Exercícios sobre pronomes oblíquos átonos e tônicos com gabarito

Basicamente, os pronomes constituem uma classe de palavras que são utilizadas para substituir um substantivo. Os pronomes indicam em uma oração a pessoa do discurso e podem ajudar a situá-la no tempo e no espaço. Veja como usar os Pronomes Oblíquos Átonos para fazer bonito na Redação, e acertar também as questões de Interpretação de texto.

Os pronomes são palavras variáveis em gênero, número e pessoa que representam ou acompanham o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou em relação a situação no espaço e tempo.

Pronomes Oblíquos Átonos

Você sabe como utilizar os pronomes oblíquos átonos? Ainda não? Então,  aprenda agora. É simples. E você vai encontrar as  vantagens de saber utilizá-los corretamente:

  • Utilizar de forma adequada certas construções exigidas pela variedade padrão da língua;
  • Compreender melhor o que lê, pois os pronomes, que são fundamentais na coesão textual, orientam as retomadas e as antecipações no percurso da leitura de um texto;
  • Produzir frases bem construídas quanto à estrutura gramatical, coesão e clareza.

Exercícios sobre pronomes oblíquos átonos e tônicos com gabarito

Os pronomes constituem uma das classes gramaticais mais importantes do idioma, tanto na perspectiva de seu efetivo emprego nos atos de comunicação, quanto na perspectiva de seu estudo.

Os Pronomes Pessoais

Os pronomes oblíquos pessoais , num discurso – ato linguístico de comunicação – realizam-se por meio de relações que se estabelecem entre um emissor, um receptor e o assunto (alguém ou alguma coisa a que o emissor se refere). Esses três componentes denominam-se, respectivamente: 1ª pessoa, 2ª pessoa e 3ª pessoa do discurso.

Resumo sobre Pronomes Retos e Oblíquos

Veja agora coma professora Jéssira Forini, do canal do Curso Enem Gratuito, uma aula-resumo que explica bem direitinho a diferença entre os pronomes Oblíquos;  os pronomes retos; e os pronomes demonstrativos. Ela vai ajudar você a compreender melhor este resumo de gramática para o Enem.

https://youtu.be/AQmIarJ0xAk

As dicas da professora Jéssica:

  1. O que são pronomes pessoais retos? São aqueles que fazem a ação, ou seja, cumprem a função de sujeito.
  2.  E os pronomes pessoais oblíquos, o que são? Ocupam a função de objeto, ou seja, são o alvo da ação. Eles são divididos em átonos (sem preposição) e tônicos (com proposição).
  3. Veja exemplos de orações contendo pronomes pessoais oblíquos.
  4. O que são pronomes demonstrativos? Você com certeza conhece esses pronomes: este, esse, aquele, aquilo… A maior dificuldade, geralmente, é diferenciar o uso de “este” e “esse” em uma dissertação.
  5. Ao utilizar o pronome demonstrativo “este”, você introduz um elemento; ao utilizar o pronome demonstrativo “esse”, você retoma um elemento que já foi citado.
  6. E têm mais dicas geniais no vídeo com a professora Jéssica. Confira agora.

FIQUE LIGADO(A)

A palavra pessoa, em gramática, não significa, necessariamente, “gente, ser humano”. A 1ª pessoa (o falante) e a 2ª ( o ouvinte) correspondem, obviamente, a seres humanos ou personificados. A 3ª pessoa (“o assunto”) pode referir-se tanto a um ser humano quanto a uma coisa, uma ideia, um acontecimento etc.

Já sabemos que os pronomes pessoais, num ato de comunicação, representam as três pessoas do discurso, certo? Sabemos também que as três pessoas do discurso podem ocorrer no singular ou no plural e cada uma tem um conjunto específico de pronomes pessoais para representá-la.

Veja os pronomes oblíquos átonos:

Exercícios sobre pronomes oblíquos átonos e tônicos com gabarito

Dicas sobre os Pronomes Pessoais:

  1. Cada grupo é constituído por diferentes formas de um mesmo pronome pessoal. O emprego de uma ou de outra forma depende da estrutura da frase em que o pronome ocorre. Exemplo: Eu estou triste; ela me disse que não mais confia em mim.
  2. Os empregos de tu e você são regionalizados. Em algumas regiões usa-se, por exemplo, “Tu vais”; em outras, “Você vai”.
  3. A forma vós, de raríssimo uso, restringe-se, atualmente, a situações de comunicação solenes e extremamente formais, como em textos religiosos, por exemplo. Um famoso escritor brasileiro já dizia, há mais de 50 anos, que esse era um pronome do tempo dos “a-vós” (dele…).

Dentro desses pronomes pessoais há uma subdivisão dos pronomes pessoais em retos e oblíquos. Neste post, abordaremos os oblíquos. Acompanhe-me!

Uma palavra, quando entra na constituição de uma oração, além de integrar uma determinada classe gramatical (substantivo, adjetivo pronome etc.), exerce também outra função, chamada de função sintática. A função sintática de uma palavra depende da maneira como ela se associa às demais palavras com as quais se combina para formar a oração.

Os pronomes pessoais, dependendo de como são empregados nas orações, podem exercer a função sintática de sujeito ou de complemento. Essa dupla possibilidade de função leva a uma subdivisão dos pronomes pessoais em retos e oblíquos. Assim:

Se o pronome pessoal exerce função de sujeito – pronome do caso reto

Se o pronome exerce a função de complemento – pronome do caso oblíquo

Veja estes exemplos:

  • Nós torcemos muito por eles. (nós pronome reto, pois é sujeito) (eles pronome oblíquo, pois é complemento)
  • Eles torceram muito por nós. (eles pronome reto, pois é sujeito) (nós pronome oblíquo, pois é complemento)

Observe, pelos exemplos, que a classificação de um pronome pessoal reto ou oblíquo não é fixa; ela depende da função sintática que o pronome exerce no enunciado. No quadro abaixo coloquei todas as formas de pronomes pessoais e as funções que elas podem exercer.

Exercícios sobre pronomes oblíquos átonos e tônicos com gabarito

Curiosidade pronominal:

Os pronomes o, os, a, as assumem formas especiais depois de certas terminações verbais. Quando o verbo termina em -z, -s ou -r, o pronome assume a forma lo, los, la ou las, ao mesmo tempo que a terminação verbal é suprimida.

Por exemplo:

fiz + o = fi-lo fazeis + o = fazei-lo

dizer + a = dizê-la

 Leia a tirinha para responder às próximas 5 (cinco) questões:

Exercícios sobre pronomes oblíquos átonos e tônicos com gabarito


1. Localize na tirinha o que se pede abaixo:

a) Um pronome pessoal oblíquo na terceira pessoa.

___________________________________

b) Um pronome pessoal oblíquo na primeira pessoa.

___________________________________

2. Os pronomes oblíquos o, a, os e as sofrem algumas modificações quando empregados após os verbos. Como no exemplo: "Vou pegar este livro", substituindo o termo em destaque por um pronome oblíquo, a frase ficaria: "Vou pegá-lo". Como ficaria a fala do primeiro balão se o termo "o doutor" fosse substituído por um pronome oblíquo?

____________________________________

3. A quem se refere o pronome "se" no terceiro balão?

4. O "me" do segundo quadrinho funciona sintaticamente como

5. Em que consiste o humor da tirinha?

______________________________________

6. Leia as frases abaixo e substitua os termos grifados, conforme o exemplo, por pronomes oblíquos, fazendo, se necessário, as possíveis modificações sonoras.

a) O presidente colocou a máscara no rosto.

Resposta: O presidente colocou-a no rosto.

b) Alguém mandou flores para mim.

_______________________________________

c) É difícil pintar os cabelos.

_______________________________________

d) Preciso comprar um carro.

_______________________________________

e) Ele espantou os cavalos e as vacas da estrada.

_______________________________________

f) Deram os presentes para mim.

_______________________________________

g) Fiz as contas rapidamente.

_______________________________________

h) O artista pintou com facilidade fantasmas e monstros.

_______________________________________

i) Não consigo enxergar as agulhas.

_______________________________________

________________________________________

k) Deram os brinquedos para ele.

_______________________________________

7. Complete as frases abaixo com um dos pronomes que estão nos parênteses.

a) É muita coragem para _____ enfrentar sozinha. (eu - mim)

b) Os jornais trazem muitas informações para __________. (eu - mim)

c) Quais são as notícias de hoje? Leia _______ para mim. (as - elas)

d) Entre _____ e você não existe mais amor. (eu - mim)

8. A frase que faz uso dos pronomes em ACORDO com a norma culta é

a) Me falaram mal de você!

b) O programa da TV deixou vários temas para mim refletir.

c) Encontram-nas perdidas na montanha.

d) As crianças não conseguiram pegar elas.

Acesse outras atividades de Gramática para os Anos Iniciais aqui!

1. a) "se", b) "me" / 2. "Queria vê-lo" / 3C / 4A / 5. O motivo de o Hagar não poder se sentar porque recebeu uma flechada. / 6. b) "Alguém mandou-as para mim.", c) "É difícil pintá-los.", d) "Preciso comprá-lo.", e)  "Ele espantou-os da estrada.", f) "Deram-nos para mim.", g) "Fi-las rapidamente.", h) "O artista pintou-os com facilidade.", i) "Não consigo enxergá-las.", j) "Comeram-na.", k) "Deram-lhe os brinquedos." / 7. a) "eu", b) "mim", c) "as", d) "mim" / 8C

Compartilhe nosso site pelos ícones abaixo com seus amigos e colegas de trabalho!