O que significa a frase dita por marlene (a mãe) com relação a seus filhos: vocês são meu oxigênio


181 181 PLANO DE ESTUDO TUTORADO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS TURNO: TOTAL DE SEMANAS: NÚMERO DE AULAS POR MÊS: COMPONENTE CURRICULAR: ENSINO RELIGIOSO ANO DE ESCOLARIDADE: 7º ANO PET VOLUME: 02/2021 NOME DA ESCOLA: ESTUDANTE: TURMA: BIMESTRE: 3º NÚMERO DE AULAS POR SEMANA: SEMANA 1 UNIDADES TEMÁTICAS: Manifestações Culturais e Religiosas. OBJETOS DE CONHECIMENTO: Místicas e Espiritualidades. HABILIDADES: (EF07ER01X) Reconhecer que o ser humano, através de palavras, gestos, símbolos, músicas, expressa, comunica e respeita as práticas de comunicação com divindades em distintas manifes- tações e tradições religiosas. CONTEÚDOS RELACIONADOS: Práticas de comunicação humana (oral e escrita). As práticas de comunicação oral e escrita em diferentes tradições e manifestações religiosas. TEMA: COMUNICAÇÃO COM DIVINDADES – PARTE I Olá, estudante! Esta semana, vamos estudar sobre as formas utilizadas pelas diferentes religiões e tradições para se comunicar com suas divindades. É importante lembrar que, embora essas práticas estejam ligadas à fé das pessoas, elas também são parte da cultura de um povo, e manifestam formas de sentir, pensar e estar no mundo. Mesmo que você não seja religioso, esse conteúdo vai te ajudar a observar a estreita relação entre religião e cultura. Vamos lá? BREVE APRESENTAÇÃO - Religião e comunicação Você já parou para pensar que toda religião é também um sistema de comunicação? Nas religiões, po- demos identificar a comunicação entre as pessoas que dela fazem parte e a tentativa de comunicação com seres imateriais, como deuses, espíritos, entidades etc. 182 A comunicação entre as pessoas é fundamental para transmitir os conhecimentos que são próprios daquela tradição. Por isso, as religiões sempre dedicam tempo para ensinar às novas gerações suas práticas de culto. Essas práticas de culto, por sua vez, consistem em um sistema de comunicação com o mundo sobrenatural. Assim, através de palavras, gestos, símbolos, músicas, ou muitas outras for- mas, os participantes de uma religião buscam contato com seu(s) deus(es) para adorar, agradecer, pe- dir bênçãos ou tornar-se parte de uma comunidade sagrada. A seguir, explicaremos melhor sobre isso. Bíblia, Corão, Torá. Disponível em < https://doladodefora.wordpress. com/tag/deus/ >. Acesso em 03 maio 2021. As palavras sagradas podem estar presentes em uma tradi- ção religiosa de várias formas. Pode ser através de uma histó- ria mitológica, de livros sagrados, de orações que podem ser decoradas, ou mesmo de palavras isoladas cujo sentido esteja relacionado à religião. A figura ao lado apresenta os textos sagrados das chamadas “Religiões do Livro” (cristianismo, islamismo e judaísmo). Es- sas três religiões conferem um papel central para seus escri- tos sagrados e defendem que eles são uma forma de comuni- cação entre Deus e os seres humanos. Também podemos citar como exemplos de palavras sagradas as saudações utilizadas na Umbanda e Candomblé (como Sa- ravá, Motumbá, Kolofé, Mukuiu, Mojubá etc.) e os mantras, pa- lavras utilizadas durante a meditação para alcançar o controle da mente, e que podem ter valor religiosos em tradições orien- tais como o hinduísmo, o budismo, o jainismo e o tantrismo. Símbolos religiosos. Disponível em . Acesso em 03 maio 2021. Os símbolos religiosos também são uma importante forma de comunicação. Eles podem servir para indicar o pertencimen- to de um fiel à sua religião, ou como forma de aproximá-lo de seu(s) deus(es). Em certos casos, os símbolos também podem indicar o lugar que o indivíduo ocupa na hierarquia religiosa, como participante ou sacerdote. Um cristão católico, por exemplo, pode trazer um crucifixo ou escapulário pendurado em seu pescoço. O uso desse símbolo vai fazer com que as outras pessoas percebam qual é seu pertenci- mento religioso. Mas pode ser também uma forma de o indivíduo se sentir mais próximo de Deus, manifestando sua devoção. A dança no candomblé. Disponível em . Acesso em 03 maio 2021. Os gestos também podem ser considerados uma forma de co- municação com as divindades. De acordo com as regras litúr- gicas de cada religião, existem gestos e ações que podem ter um significado considerado sagrado. Podemos citar como exemplo de gestos sagrados a dança no Candomblé, ou o sinal da cruz entre cristãos católicos. Para ir um pouco mais longe, podemos falar sobre a foto ao lado. O homem está meditando na posição de lótus (padmasana). Esta prática surgiu ligada à yoga hindu. É comum vermos represen- tações de Buda e de deuses do hinduísmo nessa posição, pois ela tem um significado de desapego, beleza, pureza, espiritua- lidade, iluminação, riqueza material e renovação cósmica. 183 PARA SABER MAIS: • O texto de Danielle Romani para a Revista Continente , acesso em 04 de maio de 2021) fala sobre o papel da dança nas religiões de matriz africana. • Assista ao vídeo “Five” (, acesso em 04 de maio de 2021) e tente identificar as diferentes formas que as crianças retratadas usam para fazer contato com o sagrado em suas religiões. ATIVIDADES 1 – Após ler o texto, você deve ter percebido que há muitas palavras diferentes. Para melhorar sua compreensão, pesquise e transcreva o significado das palavras a seguir em um dicionário impresso ou online. Entidade: Mantra: Hierarquia: Escapulário: Devoção: Transe: Teologia: Contrição: Litúrgico: 184 Lótus: REFERÊNCIAS BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2011. BRASIL, Taciana. Religião e comunicação. In: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE MINAS GE- RAIS. Plano de Estudos Tutorado. 7º ano. Ensino Religioso. v. 3. Belo Horizonte: SEEMG, 2021. Dispo- nível em: . CRUZ, Eval. O papel ordenador da música nos rituais de religião de matriz africana. Horizontes Históri- cos, v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: . Acesso em: 04 maio 2021. PACE, Enzo. Narrar a Deus: a religião como meio de comunicação. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 24, n. 70, p. 09-15, jun. 2019. Disponível em: . Acesso em: 04 maio 2021. VEIGA JÚNIOR, Manuel Vicente Ribeiro. Religião e música: variações em busca de um tema. Ca- derno CRH, Salvador, v. 26, n. 69, set./dez. 2013. Disponível em: . Acesso em: 04 maio 2021. 185 SEMANA 2 UNIDADE TEMÁTICA: Manifestações Culturais e Religiosas. OBJETO DE CONHECIMENTO: Místicas e Espiritualidades. HABILIDADE: (EF07ER01X) Reconhecer que o ser humano, através de palavras, gestos, símbolos, músicas, se expressa, comunica e respeita as práticas de comunicação com divindades em distintas manifes- tações e tradições religiosas. CONTEÚDOS RELACIONADOS: Práticas de comunicação humana (oral e escrita). As práticas de comunicação oral e escrita em diferentes tradições e manifestações religiosas. TEMA: COMUNICAÇÃO COM DIVINDADES – PARTE II Olá, estudante! Em nossa última aula, você leu um texto sobre as formas que os seres humanos utilizam para buscar contato com o sobrenatural em suas religiões. Hoje, vamos fazer atividades que ajudem a reconhecer a presença dessas práticas em nosso cotidiano. Vamos lá? ATIVIDADES 1 – Você sabe o que é um oratório? No Brasil, os primeiros oratórios chegaram com os portugueses em suas cara- velas. Seu uso era devocional e litúrgico, pois eram usados em orações indivi- duais, bem como em rituais católicos como casamentos, batizados, novenas e outros eventos. Nas casas, era comum que as famílias tivessem algum orató- rio: ora nas alcovas, ora nas salas ou salões. Era onde as pessoas faziam suas orações de agradecimento ou pedidos em uma relação pessoal com o divino ou o santo de sua devoção. Nas grandes fazendas, havia quase sempre uma ermida, capela ou um oratório onde se realizavam as cerimônias e rituais ca- tólicos, já que o isolamento pela distância, dificultava a participação naquelas que eram realizadas nas capelas dos distritos ou na matriz de sua freguesia. Para aqueles que viajavam longas distâncias eram usados os oratórios itine- rantes, de viagem ou de algibeira. Assim eram chamados os oratórios produ- zidos em forma de caixa para proteger de perigo de danos e perdas a imagem dos santos. Fonte: . Acesso em: 04 maio 2021. Oratório produzido em Minas Gerais, entre os séculos XVIII e XIX. Disponível em: . Acesso em 04 maio 2021. QUER SABER MAIS? Faça uma visita virtual ao Museu do Oratório (http://www.eravirtual.org/museu- -do-oratorio/. Acesso em: 04 de maio de 2021). 186 Considerando o texto que você acabou de ler e o que você já estudou sobre as formas que as religiões utilizam para ter contato com seu(s) deus(es), marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Os oratórios contêm imagens de santos católicos. Por isso, sua presença pode ser considerada um símbolo que aproxima o religioso de Deus ou do seu santo de devoção. ( ) Os símbolos religiosos são a única forma utilizada pelas religiões para buscar contato com seu(s) deus(es). ( ) A música, as palavras, os gestos e os símbolos são elementos que podem estar presentes nas tradições religiosas, como forma de comunicação entre o ser humano e seu(s) deus(es). ( ) Se uma música é sagrada para uma religião, ela pode ser utilizada por qualquer outro grupo religioso em seu culto. ( ) A presença dos oratórios no Brasil se deve à influência do cristianismo católico, pois esta era a religião dos colonizadores portugueses. ( ) Os oratórios eram importantes nas práticas religiosas durante o período colonial. ( ) Os oratórios atrapalhavam a prática religiosa da população, pois impediam que eles fossem prestar seu culto a Deus em uma igreja. 2 – Veja a manchete a seguir. Disponível em: . Acesso em 04 maio 2021. Acender uma vela é uma tradição comum em diversas religiões, inclusive no cristianismo católico. Nor- malmente, é realizada em momentos de súplica ou agradecimento, como uma forma de aproximar mais o fiel de Deus ou do santo de devoção. Na manchete apresentada, vemos, porém, que essa tradição sofreu uma releitura tecnológica. Hoje, é possível acender uma vela virtual e deixar pedidos de oração através da internet. a) Na sua opinião pessoal, a releitura tecnológica tem o mesmo valor que o cumprimento da tra- dição religiosa? Por quê? 187 b) Atualmente, devido à pandemia de Covid-19, recomenda-se que as pessoas evitem grandes deslocamentos e aglomerações. Como essa recomendação afeta os cultos religiosos? c) Na atividade anterior, lemos um texto sobre o oratório. O que a história desse objeto tem em comum com as releituras tecnológicas de práticas religiosas que estamos vendo, hoje em dia? d) Atualmente, a tecnologia está presente também nas tradições religiosas. Há, porém, alguns limites para sua utilização. Pense e cite exemplos de duas tradições religiosas que não podem ser exercidas por meios tecnológicos. 3 – Leia a letra de música a seguir. Se eu quiser falar com Deus Se eu quiser falar com Deus Tenho que ficar a sós Tenho que apagar a luz Tenho que calar a voz Tenho que encontrar a paz Tenho que folgar os nós Dos sapatos, da gravata Dos desejos, dos receios Tenho que esquecer a data Tenho que perder a conta Tenho que ter mãos vazias Ter a alma e o corpo nus Se eu quiser falar com Deus Tenho que aceitar a dor Tenho que comer o pão Que o diabo amassou Tenho que virar um cão Tenho que lamber o chão Dos palácios, dos castelos Suntuosos do meu sonho Tenho que me ver tristonho Tenho que me achar medonho E apesar de um mal tamanho Alegrar meu coração Se eu quiser falar com Deus Tenho que me aventurar Tenho que subir aos céus Sem cordas pra segurar Tenho que dizer adeus Dar as costas, caminhar Decidido, pela estrada Que ao findar vai dar em nada Nada, nada, nada, nada Nada, nada, nada, nada Nada, nada, nada, nada Do que eu pensava encontrar. GILBERTO GIL. Se eu quiser falar com Deus. Rio de Janeiro: Warner, 1981. LP (44:54). Quer ouvir a música? Veja o vídeo em: . Acesso em: 04 de maio de 2021. 188 a) A música descreve uma série de atitudes tomadas por uma pessoa que deseja falar com Deus. Essas atitudes se aproximam mais da alegria ou da tristeza? Justifique sua resposta. b) Essa letra de música descreve as atitudes de uma pessoa que acredita que o silêncio, a soli- dão e a tristeza são necessárias para se falar com Deus. Isso é válido em todas as religiões? Por quê? c) Na sua opinião, praticar uma religião é um motivo de alegria ou tristeza? Explique. 189 SEMANA 3 UNIDADE(S) TEMÁTICA: Manifestações culturais e religiosas. OBJETO(S) DE CONHECIMENTO: Místicas e espiritualidades. HABILIDADE(S): (EF07ER22MG) Conceituar o que é mística e o que é espiritualidade. CONTEÚDOS RELACIONADOS: Conceito de misticismo e espiritualidade. TEMA: MÍSTICA E ESPIRITUALIDADE I Olá, estudante! Hoje, vamos introduzir um tema novo: a mística e a espiritualidade. Você já ouviu falar desses termos? Sabe o que significam? Nessa aula, vamos apresentar a definição desses termos e fazer alguns exercícios. Sua dedicação é muito importante! BREVE APRESENTAÇÃO – Espiritualidade e Mística Os termos espiritualidade e mística são muito próximos em seu significado. Às vezes, eles chegam a ser tratados como sinônimos. Porém, existem algumas diferenças fundamentais entre eles. Veja o quadro a seguir para percebê-las. ESPIRITUALIDADE MÍSTICA A espiritualidade oferece sentido à vida humana através da conexão com algo que é maior do que a si mesmo. A mística oferece sentido à vida humana através da conexão com Deus. A espiritualidade pode ou não ser religiosa. A mística é, necessariamente, religiosa. A espiritualidade pode ser considerada uma di- mensão humana. A mística é experimentada por algumas pessoas, mas não todas. A espiritualidade pode ser experimentada, inclu- sive, no ateísmo. A mística pode ser experimentada no monoteís- mo ou politeísmo, mas nunca no ateísmo. A espiritualidade pode ser desenvolvida racional- mente. A mística é uma força afetiva que vai além da ra- zão. A espiritualidade motiva e orienta as ações hu- manas. A mística motiva e orienta as ações humanas, mas também explica o mundo através das tradi- ções religiosas. 190 PARA SABER MAIS: Esta entrevista aborda a questão da espiritualidade como dimensão humana. Disponível em: . Acesso em: 04 de maio de 2021. O vídeo “O girassol” apresenta um exemplo de espiritualidade. A personagem principal do vídeo renuncia ao seu próprio desejo para alcançar algo maior que si mesma. Disponível em: . Acesso em: 04 de maio de 2021. ATIVIDADES 1 – Veja com atenção o texto a seguir. No dia da formatura, filha homenageia mãe usando uniforme de faxineira Fonte: adaptado de (imagem e texto). Acesso em 05 de maio de 2021. a) Reconte, com suas palavras, a história retratada no texto. b) O que significa a frase dita por Marlene (a mãe) com relação a seus filhos: “Vocês são meu oxigênio”? c) Dentro de seu conhecimento de mundo, você acha que é fácil, para uma mãe, sustentar a fa- mília com salário de faxineira? d) Na sua opinião, o que pode levar uma mãe a se sacrificar por seus filhos? 191 Marlene dedicou sua vida a trabalhar para oferecer uma vida melhor para seus filhos. Por ter en- contrado um sentido para sua vida, a história de Marlene é um exemplo de espiritualidade não religiosa. 2 – Veja o quadrinho a seguir. A TURMA da Mônica em: o Estatuto da Criança e do Adolescente. São Paulo: Maurício de Souza Produções, 2018. p. 8. Disponível em: . Acesso em 05 maio 2021. a) Nesse quadrinho, os personagens da Turma da Mônica estão falando sobre suas religiões. Marque as alternativas verdadeiras com relação ao papel da religião na vida das pessoas. ( ) A religião de uma pessoa pode influenciar sua mística pessoal, ou seja, o sentido que ela atribui à vida. ( ) Todas as pessoas possuem uma mística pessoal. ( ) Nem todos terão uma experiência mística, mas a espiritualidade é acessível a todas as pessoas. ( ) A espiritualidade também oferece sentido à vida, sem a necessidade de vínculo à uma religião. ( ) Só é possível encontrar sentido para a vida na religião. b) No quadrinho, embora os outros personagens declarem sua religião, Cascão prefere falar de seu time de futebol. Cite três exemplos de coisas que podem dar sentido à vida das pessoas e que não são ligadas à fé religiosa. A mística é necessariamente religiosa. Nem todos vão experimentá-la. A espiritualidade, por sua vez, pode ser ou não religiosa. Por isso, ela está acessível a todos. A espiritualidade é aquilo que o ser humano considera de maior importância, e que dá sentido à sua vida. 192 3 – Leia a letra de música a seguir, e responda o que se pede. Sangrando Quando eu soltar a minha voz Por favor, entenda Que palavra por palavra Eis aqui uma pessoa se entregando Coração na boca Peito aberto Vou sangrando São as lutas dessa nossa vida Que eu estou cantando Quando eu abrir a minha garganta Essa força tanta Tudo que você ouvir Esteja certa Que estarei vivendo Veja o brilho dos meus olhos E o tremor das minhas mãos E o meu corpo tão suado Transbordando toda raça e emoção E se eu chorar E o sal molhar o meu sorriso Não se espante, cante Que o teu canto é minha força Pra cantar Quando eu soltar a minha voz Por favor, entenda É apenas o meu jeito de viver O que é amar GONZAGUINHA. Sangrando. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1980. LP (45:07). Quer ouvir a música? Assista em: . Acesso em: 05 de maio de 2021. a) Esta música retrata a história de um cantor que empresta sua vida, seu corpo e sua voz para a música. Grife, no texto, as partes que evidenciam isso. b) Observe o título da música, “Sangrando”. Explique como esse título se relaciona à espirituali- dade descrita no texto. A espiritualidade pode ser explicada como a dedicação da vida de uma pessoa, por livre e espontânea vontade, a uma causa que lhe preenche o coração. REFERÊNCIAS BRASIL, Taciana. Espiritualidade e mística. In: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE MINAS GE- RAIS. Plano de Estudos Tutorado. 7º ano. Ensino Religioso. v. 3. Belo Horizonte: SEEMG, 2021. Disponí- vel em: . 193 SEMANA 4 UNIDADE(S) TEMÁTICA: Manifestações culturais e religiosas. OBJETO(S) DE CONHECIMENTO: Místicas e espiritualidades. HABILIDADE(S): (EF07ER22MG) Conceituar o que é mística e o que é espiritualidade. CONTEÚDOS RELACIONADOS: Conceito de misticismo e espiritualidade. TEMA: MÍSTICA E ESPIRITUALIDADE II Olá, estudante! Em nossa última aula, você leu um texto sobre espiritualidade e mística e fez exercícios sobre espiri- tualidade. Hoje, vamos fazer atividades que se aproximam do conceito de mística. Vamos lá? PARA SABER MAIS: O texto “Saiba a diferença entre o que é mística e misticismo” explica, sob a perspectiva cristã católica, o que é a postura de um místico diante da vida. Disponível em: Acesso em 04 de maio de 2021. O texto de Linda Yudin para a Soul Brazil Magazine explica a visão mística que as religiões de matriz afri- cana têm da natureza. Disponível em: . Acesso em: 04 de maio de 2021. ATIVIDADES 1 – Leia os trechos a seguir. Eles fazem parte do famoso discurso “Eu tenho um sonho”, proferido por Martin Luther King Jr., pastor batista e ativista pela igualdade racial. Digo-lhes hoje, meus amigos, que, apesar das dificuldades e frustrações do momento, eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano. Eu tenho um sonho que um dia essa nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença: “Consideramos estas verdades como auto evidentes que todos os homens são criados iguais”. (…) Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão numa nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter. Eu tenho um sonho hoje. Eu tenho um sonho que um dia o estado do Alabama, com seus racistas cruéis, cujo governador cospe pa- lavras de “interposição” e “anulação”, um dia bem lá no Alabama meninos negros e meninas negras possam dar-se as mãos com meninos brancos e meninas brancas, como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje. 194 Eu tenho um sonho que um dia “todos os vales serão elevados, todas as montanhas e encostas serão nive- ladas; os lugares mais acidentados se tornarão planícies e os lugares tortuosos se tornarão retos e a glór...