Pós-graduação são quantos dias por semana

Tempo de Leitura: 4 minutos

“Quanto tempo dura uma pós-graduação?” — essa é uma das perguntas mais frequente entre as pessoas que já trabalham e reconhecem que, sem uma pós, é mais difícil conquistar espaço no mercado e serem reconhecidas na profissão escolhida. Afinal, investir na continuidade da formação é, sem dúvidas, a maneira mais segura de obter uma maior qualificação profissional.

Pensando nisso, preparamos um post que vai esclarecer não apenas essa questão, mas também explicar quais cursos você pode fazer e o porquê é um bom investimento para a sua carreira ir além da graduação. Acompanhe até o fim!

Por que fazer uma pós vale a pena?

Fazer uma pós-graduação não serve apenas para atualizar o seu currículo com um novo dado. Ao contrário, ela permite que você possa se aprofundar na sua área de formação e aprimorar as competências que tem. Mas não acaba aí, pois ela também proporciona:

  • aumento salarial: uma vez que você tem mais oportunidades de ser promovido a cargos gerenciais ou de especialistas que são mais bem remunerados e reconhecidos dentro das empresas;
  • recolocação no mercado: para quem deseja mudar de ramo de atuação e explorar segmentos que estão surgindo e se popularizando no mercado;
  • perfil mais competitivo: para quem busca concorrer a outros cargos em outras organizações e disputar empregos no mercado internacional;
  • ocupação de cargos públicos: maiores chances de disputar concursos públicos (especialmente os que exigem titulação de pós-graduação) para cargos em órgãos, autarquias, secretarias e afins.

Quais são os tipos de pós-graduação que existem?

Há pouco, você viu alguns dos principais motivos para fazer uma pós-graduação. Agora, vamos explicar as definições de stricto sensu e lato sensu e, em seguida, destrinchar quais são os tipos de cursos disponíveis para você entender melhor qual se encaixa em seus objetivos. Confira!

Pós-graduação stricto sensu

De uma forma simples, a pós-graduação stricto sensu é destinada ao desenvolvimento das práticas docentes no âmbito acadêmico e da produção científica. Nela, há três possibilidades de cursos que podem ser realizados. Veja quais são eles:

Mestrado

O primeiro da nossa lista é o mestrado, um curso que tem como foco tanto a evolução do seu pensamento crítico como pesquisador quanto da sua capacidade de lecionar enquanto professor do Ensino Superior.

Portanto, quem pretende ser docente, atuar na coordenação de cursos, promover extensões universitárias e gerenciar programas de incentivo à pesquisa dentro das faculdades deve fazer essa pós.

Mestrado profissional

O mestrado profissional é uma variação do mestrado clássico. Nele, além de todos os aspectos que abordamos no item anterior, você estuda como a produção do saber científico pode interferir no mercado de trabalho e contribuir para o avanço de determinadas profissões.

Ou seja, fora a grande imersão na teoria, sempre são evocados casos de aplicação do que é visto em sala de aula no meio profissional e os efeitos disso no setor — comercial, industrial, de entretenimento, de serviços etc.

Doutorado

O doutorado, por outro lado, costuma ser considerado o estágio final da formação acadêmica stricto sensu. Não é à toa que o aprofundamento teórico é muito mais intenso e complexo do que na graduação.

Quem o faz, costuma ter um projeto de pesquisa ao qual se dedica por anos a fim de encontrar teorias, leis, pressupostos e respostas que possam contribuir para o avanço da ciência e o desenvolvimento social do país.

Pós-graduação lato sensu

A pós-graduação lato sensu, por sua vez, é aquela voltada para a qualificação profissional, o desenvolvimento de técnicas laborais e o aumento do conhecimento técnico na área de atuação escolhida pelo estudante na graduação. Nessa modalidade, há duas alternativas de curso. Veja mais sobre eles:

Especialização

A especialização é o curso que permite o aluno dar uma ênfase à atuação dele e, consequentemente, tornar-se um especialista em um nicho do mercado. Isso acontece porque você se aprofunda em um determinado segmento da sua profissão e estuda quais são as aplicações teóricas e, principalmente, práticas dele.

Por exemplo, se você é formado em Administração pode se especializar em Contabilidade Previdenciária — para atuar no setor público — ou em Planejamento Tributário — para atuar no setor privado. As possibilidades são inúmeras!

