Www caixa gov br farmacia popular

No período de 2 de maio a 31 de julho, todas as farmácias credenciadas no Programa Farmácia Popular do Brasil – Aqui Tem Farmácia Popular devem fazer a renovação do credenciamento para o ano de 2017.

Para isso, o responsável legal da farmácia ou usuários autorizados deverão acessar o portal no endereço www.caixa.gov.br/farmaciapopular, clicar em Sistema Farmácia Popular (SIFAP) com o Número de Identificação Social (NIS) e senha do Cartão do Cidadão cadastrados na agência da Caixa e providenciar a atualização do cadastro no referido portal, tanto da matriz quanto da filial, se for o caso, utilizando “Renovar Cadastro” na opção “Credenciamento”.

Quem não possuir o número de identificação necessário ou não está conseguindo acessar o SIFAP deve se dirigir à Caixa Econômica, onde se encontra o cadastro da empresa, para rever os procedimentos para acesso.

É preciso ter atenção durante a atualização dos dados do cadastro da farmácia, principalmente no que se refere à validade da Certidão Negativa de Débito (CND), somente da matriz, do Alvará/Licença Sanitária (SES/SMS) e do Certificado de Regularidade Técnica do Farmacêutico responsável, tanto matriz como filiais.

Posteriormente, a farmácia receberá uma mensagem eletrônica informando sobre a documentação que deverá ser apresentada na agência da Caixa, onde se encontram os documentos apresentados anteriormente, referentes ao primeiro credenciamento e/ou renovações.

Em caso de dúvidas, o contato deverá ser feito pelos telefones 3004-1104, opções 9 e 2 (capitais) e 0800-7260104, opções 9 e 2 (demais localidades) ou por intermédio da agência de relacionamento da empresa.
Fonte: Portal da Saúde

Por Folha de Pernambuco 9 MAI 2017 às 06h31

Farmácia Popular - Arquivo/Folha de Pernambuco

As drogarias que fazem parte do Programa Farmácia Popular do Brasil precisam fazer a renovação do credenciamento para o ano de 2017. De acordo com o Ministério da Saúde, o prazo para recadastramento vai até o dia 31 de julho deste ano. As unidades que perderem o prazo não poderão comercializar os medicamentos com preços subsidiados. “Essa informação é muito importante, pois, em função de notícias sobre o fim do Farmácia Popular, estava ocorrendo uma série de questionamentos relacionadas às drogarias participantes do programa Aqui Tem Farmácia Popular. Esse posicionamento do Ministério da Saúde mostra a continuidade desse braço do programa. Mas é importante que as lojas se apressem a realizar o recadastramento. O prazo é de dois meses”, conta Edison Tamascia, presidente da Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias (Febrafar).

O responsável legal da farmácia ou usuários autorizados deverão acessar o portal no endereço www.caixa.gov.br/farmaciapopular, entrar no Sistema Farmácia Popular (SIFAP) com o Número de Identificação Social (NIS) e a senha do Cartão do Cidadão cadastrada em agência da Caixa Econômica Federal para providenciar a atualização do cadastro no referido portal (tanto da matriz quanto da filial, se for o caso), utilizando o item “Renovar Cadastro” na opção “Credenciamento”.

RevisãoQuem não possuir o número de identificação necessário ou não está conseguindo acessar o SIFAP, deve se dirigir até a agência da Caixa onde se encontra o cadastro da empresa e rever os procedimentos para acesso.

As farmácias devem ficar atentas para a atualização dos dados do cadastro da farmácia, principalmente quanto à validade da Certidão Negativa de Débito (CND), somente da matriz, do Alvará/Licença Sanitária (SES/SMS) e do Certificado de Regularidade Técnica do Farmacêutico responsável (tanto matriz como filiais).

Www caixa gov br farmacia popular

O Ministério da Saúde, por meio de nota, informou que TODAS as farmácias credenciadas no Programa Farmácia Popular do Brasil – Aqui Tem Farmácia Popular precisam fazer a renovação do credenciamento, para o ano de 2017, no período de 02/05/2017 até 31/07/2017.

Para tanto, o responsável legal da farmácia ou usuários autorizados deverão acessar o portal no endereço www.caixa.gov.br/farmaciapopular, acessar o Sistema Farmácia Popular – SIFAP com o Número de Identificação Social – NIS e senha do Cartão do Cidadão cadastrada na agência CAIXA e providenciar a atualização do cadastro no referido portal (tanto da matriz quanto da filial, se for o caso), utilizando “Renovar Cadastro” na opção “Credenciamento”.

Quem não possuir o número de identificação necessário ou não está conseguindo acessar o SIFAP, deve se dirigir até a Agência CAIXA onde se encontra o cadastro da empresa e rever os procedimentos para acesso.

As farmácias devem ficar atentas para atualização dos dados do cadastro da farmácia, principalmente quanto à validade da Certidão Negativa de Débito – CND (somente da matriz), do Alvará/Licença Sanitária (SES/SMS) e do Certificado de Regularidade Técnica do Farmacêutico responsável (tanto matriz como filiais).

Posteriormente, a farmácia receberá mensagem eletrônica informando sobre a documentação que deverá ser apresentada na Agência CAIXA onde se encontram os documentos apresentados anteriormente, quando do primeiro credenciamento e/ou renovações.

Em caso de dúvidas, o contato deverá ser feito pelos telefones 3004-1104, opções 9-2 (capitais) e 0800-7260104, opções 9-2 (demais localidades) ou por intermédio da Agência de relacionamento da empresa.

Fonte – Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde

Ministério da Saúde orienta sobre como regularizar a situação de farmácias e drogarias que perderam o prazo de renovação do RTA para 2015

Www caixa gov br farmacia popular
2014 08 15 farmcia-popular-logoSão Paulo, 11 de junho de 2015.

O Ministério da Saúde comunicou que farmácias que não efetuaram a renovação do Requerimento e Termo de Adesão (RTA) para o ano de 2015 no prazo estipulado (29 de maio de 2015) tiveram a conexão ao sistema de vendas do Programa Farmácia Popular bloqueada no dia 01/06/2015.

Para regularizar a situação, o representante legal deverá procurar a agência da Caixa Econômica Federal onde se encontra documentação para cadastro da senha do Cartão do Cidadão e vinculação do seu NIS no sistema de segurança para acesso ao SIFAP, bem como seguir orientações para cadastro da senha na internet no Manual SIFAP Farmácias, item 9.6 (ver site www.caixa.gov.br/farmaciapopular, aba Documentos para Download).

Após cadastro da senha, acessar o sistema no endereço https://sifap.caixa.gov.br/sifap/index.processa?acao=obterDados e atualizar os dados do cadastro, matriz e filiais, se for o caso. Entregar a documentação atualizada na agência da CAIXA que irá validar, aprovar e imprimir o RTA - RENOVAÇÃO.

Em caso de dúvidas, o contato deverá ser feito por meio dos seguintes telefones: 3004-1104, opção 9-2 (capitais) e 0800-7260104, opção 9-2 (demais localidades), ou por intermédio da sua Agência de relacionamento.
Obs.: O desbloqueio da conexão ao sistema de vendas será realizado automaticamente em até 10 dias após a regularização da renovação na agência da CAIXA, portanto não é necessário encaminhar o RTA – RENOVAÇÃO.

Assessoria de Comunicação CRF-SP

(Fonte: Ministério da Saúde)

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

A Caixa Econômica Federal (CEF) é o órgão que cuida do processo de cadastro das farmácias no programa Farmácia Popular, através do sistema SIFAP, disponível no endereço https://sifap.caixa.gov.br

A abertura dos cadastros acontece conforme a estratégia de expansão do programa, e nem sempre é divulgada com antecedência a oportunidade de se credenciar. Leia a seguir as etapas básicas do processo de inscrição/cadastro no Farmácia Popular:

1. Pré-cadastro e Cadastro
Quando o sistema estiver disponível para cadastro, a empresa deverá inserir os dados iniciais, CNPJ e email, e realizar o pré-cadastro. Após, receberá orientação quanto à conclusão do cadastro inicial, que é realizada no sistema SIFAP.

2. Documentos na CAIXA
Após a etapa 1 comentada acima, a farmácia receberá a orientação sobre a lista de documentos e comprovantes que deverá apresentar na agência da CAIXA indicada pelo sistema. Os documentos serão analisados e o solicitante poderá acompanhar através do SIFAP, acessando com seu número NIS e senha.

3. Documentos no Ministério da Saúde
No momento em que a empresa apresenta os documentos na CAIXA, é emitido o RTA, um comprovante da solicitação de participação e apresentação de documentação na CAIXA, que deverá ser enviado para o Ministério da Saúde.

4. Publicação no DOU
Toda a documentação apresentada será analisada pela equipe do programa, no Ministério da Saúde, e uma vez aprovada o pedido de participação no Farmácia Popular, será publicado no Diário Oficial da União a confirmação do credenciamento da empresa.

5. Configurações e Vendas teste
Após confirmada a liberação da participação, a empresa receberá orientações sobre as configurações do sistema de vendas, para que possa realizar as vendas teste, passando pelo ambiente de homologação, e uma vez que tudo funcione corretamente, estará apta a iniciar as vendas.

IMPORTANTE: São comuns erros de sistema, erros humanos, documentação errada, falha de comunicação, entre outros problemas, que acabam interrompendo, atrasando e até mesmo impedindo a conclusão do cadastro da farmácia. Nós somos especialistas em Farmácia Popular e podemos ajudar a solucionar situações como essas, conheça mais sobre nosso trabalho, ou envie uma mensagem comentando sua situação, estamos à disposição.

Adaptado de: Caixa Federal