O esquema abaixo mostra uma cadeia alimentar, onde 1, 2, 3 e 4 representam os níveis tróficos

A cadeia alimentar representa uma sequência de seres vivos na qual um serve de alimento para o outro. Cada organismo ocupa um nível trófico dentro da cadeia alimentar, o que é determinado pelo tipo de alimento e pela forma como ele se alimenta.

No ecossistema, os organismos podem ser classificados como produtores, consumidores e decompositores, de acordo com a forma de obtenção do alimento. Alterações no meio ambiente, como a caça e o desmatamento, podem desencadear alterações na cadeia alimentar e, consequentemente, desequilíbrio ambiental.

O esquema abaixo mostra uma cadeia alimentar, onde 1, 2, 3 e 4 representam os níveis tróficos
Uma cadeia alimentar é constituída por organismos produtores, consumidores e decompositores.

O que é cadeia alimentar?

A cadeia alimentar representa uma sequência de seres vivos na qual um organismo serve de alimento para o outro. Por meio dessa cadeia, ocorre a transferência de matéria e energia no ecossistema. As cadeias alimentares são constituídas por diversos organismos, que ocupam diferentes posições ou níveis tróficos, de acordo com a forma como se alimentam.

O fluxo de matéria orgânica e energia dentro da cadeia segue uma sequência:

PRODUTORES                    →                        CONSUMIDORES                   →                   DECOMPOSITORES

Níveis tróficos da cadeia alimentar

Nível trófico é a posição ocupada pelos organismos dentro da cadeia alimentar. Eles são determinados pelo tipo de alimento ingerido pelo organismo.

  • Produtores: são os organismos que conseguem produzir moléculas orgânicas a partir de processos como a fotossíntese e a quimiossíntese. Esses organismos são também conhecidos como autotróficos e ocupam o primeiro nível trófico da cadeia.

  • Consumidores: são os organismos que obtêm energia alimentando-se de outros organismos. Quando se alimentam de organismos produtores, ocupam o nível dos consumidores primários ou consumidores de primeira ordem; quando se alimentam de consumidores primários, ocupam o nível trófico dos consumidores secundários ou consumidores de segunda ordem, e assim sucessivamente.

  • Decompositores: são os organismos que decompõem os restos de seres vivos mortos e devolvem os minerais para o solo, atuando como se estivessem reciclando a matéria orgânica. Atuam em todos os níveis tróficos.

Acesse também: Relações ecológicas – interações entre seres vivos

Exemplo de cadeia alimentar

Veja a ilustração a seguir:

O esquema abaixo mostra uma cadeia alimentar, onde 1, 2, 3 e 4 representam os níveis tróficos
Cada organismo ocupa um nível trófico na cadeia.

A partir da ilustração, podemos determinar os componentes de cada nível trófico da cadeia. A planta ocupa o primeiro nível trófico, o dos produtores (autotróficos). Na sequência, podemos observar um rato, que se alimenta da planta, ocupando o segundo nível trófico, o de consumidor primário (herbívoro).

A cobra, que se alimenta do rato, ocupa o terceiro nível trófico, o de consumidor secundário (carnívoro). A águia, que se alimenta da cobra, ocupa o quarto nível trófico, o de consumidor terciário (carnívoro). Os decompositores, geralmente, não são representados nas cadeias, pois atuam nos diversos níveis tróficos.

Acesse também: Teia alimentar – conjunto de cadeias alimentares de um ecossistema

Alterações das cadeias alimentares

Alterações dentro das cadeias alimentares podem desencadear o desequilíbrio de todo um ecossistema. Essas alterações, muitas vezes, são causadas pela ação do homem – um exemplo é a introdução de espécies em um ambiente fora da sua área de distribuição nativa.

No Brasil, podemos destacar a introdução de javalis. Esses animais não possuem predadores naturais no território brasileiro, o que levou a uma superpopulação da espécie. Eles competem por território e alimento com as espécies nativas que ocupam o mesmo nicho ecológico, como o caititu, levando vantagem sobre este. Os javalis alimentam-se de raízes e alguns invertebrados e têm causado diversos prejuízos às lavouras. Por essa razão, os órgãos ambientais autorizaram a sua caça.

Leia também: Diferenças entre habitat e nicho ecológico

Exercícios sobre cadeia alimentar

(Enem) Os personagens da figura estão representando situação hipotética de cadeia alimentar.

Suponha que, em cena anterior à apresentada, o homem tenha se alimentado de frutas e grãos que conseguiu coletar. Na hipótese de, nas próximas cenas, o tigre ser bem-sucedido e, posteriormente, servir de alimento aos abutres, tigre e abutres ocuparão, respectivamente, os níveis tróficos de:

a) produtor e consumidor primário.

b) consumidor primário e consumidor secundário.

c) consumidor secundário e consumidor terciário.

d) consumidor terciário e produtor.

e) consumidor secundário e consumidor primário.

Resolução

Alternativa C. Se o homem alimentou-se de frutas e grãos – alimentos de origem vegetal (produtores)–, ele ocupa o nível trófico de consumidor primário. Se o tigre for bem-sucedido e conseguir alimentar-se do homem, ocupará o nível trófico de consumidor secundário. Já o abutre, ao se alimentar do tigre, quando este estiver morto, ocupará o nível trófico de consumidor terciário.

Lista de perguntas feitas em vestibulares sobre a Cadeia Alimentar.
Ler artigo Cadeia alimentar.

01. Ecossistemas Biologia: E.M. Santa Casa/Vitória-ES Qual a afirmativa correta: a) O local do ecossistema onde vive uma determinada espécie é denominado de hábitat.

b) Populações são conjuntos de indivíduos geneticamente iguais.

c) Clone é um grupo de indivíduos da mesma espécie que vivem no mesmo hábitat. d) Ecossistema é a palavra empregada para indicar o conjunto de populações de um ambiente.

e) Comunidade é a palavra que indica o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que habitam uma região.

02. UFPE Na figura abaixo está ilustrado um importante conceito ecológico que engloba desde a maneira pela qual uma espécie se alimenta até suas condições de reprodução, hábitos, inimigos naturais etc.

O esquema abaixo mostra uma cadeia alimentar, onde 1, 2, 3 e 4 representam os níveis tróficos

Este conceito é conhecido como: a) níveis tróficos b) biota ou biocenose c) biótopo d) nicho ecológico

e) hábitat

03. FEI-SP Num ecossistema, um fungo, uma coruja e um coelho podem desempenhar os papéis, respectivamente, de: a) decompositor, consumidor de 2ª ordem e consumidor de 1ª ordem b) produtor, consumidor de 1ª ordem e consumidor de 2ª ordem c) consumidor de 1ª ordem, consumidor de 2ª ordem e consumidor de 1ª ordem d) consumidor de 2ª ordem, consumidor de 3ª ordem e consumidor de 1ª ordem

e) decompositor, consumidor de 1ª ordem e decompositor

04. Univali-SC
No cerrado brasileiro, há árvores, que nos meses de chuva, ficam rodeadas por vegetação rasteira. Uma dessas árvores é o barbatimão; uma das plantas rasteiras é o capim flechinha. O barbatimão tem raízes longas e ramificações, que penetram no solo, absorvendo água dos lençóis subterrâneos. O capim tem raízes curtas, muito ramificadas, que não alcançam a água subterrânea e absorvem apenas a água da chuva, à medida que esta se infiltra no solo. Os animais que se alimentam e encontram abrigo no capim são diferentes dos que se alimentam e se abrigam no barbatimão.

Estude também sobre:  Simulado sobre os Ciclos Biogeoquímicos com Gabarito

O texto acima exemplifica: a) hábitat b) nicho ecológico c) sucessão ecológica d) relação intra-específica

e) bioma

05. Ecossistemas Biologia: UFRN O gráfico abaixo apresenta as densidades de duas populações num certo ambiente, ao longo do tempo.

O esquema abaixo mostra uma cadeia alimentar, onde 1, 2, 3 e 4 representam os níveis tróficos

Com base no gráfico, pode-se afirmar que: a) II pode ser parasita de I, mas nunca I de II. b) I é consumidor secundário; II, consumidor primário. c) II transfere matéria para I, mas nunca I para II.

d) I é produtor; II, consumidor primário.

Exercícios de Ecologia sobre os Ecossistemas Terrestres.