MBA

Por outro lado, o MBA é a pós que o capacita a entender e a trabalhar com os aspectos gerenciais de um negócio, independentemente de qual seja o setor dele.

É por isso que quem realiza esse curso sabe muito bem como administrar recursos financeiros, comandar equipes, desenvolver projetos e definir metas de acordo com as prospecções da organização e, inclusive, do mercado.

Quanto tempo dura uma pós-graduação?

Para encerrar nosso post, chegamos à pergunta que não quer calar: quanto tempo dura uma pós-graduação? Afinal, você quer saber em quantos meses/anos poderá atualizar o currículo, prestar um concurso público e concorrer àquelas vagas mais disputadas no mercado de acordo com a sua nova titulação, não é mesmo? Por isso, saiba que as pós do tipo stricto sensu têm uma duração diferente daquelas que são lato sensu.

Enquanto os mestrados (regular e profissional) duram de 18 a 24 meses, e o doutorado de 24 a 48 meses, a especialização e o MBA seguem outro modelo de duração.

Isso acontece porque os dois, conforme a resolução CNE/CES 1/2007, expedida pelo MEC e o Conselho Nacional de Educação, devem ter um padrão mínimo de duração de 360 horas que podem ser distribuídas na quantidade de meses que a instituição de ensino superior considerar mais adequada.

Logo, não é possível precisar se eles vão durar 10, 15 ou 20 meses, por exemplo. Tudo dependerá dos conteúdos vistos na grade curricular e do projeto pedagógico dos cursos. Apenas dá para garantir que ambos obedecerão a essa norma, ok?

Como você leu, fazer uma pós serve não só para expandir o seu conhecimento e capacitá-lo para atuar em nichos do mercado, mas também para trazer mais reconhecimento profissional e um maior retorno financeiro. Por isso, agora que você sabe quanto tempo dura uma pós-graduação e quem é o público-alvo de cada curso, não perca a chance e faça esse investimento!

Aproveite e entre em contato com a Faculdade Unyleya para conhecer as mais de 800 opções de pós na modalidade EAD que oferecemos e encontrar a ideal para alavancar a sua carreira!

Você sabe quanto tempo dura uma pós-graduação? A busca pela especialização é um passo importante na vida de todo profissional. Afinal, com a competitividade cada vez maior no mercado de trabalho brasileiro, já não é mais o suficiente apenas garantir a graduação.

Além disso, um profissional pós-graduado também desfruta de outros benefícios como maiores remunerações, autoridade profissional, destaque para conquistar oportunidades e maior presença em cargos de gestão.

Apesar de todos os benefícios, muitas pessoas se questionam se realmente terão tempo para se dedicar a um curso desse tipo, sem saber que existem diversas opções e várias respostas para o tempo que dura uma pós-graduação. Quer saber mais? Acompanhe o artigo!

Importante: quer receber conteúdos da pós-graduação diretamente no seu celular? Clique aqui e venha fazer parte do canal de notícias no Telegram! 

Quanto tempo dura uma pós-graduação: tipos e modalidades

A duração específica de um programa de pós-graduação irá depender do tipo, modalidade e curso escolhido. Todavia, é possível estimar o tempo de cada um desses programas da seguinte maneira:

  • Pós-Graduação Stricto-Sensu
    • Mestrado: 2 a 4 anos
    • Doutorado: até 5 anos
    • Pós-doutorado: 2 anos
  • Pós-Graduação Lato-Sensu
    • Especialização e MBA: 6 a 18 meses.

Assim, cabe ao aluno escolher o melhor programa de acordo com suas necessidades e expectativas!

Tipos de pós-graduação: stricto x lato-sensu

Confira abaixo um detalhamento maior sobre os tipos de pós-graduação e modalidades para encontrar a opção perfeita para você!

Quanto tempo dura uma pós-graduação: mestrados e doutorados

A Pós-Graduação Stricto-Sensu possui um enfoque maior em abordagens teóricas e de pesquisa. É comum que o aluno se debruce e aprofunde em determinado tema por algum tempo, propondo novas reflexões e visões. Por essa, razão os cursos dessa modalidade são qualificados como os tipos de pós-graduação que duram mais tempo.

Além disso, as grades horárias dos programas stricto-sensu também incluem a necessidade de realização de estágios, formulação de artigos científicos, comparecimento à simpósios, grupos de discussão e formulação de trabalhos de conclusão de curso.

