Como estudar melhor em pouco tempo

Você planeja estudar, separa os livros, cadernos e notebook, mas sente que, mesmo depois de horas fazendo leituras e exercícios, sua produtividade é baixa? Além da frustração, vem sempre o questionamento: o que estou fazendo de errado?

Como assimilar todos os tópicos de maneira eficiente? Como estudar mais em menos tempo? Essas dúvidas rodeiam a mente dos estudantes, afinal, geralmente, eles se deparam com um volume de matérias grande e um prazo curto demais para dar conta de repassar todas as disciplinas.

Se você busca dicas de como otimizar os estudos, veio ao lugar certo. Continue a leitura e fique por dentro de como melhorar seu rendimento e se dar bem nas provas!

1. Aposte na aprendizagem contextual

Muita gente acredita que a memorização é a melhor forma de estudar. Essa maneira de assimilar o conteúdo pode dar certo para alguns estudantes, mas não é válida para todo mundo.

Um jeito de aprender mais rápido é por meio da conexão de ideias. Trata-se de uma técnica de estudos personalizada, em que o aluno cria um método de encadear as informações de modo que façam sentido para ele.

Isso se chama aprendizagem contextual, uma forma de repassar as matérias fazendo a conexão dos assuntos de um jeito que facilite a lembrança no dia da prova. Você pode associar os conceitos estudados a nome de filmes, animais ou a até times de futebol.

2. Elabore resumos

O volume de tópicos que precisam ser lido e a lista de exercícios para fazer assustam muitos estudantes. Mas, se você quer conhecer uma maneira de como estudar mais, a dica é fazer resumos.

Você lê a matéria toda e seleciona somente as informações mais importantes, passando-as para o caderno. Você pode, inclusive, grifar com um marca-texto as palavras-chave para otimizar a revisão depois.

Ao fazer o resumo, você estuda escrevendo, o que também vai ajudar a aprender mais rápido. Isso acontece porque, ao ler a matéria, interpretar e passar para o papel os tópicos principais, você ativa outras áreas do cérebro, o que melhora seu raciocínio lógico e também a memorização.

3. Use cartões de memorização

Se você quer saber como estudar mais, pode incorporar os cartões de memorização na hora de se preparar para as provas. Como funciona? Você recorta diversos cartões (do tamanho de um cartão de visitas) em uma cartolina e arruma 3 caixas.

Em cada cartão, você coloca uma pergunta na frente e a resposta no verso. A dica é selecionar os assuntos principais das disciplinas cobradas nos exames.

Para começar, você coloca todos os cartões na caixa 1. Na sequência, pega um cartão e tenta responder a questão. Se acertar, o cartão vai para a caixa 2, se errar, volta para a caixa 1. Com a caixa 2, você faz o mesmo esquema: se acertar, coloca na caixa 3; se errar, volta para a caixa 1.

Como estudar melhor em pouco tempo

Em resumo: na caixa 1 estarão as fichas que você ainda erra e, na 3, aquelas que você acerta e que, portanto, já aprendeu e memorizou o conteúdo. Para otimizar os estudos, você revisa a caixa 1 uma vez ao dia, a caixa 2, a cada 2 dias, e a caixa 3, a cada 3 dias.

4. Ensine a matéria para um colega

Uma maneira de reter com mais facilidade os assuntos é se reunir com um colega e ensinar a matéria para ele. Como você vai buscar meios de ser o mais didático possível para transmitir o conteúdo, conseguirá aprender mais ao assumir o papel de professor.

Além disso, estará mais engajado e motivado para assimilar os assuntos, o que também ajuda na otimização dos estudos.

5. Estude em um local diferente

Você senta todo dia na escrivaninha do seu quarto, separa os materiais para estudar e perde o interesse com facilidade? Já pensou em trocar o local de estudos? Pode parecer uma bobagem, mas vai aumentar sua concentração e o nível de retenção das informações.

Você pode se preparar para os exames na biblioteca pública, na da faculdade ou até mesmo em um café. O importante é escolher um local tranquilo, em que você não será interrompido.

6. Respeite seu relógio biológico

Como estudar mais? Que tal aproveitar os períodos do dia em que seu rendimento é maior? Estamos sugerindo que respeite seu relógio biológico e aproveite os momentos em que você tem mais disposição para repassar o conteúdo.

Tem alunos que acordam cheios de energia e, assim, podem aproveitar para estudar logo pela manhã. Já outros levantam mais cansados e são mais produtivos à noite, por isso devem se preparar para a prova antes de dormir.

Ao levar em conta essa questão, você consegue aprender mais rápido e se concentrar melhor nas leituras e exercícios.

7. Programe pequenas pausas

Você sabia que uma das maneiras de otimizar os estudos é justamente fazer pequenas pausas? Pode parecer contraditório, afinal, você não quer perder nem um minuto sequer para assimilar todas as matérias, não é mesmo?

Estamos falando de intervalos curtos. Por exemplo: fazer pausas de 10 minutos a cada hora de estudo para que você possa esticar o corpo, beber água ou fazer um lanche. Nessas paradas, você relaxa um pouco e tem mais energia para dar continuidade aos estudos. Mas não vale interromper o ritmo a qualquer momento: é preciso se programar e seguir certinho o que foi estipulado.

Se você não sabe como incorporar essa dica na rotina de estudos, pode adotar a técnica Pomodoro, na qual você estuda por 25 minutos sem interrupção — o que equivale a 1 pomodoro — e faz um intervalo de 5 minutos. Após repetir 4 pomodoros, faz uma pausa maior, de 15 a 20 minutos.

Se você quer saber como estudar mais, precisa colocar em prática as dicas que apresentamos. Em pouco tempo, vai perceber que é possível aprender mais rápido e sem precisar ficar estressado na hora de se preparar para as provas.

Já que você busca melhorar sua produtividade, por que não monta um grupo de estudos? Saiba o que fazer para criar o seu!

Como estudar melhor em pouco tempo

A busca por práticas de como estudar melhor sempre fez parte da vida dos estudantes. Mas, com a chegada da pandemia do novo coronavírus, isso se tornou urgente, pois foi preciso adequar a rotina ao estudo remoto.

Segundo relatório do Banco Mundial, mais de 1,5 bilhão de alunos ficaram sem aulas presenciais em 160 países. Nessa nova realidade, a tecnologia foi a salvação. Porém, ela não dá conta de tudo e nem sempre seu acesso é fácil. Assim, cada estudante se vira como pode.

Por mais desafiador que seja manter uma rotina de estudo com o ensino online, existem jeitos de potencializar o aprendizado em casa.

É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje! Bora conferir?

Como estudar melhor em pouco tempo

Por que a rotina de estudos pode ser tão desafiadora?

Uma coisa é parar um dia para estudar durante algumas horas. Outra é ter disciplina para criar o hábito de botar a cara nos livros todos dias e saber como estudar melhor.

É por isso que manter uma rotina de estudo não é uma tarefa simples.

Sobretudo agora, com as aulas remotas, parece que ficou mais complicado. Afinal, não dá para contar com as trocas com professores e colegas como a gente estava acostumado.

Apesar das ferramentas tecnológicas serem ótimas, a experiência é bem diferente, não é mesmo?

Quem está se preparando para o vestibular precisa ser ainda mais regrado para botar ordem nos estudos.

Além da pressão social desse momento da vida, os futuros universitários enfrentam o desafio de manter uma rotina de estudos forte para conseguir revisar todas as matérias do Ensino Médio.

Assim como todo mundo, foram pegos de surpresa e obrigados a se adaptar rapidamente. E, ao mesmo tempo, tiveram que aprender a lidar com a ansiedade causada não só pelo vestibular como também pelo confinamento.

10 dicas infalíveis de como estudar melhor e arrasar nas provas

1. Fuja da curva do esquecimento

A curva do esquecimento é um fenômeno psicológico que explica por que rever o conteúdo estudado em até 24 horas depois de aprender algo novo funciona.

Ao fazer isso, você tem até 80% de chances de reter o que aprendeu pela primeira vez. Depois de uma semana, a capacidade de retenção chega a 100% com apenas 5 minutos de revisão.