06. Ecossistemas Biologia: U. Alfenas-MG O esquema abaixo mostra uma cadeia alimentar, onde 1, 2, 3 e 4 representam os níveis tróficos. Seria incorreto afirmar que: a) o nível trófico com menor quantidade de energia disponível é o dos consumidores terciários; b) toda a energia luminosa que chega ao meio está sendo convertida em energia química; c) a quantidade de energia disponível nos consumidores primários é maior que aquela presente no nível dos consumidores secundários; d) tirando o primeiro nível trófico, todos os outros são de organismos heterótrofos;

e) todos os níveis tróficos dissiparão parte da energia adquirida, através das próprias atividades metabólicas;

07. UFRS A figura abaixo apresenta uma pirâmide invertida de biomassa, onde os valores representam o peso seco/m2 em cada nível trófico.

O esquema abaixo mostra uma cadeia alimentar, onde 1, 2, 3 e 4 representam os níveis tróficos

Assinale a alternativa que corresponde à cadeia trófica apresentada. a) cana-de-açúcar – gafanhoto – sapo b) alga – zooplâncton – peixe c) pitangueira – sabiá – verme parasita d) figueira – bugio – carrapato

e) eucalipto – abelha – ave

08. U.F.São Carlos-SP O diagrama seguinte representa uma pirâmide de energia.

Estude também sobre:  Sucessão Ecológica Simulado com Gabarito

O esquema abaixo mostra uma cadeia alimentar, onde 1, 2, 3 e 4 representam os níveis tróficos

A largura de cada nível dessa pirâmide, quando analisada de baixo para cima, representa: a) a quantidade de energia disponível para o nível trófico seguinte. b) o número de produtores, consumidores primários e consumidores secundários, respectivamente. c) o tamanho dos produtores, consumidores primários e consumidores secundários, respectivamente. d) a quantidade de energia perdida, quando se passa de um nível trófico para o seguinte.

e) a produtividade primária bruta, a produtividade primária líquida e a produtividade secundária líquida, respectivamente.

09. UFRS Uma cachorra que se alimenta de carne bovina está parasitada por vermes intestinais e pulgas. Esta cachorra amamenta seus filhotes recém-nascidos, os quais estão parasitados externamente por carrapatos. Considerando apenas as relações tróficas descritas, podemos afirmar que: a) nenhum dos organismos citados ocupa um mesmo nível trófico; b) os vermes intestinais e os carrapatos ocupam o mesmo nível trófico; c) as pulgas e os carrapatos ocupam o mesmo nível trófico; d) a cachorra e os filhotes ocupam o mesmo nível trófico;

e) os filhotes, os vermes intestinais e as pulgas ocupam o mesmo nível trófico.

10. Ecossistemas Biologia: U.F. Pelotas-RS “Fóssil de animal pré-histórico é encontrado no município de Santa Maria por equipe de paleontólogos alemães”.

Essa frase possivelmente apareceu nos maiores jornais do Estado, ao final dos anos vinte, com as primeiras descobertas paleontológicas de répteis no Estado. Ao analisarmos a quantidade de répteis fósseis no período Triássico do Rio Grande do Sul (180 milhões de anos), é possível notar que a maior parte deles é composta por dicinodontes e rincossauros, ambos herbívoros. São raríssimos os exemplares encontrados de tecodontes carnívoros.

A partir dessas informações, você poderia concluir que, nesse ecossistema pré-histórico: a) o número de presas era menor que o de predadores, fato comum até mesmo nas cadeias alimentares atuais; b) o número de presas era maior que o de predadores, fato observado nas cadeias alimentares atuais; c) os dicinodontes e os rincossauros eram mais numerosos porque predavam os tecodontes; d) os tecodontes eram menos numerosos porque concorriam pelo mesmo alimento com os dicinodontes e os rincossauros;

e) os rincossauros predavam os dicinodontes, concorrendo, assim, diretamente com os tecodontes, promovendo o declínio de sua população.

Estude também sobre:  Relações Ecológicas entre os Seres Vivos Exercícios

🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.

Gabarito com as respostas dos exercícios de ecologia sobre Ecossistemas Biologia:

01. a; 02. d; 03. a; 04. b; 05. d; 06. b; 07. b; 08. c; 09. e;

10. b

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos: