Melhores universidades do Sul do Brasil

Melhores universidades do Sul do Brasil
Melhores universidades do Sul do Brasil

A UFRGS conquistou o quinto lugar nacional no ranking do CWUR. (Foto: UFRGS/Divulgação)

O Rio Grande do Sul continua com seis instituições de ensino superior elencadas entre as 2 mil melhores universidades do mundo. Primeira colocada entre os estabelecimentos gaúchos e quinta no Brasil, a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)  subiu 13 posições em relação a 2021. Elaborada pelo Center for World University Rankings (CWUR), a relação foi divulgada nesta segunda-feira (25).

Além da UFRGS (que saltou da 474ª posição global para a 461ª), integram o rol a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

De acordo com a secretária de Avaliação Institucional da UFRGS, Soraya Tanure, em relação aos requisitos do ranking, o desempenho da universidade “se deve ao corpo docente extremamente qualificado, uma vez que a quase totalidade dos professores possui doutorado e se dedica exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão, e aos bons índices de publicação em revistas de alto impacto”, diz.

Já o IFRS é o único instituto federal do Brasil destacado pelo CWUR pelo quarto ano consecutivo.

Como funciona o ranking

O ranking da CWUR, uma organização sediada nos Emirados Árabes Unidos, existe desde 2012. Na avaliação, são levados em consideração sete indicadores: qualidade da educação (medida por prêmios internacionais), inserção no mercado de trabalho (alunos com cargos de comando nas principais empresas do mundo), qualidade dos professores (premiações internacionais), pesquisa (número de publicações científicas), pesquisa de alta qualidade (artigos que saíram nas melhores revistas científicas), influência (pesquisas que saíram nas revistas altamente influentes) e citações (artigos que foram muito citados por outros pesquisadores).

Entre todas as 2 mil elencadas, as três primeiras são norte-americanas: Harvard University, Massachusetts Institute of Technology e Stanford University. No Brasil, a campeã é a USP.

As instituições gaúchas na lista

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (461ª no ranking global) Universidade Federal de Pelotas (UFPel) (953ª) Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (1.045ª) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (1.504ª) Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) (1.536ª)

Universidade Federal de Rio Grande (Furg) (1.678ª)

As 10 melhores do Brasil na lista

Universidade de São Paulo (103ª no ranking global) Universidade de Campinas (Unicamp) (346ª) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (361ª) Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) (419ª) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (461ª) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (500ª) Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) (589ª) Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) (653ª) Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) (697ª)

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (719ª).

Qual melhor faculdade da América do Sul?

As 10 melhores universidades da América Latina

  • Pontificia Universidad Católica de Chile – Chile.
  • Universidade de São Paulo (USP) – Brasil.
  • Universidad de Chile – Chile.
  • Tecnológico de Monterrey – México.
  • Universidad de Los Andes – Colômbia.
  • Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) – México.

Qual é melhor UFRJ ou USP?

No cenário internacional, a UFRJ ficou na colocação nº 376, dentre cerca de 1.750 instituições avaliadas. A UERJ também aparece na lista como a 20ª melhor da América Latina e 724º no ranking global. A UFF aparece em 38º na América e 963º geral. A USP é a melhor da América Latina e a 115ª do mundo.

Qual a melhor Faculdade do Sul do Brasil?

7 melhores universidades públicas da região sul

  • 1 – UFRGS. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é considerada a melhor do Sul do Brasil. …
  • 2 – UFSC. …
  • 4 – UFCSPA. …
  • 5 – UDESC. …
  • 6 – UFSM. …
  • 7 – Londrina State University.

Quais são as 3 melhores faculdades do Brasil?

Confira a lista completa das melhores universidades brasileiras:

  • USP (Universidade de São Paulo)
  • Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)
  • Unesp (Universidade Estadual Paulista)
  • UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
  • UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)
  • UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Qual o melhor país para estudar na América do Sul?

Além da qualidade de vida sem igual no continente, o país com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da América do Sul é também uma ótima pedida para brasileiros que querem ter uma experiência de estudos sem ter que cruzar oceanos.

Qual a melhor Faculdade de Engenharia da América do Sul?

Confira as 10 melhores universidades do Latin America University Rankings 2021:

  • Pontifícia Universidade Católica do Chile.
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade de Campinas (Unicamp)
  • Instituto de Tecnologia de Monterrey (México)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Qual é a melhor universidade USP ou Unesp?

USP mantém posição, mas Unifesp e Unesp caem em ranking de universidades | Exame.

Qual a melhor Faculdade Uerj ou UFRJ?

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) A UERJ ocupa o segundo lugar entre as melhores universidades do Rio de Janeiro. … Embora geralmente seja a segunda opção dos estudantes cariocas, atrás da UFRJ, dependendo do curso e da localização, a UERJ pode ser a melhor opção.

Qual é a melhor faculdade do Rio Grande do Sul?

UFRGS
A UFRGS é a instituição de ensino melhor elencada do Rio Grande do Sul no levantamento e se manteve em oitavo lugar nacional, mesma posição de 2021.

Qual faculdade tem nota 5 no MEC?

50 melhores faculdades do Brasil, segundo o MEC

Universidade IGC (Contínuo) IGC (Faixa)
ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO (EESP) 4,779 5
FACULDADE SÃO LEOPOLDO MANDIC 4,148 5
FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) 4,367 5
FACULDADE SÃO GERALDO (FSG) 4,079 5

•23 de abr. de 2021

Qual é o melhor faculdade do Brasil?

Confira qual a melhor faculdade do Brasil, e as que vem em seguida!

  1. USP. A USP (Universidade de São Paulo) lidera os conceituados rankings das Melhores Universidades do Brasil. …
  2. Unicamp. Inaugurada em 1966, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) possui sede em Campinas. …
  3. UFRJ. …
  4. UNB. …
  5. UFPR. …
  6. UFRGS.

18 de ago. de 2021

Quais as melhores faculdades do Brasil 2020?

No ranking das 10 melhores universidades, quatro são universidades federais brasileiras, sendo elas: a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ficaram em 5º, 8º …

Qual é o menor país da América do Sul?

Suriname
O Suriname é o menor país independente da América do Sul. Entretanto, seu IDH é muito alto. Essa é a segunda menor nação dentre os países da América Latina. A área do Uruguai é de aproximadamente 176.000 mil quilômetros quadrados.

O que é preciso para entrar na USP?

Graduação na USP A seleção é feita por meio do vestibular da Fuvest ou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para quem já cursa o ensino superior, também é possível solicitar transferência.

A USP é a melhor colocada, no 115º lugar, e subiu 6 posições em relação a 2021; dados são do QS World University Ranking

Na lista das melhores instituições de ensino superior do mundo, 35 são brasileiras. É o que mostra o “QS World University Ranking”, um dos principais levantamentos internacionais do setor, divulgado na 4ª feira (08.jun.2022).

Em relação a 2021, mais 8 instituições ingressaram na lista. O Brasil tem o maior número de representantes entre os países da América Latina. 

Leia abaixo as universidades mais bem classificadas do Brasil e a sua posição correspondente no ranking mundial (ranking QS).

Melhores universidades do Sul do Brasil

Ocupando o 115º lugar, a USP (Universidade de São Paulo) tem a melhor colocação e subiu 6 posições na comparação com a última edição do ranking. 

A instituição paulista é seguida pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), na 210ª posição, e pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), na 333ª. 

A maioria das universidades brasileiras incluídas na lista são públicas, mas também há presença de particulares, como as PUCs (Pontifícias Universidades Católicas) do Rio de Janeiro e de São Paulo, além do Mackenzie. 

O MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), dos Estados Unidos, continua sendo a instituição de ensino superior mais bem avaliada do mundo. A Universidade de Cambridge, no Reino Unido, é a 2ª colocada, assumindo o lugar antes ocupado pela também britânica Universidade de Oxford. 

O 3º lugar segue sendo da Universidade Stanford. 

Melhores universidades do Sul do Brasil

São 190 as universidades da região na lista de 1.422 avaliadas. As mais em melhor colocação são a Universidade de Buenos Aires, a Universidade Autônoma do México e a USP.

Melhores universidades do Sul do Brasil

Em sua 19ª edição, o QS World University Ranking avaliou mais de 2.400 universidades, de 100 países. A lista incluiu 1.422 instituições. 

Citações científicas, proporção de professor por aluno, reputação acadêmica e entre empregadores e proporção de docentes estrangeiros são alguns dos critérios adotados para classificar as universidades. 

Leia a lista de todas as instituições brasileiras abaixo: 

115ª – USP (Universidade de São Paulo);

210ª – Unicamp (Universidade Estadual de Campinas);

333ª – UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro);

441ª – Unifesp (Universidade Federal de São Paulo);

477ª – Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho);

601ª a 650ª – PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio);

701ª-750ª – UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais);

751ª-800ª – UFRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul);

801ª-1.000ª – PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); 

801ª-1.000ª – UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina);

801ª-1.000ª – UFSCar (Universidade Federal de São Carlos);

801ª-1.000ª – UFPR (Universidade Federal do Paraná);

801ª-1.000ª – UnB (Universidade de Brasília);

1.001ª-1.200ª – UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora);

1.001ª-1.200ª – UFPel (Universidade Federal de Pelotas);

1.001ª-1.200ª – UFPE (Universidade Federal de Pernambuco);

1.001ª-1.200ª – Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro);

1.201ª-1.400ª – PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas);

1.201ª-1.400ª – PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná);

1.201ª-1.400ª – PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul);

1.201ª-1.400ª – UEL (Universidade Estadual de Londrina);

1.201ª-1.400ª – UFF (Universidade Federal Fluminense);

1.201ª-1.400ª – UFBA (Universidade Federal da Bahia);

1.201ª-1.400ª – UFPB (Universidade Federal da Paraíba);

1.201ª-1.400ª – UFG (Universidade Federal de Goiás);

1.201ª-1.400ª – UFSM (Universidade Federal de Santa Maria);

1.201ª-1.400ª – UFU (Universidade Federal de Uberlândia);

1.201ª-1.400ª – UFV (Universidade Federal de Viçosa);

1.201ª-1.400ª – UFC (Universidade Federal do Ceará);

1.201ª-1.400ª – Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro);

1.201ª-1.400ª – UFPA (Universidade Federal do Pará);

1.201ª-1.400ª – UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte);

1.201ª-1.400ª – Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo);

1.201ª-1.400ª – Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina);

Acima de 1.401ª – PUC-Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais).