O que o fisioterapeuta estuda

O fisioterapeuta é o profissional da área da saúde que trabalha com o movimento do corpo humano. Atua reabilitando e reestruturando a funcionalidade de órgãos, sistema musculoesquelético e diversas outras estruturas do corpo que sofreram traumas ou fraturas.

Ele também pode desempenhar também um papel preventivo de lesões, que podem ocorrer em atletas profissionais ou trabalhadores em empresas e indústrias.

Hoje, para mostrar um pouco sobre a carreira desse importante profissional, desde sua formação acadêmica até sua atuação no mercado de trabalho, e te ajudar na escolha da sua profissão, selecionamos algumas dicas para responder saber se o curso de Fisioterapia é ideal para você. Confira!

Como é o curso de Fisioterapia

Com uma duração de 4 a 5 anos, o curso de Fisioterapia é voltado principalmente para as matérias ligadas à área da saúde, como as próprias das Ciências Biológicas. Entre algumas disciplinas dessa graduação podemos destacar Anatomia, Massoterapia, Biofísica, Neurofisiologia, Traumatologia, Bioquímica e diversas outras matérias que terão a tarefa de formar profissionais comprometidos com a saúde, bem-estar e recuperação de seus pacientes.

É geralmente a partir do segundo ano do curso que os alunos passam a ter aulas práticas em laboratório. Nesses momentos, eles poderão compreender melhor a teoria aprendida em sala, por meio de técnicas de tratamento como a termoterapia, que utiliza o calor ou o frio na recuperação de determinados pacientes.

Nos últimos semestres da graduação, os alunos de Fisioterapia são submetidos ao estágio supervisionado obrigatório, em que terão que atuar em clínicas, geralmente indicadas pela própria faculdade, desenvolvendo inúmeras tarefas ligadas à sua formação e criando os seus primeiros vínculos com o mercado de trabalho.

Qual é o perfil do aluno

O aluno do curso de Fisioterapia deve, acima de tudo, gostar do contato com as pessoas, já que elas serão o foco da sua formação e da sua carreira. Carisma e uma boa relação interpessoal contribuem bastante para a formação de um profissional comprometido com as pessoas.

Muitas vezes, o fisioterapeuta terá de lidar, por exemplo, com pessoas que estão psicologicamente abaladas. Saber motivá-las por meio de bons aconselhamentos e conversas motivadoras pode ser a chave para uma recuperação mais eficiente.

Além disso, ter afinidade com matérias da área da Saúde e das Ciências Biológicas é um grande passo para encarar o curso de Fisioterapia com uma maior tranquilidade e para aproveitar melhor aquilo que ele tem para oferecer. Dessa forma, consultar previamente a grade curricular do curso é uma boa forma de saber o que esperar ao longo da graduação e descobrir se essa será a melhor escolha para você.

Os futuros fisioterapeutas devem ser pessoas dinâmicas e criativas, sempre dispostas a ajudar e a criar soluções para lidar com os mais diversos pacientes e suas peculiaridades. Por isso, buscar sempre manter-se informado sobre os avanços da sua área de atuação por meio de livros e outros materiais complementares é extremamente importante ao longo de sua formação inicial e depois dela.

A carreira de um fisioterapeuta

Após formados, muitos fisioterapeutas atuam como generalistas. Isso significa que, a partir de tudo o que aprenderam, eles elaboram disgnósticos fisioterapêuticos para pacientes, interpretam exames e avaliam os aspectos físico-funcionais de cada pessoa na busca de formas de tratamento, entre outras atribuições relacionadas aos mais diversos casos de recuperação de traumas como fraturas, lesões e funções motoras.

Além disso, esse profissional pode também especializar-se em diversas outras áreas ligadas à fisioterapia, como alguns exemplos que selecionamos abaixo:

Fisioterapia esportiva

Trabalhar na prevenção e tratamento de lesões de atletas de alto nível, que são constantemente submetidos a atividades físicas.

Fisioterapia do trabalho

Atuar em locais como indústrias e empresas, garantindo a saúde dos trabalhadores por meio de ações preventivas de lesões ocorridas, por exemplo, pelo esforço repetitivo de determinadas tarefas.

Fisioterapia dermatofuncional

É o fisioterapeuta especialista na área da dermatologia, recuperando pacientes de lesões como queimaduras, melhorando a parte estética e funcional das áreas afetadas.

Fisioterapia em terapia intensiva

Nesse caso, o profissional lida com pacientes em estado crítico, geralmente aqueles internados em UTIs, reabilitando-os após algum trauma ou acidente para a retomada de funções respiratórias, neurológicas, musculares e outras que evitem a complicação do estado grave dos pacientes internados.

Esses são apenas algumas das especialidades nais quais um fisioterapeuta pode se aprofundar. Além delas existem diversas outras, como a Fisioterapia neurofuncional, oncofuncional, respiratória, traumato-ortopédica, osteopatia e quiropraxia, uroginecofuncional, fisioterapia em saúde coletiva e até mesmo acupuntura.

Como é o mercado de trabalho para a área

Após formado, esse profissional pode atuar em clínicas, hospitais e outras instituições ligadas à saúde, por meio de órgãos públicos e privados. Além disso, essa é uma carreira que estimula e instiga bastante o lado empreendedor de seus profissionais, possibilitando que muitos fisioterapeutas busquem autonomia e abram seu próprio consultório.

A área possibilita também a ida de muitos profissionais experientes para instituições de pesquisa, como universidades e centros de pesquisa, onde, além de desenvolver trabalhos científicos, poderão atuar como docentes.

Quais são as possibilidades de educação continuada

Como toda profissão, a carreira de Fisioterapia também oferece diversos campos de especialização para que, após formados, os seus profissionais escolham uma área de atuação que mais se adeque às suas inclinações. Essas especializações são também ótimas formas de garantir um diferencial profissional frente a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente.

Vale ressaltar também que essa é uma área extremamente humanista, e estar em contato com pessoas e preocupar-se não só com sua saúde física, mas também psicológica, é muito importante para consolidar-se nessa carreira e garantir o seu sucesso.

Esperamos que com esse texto você tenha conhecido um pouco mais acerca da profissão e possa decidir se ela é a melhor escolha para você. Para isso, reflita sobre as matérias que você vai acompanhar ainda na graduação e sobre as funções que você terá que desempenhar após formado. Essa é uma ótima maneira de perceber se essa é uma profissão que tem a ver com o seu perfil pessoal e as suas ambições profissionais.

Se você gostou do texto, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Ao fazer uma faculdade de Fisioterapia, você estará apto para exercer uma importante profissão da área da saúde. Afinal, o fisioterapeuta é o profissional que atua no tratamento e na prevenção de doenças que comprometem a capacidade física e funcional dos pacientes.

Quer saber mais sobre o que se estuda nesse curso? Então, é só continuar lendo este artigo!

Guia do profissional

de saúde

Conheça as principais opções de cursos de graduação e profissões para quem quer trabalhar na área da saúde.

Veja o que se aprende nas 56 disciplinas estudadas na faculdade de Fisioterapia

Na Florence, a faculdade de Fisioterapia tem o objetivo de formar profissionais generalistas, críticos, reflexivos e capacitados.

O curso tem duração de 10 semestres, nos quais são estudadas as disciplinas relacionadas a seguir. Veja!

1º Semestre

1. Projeto Life I

Realização de projetos de pesquisa.

2. Anatomia Sistêmica

Essa disciplina estuda os sistemas do corpo humano, como o disgestório, o respiratório, o esquelético, o muscular, o cardiovascular, entre outros.

3. Saúde Pública

A disciplina de Saúde Pública trata sobre a história, a evolução, os tratamentos e as formas de prevenção das doenças que podem atingir as pessoas

4. Citologia e Histologia

É a matéria em que se estuda as células, de acordo com as suas estruturas e funções, além da relevância que elas têm para os seres vivos.

5. Bioquímica Básica

São estudadas as moléculas, suas estruturas e mecanismos. Também se analisam os processos químicos, que são responsáveis pela manutenção da vida.

6. Embriologia e Genética

Essa disciplina estuda o desenvolvimento embrionário dos organismos vivos e como os fatores genéticos impactam na formação e características das pessoas.

2º Semestre

7. Projeto Life II

Realização de projetos de pesquisa.

8. Fisiologia Humana

Nessa disciplina se estuda sobre o funcionamento normal dos seres vivos, assim como os processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas.

9. Metodologia Científica

Aqui você aprenderá os principais métodos para fazer pesquisas. Ao final da disciplina, é possível compreender melhor o que é conhecimento científico e senso comum.

10. Patologia

Na disciplina de Patologia, você conhecerá os mecanismos básicos das principais doenças que acometem os seres humanos.

11. Mecanismo de Agressão e Defesa

Essa disciplina integra o conhecimento nas áreas de bacteriologia, parasitologia, micologia, virologia e imunologia. A ideia é que o aluno entenda como funcionam os mecanismos de defesa do corpo humano.

12. Psicologia Aplicada à Saúde

Nesse módulo, o aluno estuda sobre como a Psicologia é aplicada no contexto da saúde e da doença, buscando compreender como os fatores psicológicos podem implicar no desenvolvimento ou agravamento das patologias.

3º Semestre

13. Projeto Life III

Realização de projetos de pesquisa.

14. Ciências Sociais

Essa disciplina convida o aluno a refletir sobre os fenômenos da sociedade, como migração, conflitos e movimentos políticos.

15. Farmacologia Geral

Nessa matéria, o estudante aprende sobre os conceitos básicos e comuns a todos os tipos de drogas e fármacos.

O que o fisioterapeuta estuda

16. Cinesiologia e Biomecânica

Essa disciplina se volta para os estudos que envolvem os movimentos humanos e a forma como as leis da mecânica se aplicam a eles.

17. Epidemiologia e Bioestatística

Esse módulo estuda os ramos da saúde que são responsáveis por analisar e fazer uma leitura crítica sobre as doenças epidêmicas que ocorrem entre a população.

18. Anatomia do Aparelho Locomotor

Aqui se estuda sobre ossos, articulações e músculos, bem como a forma como essas estruturas se relacionam entre si.

4º Semestre

19. Projeto Life IV

Realização de projetos de pesquisa.

20. Órtese e Prótese

Nessa disciplina se estuda sobre as órteses e próteses que podem ser usadas para melhorar as funções do corpo humano.

21. Optativa

Você escolhe uma disciplina de seu interesse para cursar. As opções disponíveis são:

  • Libras;
  • Biossegurança; e
  • Práticas Integrativas e Complementares.

22. Fisiologia do Exercício

Nessa matéria se estuda os efeitos do exercício nas funções do corpo humano.

23. Recursos Terapêuticos Manuais

Nessa disciplina se avaliam os movimentos e qualidade deles, bem como as terapias que podem ajudar a melhorar cada caso.

24. Método de Avaliação Clínica e Funcional

Nesse módulo, o aluno aprende os métodos usados para avaliar os pacientes, por meio de testes e exames.

5º Semestre

25. Projeto Life V

Realização de projetos de pesquisa.

26. Cinesioterapia

Estudo de exercícios terapêuticos para reabilitar funções do organismo.

27. Neuroanatomia

A disciplina estuda o relacionamento entre a estrutura e as funções do sistema nervoso.

28. Eletroterapia

Aqui se aprende sobre o uso de correntes elétricas para finalidades terapêuticas nos pacientes.

29. Hidrocinesioterapia

A disciplina estuda sobre o uso da água para fins terapêuticos nos pacientes.

30. Métodos de Avaliação Laboratorial e por Imagem

Aqui se aprende a examinar os pacientes por meio de exames laboratoriais e de imagem.

6º Semestre

A partir do 6º semestre, o aluno da faculdade de Fisioterapia começa a estudar sobre como as práticas fisioterapêuticas são aplicadas em situações específicas.

Assim sendo, as disciplinas estudadas são:

31. Projeto Life VI
32. Atenção Fisioterapêutica em Saúde Coletiva
33. Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho
34. Atenção Fisioterapêutica em Neurologia
35. Atenção Fisioterapêutica em Ortopedia e Traumatologia
36. Atenção Fisioterapêutica em Dermatologia

O que o fisioterapeuta estuda

7º Semestre

No 7º semestre, seguem os estudos específicos da Fisioterapia em determinados segmentos. As disciplinas estudadas nesse período são:

37. Projeto Life VII
38. Atenção Fisioterapêutica em Cardiologia e Angiologia
39. Atenção Fisioterapêutica Bucomaxilofacial
40. Atenção Fisioterapêutica em Pneumologia
41. Atenção Fisioterapêutica em Terapia Intensiva
42. Atenção Fisioterapêutica em Oncologia

8º Semestre

No 8º semestre, os alunos continuam estudando as diferentes aplicações da Fisioterapia, estudando as seguintes matérias:

43. Projeto Life VIII
44. Atenção Fisioterapêutica em Ginecologia e Obstetrícia
45. Atenção Fisioterapêutica em Reumatologia
46. Atenção Fisioterapêutica em Pediatria e Neonatologia
47. Atenção Fisioterapêutica em Gerontologia
48. Ética e Deontologia

9º Semestre

A partir do 9º semestre, os alunos começam os estágios e o TCC. São cursadas as seguintes disciplinas:

49. Projeto Life IX
50. Estágio Supervisionado na Atenção Primária
51. Estágio Supervisionado na Atenção Secundária
52. Trabalho de Conclusão de Curso I

10º Semestre

No último semestre, seguem a realização de estágios e do TCC. As matérias são:

53. Projeto Life X
54. Estágio Supervisionado na Atenção Terciária
55. Trabalho de Conclusão de Curso II
56. Atividades Complementares

Agora você já conhece as disciplinas estudadas na faculdade de Fisioterapia. Lembre-se que o curso superior é necessário para obter registro no Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) e, dessa forma, poder exercer a profissão de fisioterapeuta.

Por isso, acesse o nosso site e veja mais informações sobre o nosso curso de Fisioterapia!