Por que os cachorros latem pro nada

Por que os cachorros latem de madrugada? Quando nosso cachorro começa a latir ou rosnar sem motivo aparente, como se não estivesse fazendo nada, é muito surpreendente para nós. A primeira coisa que fazemos é olhar para o mesmo ponto que ele está latindo para ver se há algo ou alguém; se não vemos nada, pode surgir uma combinação de estranheza, preocupação, ou mesmo medo. Haverá algo ou alguém e não vejo ali?

Esse tipo de comportamento pode ser devido a diferentes razões. Vamos vê-los com um pouco mais de detalhes neste artigo.

Por que os cachorros latem pro nada

Há algo ou alguém que o cão percebe, mas nós não.

Uma possibilidade que nosso cachorro late ou rosna para "nada" é que se há algo ou alguém que não podemos perceber, mas ele pode.

Devemos lembrar que os cães veem o mundo de maneira diferente da nossa. Por exemplo, eles podem ouvir sons de alta frequência que não conseguimos detectar. Isso significa que eles podem ouvir um roedor que anda entre as paredes e que não vemos nem ouvimos. Podem ouvir sons fora de casa que não percebemos (ou que começaremos a ouvi-los mais tarde).

O mesmo vale para o sentido do olfato, que no cão é até 100 vezes mais sensível que o nosso. A memória olfativa é muito importante nos cães, então nosso parceiro pode começar a latir ou rosnar se sentir um cheiro que o faz lembrar algo desagradável.

Portanto, quando pensamos que não há nada ou ninguém não significa que seja verdade; pode acontecer que não percebamos, mas o nosso cão, que tem certos sentidos mais desenvolvidos, percebe.

Os latidos podem ser devido a problemas médicos

Como sempre, diante de um comportamento estranho ou anormal em nosso cão, devemos avaliar a possibilidade de que há um problema médico que está causando isso.

Neste tipo de comportamento, como latir ou rosnar por nada, devemos avaliar a possibilidade de doenças neurológicas. Algumas patologias que afetam o sistema nervoso podem causar sintomas comportamentais desse tipo.

Como comentamos no primeiro ponto, as perdas sensoriais (por exemplo, cegueira, surdez, perda de olfato, ...) também podem desencadear esse tipo de comportamento, modificando a maneira como nosso cão percebe seus arredores.

Portanto, seria altamente recomendado levar nosso cão ao veterinário para uma revisão e exame neurológico, se ele mostrar esse comportamento regularmente.

Por que os cachorros latem pro nada

Síndrome da disfunção cognitiva

A síndrome da disfunção cognitiva (SDC) é um distúrbio neurodegenerativo que afeta cães e gatos idosos. É semelhante ao alzheimer em pessoas e envolve uma série de mudanças comportamentais, incluindo desorientação e alteração nas interações sociais. Entre os muitos sintomas com os quais se pode manifestar, o fato do cachorro olhar fixamente para um ponto onde aparentemente não há nada, é um desses sintomas.

Se você quiser saber mais sobre a SDC, você pode ler nosso artigo.

Aprendizagem e necessidade de atenção podem motivar o latido

O latido é um dos comportamentos mais utilizados pelos cães para chamar nossa atenção. Embora muitas vezes eles possam ser irritantes em certas circunstâncias, tendemos a repreendê-los; em outras situações, se eles nos pedem atenção ou mimos, nós os damos a eles.

Assim, nossos peludos aprendem rapidamente que, se eles latirem, eles nos fazem escutá-los e começam a usar o latido como uma maneira de chamar nossa atenção. Portanto, o cão pode latir ou rosnar para nada a fim de chamar nossa atenção (na verdade, ele late para nós, mesmo que não nos olhe diretamente).

Como você pode ver, existem várias razões pelas quais nossos cães podem latir ou rosnar para nada. Em algumas ocasiões, será necessário ir ao veterinário para descartar problemas médicos e déficits sensoriais. Em outras, será útil recorrer a um especialista em comportamento.

De qualquer forma, se o seu cachorro começar a latir ou rosnar por nada, você não deve ter medo se ele o fizer esporadicamente. Pelo contrário, se ele começar a fazê-lo regularmente, será hora de procurar a ajuda de um veterinário ou um especialista comportamental.

Por que os cachorros latem pro nada

Borja Ros Villanueva, veterinário e etologista da Adetcan.

A Adetcan é um projeto formado por dois etologistas veterinários e educadores caninos que fornecem aconselhamento, prevenção, diagnóstico, e tratamento de problemas comportamentais em cães e gatos. O serviço é feito em casa. Estamos em Santiago de Compostela, mas trabalhamos em toda a Galicia.

Por que os cachorros latem pro nada

Talvez você já tenha ouvido seu cachorro latir e o tenha descoberto olhando para o nada. Você não tem ideia do que ele está fazendo, mas parece muito focado e não se cala. Para alguns, é o sexto sentido, que vê onde não fomos. Mas a verdade é que existem outras explicações mais plausíveis relacionadas aos seus sentidos agudos. Outras vezes, latir para o nada indica um problema.

Os cães têm poderes?

Quando dizemos que um cachorro late para nada, queremos dizer que ele late insistentemente orientado para algum lugar onde não percebemos absolutamente nenhuma razão para justificar seu latido. É por isso que algumas pessoas o associam com a capacidade dos cães de apreciar fenômenos considerados paranormais.

