A matéria retratada aponta como ilusória a ideia de que o brasileiro

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-SP 2017/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

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a matéria, “para os leitores de Sergio Buarque de Holanda, o sociólogo espanhol apenas redescobre as raízes da sociedade brasileira plantadas nos terraços da escravidão, entre a casa-grande e suas senzalas. (...) Sob a capa do afeto, o cordialismo esconde as crueldades da discriminação e da desigualdade.” BELLUZZO, Luiz Gonzaga. A incivilidade gourmet. Carta Capital, Ano XXI, Nº 854. A matéria retratada aponta como ilusória a ideia de que o brasileiro teria como característica a cordialidade, sendo, ao contrário, preconceituoso e agressivo. As frases expressivas da arrogância discriminativa presente no cotidiano da sociedade brasileira estão indicadas em a) “Você não pode discutir comigo porque não fez faculdade.” “Quem poderia resolver essa situação?” b) “E você, quem é mesmo?” “Um momento enquanto verifico o seu processo.” c) “A culpa é da Princesa Isabel.” “Este é o número do seu protocolo, agora é só esperar”. d) “Eu sou o doutor Fulano de Tal.” “O senhor será o próximo a ser atendido.” e) “O senhor sabe com quem está falando?” “Coloque-se no seu lugar.” 6. Leia o fragmento abaixo. “[...] Se a supressão do nexo colonial não se refletiu na condição de escravo nem afetou a natureza da escravidão mercantil, ela alterou a situação econômica do senhor que deixou de sofrer o peso da ‘espoliação colonial‘ e passou a contar, por conseguinte, com todas as vantagens da ‘espoliação escravista‘ que não fossem absorvidas diretamente pelos mecanismos secularizados do comércio internacional”. Fonte: FERNANDES, Florestan. Circuito Fechado: quatro ensaios sobre o “poder institucional”. São Paulo: Globo, 2010. Baseando-se no fragmento de Florestan Fernandes, pode-se afirmar que a independência do Brasil a) dificultou o fortalecimento da economia nacional. b) fortaleceu o setor econômico escravista nacional. c) extinguiu o tráfico de pessoas escravizadas ao país. d) rompeu com a estrutura econômica baseada na escravidão. e) aumentou a dependência brasileira aos interesses portugueses. 6 Filosofia / Sociologia 7. Observe a tabela a seguir: Diferença entre as populações de brancos e negros no Brasil (em médias) Ela apresenta as principais dimensões que caracterizam a desigualdade racial no Brasil. Com base nas médias nela apresentadas, é CORRETO afirmar que a) a proporção de negros analfabetos é menor que a média nacional. b) os domicílios com banheiro e água encanada representam a dimensão mais desigual, mostrando a proximidade do negro em relação ao branco. c) a desigualdade social no Brasil aumentou significativamente, pois a proporção de pobres negros foi maior que a de brancos e a da média nacional juntas. d) as formas de perseguição étnica e racial no Brasil são relações sociais, que refletem a desigualdade existente, apresentada na tabela. e) há uma desigualdade forte no país entre brancos e negros, e os dados são insuficientes para perceber todas as dimensões sociais que tornam os indivíduos desiguais. 8. A população negra teve que enfrentar sozinha o desafio da ascensão social, e frequentemente procurou fazê-lo por rotas originais, como o esporte, a música e a dança. Esporte, sobretudo o futebol, música, sobretudo o samba, e dança, sobretudo o carnaval, foram os principais canais de ascensão social dos negros até recentemente. A libertação dos escravos não trouxe consigo a igualdade efetiva. Essa igualdade era afirmada nas leis, mas negada na prática. Ainda hoje, apesar das leis, aos privilégios e arrogâncias de poucos correspondem o desfavorecimento e a humilhação de muitos. CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado). Em relação ao argumento de que no Brasil existe uma democracia racial, o autor demonstra que a) essa ideologia equipara a nação a outros países modernos. b) esse modelo de democracia foi possibilitado pela miscigenação. c) essa peculiaridade nacional garantiu mobilidade social aos negros. d) esse mito camuflou formas de exclusão em relação aos afrodescendentes. e) essa dinâmica política depende da participação ativa de todas as etnias. 7 Filosofia / Sociologia 9. Em sociedade de origens tão nitidamente personalistas como a nossa, é compreensível que os simples vínculos de pessoa a pessoa, independentes e até exclusivos de qualquer tendência para a cooperação autêntica entre os indivíduos, tenham sido quase sempre os mais decisivos. As agregações e relações pessoais, embora por vezes precárias, e, de outro lado, as lutas entre facções, entre famílias, entre regionalismos, faziam dela um todo incoerente e amorfo. O peculiar da vida brasileira parece ter sido, por essa época, uma acentuação singularmente enérgica do afetivo, do irracional, do passional e uma estagnação ou antes uma atrofia correspondente das qualidades ordenadoras, disciplinadoras, racionalizadoras. HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1995. Um traço formador da vida pública brasileira expressa-se,segundo a análise do historiador, na a) rigidez das normas jurídicas. b) prevalência dos interesses privados. c) solidez da organização institucional. d) legitimidade das ações burocráticas. e) estabilidade das estruturas políticas. 