2. Estude com material impresso em vez de contar apenas com as telas

Embora você precise dos meios eletrônicos para estudar, sobretudo durante a pandemia, os materiais impressos podem ser vantajosos, sabia?

Isso porque eles colaboram com a compreensão do conteúdo, já que é possível aprender mais rápido do que estudando por meio da tela do computador.

3. Aposte na aprendizagem contextual 

A aprendizagem contextual é o nome dado ao processo pelo qual o aluno cria um método próprio de aprender.

Em vez de tentar memorizar a matéria, a proposta é associar as ideias, relacionando as informações de um jeito que faça sentido para cada um.

4. Crie conexões entre o tema estudado e a sua vida

Seguindo a mesma lógica, você pode estabelecer conexões entre os temas estudados com a suas próprias experiências.

Dessa forma, é mais fácil compreender conceitos abstratos, pois você busca referências reais para entender como funcionam na prática.

5. Revise os temas mais importantes antes de dormir

Pode parecer estranho, mas sabia que rever o que você estudou antes de dormir ajuda o cérebro a gravar as informações?

Isso ocorre porque é durante o sono que o processo de memorização fica mais intenso. Portanto, vale a pena dar uma lida no conteúdo antes de dormir.

6. Varie o local de estudo de vez em quando

Se possível, tente mudar de cenário para não estudar no mesmo local todos os dias. Afinal, essa troca favorece a concentração e a retenção das informações.

Enquanto não rola sair de casa, escolher um cômodo diferente pode ser uma boa alternativa.

7. Faça pausas intercaladas durante os períodos de estudo

Passar horas e horas estudando sem parar não é a melhor estratégia. Por mais que você queira se dedicar ao máximo, isso não é nada produtivo.

O ideal é fazer algumas pausas para você não sobrecarregar o seu cérebro. Aproveite os intervalos para esticar o corpo, comer alguma coisa e relaxar.

8. Tente ficar longe da internet para se concentrar melhor

A gente sabe que hoje os estudantes dependem dela para estudar. Mas, enquanto você revisa as matérias e faz exercícios, tente deixar a vida digital de lado.

Ao ficar perto do celular, por exemplo, são grandes as chances de você perder a concentração com as notificações chegando a toda hora.

9. Tenha cuidado com o que come antes de estudar

Comer pratos gordurosos, frituras e comidas pesadas pode atrapalhar seu ritmo de estudo. Isso se dá pois a digestão demora mais, causando desconforto abdominal e sonolência.

Portanto, dê preferência aos alimentos mais leves e que ofereçam energia suficiente. E, claro, não esqueça de se manter hidratado.

10. Conte com os melhores métodos para facilitar a sua rotina

Fique sabendo que existem técnicas que podem ajudar você a otimizar o tempo e memorizar o que aprendeu. Conheça algumas delas:

Resumo das matérias

Principalmente se você tem pouco tempo para estudar, os resumos são ótimos. Escreva o que aprendeu com as suas palavras, pois isso ajuda você a absorver o conteúdo e ainda facilita suas futuras revisões.

Mapas mentais

O mapa mental nada mais é do que caminhos que você mesmo constrói a partir de uma ideia central. Com isso, é possível relacionar os conteúdos estudados em torno do assunto principal, agilizando a compreensão.

Técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro tem o objetivo de aumentar a produtividade por meio de ciclos de tempo em que você se dedica exclusivamente a uma única tarefa. Ou seja, deixa todo o resto de lado para não perder a concentração.

Cada ciclo tem 25 minutos e deve ser intercalado por pausas curtas, de até 5 minutos, para descansar a mente. Após 4 ciclos, você pode fazer uma pausa mais longa.

E aí, tirou suas dúvidas de como estudar melhor?

Apesar de difícil, otimizar a rotina de estudo não é algo impossível. Coloque as dicas em prática e conte com o apoio dos métodos que a gente apresentou para você.

Agora que você sabe como estudar melhor, tem tudo o que precisa para arrasar nas provas e trabalhos.

Que tal uma última dica para organizar sua rotina de estudante? Baixe o planejador de estudos da Unileão e controle suas atividades de forma simples!

Como estudar melhor em pouco tempo