O que colocar no assunto de um curriculo por email

O que colocar no assunto de um curriculo por email

Por mais que, hoje em dia, o LinkedIn e outras plataformas de vagas tenham ferramentas próprias de recrutamento, o envio do CV por e-mail continua sendo uma das principais formas de aplicar para vagas de emprego. Apesar de ser um processo simples e corriqueiro, ele é chave para passar uma boa impressão já no primeiro contato com o RH. Mas você sabe exatamente o que escrever no e-mail de envio de currículo?

O que colocar no assunto de um curriculo por email

Muitas pessoas cometem erros triviais, que se repetem ao longo de vários e-mails, e perdem a oportunidade de chamar a atenção do recrutador já no primeiro contato com ele. Esquecer de incluir o assunto, por exemplo, pode levar sua mensagem direto para a caixa de spam, e já pensou no desconforto de endereçar o e-mail para a pessoa errada?

Contudo, essas situações podem ser evitadas com um pouco de prática e bastante atenção, elementos que complementam o que batizamos de “quadrado do sucesso”. Ele contempla quatro pontos essenciais para garantir que seu e-mail ficará exemplar e no modelo ideal para o processo seletivo. Eles são: educação, clareza, informações corretas e uma boa carta de apresentação.

O que escrever no e-mail de envio de currículo: 8 etapas para garantir uma boa primeira impressão

Para te ajudar, destrinchamos esses quatro pontos em um passo a passo de oito etapas. Vamos percorrer cada fase do e-mail de envio do CV juntos, desde a escolha do endereço de e-mail até a escolha das palavras de despedida. Confira abaixo todas as dicas:

1 – Use um e-mail profissional ou mais formal

Sabe aquele e-mail brincalhão dos anos 2000, que você usava para entrar no Orkut? Ele não é o mais adequado para enviar CVs e participar de processos seletivos, então já comece criando ou escolhendo uma opção mais formal. O ideal é incluir seu nome e um sobrenome, como “, usando pontos, hífens, números e underline caso a primeira opção não esteja disponível.

2 – Não se esqueça do assunto – e cheque se não há um código para ser usado nesse campo

Muitas vezes, ficamos tão preocupados com o corpo do e-mail que esquecemos de adicionar o assunto. Por mais que atualmente alguns provedores avisem caso você tente enviar um e-mail sem assunto, o ideal é já resolver esse campo no começo, para não correr riscos desnecessários.

O primeiro passo é verificar se o recrutador pede para você inserir algum código no assunto. Para facilitar processos, algumas empresas definem exatamente como os candidatos devem preencher essa etapa, o que pode direcionar os e-mails para uma caixa específica. Então, preste bastante atenção aqui, ou seu CV pode cair no spam ou passar despercebido.

Por outro lado, se não houver indicação específica para esse campo, o objetivo é manter um assunto curto, específico e que te identifique rapidamente. Para isso, você pode seguir a seguinte estrutura: CV (ou currículo) + nome completo + vaga. Por exemplo, um ótimo modelo seria: “CV Maria Oliveira – vaga para Assistente Jurídico”.

3 – Prefira formas de tratamento mais formais e evite saudações de tempo

Em seguida, não se esqueça de abrir o e-mail de maneira educada e mais formal. É interessante evitar saudações de tempo, como “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite”, já que você não sabe quando a mensagem será lida.

No lugar, prefira formas de tratamento um pouco mais formais, como “prezado(a)”, “caro(a)” e até mesmo um “olá”, em determinados casos.

4 – Garanta que está se referindo à pessoa certa

Se o e-mail for direcionado a uma pessoa específica, como o responsável pelo processo seletivo ou gestor da área, verifique que você vai escrever seu nome corretamente.

Trocar um “Prezada Luísa” por “Prezada Luíza” parece um erro pequeno, mas pode incomodar e atrapalhar sua busca pela vaga. Afinal, todos gostamos de ser chamados pelo nome certo, não é?

5 – Encare o texto do e-mail como sua carta de apresentação

O próximo passo é encarar o corpo do e-mail, a parte mais importante e estratégica de toda a mensagem. Muitas pessoas acreditam que ser rápido e objetivo é o suficiente, resumindo o espaço a frases como “Meu currículo para a vaga de Assistente Jurídico está em anexo”, mas esse pode ser um grande erro.

O texto do e-mail é a sua oportunidade de escrever uma carta de apresentação, ou seja, alguns parágrafos para contar mais sobre você, repassar sua trajetória profissional, demonstrar o interesse na vaga e mostrar por que você é o candidato ideal. Esse é o momento de “vender o seu peixe”, e como muitas pessoas pulam esse passo e não enviam uma carta estruturada, ela pode ser um grande diferencial para a conquista da vaga.

Aqui, você pode adaptar sua carta de apresentação básica levando em consideração a vaga que está aplicando, a área de atuação, a empresa e também os seus objetivos ao participar do processo seletivo.

Abaixo, separamos uma lista de todos os pontos que devem ser abordados na sua carta, que idealmente terá de três a quatro parágrafos curtos:

  • Se apresente;
  • Indique a qual vaga está se candidatando e como tomou conhecimento do processo (pode avisar caso tenha sido uma indicação interna);
  • Organize sua formação e habilidade de acordo com os pré-requisitos da vaga (graduação, anos de experiência na área, idiomas, pós-graduação, etc);
  • Explique por que você quer trabalhar na companhia em questão;
  • Demonstre interesse na vaga.

Leia também: Carta de apresentação: como fazer um conteúdo imbatível

6 – Destaque seus contatos

Já estamos chegando no fim da mensagem, por isso, não se esqueça de finalizar a carta com informações e materiais relevantes. Por exemplo, se coloque à disposição para quaisquer esclarecimentos, mencione que o currículo está anexo e inclua seu telefone celular. Outras informações relevantes podem ser o link para seu portfólio, se necessário, e também para o perfil do LinkedIn.

7 – Não se esqueça de agradecer pela oportunidade

Lembram da importância de ser cordial e educado? Em suas últimas manifestações no e-mail, agradeça antecipadamente pela oportunidade e assine o texto. Um ótimo exemplo de finalização da mensagem é: “Muito obrigado(a) pela oportunidade e espero que possamos conversar em breve. Atenciosamente, Maria”.

8 – Revise a gramática

Por último, mas não menos importante, revise o texto quantas vezes forem necessárias para evitar erros de português. Para isso, o ideal é deixar o conteúdo “descansar” por algum tempo antes de voltar a ter contato com ele. Isso acontece porque, quando estamos imersos na construção de um texto, nos acostumamos com seu formato e podemos deixar alguns errinhos passarem batido.

Sendo assim, finalize seu e-mail, espere um tempinho e depois volte para a revisão. Esse passo vai fazer toda a diferença para garantir uma ótima primeira impressão no processo seletivo.

Bônus: envie seu currículo em PDF

Para além de saber o que escrever no e-mail de envio de currículo, também é importante garantir que o CV está anexado corretamente e em PDF. Ele é o formato ideal para o envio do documento, tendo em vista que ele deixa o conteúdo mais bem formatado, evita que outras pessoas tenham acesso e editem o texto, e também facilita a visualização por e-mail

Você sabe como enviar currículo por email corretamente? Hoje em dia enviar currículos por email é muito comum, mais comum ainda é o seu CV virar SPAM. Mas há algumas coisas importantes que você pode fazer para tornar o seu email mais atraente. Desde o "assunto" até o que você escreve no corpo do email, claro... Sem falar no próprio currículo. Quando se está à procura de uma vaga de emprego é preciso muito cuidado com as informações colocadas no currículo, com a foto de apresentação, com a conexão com redes sociais profissionais, etc. Dê uma olhada nestas dicas valiosas que poderão ajudar bastante!