Eles passam completamente despercebidos para nós. Eles seriam fantasmas, presenças ou mesmo presságios de fatalidades que estão prestes a ocorrer. Não parece viável provar ou refutar essa hipótese, mas sabemos com certeza que vários sentidos dos cães são consideravelmente mais agudos do que os nossos.

  • Leia Também: Qual é a raça de cachorro mais inteligente?

Isso permite explicar cientificamente sua capacidade de ouvir sons ou apreciar cheiros em limites impossíveis para nós. Um cachorro que late para o que nos parece “nada” pode, na verdade, estar respondendo a algum ruído, antecipando a chegada de um intruso, etc.

Lembre-se de que os cães, exceto para distúrbios, sempre latem por um motivo. Latir está incluído entre suas formas de comunicação. Não podem falar, mas podem latir, uivar, gemer, abanar as orelhas e a cauda, ​​eriçar os cabelos, etc., tudo para nos transmitir uma mensagem.

Latir nem sempre significa a mesma coisa. Um cachorro pode latir em uma saudação alegre, como um convite para brincar, para afastar um intruso, avisar um alerta, chamar sua atenção, etc. Para interpretá-lo corretamente, a primeira coisa é que observamos a situação em que ocorre, que é o que pode nos dar a chave do seu significado.

Mas, também, se vamos morar com um cachorro é muito necessário que nos informemos antes sobre as características de sua comunicação. Dessa forma, evitaremos cair em mal-entendidos. Não se esqueça de que o cachorro late por alguma coisa. Mesmo que você não consiga entender, você deve cuidar disso.

O problema dos latidos do cachorro

Claro, se o latido de seu cão for excessivo ou você não conseguir determinar o que está acontecendo com ele, é necessário ir ao veterinário. Se for um problema no nível psicológico, pode ser resolvido. Coloque-se nas mãos de especialistas em comportamento canino ou etologistas. Isso levará tempo e você terá que ser paciente.

  • Leia Também: Como ensinar um cão a ficar em casa sozinho

E tenha em mente que, embora ninguém goste de ouvir isso, o principal problema do comportamento dos cães somos nós. Em outras palavras: não os entendemos e conseqüentemente os tratamos de forma errada.

Mal-entendido entre humano e cachorro

Quando o cão está latindo para o nada, nós nos aproximamos dele e o acariciamos para acalmá-lo. Em nossa mente, é lógico. Entendemos que ele está nervoso e para nós o contato físico é a melhor maneira de nos inspirar calma. Mas os cães não são pessoas. O que eles interpretam é “muito bom para o seu latido, continue latindo”.

Assim, na tentativa de evitar um comportamento, o estamos reforçando. O cachorro continuará latindo e o fará mais vezes. E ele não vai entender por que um dia você perde a paciência e fica com raiva dele. É por isso que também é contraproducente para nós repreendê-lo.

Latir como um problema de comportamento

Em suma, um episódio específico de latir para o nada não deve ser preocupante. O mais seguro é que o cão tenha percebido um som que não está ao seu alcance e pare assim que sentir que o “perigo” passou. Mas se o cachorro não repetir esses latidos com muita freqüência, podemos estar enfrentando um problema de comportamento. Para um veterinário diagnosticar esse tipo de distúrbio, ele deve primeiro descartar a existência de uma causa orgânica. Por isso, a primeira coisa é sempre ir a uma consulta para uma revisão geral.

Se for determinado que ele está completamente saudável, então o caso é encaminhado para um especialista em comportamento canino. Este será quem nos dará as diretrizes mais adequadas para modificar esse comportamento, mas podemos escrever alguns conselhos gerais :

  • Reveja a rotina diária do seu cão.
  • Avalie se ele faz todos os exercícios de que precisa, se fica sozinho por muitas horas, se você o estimula mentalmente, se você o socializou e educou corretamente, etc.
  • Desta forma, as deficiências podem ser detectadas e corrigidas.
  • Um cão socializado, exercitado, educado, cuidado e entretido é mais difícil do que latir para o nada.
  • E lembre-se de que muitas vezes somos nós mesmos que, sem perceber, recompensamos o comportamento que queremos evitar.

Comportamentos repetitivos ou estereotipados

Quando o latido para o nada se repete como um comportamento compulsivo, podemos estar diante de um estereótipo. Estereótipos são comportamentos que sempre ocorrem na mesma sequência e sem qualquer função. Ou seja, o latido tem um sentido, mas, no estereótipo, ele surgirá sem qualquer gatilho. É a válvula de escape de um cachorro mau.

Não é uma reação a qualquer cheiro ou ruído que nos escapa. O cão vai latir olhando para o nada por muito tempo e de forma monótona. Esse tipo de estereotipia é mais frequente em espécimes que vivem em condições muito precárias, trancados ou lotados em canis. A boa notícia é que é recuperável.

Alzheimer canino ou síndrome de disfunção cognitiva

Finalmente, a síndrome da disfunção cognitiva, que é um distúrbio semelhante ao Alzheimer em humanos, é outra causa que explica o latido para o nada. É devido ao envelhecimento do cérebro e, portanto, ocorre em cães idosos. Não tem cura, mas pode ser tratada e, acima de tudo, medidas são tomadas para melhorar a qualidade de vida do cão.