Eletricidade no corpo humano como tirar

Eletricidade no corpo humano como tirar

Imagem: bibliotecavirtual.gov.do

Roupa pegada ao corpo, cabelos encaracolados sem razão... estes são apenas alguns dos sintomas da eletricidade estática que, provocado por eletrodomésticos e outros aparelhos em sua casa, são visíveis no nosso corpo. Para evitar que isso lhe provoque ansiedade e privação de sono , em umComo.com.br ensinamos-lhe a evitar a acumulação de eletricidade estática no corpo

A água é um condutor, de modo que um banho ajuda a remover toda a energia acumulada no corpo durante o dia.

Como o nosso corpo é um condutor de eletricidade, para evitar que ela se acumule dentro de nós, é bastante útil usar sapatos com sola de couro, de modo que toda a eletricidade que temos dentro de nós passe diretamente para o chão.

Tem as roupas coladas ao corpo? Se tiver uma lata de laca para o cabelo, use-a. Ao pulverizar as roupas com a laca ela faz com que a roupa volte ao seu estado normal, eliminando assim toda a eletricidade estática.

Quando você for comprar roupas novas, é melhor selecionar roupas de algodão, lã ou linho, que são tecidos naturais que absorve, a energia elétrica.

Uma solução rápida para se livrar dessa energia, é tocar numa placa metálica que, devido ao facto de ser um material que absorve bem a eletricidade, a conduz para a terra.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar eletricidade estática do seu corpo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

DENISE

05/08/2019

ESTOU TOMANDO CHOQUE EM TUDO PORTAO CADEADO CHAVE O QUE DEVO FAZER JA FIZ VARIAS COISA E NADA AINDA TOMANDO CHOQUE

Paulo Sergio Chimirre

04/08/2019

Esse assunto é muito interessante ,quando vou dormir após 10 minutos embaixo do cobertor eu resolvo tirar a camiseta e no escuro mesmo antes de sair pelos meus braços a camiseta começa a faiscar pelas pontas de meus dedos parece algo sobre natural faz até o som de faisca e clareia
acho até que se houvesse um vazamento de gás nessa hora tudo explodiria.;

Ronny

28/06/2020

Pensei que era só comigo que acontecia isso, E se esfregar os dedos na coberta raios brancos vão ver, Até som de estralos de choque vão escutar.

Dr. Homar Moraes

15/08/2017

qual e finalidade do ima usado no corpo ou em objetos

marcia da costa bombonatto

23/07/2017

gostaria de conhecer todas as técnicas para para se livrar de uma energia que corre meu corpo.me causando taquicardia e panico.a dezessete anos sofro com os sintomas. já fui diagnosticada com depressão .e síndrome do panico, mais os remédios não funcionaram comigo. e só hoje me falaram que pode ser esta energia que está me consumindo.se alguém puder me ajudar serei eternamente grata.

Fernanda

25/07/2017

Marcia, ja tentou praticar yoga e meditação? Caminhadas no sol da manhã, na natureza. Tomar muita água e ficar longe de pessoas estressadas, negativas. Tbm evitar computador, tv e celulares. Tbm sofro com o mesmo problema, porém estou me tratando há algum tempo com tudo isso, principalmente a yoga e meditação.

Eliane

09/06/2020

Existem colchoes e até travesseiros que tem uma tecnologia nova e podem ajudar, por exemplo Recoveryou Shield da polishop traz a inédita tecnologia do Grafeno mas deve existir outras marcas também. Fique com Deus.

lucelia

13/03/2017

oi, eu tou sentindo furmigamento no meu corpo como umas discaga eletrica passando por meu corpo e doi muito fico sem saber o que faser

Beatriz

16/12/2016

estou tomando choque ao tocar em objetos que exija que eu faça alguma força, mesmo esses objetos não estando ligados na eletricidade ...o que faço ? estou preocuada !!!

CL

27/08/2017

O fato de os objetos não estarem na eletricidade não implica que eles não possam estar carregados e causar um choque leve. No seu caso, porém, recomendo que procure um neurologista ou ortopedista, pois essa sensação de choque ao fazer força pode ser algum problema nervoso ou motor, o que não tem a ver com a eletricidade estática.

Jacques Passy

24/11/2016

Eletricidade estática causa câimbras?se sim como eliminar?

Anisio José Ferreira de Carvalho

23/08/2016

Fui sapateiro, e era comum na minha época colocar uma peça de metal de cobre na butina que tivesse contato com o pé e terra, servia para tirar dores nas pernas, e era bom.

karina Gomes Cardoso

19/08/2016

Estou tomando choques ao abrir a porta do carro o que devo fazer para eliminar esses choques.

MARIA LUCILA

17/08/2016

Fiquei impressionada ao tirar minha blusa de frio colada ao corpo.. saindo faíscas e estanlando!?Enstein explica!

Nalva bransford dos Santos

06/10/2015

Tenho que entrar no presídio para visitar meu filho porém a máquina apita por causá da minha energia estática o que devo fazer

Iziela

02/08/2015

Oi não aguento mais tomar choque toda vez que pego em uma chave ou vou abrir porta levo choque e isso só acontece no meu trabalho que tenho que ficar pegando chave toda hora e abrindo porta o que eu devo fazer para que isso pare

Angel

04/02/2016

Aff..tamo junto..O povo acha que eu sou a louca. Rs só eu tomo choque com as portas..rs

Siloé Campos

20/09/2014

Estou muito preocupada com minha filha ela tem 19 anos . o caso e o seguinte toda vez que ela tem que usar o computador, celular ou notbook , eles travam , ela não consegue fazer nada , ela fica nervosa e quer quebra tudo e o estranho que eu uso os mesmo aparelhos e tudo funciona bem o que pode ta acontecendo sera essa Eletricidade estática? Qual o problema pra saúde dela

Amaral

05/06/2022

Ela precisa estar tranquila quando mexe em qualquer aparelho, isso interfer sobretudo um estado nervoso com impaciencia e medo. Ela deve relaxar antes e com paciencia acreditar que consegue para conseguir

Sara

25/02/2014

Raimundo obrigada pelo seu comentário :)

Raimundo Liima

25/02/2014

Essa informações sobre como eliminar energia estático do corpo é muito importante, tem pessoas que estão sofrendo bastante com esse tipo de problema. Tomar banho é uma das melhores opções para mim. Abraços!

And

28/11/2014

É verdade, eu vivo dando pequenos choques no meu namorado e isso é assustador, às vezes.

A cena é clássica e já foi usada até em filmes de Hollywood: a pessoa atravessa a sala, caminhando sobre o carpete do escritório ou da casa e, ao tentar abrir a porta, leva um choque no trinco. Muitas vezes, é possível até mesmo ouvir um estalo ou ver uma pequena faísca saindo do contato entre a mão do sujeito e a maçaneta.

No inverno, algo semelhante costuma acontecer. Ao retirar uma blusa de lã, é comum ouvirmos uma série de barulhinhos, como se pequenas descargas elétricas estivessem acontecendo naquele momento. E acredite: elas estão!

Ambas as situações descritas acima são causadas pela energia estática, o acúmulo de cargas elétricas na superfície de objetos e até dos nossos corpos.

Energia estática na prática

A Ciência, por si só, já é divertida. Mas fica ainda melhor quando podemos colocar a teoria em prática e constatar a existência de fenômenos físicos. Por isso, antes de cairmos no papo sobre o átomo e suas partículas, preparamos duas experiências que ajudam a presenciar os efeitos da energia estática. Vamos a elas!

1. Distorcendo a água

Com a energia estática é possível desviar um pequeno fluxo de água de seu curso natural. Para isso, você precisará de:

  • 1 balão de festa de aniversário;
  • 1 torneira aberta.

Antes de tudo, encha o balão de ar. Depois, esfregue o balão rapidamente sobre sua cabeça. Se, por acaso, você tiver passado no vestibular e estiver careca, friccione o balão contra um tapete ou uma blusa de lã. O efeito será o mesmo e a superfície do balão ficará estaticamente carregada.

Depois, abra levemente a torneira, para que escorra um pequeno filete de água. Ao aproximar o balão da água, é possível vê-la se inclinando, sendo atraída pela bexiga. Caso a água encoste no balão, as cargas serão equilibradas novamente e o efeito deixará de ocorrer.

A propósito: se você precisar usar o mesmo balão para decorar uma sala e estiver sem fita adesiva, pode friccioná-lo novamente contra o seu cabelo e, depois, encostá-lo na parede do cômodo. A energia estática se encarregará de manter o balão grudado à parede, como se estivesse colado.

2. Balões que se repelem

Cargas opostas se atraem e similares se repelem. Isso é fácil de constatar com pedaços de ímãs. Mas também podemos verificar essa regra com a energia estática. Antes, será necessário obter os seguintes objetos:

  • 2 balões de festa;
  • um pouco de linha; e
  • 1/2 cartolina.

Encha os balões e amarre cada um deles em uma das extremidades da linha. Depois, friccione os balões em uma blusa de lã ou no seu próprio cabelo. Ao suspendê-los, segurando-os pelo fio de costura, eles se manterão afastados um do outro, já que ambos possuem a mesma carga.

Porém, ao posicionar a cartolina entre os balões, eles são atraídos pelo papel, que possui uma carga diferente. Ao retirar a cartolina, os balões voltam a se afastar. O efeito é semelhante ao do vídeo acima.

Mas afinal, como surge a energia estática?