Modelo de como enviar currículo por email

O email que envia o currículo é o primeiro contato que a empresa tem com você. Portanto, ele deve transmitir uma impressão agradável para que o recrutador veja seu currículo com bons olhos. Escrever o básico “Anexo o meu currículo, obrigado” está fora de questão. Você corre o risco do seu anexo nem ser aberto e seu e-mail ir parar na lixeira. Confira como enviar currículo por email e escrever as informações certas no corpo do email:

1. O que escrever no assunto do email

Saber o que escrever no assunto do e-mail ao enviar um currículo nem sempre é fácil, pois nem sempre as empresas definem como o mesmo deve ser encaminhado. Coloque a palavra “CV” ou “Currículo” no título do seu email, assim você elimina chances de ser ignorado sem ao menos ter a mensagem aberta. É interessante que o título possua a palavra "CV" ou "Candidatura", o nome do candidato e também a vaga que quer atingir. Por exemplo: CV José Santos – Vaga para Publicitário.

Atenção ao que é exigido pela empresa antes de enviar o email. Algumas delas fornecem um código que deve ser colocado no título para que seu email não vá para a lixeira. Fique atento pois esse detalhe pode ser determinante. Se não há nenhuma especificação, siga as indicações acima.

2. O que escrever no corpo do email

É recomendável que você comece sempre um email com uma saudação educada, cordial e formal ao seu recrutador, mas sem demasiada cerimônia. Nada de "Vossa Excelência..." Você pode escolher a saudação que preferir, algumas boas sugestões são, por exemplo: “Olá, Carlos Pontes,” ou “Prezada Maria Ribeiro,”, ou ainda "Estimado Sr. José Carlos", que são saudações educadas e você não corre o risco de errar no pronome de tratamento. Se não sabe se o email é endereçado a homem ou mulher, pode usar "Prezado(a)", ou apenas "Olá,". Evite usar "Bom dia" ou "Boa tarde" porque você nunca sabe a que horas o email será lido.

3. Apresentação

No primeiro parágrafo é importante que você, de forma breve, apresente-se, diga qual a vaga você está se candidatando e como teve conhecimento da disponibilidade. Se tiver sido indicado por algum funcionário da própria empresa, mencione. O famoso QI (Quem Indica) é eficaz como uma recomendação de alguém de confiança.

4. Qualificações

No segundo parágrafo você deve, de forma objetiva, dizer por que você é qualificado para a vaga, como suas experiências profissionais anteriores podem contribuir para a empresa. É imprescindível que você estude a empresa a qual vai se candidatar antes de enviar o email. Fale brevemente da sua motivação também. 

5. Valorize a empresa

É importante que você demonstre conhecimento da empresa a que está se candidatando, mas cuidado para não ficar “puxando saco”. Seja objetivo, evite adjetivos.

6. Agradecimento e despedida

Agradeça antecipadamente a oportunidade de se candidatar. Coloque-se à disposição para sanar qualquer dúvida que aparece sobre você ou seu currículo, despeça-se cordialmente e deixe seus contatos.

Exemplo de texto para enviar currículo por e-mail

Lembre-se de começar seu e-mail pela saudação. Algumas pessoas gostam de colocar “Dr.” ou “Sra”, não há nada de mal nisso, mas como você não sabe como a pessoa gosta de ser tratada, o “Olá” ou “Prezado” são menos arriscados. Se você não sabe o nome do recrutador, diga apenas “Olá,”.

“Bom dia”, “Boa tarde” ou “Boa noite” também não é bom, pois você não sabe em qual horário do dia o seu recrutador vai ler o email. Não é um erro grave, mas se puder evitar, melhor.

Em seguida coloque a apresentação:

“Meu nome é Alice Silva, sou publicitária formada pela Universidade de São Paulo e trabalho no ramo há dois anos. Gostaria de me candidatar ao cargo de publicitária assistente conforme vaga divulgada no portal Vagas.com”

Se tiver indicação, diga: “ Fui indicado à vaga por Fulano e gostaria de me candidatar ao cargo”.

Depois suas qualificações. Exemplo:

“Trabalhei durante dois anos na empresa XXXX como produtora de conteúdos, gestoras de mídia sociais e também no planejamento de dados. Portanto, possuo bagagem para desenvolver a parte de mídias online da empresa e contribuir na conquista do segundo prêmio de publicidade da ABP.”