Assim, esse tipo de pós-graduação costuma ser o principal foco para pessoas que buscam seguir a carreira de magistério (atuando como professores em universidades públicos) e de pesquisa. Todavia, nada impede que você utilize os conhecimentos para aprofundar e melhorar sua atuação direta no campo profissional. O mestrado profissional é um exemplo disso.

Quanto tempo dura uma pós-graduação: pós-doutorado

Como o próprio nome sugere, o pós-doutorado é uma opção para se aprofundar ainda mais no ramo de pesquisa científica e ocorre geralmente após a conclusão de doutorado. Afinal, esse programa é um pouco diferente dos demais, apresentando uma grade mais livre, com foco primário na pesquisa. Assim, é comum que o estudante não precise atender a aulas marcadas e específicas.

Dessa forma, fica livre para realizar os procedimentos e estudos para responder ou negar as outras perguntas levantadas durante o mestrado e doutorado. Aqui, a função do orientador é supervisionar os processos realizados e esclarecer dúvidas bem pontuais. Não há um título específico para os estudantes que concluam o pós-doutorado, já que o título máximo de ensino superior é doutor.

Quanto tempo dura uma pós-graduação: especialização e MBA

A Pós-graduação lato-sensu possui foco nas aplicações práticas e atualização dos profissionais. Foram pensados como cursos mais concisos, capazes de impactar o cotidiano do profissional de maneira mais direta. Também por essa razão, têm se tornado cada vez mais procurados.

Ao conquistar uma certificação de pós-graduação lato-sensu, você recebe o título de especialista naquela área específica. Cursos assim podem prever formulação de trabalhos, grupos de discussão, resenhas e provas. Contudo, todas as atividades são indubitavelmente mais objetivas.

Por isso, é o tipo de pós-graduação que dura menos tempo e costuma ficar mais em conta em quesito de investimento, já que é o único tipo que pode ser feito na modalidade 100% EAD.

Modalidades de pós-graduação: EAD x presencial

A modalidade do curso de pós-graduação (EAD ou presencial) também interfere no tempo total de duração. Cursos presenciais contam com horários fixados, oferecendo pouca mobilidade ao aluno e estando mais sujeitos a faltas e necessidade de trancamento.

Já os cursos EAD possibilitam maior flexibilidade, garantindo que o aluno progrida individualmente e organize os seus horários da maneira como for mais conveniente. Além disso, nos cursos EAD não é comum que se cobre presença em horários específicos como critério avaliativo.

Para ter uma ideia mais aproximada do tempo de duração da sua pós-graduação, confira o número de horas especificadas no cronograma. Lembre-se que, via de regra, para ser reconhecida pelo MEC, uma pós-graduação lato-sensu precisa ter um mínimo de 360 horas/aula.

Cursos de pós-graduação EAD tem a mesma validade de cursos presenciais?

Sim, ambas as modalidades são reconhecidas e regulamentadas pelo MEC. Ademais, não é comum que exista indicação da modalidade do curso na certificação, já que não importa tanto se foi realizado em regime EAD ou presencial.

A única preocupação do aluno deve ser em garantir um curso que seja devidamente reconhecido pelo MEC. Afinal, apenas assim a certificação será válida.

É possível realizar um curso de pós-graduação Stricto-sensu EAD?

Os programas de pós-graduação Stricto-Sensu são essencialmente presenciais. Isso acontece porque, apesar de existir regulamentação autorizada para que cursos desse tipo desejam ministrados EAD, ainda não há programas autorizados.

Por isso, caso você tenha se interessado pela modalidade EAD, a melhor escolha para você provavelmente é a pós-graduação lato sensu (especialização ou MBA).

Quanto tempo dura uma pós-graduação: por que vale a pena investir?

Seja para se destacar no mercado privado de trabalho atual, conquistar uma oportunidade na carreira pública ou crescer profissionalmente, concluir uma pós-graduação reconhecida pelo MEC pode trazer benefícios para todas as áreas de atuação. Com ela, você:

  • Recebe salários maiores, de acordo com pesquisas;
  • Aprimora suas habilidades;
  • Recebe um título profissional (doutor, mestre ou especialista) de grande peso;
  • Aumenta suas chances de ocupar cargos de gestão;
  • Conquista mais rapidez em processos de recolocação profissional;
  • Torna-se um profissional amplamente desejado pelo mercado de trabalho atual.

