos braços e pernas continua, embora os dedos das mãos e dos pés ainda não tenham se formado.

8ª semana

O embrião mede cerca de 12-13 mm de comprimento no início desta semana. A face continua a mudar; aparecem as orelhas, os olhos e a ponta do nariz.

9ª semana

No início desta semana, o bebê mede cerca de 15-16 mm. As primeiras ondas cerebrais são detectadas. A estrutura básica dos olhos já está bem adiantada, porém ainda situados de cada lado da cabeça do embrião.

10ª semana

No início desta semana, o bebê mede cerca de 22 mm. Ele começa a se movimentar dentro do útero, embora a mãe não perceba. Os olhos estão bem desenvolvidos, porém ainda situados de cada lado da cabeça do embrião.

11ª Semana

A partir de agora, o bebê passa a ser chamado de feto. A parte mais crítica do desenvolvimento já terminou. Esse é um período de rápido crescimento e desenvolvimento, e o bebe tem cerca de 26 mm de comprimento no início da semana, atingindo aproximadamente 50 mm no final.

12ª semana

Nesta fase, quase todos os órgãos e estruturas do feto estão formados. Eles continuarão a crescer e se desenvolver até o parto. Os dedos das mãos e pés já se separaram e os pelos e unhas iniciam o seu crescimento.

13ª semana

Enquanto o bebê continua a crescer, começam a se formar as cordas vocais. A face parece cada dia mais com o rosto humano. Os olhos começam a se mover para ficarem juntos na frente da face, assumindo sua posição normal e definitiva.

14ª semana

O feto mede cerca de 14 a 15 cm de comprimento e pesa em torno de 40 a 60 gramas. Começa a fazer movimentos respiratórios – inspiração e expiração. Os olhos e ouvidos continuam a se desenvolver e a assumir suas posições definitivas.

15ª semana

Se você fizer um exame de ultrassom vai notar seu bebê sugando o polegar. Os ossos estão ficando mais duros a cada dia. A pele é muito fina e transparente.

16ª semana

Os ossos estão cada vez mais enrijecidos. Agora as pernas são maiores que os braços e ele move os membros com muita frequência.

17ª semana

Esse é um período de rápido crescimento, quando começa a deposição de gordura sob a pele do bebê. O feto e a placenta possuem o mesmo tamanho agora.

18ª semana

Seu bebê está perto das 260 gramas e tem feições humanas completas; mede cerca de 19 cm de comprimento. As pontas dos dedos estão mais recheadas, os olhos estão olhando para a frente (antes eles estavam na parte lateral da face).

19ª semana

É um período de intenso crescimento. Mede cerca de 20 cm dos pés à cabeça e pesa cerca de 300-320 gramas.

20ª semana

Estamos na metade do caminho da gestação e o bebê dorme e acorda como um recém-nascido. Os cabelos do couro cabeludo começam a se formar. A presença dos pelos temporários, chamados de “lanugo”, aparecem na cabeça.

21ª semana

A fase de crescimento rápido começa a se reduzir. Os cílios e o couro cabeludo tornam-se mais visíveis e o feto pisca mais frequentemente. O lanugo cobre completamente o corpo, embora seja mais concentrado em torno da cabeça, pescoço e face.

22ª semana

O bebê está perto de meio quilo, ainda muito magrinho, porém bem desenvolvido. Mede cerca de 26 cm da cabeça aos pés. Os cílios e as sobrancelhas estão formados e o cérebro começa a crescer rápido.

23ª semana

Seu bebê pesa cerca de 580 gramas nesta fase. Mede cerca de 27 cm da cabeça aos pés. O corpo torna-se mais proporcional a cada dia e os ossos do ouvido médio começam a endurecer, tornando possível a condução do som.

24ª semana

O feto ainda é magro e não possui muito tecido gorduroso. O bebê deve ganhar cerca de 80 gramas esta semana enquanto o corpo começa a se tornar mais rechonchudo.

25ª semana

As estruturas da coluna – 33 anéis, 150 juntas e cerca de 1000 ligamentos – começam a se formar. Os vasos sanguíneos dos pulmões estão em desenvolvimento e as narinas se abrem. Os pulmões já são capazes de se adaptar à vida extra-uterina.

