O que acontece com o bebê quando a barriga fica dura

Barriga de grávida é dura, pois o útero está se expandindo para acomodar o desenvolvimento do bebê. A mulher já pode sentir a barriga mais dura logo no início da gravidez, por volta da 7ª semana de gestação.

Primeiro é a região abaixo do umbigo que fica dura, passando a seguir para a área ao redor do umbigo. À medida que o feto vai crescendo, a barriga da grávida vai ficando mais dura e arredondada.

Quando a gravidez está mais ou menos pela metade, entre a 16ª e a 20ª semana de gestação, a grávida pode começar a sentir a barriga mais dura durante períodos de 30 a 60 segundos.

Nesses casos, o que deixa a barriga dura momentaneamente são contrações uterinas que podem ocorrer várias vezes ao dia, de forma aleatória e normalmente sem causar dor.

São as chamadas "contrações de Braxton-Hicks", também conhecidas como "contrações falsas" ou "contrações de treinamento", pois acredita-se que sejam uma espécie de preparação do corpo para o momento do parto. Nem todas as grávidas sentem essas contrações, que são normais e esperadas.

No entanto, se essas contrações ocorrerem mais de duas vezes por hora ou causarem muita dor, se forem no final da gravidez, se a grávida suspeitar de trabalho de parto, notar perda de sangue ou se o bebê parar de se mexer, deve-se procurar seu/sua médico/a obstetra com urgência.

Com quanto tempo de gravidez a barriga começa a aparecer?

Geralmente, a barriga começa a ficar mais saliente e visível entre a 16ª e a 20ª semana de gestação. O 8º mês é o período em que a barriga da grávida chega ao seu tamanho máximo. No 9º mês, quando o bebê desce e se encaixa para se preparar para o parto, a barriga pode descer e diminuir de tamanho.

Porém, para gestantes que já foram mães, a barriga pode começar a aparecer já na 12ª semana de gestação. Isso acontece devido à flacidez do útero causada pela primeira gravidez, o que faz com que o órgão se distenda mais facilmente nas gestações seguintes.

Algumas grávidas podem começar a notar uma saliência na barriga, na região abaixo do umbigo, quando estão na 8ª ou 9ª semana de gestação. O aumento de tamanho da barriga nessa fase é devido às alterações hormonais, uma vez que o feto ainda é muito pequeno para causar crescimento do útero.

O que pode influenciar o crescimento da barriga na gravidez?

Largura do quadril

Mulheres com quadril mais largo possuem mais espaço para o crescimento do útero, o que pode atrasar um pouco o aparecimento da barriga ou fazer com que a barriga cresça menos.

Prática de atividade física

Mulheres que praticam exercícios físicos podem levar mais tempo para notar o crescimento da barriga, já que os músculos abdominais mais tonificados podem “disfarçar” o crescimento do útero.

Magreza ou excesso de peso

Mulheres magras, com pouca gordura abdominal e músculos abdominais pouco volumosos, podem notar o crescimento da barriga mais cedo. Por outro lado, grávidas com excesso de peso ou obesas podem demorar mais para notar o crescimento da barriga, uma vez que a gordura abdominal “disfarça” a distensão do útero.

Gestação de gêmeos ou gravidez múltipla

Nesses casos, a barriga pode começar a crescer antes, embora essa não seja uma regra.

Para maiores esclarecimentos quanto ao crescimento e endurecimento da barriga durante a gravidez, consulte o seu médico obstetra.

Referências bibliográficas

Boa Noite, estou de 28 semanas e minha Barriga fica dura várias vezes ao dia ,é sinto uma pressão abaixo da barriga e leves fisgadas na região íntima, é normal ?

Boa Tarde, As contrações de Braxton Hicks, também conhecidas como contrações de treinamento ou falso trabalho de parto, são contrações uterinas que podem ser percebidas habitualmente a partir do terceiro trimestre de gravidez. À medida que a gravidez avança, as contrações de Braxton Hicks tendem a se tornar cada vez mais comuns, estando presentes até as suas últimas semanas da gestação. Apesar de frequentemente causarem preocupação na grávida e ser um dos maiores motivos de idas ao pronto socorro, essas contrações são inocentes, não provocam mal ao bebê e não têm nenhuma relação como o início do trabalho de parto. Características das contrações de Braxton Hicks: - São habitualmente indolores. - Surgem poucas vezes por dia. - Não surgem mais do que 2 vezes por hora. - São irregulares e imprevisíveis. - São de curtas, geralmente com duração menor que 30 segundos. - Não vão se tornando mais intensa com o passar das horas. - Quando um contração é intensa, a contração a seguir costuma ser mais fraca. - Costumam estar localizadas em apenas uma parte do abdômen, geralmente na porção frontal. - Melhoram com mudanças de posição. - Melhoram com hidratação ou com micção. As maioria das mulheres consegue distinguir as contrações de Braxton Hicks das contrações do parto. No entanto, se você estiver se sentindo insegura ou se o padrão das contrações tiver modificado recentemente, procure uma avaliação médica. Alguns sinais de alerta que devem fazer você procurar atendimento médico mesmo se as contrações sejam consideradas com o padrão descrito acima. Esses sinais são: - Perda de sangue vaginal. - Perda de líquidos pela vagina. - Contrações muito dolorosas de início súbito. - Redução clara dos movimentos do bebê.

Espero ter esclarecido suas dúvidas. Me coloca a disposição.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

À medida que a gestação avança e o bebé se desenvolve, o útero começa a crescer. Por volta da 9ª semana da gravidez, o tamanho do seu útero duplicou em relação ao tamanho original e está a mudar de posição, subindo pouco a pouco na cavidade abdominal.

Nesta fase, é normal que sinta a barriga mais inchada e mais dura, especialmente na parte inferior do abdómen, a baixo do umbigo.

Com o crescimento do bebé, a barriga vai crescendo, fica mais redonda e mais dura. Por volta do 5º mês da gravidez, com o crescimento do bebé, começa a sentir a zona superior do umbigo mais dura.

Sentir a barriga dura após a 20ª semana da gestação

A partir da 20ª semana da gravidez, pode sentir a barriga momentaneamente dura. Esta sensação pode ser um sinal de alarme para muitas mulheres que confundem as falsas contrações da gravidez com as contrações verdadeiras, essas sim, um dos sinais do parto.

Como distinguir as falsas contrações das contrações do parto?

As contrações são uma sensação de aperto / relaxamento dos músculos uterinos.

As falsas contrações (contrações de Braxton Hicks) são esporádicas, irregulares e não causam dor. Pode sentir a barriga dura por momentos, relaxada, e dura novamente.

Contrações do trabalho de parto

À semelhança das falsas contrações, as verdadeiras contrações começam como uma sensação de aperto e dor abdominal mas, as contrações do parto são regulares e progressivas, aumentando de frequência, intensidade e duração.

O objetivo destas contrações é dilatar o colo do útero e “empurrar” lenta e progressivamente o bebé através do canal de parto.

Como registar as contrações do parto?

O início de contrações frequentes, regulares e dolorosas são um sinal clássico de que o parto está para breve. Para acompanhar a evolução da dilatação na 1ª fase do trabalho de parto (por norma, passada em casa), deverá registar as contrações.

Há dois indicadores que deve registar: a duração e o intervalo de tempo (frequência) entre contrações (sensação de aperto e dor abdominal semelhantes a cãibras ou à dor menstrual).

Quando recorrer a ajuda médica imediata?

Esteja atenta a sinais que podem revelar algum tipo de complicação. Se tiver algum corrimento vaginal anormal, acompanhado de ardor, perda de sangue, cólicas ou dores abdominais intensas deve ir à maternidade / hospital de imediato.

Outras situações que a devem levar a procurar ajuda médica:

  • Se perder líquido amniótico (a sua perda antes do 3º trimestre levanta duas grandes preocupações: o adequado desenvolvimento dos pulmões do feto e a possibilidade de parto pré-termo);
  • Se sentir contrações fortes, ritmadas (de 10 em 10 ou de 5 em 5 minutos) e dolorosas após as 37 semanas (o bebé é considerado de termo e pode nascer a qualquer momento);
  • Se sentir comichão no corpo, urina escura e fezes claras, sinais de podem indicar hepatite ou outro problema no fígado, como a colestase obstétrica;
  • Inchaço nas mãos, no rosto e nos olhos: se acompanhado de dor de cabeça ou problemas de visão, pode ser sinal de pré-eclâmpsia;
  • Se sentir algum sinal que indique o início do trabalho de parto;
  • Se tiver perda de sangue vaginal o que pode indicar descolamento da placenta ou inicio de parto prematuro;
  • Expulsão do rolhão mucoso;
  • Se não sentir o seu bebé a mexer pelo menos 10 vezes em 12 horas.

Teads fallback - Discover inRead by Teads!

LEIA TAMBÉM