10. Considere o gráfico a seguir: O fenômeno representado no gráfico é fruto das seguintes características da sociedade brasileira: a) racismo e desigualdade econômica. b) nacionalismo e desigualdade étnica. c) autoritarismo e desigualdade política. d) capitalismo e desigualdade educacional. e) patriarcalismo e desigualdade de gênero. 8 Filosofia / Sociologia Gabarito 1. D A questão faz uma comparação entre a classe média brasileira e a europeia. No Brasil, é comum a classe média possuir empregados domésticos e se utilizar de certos signos de distinção. Já na Europa, a classe média não faz questão desse tipo de diferenciação. Isso pode ser explicado, em grande parte, pela desigualdade social e pela herança patriarcal e escravocrata de nossa sociedade. Aqui, a divisão entre senhor e escravo nos leva a desejar ser o senhor. Quem não é senhor, é escravo. Assim, a classe média se utiliza desses serviços para se distinguir do restante da população. 2. E A tabela mostra a diminuição da quantidade de pobres e de indigentes no Brasil entre os anos 1992 e 1999. Como se pode perceber, a diminuição da quantidade de pobres e indigentes brancos foi proporcionalmente mais acentuada que a dos afrodescendentes. Ou seja, os afrodescendentes tiveram mais dificuldade de sair da pobreza. Esta disparidade pode, sem grandes problemas, ser enquadrada na teoria de Florestan Fernandes sobre a (não) integração do negro na sociedade brasileira. 3. D Pertencente a fase "B" da implantação da sociologia Brasileira Sergio Buarque de Holanda desenvolve o conceito de "cordialidade do Brasileiro", que o brasileiro é cordial quase que por natureza (exemplo do tipo ideal Weberiano) e que devemos entender essa "cordialidade" não como alguém educado, mas como alguém subserviente. 4. D A única alternativa correta é aquela representada pela letra (d), pois Gilberto Freyre considera que a família tem um caráter fundamental para o desenvolvimento da sociedade brasileira. 5. E A única alternativa que possui duas afirmações cotidianas de caráter discriminatório é a representada pela letra e. Tanto a expressão “O senhor sabe com

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nos estudos sociológicos. B) Durkheim defendia o uso dos preconceitos e das pré-noções como ideias centrais na observação dos fenômenos. C) Segundo Durkheim, as principais ferramentas metodológicas da Sociologia são as opiniões, as especulações e as generalizações apressadas. D) Na concepção durkheimiana, a compreensão efetiva dos fenômenos sociais se dá pela identificação dos interesses e das motivações subjetivas dos atores sociais envolvidos. E) Ao afirmar que o sociólogo deve encarar o fato social como coisa, Durkheim procurou defender a definição do objeto sociológico como algo externo ao pesquisador. QUESTÃO 06__________________________________________________________________________ Segundo Emile Durkheim, o conhecimento científico pode ser útil para a ação. Identificar um critério objetivo, inerente aos fatos sociais, que permita distinguir a saúde da doença nas diferentes ordens de fenômenos sociais, pode esclarecer o sentido da prática, permitindo, ao mesmo tempo, que a ciência permaneça fiel ao seu próprio método. A partir dessa assertiva, apreende-se que: A) O delito é um fato normal, na medida em que sociedade isenta dele é impossível. B) O delinquente é considerado pela sociedade um ser antissocial, um corpo estranho e inassimilável, introduzido no seio da sociedade. C) O delito e a aversão que os membros da sociedade sentem por ele se relacionam com a fisiologia patológica da sociedade. D) O delito é uma doença e a pena que lhe é aplicada constitui o seu justo remédio. E) Para definir a patologia social, a sociologia adota o critério de observar se os fenômenos que ocorrem são gerais na sociedade. QUESTÃO 07__________________________________________________________________________ (UEMA 2016) A incivilidade gourmet _______________________________________________________________________________________________ 56 Caderno de Questões Ques 1 (...) Em entrevista à Folha de S. Paulo, o sociólogo espanhol Manuel Castells chegou a tempo de enfiar o dedo nas escancaradas escaras da sociedade brasileira. (...) “A imagem mítica do brasileiro simpático só existe no samba. Na relação entre pessoas, sempre foi violento. A sociedade brasileira não é simpática, é uma sociedade que se mata”. Continua a matéria, “para os leitores de Sergio Buarque de Holanda, o sociólogo espanhol apenas redescobre as raízes da sociedade brasileira plantadas nos terraços da escravidão, entre a casa-grande e suas senzalas. (...) Sob a capa do afeto, o cordialismo esconde as crueldades da discriminação e da desigualdade”. (BELLUZZO, Luiz Gonzaga. A incivilidade gourmet. Carta Capital, Ano XXI, Nº 854). A matéria retratada aponta como ilusória a ideia de que o brasileiro teria como característica a cordialidade, sendo, ao contrário, preconceituoso e agressivo. As frases expressivas da arrogância discriminativa presente no cotidiano da sociedade brasileira estão indicadas em: A) “Você não pode discutir comigo porque não fez faculdade”. “Quem poderia resolver essa situação”? B) “E você, quem é mesmo”? “Um momento enquanto verifico o seu processo”. C) “A culpa é da Princesa Isabel”. “Este é o número do seu protocolo, agora é só esperar”. D) “Eu sou o doutor Fulano de Tal”. “O senhor será o próximo a ser atendido”. E) “O senhor sabe com quem está falando”? “Coloque-se no seu lugar”. QUESTÃO 08__________________________________________________________________________ (UNIOESTE 2016) Para Gilberto Freire, a família, não o indivíduo, nem tampouco o Estado nem nenhuma companhia de comércio, é, desde o século XVI, o grande fator colonizador no Brasil, a unidade produtiva, o capital que desbrava o solo, instala as fazendas, compra escravos, bois, ferramentas, a força social que se desdobra em política, constituindo-se na aristocracia colonial mais poderosa da América. Sobre ela, o rei de Portugal quase reina sem governar. Os senados de Câmara, expressões desse familismo político, cedo limitam o poder dos reis e mais tarde o próprio imperialismo ou, antes, parasitismo econômico, que procura estender do reino às colônias os seus tentáculos absorventes. (Gilberto Freire. Casa Grande & Senzala. Rio de Janeiro: José Olympio. 1994). Para Gilberto Freyre: A) o Estado Brasileiro foi o grande impulsionador do desenvolvimento brasileiro. B) o rei de Portugal mantinha o total controle sobre o processo de colonização no Brasil. C) a família não pode ser considerada o agente colonizador do Brasil. D) a família foi predominante no desenvolvimento da sociedade brasileira, sua existência relacionou-se, desde o início, ao domínio das grandes propriedades, tanto na zona rural como posteriormente no meio urbano. E) a família manteve-se longe da aristocracia colonial brasileira. QUESTÃO 09__________________________________________________________________________ (ENEM PPL 2014) Canto dos lavradores de Goiás Tem fazenda e fazenda Que é grande perfeitamente Sobe serra desce serra Salta muita água corrente Sem lavoura e sem ninguém O dono mora ausente. Lá só tem caçambeiro Tira onda de valente Isso é que é grande barreira Que está em nossa frente Tem muita gente sem terra Tem muita terra sem gente. _______________________________________________________________________________________________ 57 Caderno de Questões Ques 1 (MARTINS, J. S. Cativeiro da terra. São Paulo: Ciências Humanas, 1979). No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século XX destacada é a: A) atuação da bancada ruralista. B) expansão da fronteira agrícola. C) valorização da agricultura familiar. D) manutenção da concentração fundiária. E) implementação da modernização conservadora. QUESTÃO 10__________________________________________________________________________ A teoria da democracia racial, derivada a partir da hipótese de pesquisa desenvolvida por Gilberto Freyre, principalmente com sua obra “Casa-Grande e Senzala”, pode ser relacionada à política de cotas implementada nos institutos federais a partir da Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012. Dentre as opções abaixo, marque a CORRETA em relação aos conteúdos do enunciado acima. A) A teoria desenvolvida por Gilberto Freyre contribui para explicar a diferença entre os níveis de violência racial ocorridos nos EUA e no Brasil, bem como sustenta teoricamente a política de cotas raciais adotada em nosso país. B) A teoria da democracia racial, derivada da obra de Freyre, sustenta uma suposta convivência pacífica e democrática entre os negros, indígenas e brancos europeus, de modo a sustentar a política de cotas raciais. C) A teoria desenvolvida por Freyre atribui uma visão romantizada da realidade, tornando invisíveis várias formas de violência praticadas por brancos europeus em relação aos negros. A política de cotas raciais, nesse sentido, visa validar a teoria de Freyre. D) A teoria da democracia racial, derivada da obra de Freyre, mascara em grande medida a violência praticada por brancos contra negros no Brasil, sustentando de certo modo parte das críticas atribuídas à adoção de cotas raciais no país. E) A teoria da democracia racial de Freyre tem por princípio desvelar todas as formas de violência de brancos contra negros no Brasil, amparando teoricamente a adoção de cotas raciais como forma de compensação histórica. QUESTÃO 11__________________________________________________________________________ Leia o texto a seguir: “O homem cordial pode ser visto como um tipo ideal weberiano: ele seria o precipitado de uma formação social caracterizada pela onipresença da esfera privada, logo, pelo primado das relações pessoais. Ora, a cordialidade não deve ser compreendida como uma característica essencialmente brasileira, mas antes como um traço estrutural de sociedades cujo espaço público enfrenta

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