26ª semana

Seu bebê está pesando cerca de 900-1000 gramas e medindo cerca de 31-32 centímetros de comprimento. Os vasos sanguíneos começaram a se proliferar nos pulmões na última semana; os pequenos sacos de ar pulmonares (alvéolos) terminam sua formação nesta semana.

27ª semana

Durante essa semana o cérebro continua seu rápido crescimento e os pulmões já estão quase completamente desenvolvidos. Os pulmões são capazes de respirar o ar.

28ª semana

O bebê está crescendo e se desenvolvendo a uma velocidade incrível. As sobrancelhas e os cílios estão presentes e os cabelos, mais espessos. As pálpebras se abrem e os olhos estão completamente formados.

29ª semana

A cabeça do feto começa a ficar proporcional ao resto do corpo. Ele pesa cerca de 1300 gramas e mede em torno de 37 centímetros. O acúmulo de gordura sob a pele continua.

30ª semana

O bebê pesa metade do peso que terá ao nascer, em torno de 1500 gramas. Mede cerca de 39 centímetros da cabeça aos pés. A superfície do cérebro fetal apresenta um aspecto enrugado com circunvoluções do tecido nervoso.

31ª semana

O crescimento do comprimento começa a diminuir um pouco, mas o peso aumenta cerca de 200 gramas por semana.  O cérebro passa por mais um período de rápida expansão. O tamanho da cabeça aumenta à medida em que o cérebro em crescimento empurra o crânio externamente, criando mais circunvoluções na superfície.

32ª semana

O feto começa a definir a posição com que irá nascer e após 34 semanas fica mais difícil mudar a apresentação. Os olhos se abrem na fase alerta e se fecham durante o sono. A cor dos olhos é geralmente cinza, embora a pigmentação permanente ainda não esteja totalmente desenvolvida.

33ª semana

O líquido amniótico atinge o seu nível máximo na gravidez. O rápido crescimento do cérebro aumentou o tamanho da cabeça cerca de 1 centímetro.

34ª semana

O bebê já responde como um recém-nascido, com seus olhos abrindo e fechando durante o ato de dormir e acordar. Há um franco desenvolvimento da imunidade para lutar contra infecções.

35ª semana

A cabeça se posiciona na pelve. A maioria dos bebês fica de cabeça para baixo antes do parto. As gengivas apresentam os sulcos dentários. O sistema gastrointestinal é ainda muito imaturo e permanecerá assim até três a quatro meses após o nascimento.

36ª semana

Faltando cerca de 4 semanas para o final, o feto está quase pronto para nascer. Ele pode adentrar o canal de parto a qualquer momento a partir de agora. Nesta semana a gordura está preenchendo os ombros e joelhos, além de formar dobras no pescoço.

37ª semana

A partir de 37 semanas, o bebê estará pronto para nascer. Ele pesa cerca de 3 quilos e mede em torno de 47 centímetros. O corpo está mais arredondado devido a novos depósitos de gordura.

38ª semana

O bebê está ganhando cerca de 30 gramas por dia agora. Seus intestinos estão acumulando grande quantidade de mecônio (as primeiras excretas do bebê). A circunferência da cabeça e a do abdome têm o mesmo tamanho nesta fase.

39ª semana

O bebê se prepara para nascer em poucos dias. O crânio ainda não é totalmente sólido, apresentando fontanelas (conhecidas popularmente como “moleiras”) que ainda estão separadas e podem ser apertadas umas contra as outras durante o trabalho de parto.

40ª semana

O bebê pesa em torno de 3.000 a 3.500 gramas e mede cerca de 50 centímetros dos pés à cabeça.

Os bebês são considerados com peso adequado para a idade gestacional de 2.500 a 3.999 gramas. Bebês abaixo de 2.500 gramas são considerados pequenos para a idade gestacional. E acima de 4.000, são considerados grandes para a idade gestacional e terão maior atenção do neonatologista para a questão da glicemia pós parto.