Por que o nariz fica escorrendo

POR: Beatriz Santomauro, Rita Trevisan, NOVA ESCOLA
01 de Outubro | 2011

Compartilhe este conteúdo:

Quem nunca se deparou com o nariz escorrendo? Bastante comum, esse sintoma pode se tornar um verdadeiro incômodo, ainda mais quando dura por muito tempo. Geralmente, é um efeito característico de gripes e resfriados e, em alguns casos, também pode ser sinal de uma alergia inflamatória.

Seja qual for a causa, é fato: esse cenário é bem desagradável e, muitas vezes, até limita as atividades ao longo do dia. A boa notícia é que existem formas de combater e se prevenir do problema.

Para deixar você por dentro do assunto, vamos dividir aqui quais são essas soluções e como colocá-las em prática. É só acompanhar o post e anotar as dicas!

O que pode ocasionar nariz escorrendo?

Primeiro, é importante entender quais são os fatores que fazem o nariz escorrer, criando uma sensação incômoda e, inclusive, comprometendo a respiração. Vamos lá: também conhecido como "coriza", o problema é causado por uma inflamação ou irritação presente no tecido nasal.

Quando isso acontece, automaticamente o sistema imunológico é acionado e, a partir disso, começa a reagir. O resultado? Não poderia ser outro: o organismo passa a produzir mais e mais muco a fim de eliminar os agentes nocivos.

Existem ainda alguns quadros específicos nos quais o nariz entupido e escorrendo se destacam como sintomas. São eles:

  • gripes;
  • resfriados;
  • sinusite;
  • alergias diversas.

Fora isso, há aquelas situações esporádicas, em que outros fatores acabam influenciando a produção de coriza. Normalmente, isso pode acontecer após a ingestão de alimentos apimentados, o uso de alguns medicamentos ou até em decorrência do tabagismo.

O que fazer para o nariz parar de escorrer?

Ninguém gosta de ficar com o nariz escorrendo, não é mesmo? Além de ser um grande incômodo, esse sintoma prejudica diversas atividades ainda mais quando precisamos trabalhar. Já na hora de relaxar, o sono pode ser comprometido, levando o indivíduo a respirar pela boca . 

Diante disso e agora que você já sabe o que é coriza, basta seguir as duas importantes recomendações a seguir, que ajudarão você a ter mais tranquilidade para lidar com esse problema. Veja só!

Hidrate-se

A melhor maneira de combater o nariz escorrendo é manter o corpo hidratado. Ao beber muito líquido e, consequentemente, hidratar as vias respiratórias, é possível fazer com que o muco da coriza seja diluído, agilizando assim a sua eliminação pelo corpo.

Caso sinta a necessidade, ainda há a possibilidade de utilizar o soro fisiológico para limpar as cavidades nasais e promover uma respiração melhor.

Acompanhe a situação

Mesmo seguindo as dicas anteriores, pode ser que o quadro demore um pouco para melhorar. Para que o bem-estar seja mantido, é importante, então, monitorar o andamento.

E caso o nariz continue escorrendo, contar com o suporte de antialérgicos pode ajudar a reduzir o mal-estar.

Há também remédios próprios para tratar os sintomas do resfriado, que auxiliam na redução tanto da congestão nasal quanto da coriza e outros efeitos desagradáveis, como dor no corpo e febre. 

E então, com essas recomendações você conseguiu entender melhor o que causa o nariz escorrendo e como se cuidar? Esperamos que sim! Aplicando essas dicas simples, você melhora o seu dia a dia.

Para continuar se atualizando sobre o tema, aproveite e confira os medicamentos mais indicados no tratamento da gripe. A leitura é rápida e valerá a pena.

Assim como em outras doenças respiratórias, como a gripe causada pela influenza, a nova variante do COVID-19, Ômicron, vem causando um sintoma bastante comum, porém incomodo e que costuma perdurar por grande parte da infecção: a coriza. Ainda não há um estudo concreto que evidencie o motivo da coriza frequente em pacientes infectados pela ômicron.  

Porém, fato é que o sintome persiste. Adelino de Melo Freire Jr., infectologista cooperado da Unimed-BH, enfatiza que várias pesquisas já mostraram que essa variante afeta mais as vias respiratórias altas, como nariz, garganta e traqueia, do que o pulmão. "Isso justifica essa manifestação mais intensa da coriza e, principalmente da dor de garganta".

Além disso, esses fatores também podem explicar porque a infecção por essa variante está sendo mais branda, além do avanço da vacinação. 

Como melhorar a coriza

A produção de coriza é um artifício do corpo humano para se livrar dos agentes infecciosos. Quando produzida em excesso, ela pode entupir o nariz e provocar um desconforto intenso e dificuldades para respirar. 