Algo sobre a empresa:

“Gostaria de me juntar ao time da empresa XXXX por acreditar no trabalho que vem sendo desenvolvido, me identificar com o perfil dos projetos e por julgar que posso ser útil para a continuação do crescimento da empresa.”

E por fim, coloque o agradecimento:

Desde já agradeço pela oportunidade de me candidatar à vaga e coloco-me inteiramente à disposição para maiores explicações, caso seja necessário.

Desejo-lhe que tenha um ótimo dia.

Atenciosamente (ou Cordialmente)

Alice Silva

Telefone

Site/blog

Linkedin

É importante que você dê ao recrutador mais de uma forma de contato, caso ele não consiga entrar em contato por alguma das vias que você apresentou. Muitas pessoas se atrapalham por não saberem como enviar currículo por email e deixam apenas o email pessoal, mas se o recrutador ficar muito interessado e quiser falar com você de imediato – o telefone celular é a melhor forma. Se ele tiver dúvidas e quiser conhecer mais sobre você antes de te contactar – o site e o Linkedin são excelentes ferramentas. Deixe-as disponíveis e esteja atento para responder o quanto antes.

Dicas importantes para enviar currículo por email

  • Cuidado com o seu email. Se ele possui algum apelido ou pseudônimo (como claudio_gato ou larissa_sampa) não o utilize. Faça outro mais profissional com o seu nome e sobrenome.
  • Fique atento à indicação de como enviar currículo por email. Muitas empresas estão com receio de abrir um documento em anexo. Na dúvida, os especialistas recomendam que você coloque o seu CV no corpo do email para garantir que ele seja lido. Se você for indicado ou preferir mandar em anexo, mande em PDF, nunca em word ou outro arquivo editável,  e coloque o seu nome no arquivo como, por exemplo, Alice_Santos_CV.pdf para que fique mais fácil do recrutador encontrá-lo depois.
  • Revise o texto escrito no corpo do email mais de uma vez. Seja conciso, escreva pouco. Se tiver dúvidas, pergunte a alguém que tenha melhor conhecimento em português que você. Mesmo se a pessoa não for melhor que você no português, há alguns erros que passam despercebidos por nós. Revise quantas vezes for necessário, este é um passo muito importante de como enviar currículo por email e pode ser decisivo.
  • A menos que você esteja tentando uma vaga de modelo, a primeira dica é não colocar foto em seu currículo. Ele deve ser básico e conter apenas as informações profissionais sobre você.
  • Use de uma a duas páginas no máximo, em letra preta, fonte Arial ou Times New Roman, com tópicos em negrito. Não coloque números de documentos, pois este papel pode cair em mãos erradas. Também não é no currículo que irá colocar suas referências profissionais. Isso só será enviado se a empresa solicitar.
  • Apenas coloque sua pretensão salarial se a empresa pedir e lembre-se de deixar em destaque seu nome, e-mail e telefone, para que o recrutador possa entrar em contato.

O e-mail para enviar currículo deve ser sempre o anunciado na vaga de emprego ou no Trabalhe Conosco da empresa. Se na descrição da vaga disser para você mandar para um determinado endereço e você enviar para outro, sua mensagem provalmente será descartada. 

 Currículo por e-mail x Currículo de papel

Mesmo que você já tenha enviado o currículo por e-mail para a empresa, se for chamado para a entrevista, busque levar consigo uma cópia impressa do documento. Algumas empresas ainda acreditam que esta é uma boa prática que o candidato deva seguir.

 Seu currículo precisa ter as seguintes informações:

  • Nome, Bairro, Cidade, Estado, E-mail, Telefone com DDD
  • Objetivo: em que área quer trabalhar ou que cargo ou vaga busca
  • Qualificação: que cursos fez, qual sua formação acadêmica. Coloque os cursos e a data de conclusão. Coloque também os idiomas que você fala.
  • Experiência profissional: descreva seus últimos cargos, sempre colocando primeiro o mais recente. Use no máximo três linhas para cada posição.

Fonte: http://www.e-konomista.com.br/d/corpo-do-email/