O que é jugo na bíblia

Jugo é uma palavra que vem do latim “jugum” que, por sua vez, é proveniente do grego “zygon”, indicando uma peça de madeira que é usada para juntar dois bois.

O que é jugo?

O jugo, também chamado junta de bois ou de canga, é colocado sobre o pescoço desses animais, fazendo com que andem no mesmo compasso para puxar carroças, carros de bois ou ferramentas agrícolas, como o arado.

Jugo também era a denominação de uma peça de madeira em formato de forca, que os romanos utilizavam para fazer passar os inimigos derrotados em batalha.

Em sentido figurado, o jugo também significa domínio, submissão, sujeição, autoridade, obediência e opressão.

Podemos, dessa maneira, classificar como jugo uma situação de submissão opressora de uma pessoa para outra, como no caso dos escravos, que viviam sob o jugo de seus senhores, ou situações que podemos constatar ainda nos dias atuais, como no caso das mulheres em diversos países islâmicos, que não possuem direitos, vivendo sob o jugo de seus maridos e das autoridades.

Em Botânica, o jugo é um par de folhetos de uma folha, que é composta e que possui os folículos em posição oposta ao eixo da inflorescência.

O jugo na Bíblia

A palavra jugo é muito comentada no sentido religioso, definindo a submissão que uma pessoa é sujeita, vivendo uma vida dominada por problemas como vícios, dívidas, enfermidades e sofrimentos os mais diversos.

O jugo também é considerado o peso dos pecados de uma pessoa que não tem religião ou que se deixa dominar pelas tentações mundanas, evitando a vida mais purificada que as religiões propõem.

Jugo é uma peça feita de madeira que é utilizada para unir dois bois, para que andem no mesmo compasso enquanto puxam um arado ou uma carroça. É também chamada de canga ou junta de bois. ... No sentido figurado, jugo significa submissão, obediência, autoridade, domínio, opressão, sujeição.

Como se escreve não julgo?

Na verdade, julgo surge apenas como a 1. ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo julgar e nunca como sinónimo nominal deste.

O que significa não julgo?

Ter uma opinião sobre; expressar um parecer, um juízo de valor acerca de: julgou o cantor; julgaram do presidente por corrupção; a vida o julgará pelos seus erros; não se pode julgar.

Qual a diferença entre jugo e julgo?

julgo Julgo vem do verbo julgar. O mesmo que: adivinho, avalio, conjecturo, determino, imagino, pressinto, pressuponho, presumo,... jugo s.m. Peça feita em madeira e utilizada para prender os bois à carroça ou ao arado; canga.

Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve significado?

A declaração: “Meu jugo é suave e meu fardo é leve”, significa que o conteúdo do Evangelho de Cristo é suave, e sua implicação, leve. ... Dessa forma, Jesus garante que nele há descanso para a alma oprimida, e explica o motivo para isso: “Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus .

O que significa a palavra sobrecarregado?

Significado de Sobrecarregado adjetivo Que foi alvo de sobrecarga; que se encontra excessivamente carregado ou cheio; com muita carga: caminhão sobrecarregado.

Como se escreve a palavra sobrecarga?

substantivo feminino Carga excessiva; aquilo que se acrescenta à carga normal. [Figurado] Excesso: sobrecarga de trabalho.

O que é a progressão de cargas?

4- Progressão de carga É preciso progredir as cargas de maneira estratégica para garantir os resultados dos alunos. Para alunos iniciantes, podemos progredir a carga (dependendo do exercício) a cada sessão de treino. Já para indivíduos avançados, uma progressão a cada mês seria a melhor opção!

Quais os principais benefícios de resistência muscular?

Músculos treinados não se cansam tão rapidamente e são mais resistentes a lesões. Uma boa rotina irá melhorar sua saúde geral de modo que você possa continuar a se exercitar regularmente, mesmo ao envelhecer. O treinamento de resistência reforça a estabilidade dos ossos, melhora o equilíbrio e fortalece os tendões.

O que é Jugo: Jugo é uma peça feita de madeira que é utilizada para unir dois bois, para que andem no mesmo compasso enquanto puxam um arado ou uma carroça. É também chamada de canga ou junta de bois. ... No sentido figurado, jugo significa submissão, obediência, autoridade, domínio, opressão, sujeição.

O que Jesus quis dizer Tomai sobre vós o meu jugo?

Tomai sobre vós o meu Jugo: ... Pode ser: canga. junta de bois, domínio, submissão. Jesus quer nos ensinar a sermos mansos e humildes em toda a nossa trajetória de vida e submissos a Ele, quando isto acontece, quando Jesus é Senhor total e irrestrito de nossas vidas, experimentamos o verdadeiro descanso, porque?

Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve significado?

A declaração: “Meu jugo é suave e meu fardo é leve”, significa que o conteúdo do Evangelho de Cristo é suave, e sua implicação, leve. ... Dessa forma, Jesus garante que nele há descanso para a alma oprimida, e explica o motivo para isso: “Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus .

O que significa a palavra Jungo?

Significado de Jungo substantivo masculino Ave trepadora da África ocidental. substantivo masculino [Portugal] O mesmo que jugo.

Qual a diferença entre jugo e julgo?

julgo Julgo vem do verbo julgar. O mesmo que: adivinho, avalio, conjecturo, determino, imagino, pressinto, pressuponho, presumo,... jugo s.m. Peça feita em madeira e utilizada para prender os bois à carroça ou ao arado; canga.

O que é um jugo desigual?

Um jugo desigual acontece quando um boi forte e um fraco puxam juntos uma carga. O boi forte tem facilidade de puxar a carga, enquanto o mais franco tem dificuldade. Desta forma, quando há um jugo desigual entre os bois e a produtividade de ambos caem, e o trabalho acaba ficando difícil.

Como se escreve não julgo?

Na verdade, julgo surge apenas como a 1. ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo julgar e nunca como sinónimo nominal deste.

Como se escreve a palavra julgar?

verbo transitivo direto e intransitivo Decidir uma questão na qualidade de juiz ou árbitro: julgar uma ação judicial; sua profissão era julgar. ... verbo transitivo direto e transitivo direto predicativo Tomar uma decisão em relação a; considerar: julgaram que era razoável continuar; julgaram horrível o seu texto.

Onde na Bíblia fala sobre julgar os outros?

Na Bíblia, Deus diz que não devemos julgar as pessoas para condená-las, mas para distinguir entre o certo e o errado e promover o bem. Devo ou não devo julgar as pessoas? O julgamento pode ser bom ou pode ser mau. Quando é para fazer a distinção entre o que está certo e o que está errado, é bom (1 Coríntios 11:13).

Ajudar os alunos a compreenderem que quando tomamos sobre nós o jugo do Salvador e cumprimos com a vontade Dele, teremos a paz e a alegria que Ele prometeu.

  1. Leia e pondere as seguintes escrituras e ore a respeito delas:

    1. Mateus 11:28–30. Jesus convida todos que estão cansados e oprimidos a achegarem-se a Ele, tomarem sobre si o Seu jugo e aprender com Ele.

    2. Mateus 12:1–13; Lucas 13:10–17. Jesus declara ser o Senhor do sábado. Ele cura no sábado e é criticado por isso.

    3. Lucas 7:36–50. Uma mulher buscando o perdão lava os pés do Senhor com suas lágrimas; Simão; o fariseu, critica Jesus por deixar uma mulher pecadora tocá-Lo. Jesus ensina a Simão a parábola dos dois devedores e perdoa a mulher.

  2. Leitura adicional: Isaías 58:13–14; Mateus 11:16–19; 12:14–50; 26:6–13; Marcos 2:23–3:12; 14:3–9; Lucas 6:1–11; Doutrina e Convênios 59:9–19.

  3. Se o seguinte material estiver disponível, utilize-o na lição:

    1. “Vinde a Mim”, segmento de sete minutos do vídeo Novo Testamento — Apresentações de Vídeo (53914 059).

    2. A gravura Mary Fielding Smith e Joseph F. Smith atravessando as Planícies (Pacote de Gravuras do Evangelho 34730 059 – 412), que mostra uma parelha de bois unidos por um jugo.

  4. Sugestão didática: Ao preparar cada lição, pondere fervorosamente sobre como incentivar a participação de cada um dos alunos. Demonstrações, pequenos grupos de discussão, representação e dramatização e outras atividades adequadas podem ajudar os alunos a envolverem-se de modo mais ativo. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 133, 135, 141–142, 143–144.)

Se for adequado, utilize a seguinte atividade ou uma de sua escolha no início da lição.

Peça a um aluno que se coloque diante da classe e estenda as mãos. Coloque alguns livros ou outros objetos pesados nas mãos do aluno. Continue a colocar mais objetos em suas mãos até que ele se sinta um pouco sobrecarregado. Pergunte:

• Até onde você conseguiria carregar esse peso antes de parar para descansar? Que preparativos teria que fazer para carregar o peso até uma grande distância?

Explique-lhes que existem muitos tipos de pesos ou cargas. Alguns são físicos, enquanto outros são espirituais ou emocionais e não são fáceis de se ver. Muitas cargas invisíveis podem ser maiores do que podemos suportar sozinhos, fazendonos sentir oprimidos. Esta lição discute como o Senhor pode aliviar nossa carga e proporcionar-nos descanso.

Ao ensinar as seguintes passagens das escrituras, discuta como elas podem ser colocadas em prática na vida. Incentive os alunos a contarem experiências que estejam relacionadas com os princípios encontrados nas escrituras.

Leia e discuta Mateus 11:28–30.

• O que significa estar “cansado e oprimido”? (Mateus 11:28) Quais são alguns exemplos de cargas que levamos nesta vida? Como o Senhor pode dar-nos “descanso” dessas cargas?

• O que é um jugo? (Mostre a gravura de Mary Fielding Smith e Joseph F. Smith e aponte para a parelha de bois na gravura. Explique-lhes que um jugo é uma estrutura ou barra de madeira que é colocada sobre um ou dois animais que estejam puxando uma carga pesada. O jugo equilibra a carga, tornando-a mais fácil de ser levada. Além de seu significado literal, o conceito de jugo também aparece em muitas escrituras como metáfora de escravidão ou servidão; ver Jeremias 28:2; Alma 44:2.) O que significa tomar sobre nós o jugo de Cristo? (Cumprir humildemente a vontade Dele e permitir que Ele oriente e dirija nossa vida.)

Se for utilizar a apresentação de vídeo “Vinde a Mim”, mostre neste ponto da lição a primeira parte dele. Pare a fita quando o Presidente Howard W. Hunter terminar de falar.

• O Senhor declarou: “Meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11:30) Em que sentido o jugo do Salvador é suave? Por que algumas pessoas acham que os ensinamentos do Senhor são muito restritivos? De que modo a obediência ao Senhor e o serviço a Ele prestado pode aliviar o nosso fardo?

Discuta Mateus 12:1–13 e Lucas 13:10–17. Convide os alunos a lerem alguns versículos em voz alta.

• O que os fariseus fizeram quando viram os discípulos de Jesus apanhando espigas de milho no sábado? (Ver Mateus 12:1–2. Explique-lhes que a interpretação dos fariseus da lei mosaica ignorava o verdadeiro propósito espiritual do dia do Senhor e, em lugar disso, baseavam-se em tradições que restringiam exageradamente as atividades realizadas no dia do Senhor.) O que o Senhor ensinou em resposta a suas acusações? (Ver Mateus 12:3–8.)

• O que Jesus quis dizer quando declarou: “Misericórdia quero, e não sacrifício”? (Mateus 12:7. Ele queria que as pessoas se concentrassem em amar uns aos outros e não apenas em realizar cerimônias religiosas públicas.) Como podemos usar esse princípio para guiar nossas atividades no dia do Senhor?

• O que Jesus ensinou a respeito do propósito do dia do Senhor quando curou o homem com a mão mirrada e a mulher enferma? (Ver Mateus 12:10–13; Lucas 13:10–17.) O que Ele ensinou a respeito do dia do Senhor em Marcos 2:27–28? (Explique-lhes que a Tradução de Joseph Smith de Marcos 2:26 explica que o dia do Senhor foi estabelecido como um “dia de descanso” e um dia para “glorificar a Deus”.) O que podemos fazer no dia do Senhor para glorificar a Deus? Como o cumprimento do mandamento de santificar o dia do Senhor alivia nosso fardo e nos proporciona descanso?

Se for utilizar a apresentação de vídeo “Vinde a Mim”, mostre o restante do segmento neste ponto da lição. Depois leia e discuta alguns versículos de Lucas 7:36–50.

• A mulher que entrou na casa de Simão, o fariseu, carregava o fardo do pecado. (Lucas 7:37) O que fez a mulher que permitiu que Jesus aliviasse o fardo dela? (Ver Lucas 7:38, 44–50.) O que podemos fazer para que o Salvador remova o fardo do pecado de nossa vida?

• Como a mulher pecadora e Simão, o fariseu, diferiam em sua atitude em relação a Jesus? (Contraste o arrependimento, respeito, humildade e amor da mulher com o orgulho, falta de cortesia e a atitude condenatória de Simão. Ver também a citação abaixo.) Por que as qualidades que a mulher possuía são importantes quando nos arrependemos e procuramos o perdão? Como as características de Simão nos impedem de nos arrependermos?

O Élder James E. Talmage ensinou: “Era costume da época tratar os convidados importantes com cuidadosa atenção -— recebê-los com um beijo de boasvindas, providenciar água para lavar a poeira de seus pés, e óleo para ungir os cabelos e a barba. Todas essas atenções foram omitidas por Simão”. (Jesus, o Cristo, p. 253.)

• Como a atitude de Simão em relação à mulher fez com que o fardo dela parecesse ainda mais pesado? Como às vezes fazemos o peso do pecado de outra pessoa parecer mais pesado? O que aprendemos com a resposta que o Salvador deu à mulher?

• Mesmo não tendo sido convidada e correndo o risco de ser maltratada por Simão e as pessoas que moravam em sua casa, a mulher foi diretamente para onde Cristo estava assim que soube onde encontrá-Lo. (Lucas 7:37) O que aprendemos com seu exemplo? Que obstáculos podem impedir-nos de arrepender-nos e achegar-nos a Cristo? Como podemos superar esses obstáculos?

• O que aprendemos com a parábola dos dois devedores? (Ver Lucas 7:41–50.) Como o pecado é comparável a uma dívida? (Ver Lucas 7:44–50.) Como o fato de termos Cristo como nosso “credor” torna nosso fardo mais leve?

Testifique-lhes que podemos decidir tomar sobre nós os fardos do mundo ou o jugo de Jesus. Testifique-lhes que os ensinamentos de Cristo são verdadeiros e que encontraremos descanso se O seguirmos. Incentive os alunos a aprenderem de Cristo e obedecerem a Seus ensinamentos de modo que possam encontrar paz e descanso.

Sugere-se o seguinte material para complementar a aula. Você pode usar uma ou mais destas sugestões como parte da lição.

Leia e discuta Mateus 12:22–30.

• Como às vezes ficamos divididos em nossa família, lar ou ala? O que podemos fazer para tornar-nos mais unidos?

• Jesus disse aos fariseus: “Quem não é comigo é contra mim”. (Mateus 12:30) Qual o motivo disso?

Leia e discuta Mateus 12:33–37.

• O que as palavras que falamos revelam a nosso respeito? Por que Jesus dá tanta importância às palavras que falamos? Quais são alguns exemplos de “palavras ociosas”? (As respostas podem incluir o sarcasmo, os mexericos, as mentiras, os palavrões e a linguagem grosseira.) Como podemos fortalecer nosso compromisso de falar somente da maneira correta?

Prepare para cada aluno uma folha de papel com o seguinte caça-palavras. Depois de ter lido e discutido a designação de leitura, distribua as folhas com o caçapalavras. Peça aos alunos que procurem palavras relacionadas à lição que estão escondidas entre as letras abaixo. As palavras podem aparecer vertical, horizontal ou diagonalmente. Se os alunos precisarem de ajuda depois de alguns minutos, peça-lhes que releiam os versículos que contêm as palavras escondidas (Mateus 11:28–30: fardo, jugo, oprimidos; Mateus 12:1–13: sábado, curar; Lucas 7:36–50: parábola, devedor, perdoar).

P

M

N

H

P

G

V

W

K

N

R

B

H

C

E

O

Q

B

B

M

Z

Z

A

X

S

U

Q

F

A

R

D

O

M

O

P

G

A

R

N

Z

L

X

W

N

E

N

B

N

B

A

O

P

R

I

M

I

D

O

S

S

B

R

P

A

R

A

B

O

L

A

P

A

A

A

W

A

Q

D

X

Z

X

E

G

B

T

Q

E

O

P

E

R

D

O

A

R

A

H

G

U

D

D

E

V

E

D

O

R

D

O

V

F

Y

A

O

A

E

P

Q

P

O

O

U

V

B

R

C

E

N

H

V

V

Q

J

T

N

P

N

N

V

J

U

G

O

N