De acordo com Freire Jr., é possível melhorar a coriza a partir da recomendação por profissonais de corticóides nasais e medicamentos de controle que ajudam no desconforto e na obstrução nasal. Também é indicado fazer lavagem nasal com soro fisiológico e assoar o nariz para retirar o restante da secreção. 

"Todas essas dicas, além de aliviarem esse desconforto, ao tirar a coriza, você está ajudando a eliminar mais rapidamente o agente que a provoca", finaliza o especilista. 

Início > Blog > Nariz escorrendo (Coriza): Causas, sintomas e tratamento

Quem não ficou com o nariz escorrendo? Ficar com o nariz pingando ou “escorrendo” no resfriado ou quando você está resfriado, gripe ou alergias é comum. Geralmente não significa que haja uma infecção ou algo sério. Lembre-se de usar boas práticas de higiene para evitar coriza ou problemas semelhantes. Consulte um médico se o seu nariz escorrendo ou o do seu filho parecer incomum.

A secreção nasal é o muco que sai do nariz. Pode ser causado por temperaturas externas mais frias ou por resfriado, gripe ou alergias (rinite alérgica). O tratamento inclui beber muitos líquidos, especialmente água, e descansar o máximo possível. Você pode aliviar os sintomas com lavagem nasal.

O que é um nariz escorrendo?


 
O nariz escorrendo é o muco escorrendo ou “pingando” pelo nariz. Pode ser causado por temperaturas externas mais frias, resfriado, gripe ou alergias.


 
“Rinorreia”, um termo frequentemente usado junto com a frase “nariz escorrendo”, é a secreção fina e geralmente clara que você pode ver. Outro termo que você pode ver com frequência é "Rinite ". A rinite é a inflamação dos tecidos nasais.


 
Quando um vírus do resfriado ou um alérgeno, como pólen ou poeira, entra em seu corpo pela primeira vez, irrita o revestimento do nariz e seios da face (ou bolsas cheias de ar ao redor do rosto) e seu nariz começa a produzir muito muco claro. Esse muco aprisiona as bactérias, vírus ou alérgenos e ajuda a eliminá-los do nariz e dos seios da face.

 Como seu nariz funciona para proteger seu corpo?


 
Seu processo de respiração começa no nariz. O ar entra em seus pulmões pelo nariz. Ajuda a filtrar, umidificar, aquecer ou resfriar o ar que passa por ele, de modo que o ar que chega aos pulmões seja limpo.


 
Um revestimento especial de mucosa, ou tecido úmido, cobre a área interna do nariz e consiste em muitas glândulas produtoras de muco. À medida que bactérias, alérgenos, poeira ou outras partículas prejudiciais entram no nariz, o muco os aprisiona. O muco contém anticorpos, ou enzimas, que matam bactérias e vírus indesejáveis.


 
O revestimento da mucosa também inclui cílios, minúsculas estruturas semelhantes a pelos. Os cílios estão em movimento contínuo e movem as partículas nocivas coletadas e o muco em que estão presos, através do nariz, para o fundo da garganta. Em seguida, é engolido e destruído pelo ácido em seu estômago. Muco e partículas também podem ser expelidos ou espirrados.


 
Quando as temperaturas externas ficam baixas, o ritmo desse processo diminui. Muitas vezes, o muco permanece no nariz e, em seguida, pinga ou escorre.

 Porque o muco é uma parte importante do sistema das vias aéreas?


 
O muco é necessário para manter as vias aéreas úmidas e funcionando corretamente. O muco não apenas impede que as partículas nocivas entrem nos pulmões, mas também contém anticorpos que ajudam a destruir as bactérias. Se muito muco é produzido, seu corpo quer se livrar dele, levando à tosse e cuspindo o muco extra e soprando-o pelo nariz.

Por que um nariz escorrendo? O que causa o nariz escorrendo?


 
O nariz escorrendo pode ter uma ou mais causas. As possíveis causas incluem:
 

  • Alergias (rinite alérgica).

  • Temperaturas frias.

  • Resfriado comum.

  • Gripe.

  • Rinite gustativa, uma forma de rinite não alérgica que causa coriza quando você ingere certos alimentos.

Que outros sintomas podem surgir com o nariz escorrendo?


 
O gotejamento pós-nasal é um efeito colateral do excesso de muco. Ocorre quando o muco desce pela parte de trás da garganta sendo engolido, o que pode causar tosse ou dor de garganta.


 
Às vezes, um nariz escorrendo e um nariz congestionado ou entupido são vistos juntos. A congestão nasal ocorre quando os tecidos que revestem o nariz ficam inchados e dificultam a respiração. O inchaço é devido a vasos sanguíneos inflamados. O muco pode começar a escorrer pelo nariz.


 
O nariz escorrendo devido a um resfriado ou gripe pode ser acompanhado de fadiga, dor de garganta, tosse, pressão facial e, às vezes, febre.


 
O nariz escorrendo devido a alergias pode ser acompanhado por espirros e coceira nos olhos lacrimejantes.

 O nariz escorrendo pode causar dor de garganta?


 
Sim. Se o excesso de muco descer pela garganta (gotejamento pós-nasal), pode causar tosse ou dor de garganta.

 O nariz escorrendo pode causar infecção no ouvido?

 O nariz escorrendo é contagioso?


 
O nariz escorrendo em si não é contagioso, mas costuma ser o sintoma de uma doença como o resfriado comum ou gripe, que pode ser transmitido de pessoa para pessoa.

Como faço para parar o nariz escorrendo?


 
Seu nariz escorrendo provavelmente irá parar por conta própria. Geralmente, não precisa de tratamento. Mas, existem exceções, se seu nariz escorrendo for crônico você deve procurar um otorrinolaringologista.

 Qual medico trata nariz escorrendo?

 Quando devo procurar um otorrinolaringologista para tratar o nariz escorrendo?


 
O nariz escorrendo normalmente desaparece por conta própria. No entanto, você deve consultar um otorrino se:
 

  • Os sintomas continuam por mais de 10 dias e não há melhora.

  • Os sintomas são graves ou incomuns.

  • A drenagem do nariz vem de apenas um lado e é verde, com sangue ou com cheiro desagradável, ou se você tiver outros motivos para acreditar que pode haver um objeto estranho preso em seu nariz.

O seu médico irá realizar um exame físico para se certificar de que o nariz escorrendo não é um sintoma de uma doença mais grave.

 Como faço para me livrar do meu nariz escorrendo? Que medicamentos devo experimentar?


 
Não tome medicamentos por conta própria, procure um otorrinolaringologista para orientar seu tratamento, nariz escorrendo pode ser sintoma de doenças mais graves.

Medicamentos controlados, como antibióticos, não são necessários para tratar o nariz escorrendo, que geralmente melhora por conta própria. Às vezes, um descongestionante de venda livre pode ajudar os adultos, mas pode não ser apropriado se você tiver certas condições ou tomar outros medicamentos. Verifique com seu otorrino quais medicamentos sem receita são apropriados para você.


 
Normalmente, o melhor tratamento para nariz escorrendo inclui:
 

  • Descanso.

  • Beba muitos líquidos, principalmente água.

  • Faça lavagem nasal para ajudar a aliviar os sintomas. Limite o uso de sprays nasais descongestionantes a não mais do que alguns dias, conforme as instruções nos rótulos das embalagens.

A menos que seja recomendado pelo seu médico, não use remédios para resfriado sem orientação do otorrino.

 Qual tratamento é recomendado para nariz escorrendo devido a uma rinite alérgica? 

  • Fique em casa quando a contagem de pólen estiver alta, geralmente de manhã cedo e em dias de vento.

  • Mantenha as janelas fechadas durante a temporada de alergia e use o ar-condicionado sempre que possível.

  • Use uma máscara contra poeira se trabalhar ao ar livre. Troque de roupa e tome um banho imediatamente após entrar em casa.

  • Evite o contato com cães e gatos se você for sensível a pelos de animais.

Além disso, existem muitos medicamentos de venda livre seguros e eficazes para ajudar a controlar os sintomas de alergia, como sprays nasais de esteroides e anti-histamínicos orais. Se os sintomas forem graves, seu otorrino pode recomendar medicamentos prescritos ou encaminhá-lo a um alergista para teste e terapia direcionada.

Mais informações:

O nariz escorrendo pode ser evitado?


 
Praticar uma boa higiene é importante e muitas vezes pode ajudar a impedir a propagação de germes. O nariz escorrendo é um sintoma de algumas doenças contagiosas. Aqui estão algumas dicas simples para impedir a propagação de tais germes:
 

  • Lave as mãos com frequência.

  • Jogue fora os lenços de papel usados ​​após assoar ou limpar o nariz.

  • Mantenha-se afastado de quem tem constipações ou infecções.

  • Alimente-se de maneira saudável e faça exercícios regularmente para ajudar a estimular o sistema imunológico.

  • Tussa e espirre na parte interna do cotovelo, não na mão.

  • Limpe e desinfete superfícies comuns como mesas e balcões, brinquedos, maçanetas e louças sanitárias.

Quem é a Dra. Danielly Andrade?

Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.

​​​

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.

"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."