Para começar, dê uma olhada ao seu redor. Tudo o que você vê ― e até aquilo que não consegue enxergar, como o ar ― é composto por átomos. Nós, seres humanos, também não escapamos disso: somos um amontoado de átomos. E, grosso modo, podemos dizer que os átomos são formados por três partículas com cargas elétricas diferentes:

  • prótons, que possuem carga positiva;
  • elétrons, com carga negativa; e
  • nêutrons, que não possuem carga.

Prótons e nêutrons se concentram no núcleo do átomo e, normalmente, não saem de lá. Já os elétrons orbitam esse núcleo e possuem um pouco mais de liberdade, podendo, inclusive, mudar de um átomo para outro. Assim, quando um átomo perde elétrons, ele possui mais carga positiva do que negativa. E aquele que ganha elétrons acaba com mais carga negativa.

Alguns materiais, chamados de isolantes, não favorecem a movimentação de elétrons através deles, como o vidro, plástico ou tecido. Em contrapartida, os materiais chamados de condutores permitem que os elétrons passeiem livremente por eles. Esse é o caso dos metais, por exemplo.

Quando dois materiais isolantes diferentes são esfregados juntos, elétrons são transferidos de um material para o outro. Quanto mais tempo eles forem esfregados, mais elétrons serão transferidos e maior será a carga elétrica acumulada pelos objetos. A energia estática é o acúmulo dessas cargas nas superfícies dos objetos.

O caso do choque na porta

Já ouviu falar de que os opostos se atraem? Pois, neste caso, a regra é levada muito a sério. Se dois objetos possuem cargas elétricas opostas, eles se atraem. Caso as cargas sejam iguais, eles se repelem, ou seja, se afastam um do outro. Com isso em mente, fica mais fácil entender por que as pessoas podem tomar choque ao abrir a porta.

Ao caminhar sobre um carpete, o corpo da pessoa acumula elétrons que se desprendem do “chão”. Ao tentar abrir a porta, essa carga negativa acaba sendo transferida para o metal do trinco, que é um material condutor. É nesse momento que a pessoa sente o choque estático.

O evento é mais frequente no inverno, quando o ar está mais seco. Durante o verão, a umidade do ar acaba aliviando a carga elétrica extra que o corpo humano pode carregar. Por isso, uma das formas de evitar choques estáticos é manter um umidificador no ambiente.

Energia estática pode danificar seu PC

Apesar de parecer inofensiva, a energia estática pode causar danos irreparáveis a algo que gostamos muito: os componentes de nossos computadores. Não é à toa que técnicos que trabalham com manutenção de PCs se preocupam, constantemente, em se livrar das cargas acumuladas em seus próprios corpos. Caso contrário, eles podem descarregar essa eletricidade, sem querer, nos componentes eletrônicos que estiverem manuseando.

Para ter uma ideia de quão devastadora pode ser a energia, basta saber que uma pessoa chega a acumular uma carga de 12.000 volts em seu corpo ao caminhar sobre um carpete, sendo que apenas 10 volts seria o suficiente para danificar um microchip. Felizmente, essa energia não costuma trazer riscos à vida humana, já que possui baixa amperagem.

Sendo assim, antes de iniciar a manutenção em seu PC, lembre-se de se livrar de toda a energia estática presente em seu corpo. Para isso, você pode encostar suas mãos em superfícies metálicas não pintadas, como a fonte de alimentação do computador. Para saber mais sobre o assunto, leia o artigo Manutenção de PCs: como manusear as peças?.

Como evitar a energia estática

Mesmo que você não trabalhe com a manutenção de computadores, pode ser que queira ficar livre dos pequenos choques ou pelo menos reduzir, ao máximo, as chances de acabar queimando um pente de memória ou disco rígido ao manuseá-lo. Para isso, existem diversas dicas que podem ser seguidas para reduzir o acúmulo de energia estática no próprio corpo.

Para começar, é necessário evitar, ao máximo, o contato frequente com outros objetos. Afinal, a maneira mais fácil de ganhar ou perder elétrons é friccionar suas mãos ou pés em objetos como tapetes e blusas de lã. E por falar em roupas, tente usar sempre peças feitas de fibras naturais, como o algodão, já que fibras sintéticas (como nylon e poliéster) costumam acumular mais energia estática.

Já que estamos falando de boa aparência, cabe mais uma dica: quem costuma secar os cabelos antes de pentear pode usar um secador com emissor de íons, que ajuda a neutralizar a carga acumulada nas madeixas.

Além disso, há também as pulseiras antiestáticas, que podem ser usadas diariamente. Porém, não adianta apenas carregá-las no pulso: é necessário que elas sejam conectadas a um sistema de aterramento para que a energia seja descarregada.

Os mais corajosos podem apelar para dispositivos emissores de partículas alfa, construídos com polônio. A princípio, esses dispositivos são inofensivos, mas vale a pena avisar que o polônio é considerado como o mais letal de todos os venenos. Vai arriscar?