Quanto tempo dura uma pós-graduação lato-sensu: Conquiste sua certificação em 6 meses

Você sabia que pode conquistar seu título de especialista em apenas 6 meses com o Gran Cursos Pós-Graduação? Isso é possível a partir do programa pós intensiva, que já possui cursos em diversas áreas de atuação.

Confira a lista de cursos de pós-graduação intensiva da Gran Pós:

  • Segurança Pública e Investigação Criminal;
  • Direito Público;
  • Gestão Pública;
  • Saúde Pública;
  • Controladoria e Finanças Públicas;
  • Gestão Fiscal e Tributária;
  • Orientação Educacional;
  • Segurança da Informação;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Civil e Processo Civil;
  • Direito do Trabalho e Processo do Trabalho;
  • Direito Eleitoral;
  • Gestão Estratégica;
  • Direito Penal e Processo Penal;
  •  Governança de TI
  • Urgência e Emergência.
  • Direito Ambiental e Urbanístico
  • Direito e Processo Previdenciário
  • Perícia Contábil
  • Contabilidade e Auditoria Governamental
  • Enfermagem em Terapia Intensiva
  • Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família e Comunidade
  • Direito Digital e Proteção de Dados
  • Direito Militar
  • Inteligência de Estado e Inteligência Policial
  • Gestão de Pessoas
  • Docência no Ensino Superior
  • Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
  • Planejamento Tributário
  • Gestão Estratégica em Saúde
  • Saúde Pública com Ênfase em Vigilância Sanitária
  • Licitações Públicas e Contratos Administrativos

Veja mais detalhes sobre os cursos da Gran Pós-Graduação!

Todos os nossos cursos são 100% online e foram feitos em parceria com a UNIMAIS, sendo devidamente reconhecidos pelo MEC e válidos em todo território brasileiro. É a qualidade Gran que você já conhece no estudo para concursos públicos, agora também na conquista da sua especialização!

Quanto tempo dura uma pós-graduação lato-sensu: faça seus horários com a Gran Pós

Na Gran Cursos Pós-Graduação o controle do tempo de duração do curso e horários estão 100% nas mãos dos alunos. Após acessar os conteúdos, você decide quando realizar cada uma das 3 provas previstas. Com todas as atividades realizadas online e individualmente, torna-se mais fácil conciliar.

Além disso, o TCC é completamente opcional a realização dependerá  da vontade do aluno, que deverá expressar o desejo de realizar o trabalho. Em casos assim, será disponibilizado uma matéria especial de preparação científica e o trabalho será devidamente corrigido por uma banca de 3 professores, sem necessidade de defesa presencial ou digital.

TCC de pós: como e quando fazer na especialização? Veja!

Quanto tempo dura uma pós-graduação: dá pra conciliar com estudo para concursos?

Para quem está estudando para concursos públicos, muitas vezes pode parecer uma tarefa impossível conciliar com mais um compromisso profissional e acadêmico tão importante como a pós-graduação. Afinal, muitas pessoas já precisam conciliar o estudo para concurso com muitas outras obrigações como trabalho, tarefas domésticas, cuidados com filhos e afins.

Contudo, devido ao cronograma mais conciso e flexibilidade de horários da pós-graduação lato-sensu, a realização de programas dessa espécie se torna bem mais viável, especialmente na modalidade online.

Ademais, uma boa escolha de curso de pós-graduação, diretamente relacionada a área ou cargo público que você pretende ocupar, pode ajudar a otimizar seus estudos, devido às diversas semelhanças de conteúdo nos dois programas.

Na Gran Cursos Pós-Graduação nós levamos o aproveitamento de conhecimentos ainda mais a fundo, criando o programa de pós-preparatória 2 em 1. Assim, você estuda para concursos e garante um título de especialista ao mesmo tempo a partir de técnicas pensadas para te ajudar a obter o melhor desempenho em ambas atribuições.

Saiba mais sobre a pós graduação 2 em 1 

Como conciliar o estudo de pós-graduação e concursos?

A palavra-chave para qualquer tipo de conciliação é organização! Você pode obter resultados incríveis com motivação e um bom cronograma! Para conferir mais dicas de como conciliar estudo de concursos e pós graduação, assista o vídeo abaixo sobre o assunto, com os professores Fernando Mesquita e Gustavo Scatolini!

Pós-graduação são quantos dias por semana

E para você que prefere conteúdo escrito, também temos um artigo sobre o assunto para você conferir!

Leia mais sobre estudar para concurso público e pós-graduação

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM