O que é prosa e verso

Prosa, poesia, poema e soneto são termos utilizados no contexto literário, alguns como sinônimos, apesar de designarem elementos diferentes.

Enquanto o poema, a prosa e o soneto são estruturas textuais distintas ligadas exclusivamente à literatura, a poesia é a própria expressão artística pretendida e pode estar presente em qualquer ramo das artes.

Prosa Poesia Poema Soneto
O que é Estrutura textual Intenção artística Gênero textual Tipo específico de poema
Caraterística principal Texto organizado em linhas contínuas Comunicação artística marcada pela subjetividade, pela experiência sensorial e pela busca da beleza Redação geralmente escrita em versos e estrofes Forma fixa, com 14 versos, métrica e rimas
Tipos Prosa narrativa (histórica e ficcional) e prosa demonstrativa Pode estar presente em diversos tipos de arte, inclusive a literatura Poema lírico, poema épico, poema narrativo Petrarquiano, inglês e monostrófico
Exemplos Romance (Capitães da Areia, Jorge Amado) e ensaio (Ensaios, Montaigne) Poemas, músicas, pinturas, filmes, fotografias etc. "No meio do caminho", C. Drummond de Andrade, e "O Corvo", Edgar Allan Poe "Soneto da fidelidade", Vinicius de Moraes, e "Ser poeta", Florbela Espanca

O que é prosa?

Prosa é a estrutura textual organizada em linhas contínuas e parágrafos. Diferentemente do poema, na prosa não há quebra de linhas, característica marcante dos textos escritos em versos. Na prosa não há versos. O escritor só muda de linha quando o texto atinge o limite da folha de papel.

São textos em prosa os textos narrativos (como os contos e as crônicas), dissertativos (como as dissertações de vestibular e as teses) e expositivos (como os livros didáticos). É a estrutura textual utilizada em artigos e notícias (prosa não-literária) e em romances e fábulas (prosa literária).

Por expressar, na maioria das vezes, discursos literais, analíticos e discursivos, a prosa é comumente descrita como uma estrutura afastada da poesia. No entanto, nada impede que haja poesia num texto em prosa.

Há casos em que, no texto em prosa, o escritor se utiliza de recursos típicos do texto poético, como metáforas e aliterações. Nesses casos, damos ao texto o nome de prosa poética.

Exemplo de prosa

Segue abaixo um trecho de A insustentável leveza do ser, de Milan Kundera, escrito em prosa:

"Não existe meio de verificar qual é a boa decisão, pois não existe termo de comparação. Tudo é vivido pela primeira vez e sem preparação. Como se um ator entrasse em cena sem nunca ter ensaiado. Mas o que pode valer a vida, se o primeiro ensaio da vida já é a própria vida?"

O que é poesia?

Poesia é a intenção estética pretendida pelo artista, que através da sua arte busca expressar uma ideia ou sentimento. Assim, a poesia é um elemento subjetivo e abstrato que está presente em poemas, pinturas, fotografias, músicas e qualquer outra forma de arte.

Por ser a própria expressão artística, a poesia pode se manifestar através de várias formas, como na escolha de cores em uma pintura, na métrica e nas rimas em um poema, na entonação em uma música, etc.

O termo é originário do grego poiesis que significa “fazer” ou “criar”, portanto, sua origem etimológica já demonstra que a palavra pode fazer referência a qualquer produção artística.

O que é poema?

Poema é uma gênero textual geralmente organizado em versos e estrofes. O número de versos em cada estrofe é livre e pode variar dentro do mesmo poema. Mas há poemas com forma fixa, como o soneto.

Não existem regras fixas que caracterizem os poemas. Assim, eles podem ou não conter rimas, aliterações, metáforas ou quaisquer outras técnicas ou figuras de linguagem.

Veja o que são rimas.

Tipos de poema

Um poema pode ser:

  • Lírico: descreve os sentimentos e pensamentos do poeta.
  • Épico: é focado em situações e entidades míticas e irreais.
  • Dramático: é formado através das falas dos personagens.
  • Narrativo: descreve uma história.

Diferença entre poesia e poema

Considerando que um poema sempre contém poesia, é comum que os termos sejam utilizados como sinônimos. No entanto, o poema é apenas uma das formas de expressar a poesia:

Poesia Poema
O que um artista expressa. Como um artista expressa.

Exemplo de poema

Segue abaixo um poema de Vinícius de Moraes. Nota-se que o poema contém algumas rimas pontuais e que as estrofes possuem um número variáveis de versos:

Tomara Que você volte depressa Que você não se despeça Nunca mais do meu carinho E chore, se arrependa E pense muito Que é melhor se sofrer junto Que viver feliz sozinho Tomara Que a tristeza te convença Que a saudade não compensa E que a ausência não dá paz E o verdadeiro amor de quem se ama Tece a mesma antiga trama Que não se desfaz E a coisa mais divina Que há no mundo É viver cada segundo

Como nunca mais...

Soneto é um tipo específico de poema marcado por uma estrutura fixa de quatro estrofes, sendo dois quartetos (quatro versos) e dois tercetos (três versos). Além disso, os versos devem conter dez sílabas poéticas.

Há alguns tipos de soneto. Um dos mais famosos é o petrarquiano, caracterizado por quatro estrofes, sendo dois quartetos (quatro versos) e dois tercetos (três versos). Há também o soneto inglês, que possui três quartetos e um dístico (dois versos). O soneto monostrófico possui apenas uma estrofe.

Exemplo de soneto

Segue abaixo um texto de Vinícius de Moraes que reúne todos os elementos da estrutura fixa dos sonetos:

Soneto do amigo Enfim, depois de tanto erro passado Tantas retaliações, tanto perigo Eis que ressurge noutro o velho amigo Nunca perdido, sempre reencontrado. É bom sentá-lo novamente ao lado Com olhos que contêm o olhar antigo Sempre comigo um pouco atribulado E como sempre singular comigo. Um bicho igual a mim, simples e humano Sabendo se mover e comover E a disfarçar com o meu próprio engano. O amigo: um ser que a vida não explica Que só se vai ao ver outro nascer

E o espelho de minha alma multiplica...

Veja também:

  • Poesia
  • Poema
  • Prosa
  • Verso
  • Texto Literário
  • Tipos de texto

Prosa é um texto dividido em parágrafos. ... Além de não precisar de ser escrito até o fim da linha, o verso tem outras características que o distinguem de um texto em prosa, como o ritmo, a rima, a métrica e a linguagem predominantemente figurada.

O que é um texto em prosa e em verso?

Diferença entre Poesia e Prosa A poesia representa um tipo de texto lírico escrito geralmente em versos, que possui métrica, rima e ritmo. Por sua vez, a prosa é um texto no estilo natural, ou seja, que não apresenta métrica e geralmente, não apresentam rimas ou ritmo.

O que é um verso de um texto?

São linhas de um poema O verso é composto por uma oração em uma composição poética. É o elemento que define a poesia, em oposição à prosa. ... Os versos podem dar ritmo, melodia e métrica a uma poesia podendo ser classificados de acordo com o número de sílabas métricas ou sílabas poéticas.

O que é uma prosa exemplo?

Prosa é o texto no estilo natural, sem a sujeição à rima, ritmo, parágrafos, estrutura métrica, aliterações ou número de sílabas. ... É, em resumo, o texto corrido. O conto, a crônica, a novela e o romance são exemplos de texto em prosa.

Qual a diferença entre prosa e verso Brainly?

A prosa é o texto no estilo natural, sem a sujeição às convenções que imperam no domínio da poesia (rima, ritmo, métrica, sílabas, musicalidade). Decerto, diz respeito a uma estrutura básica que se contrapõe ao texto em verso, o poema, e que antecede à noção dos gêneros textuais.

Qual é a diferença entre poema e verso?

O poema é um gênero textual literário formado por versos. O verso corresponde a uma linha do poema e um conjunto de versos é chamado de estrofe.

O que é um texto em prosa?

A prosa é considerada um gênero textual da Língua Portuguesa, cujo tipo de texto escrito não apresenta preocupação com estética, rimas ou figuras de linguagem. ... Assim, a prosa contrapõe-se à estrutura do verso e ao conteúdo da poesia.

Quanto à estrutura do texto é escrito em prosa ou verso?

ESTRUTURA PROSA E VERSO Estruturas textuais A prosa e o verso PROSA É a estrutura do texto escrito em parágrafos. A prosa é a narrativa, a contação de histórias, a nossa fala cotidiana. ... VERSO É a estrutura do texto poético. O poema é um texto escrito em linhas curtas, na forma de versos.

Como identificar um verso?

O verso e a estrofe são elementos do texto poético. Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. Neste caso, a frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá sou amigo do rei" é outro verso, e assim por diante. O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.

O que é verso de uma história?

O que é um verso: Em um poema, o verso corresponde a cada uma das linhas que o constituem. É o elemento que define a poesia, por oposição à prosa. Um conjunto de versos com sentido completo chama-se “estrofe”. Os versos dão ritmo, melodia e métrica a uma poesia.

Qual é o significado da palavra prosa?

  • O termo prosa é usado para designar um texto em que o autor oferece ao leitor a ambientação do personagem e deu mundo dentro de um espaço físico e temporal. Pode ser dividida entre prosa literária da não-literária. Nesse estilo são reconhecidas diferentes formas, como a narrativa, a oratória, a poética, a ensaística e o texto ...

Qual a diferença entre prosa e poesia?

  • Prosa. Prosa é o texto no estilo natural, sem a sujeição à rima, ritmo, parágrafos, estrutura métrica, aliterações ou número de sílabas. A principal diferença entre a poesia é a musicalidade. A prosa é o estilo mais utilizado na linguagem do cotidiano para expressar o pensamento racional porque a linguagem predominantemente está no discurso ...

Por que a prosa não é literária?

  • A prosa narrativa histórica e os gêneros da prosa descritiva são também chamados prosa não literária. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O primeiro texto em prosa produzido no Brasil foi a Carta de Pero Vaz de Caminha.

Por que a prosa não tem regras de escrita?

  • Na prosa, por exemplo, as frases não têm necessariamente que rimar, e a escrita não tem regras estritas como no caso do verso. Um exemplo de prosa seria: "Caminho sem luz, desemboca em minha alma uma dor profunda.