Comparação entre Barroco e Arcadismo

Comparação entre Barroco e Arcadismo

Barroco ( século XVII )Essa época foi marcada pelas oposições e pelos conflitos espirituais. Esse contexto histórico acabou influenciando na produção literária, gerando o fenômeno do barroco. As obras são marcadas pela angústia e pela oposição entre o mundo material e o espiritual. Metáforas, antíteses e hipérboles são as figuras de linguagem mais usadas neste período. Podemos citar como principais representantes desta época : Bento Teixeira, autor de Prosopopéia; Gregório de Matos Guerra ( Boca do Inferno ), autor de várias poesias críticas e satíricas; e padre Antônio Vieira, autor de Sermão de Santo Antônio ou dos Peixes. Neoclassicismo ou Arcadismo ( século XVIII )O século XVIII é marcado pela ascensão da burguesia e de seus valores. Esse fato influenciou na produção da obras desta época. Enquanto as preocupações e conflitos do barroco são deixados de lado, entra em cena o objetivismo e a razão. A linguagem complexa é trocada por uma linguagem mais fácil. Os ideais de vida no campo são retomados ( fugere urbem = fuga das cidades ) e a vida bucólica passa a ser valorizada, assim como a idealização da natureza e da mulher amada. As principais obras desta época são : Obra Poética de Cláudio Manoel da Costa, O Uraguai de Basílio da Gama, Cartas Chilenas e Marília de Dirceu de Tomás Antonio Gonzaga, Caramuru de Frei José de Santa Rita Durão.

  O Barroco surgiu a partir de uma oposição religiosa,dividindo os pensamentos em antropocentrismo(homem no centro das coisas)e o teocentrismo(Deus no centro das coisas).Assim,a produção artística passou a ser usada para expressar o que se pensa,mas sempre mostrando alguma divisão ou conflito,como o bem e o mal,e o céu e o inferno.Já o Arcadismo surgiu como uma reação ao Barroco.Ele representou o equilíbrio,a simplicidade,antropocentrismo e principalmente a vida simples no campo.Enquanto que aquele estilo usava excessivamente o jogo de palavras,as figuras de linguagem e o intelectual,este usava uma linguagem mais simples,por considerar o Barroco obscuro e de mau gosto.

    Padre Antônio Vieira e Gregório de Matos representam o estilo complexo,usando vários sermões para contestar a realidade,ou diversos poemas para satirizar(difamar).Enquanto que Cláudio Manoel,Tomás Antônio,Basílio da Gama e Santa Rita Durão representam o outro lado,o mais simples.Ambos usavam poemas para se expressar e possuem alguma obra conhecida pelos seus estilos,como as Cartas Chilenas e Caramuru.Claro que todos os poetas tinham as suas diferenças,mas a principal entre todas era a complexidade ou simplicidade dos textos.

De: Dan Phillip      


Page 2

No arcadismo também tem o "carpe diem", aproveitar o agora, viver plenamente hoje. No Brasil, os principais foram Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa e Santa Rita Durão. Já o barroco, buscava reconciliar a espiritualidade com a razão, tendo assim as principais características a contradição e contraste.

Como era a linguagem utilizada no arcadismo?

A linguagem do Arcadismo era objetiva. Os artistas desse movimento não utilizavam expressões rebuscadas. Diferente do movimento Barroco que se apropriava das figuras de linguagem, como a metáfora, a antítese e o paradoxo, a linguagem do Arcadismo era literal.

Qual a principal característica do Arcadismo?

A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo o que lhe diz respeito. Por essa razão muitos poetas do arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos. Caracteriza-se ainda pelo recurso a esquemas rítmicos mais graciosos.

O que foi o Arcadismo no Brasil Brainly?

O arcadismo foi um movimento literário que ocorreu no século XVIII, no Brasil, e teve produções líricas, satíricas e épicas. O arcadismo foi um movimento literário nascido na Europa do século XVIII.

O que aconteceu no arcadismo?

O nome “arcadismo”, que também é conhecido como Setecentismo ou Neoclassicismo, é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga e foi um movimento literário que surgiu na Europa com a proposta de eliminar os rebuscamentos e os ornamentos exagerados da estética barroca.

O que foi o período literário Arcadismo?

O Arcadismo foi um movimento literário que ocorreu no século XVIII e que foi influenciado pelo Iluminismo e pelo avanço industrial europeu. O Arcadismo foi o principal movimento literário do século XVIII. ... Os escritores árcades são conhecidos por oporem-se ao estilo barroco, inspirando-se em preceitos do Iluminismo.

O que foi o arcadismo e qual era o seu principal objetivo?

O arcadismo foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas.

Comparação entre Barroco e Arcadismo

O Arcadismo é uma escola literária surgida na Europa no século XVIII. O nome dessa escola é uma referência à Arcádia, região bucólica do Peloponeso, na Grécia, tida como ideal de inspiração poética. No Brasil, o movimento árcade toma forma a partir da segunda metade do século XVIII.CARACTERÍSTICAS DO ARCADISMORococó - estilo artístico situado entre o Barroco (com o qual,às vezes,é confundido) e o Arcadismo. O Rococó durou pouco mais de 35 anos. Assumiu porém, ares de padrão artístico em vários países do mundo, principalmente na américa espanhola e portuguesa. Predomínio da razão - ênfase aos estatutos da razão, do conhecimento e da ciência. A beleza e o racional caminham lado a lado Convencionalismo (Repetição de temas muito explorados e utilização de lugares comuns da literatura; Idealização do amor e da mulher. Pastoralismo ou Bucolismo; Imitação de modelos artísticos greco-romanos - a obediência a regras e convenções clássicas como sinônimo de "imitação", não de cópia pura e simples. Aspectos imitados: quanto à forma (busca da perfeição formal, através da utilização de modelos literários); quanto ao conteúdo (temáticas preferenciais: amor, vida e morte, vida campestre, poesia didática ou doutrinária; recorrência à mitologia pagã); Adoção de lemas latinos, tais como:Fugere urbem (fuga da cidade), Locus amoenus (lugar aprazível), Carpe diem (aproveita o dia), Inutilia truncat (Cortar o inútil).CARACTERÍSTICAS DO BARROCO O predomínio do emocional sobre o racional; O artista fica livre de qualquer regra ou padrão para liberdade de criação; Busca de efeitos decorativos e visuais; A busca de forte realismo pela inspiração popular; Composição dinâmica; Predomínio da vertical sobre a horizontal com eliminação da linha reta, com fuga do geométrico; A estreita relação das artes, através da arquitetura e escultura intimamente ligadas; Valorização do entalhe na construção de altares, com luxo na decoração e aplicação a ouro; Pintura de tetos com efeitos ilusionistas; Fachadas simples, contraste entre a simplicidade do exterior com a opulência decorativa do interior, era a tônica na arquitetura; Violentos contrastes de luz e sombra eram marcantes na pintura; DIFERENÇA ENTRE BARROCO E ARCADISMO:BARROCO: expressa-se pela dualidade, pelo contraste. Um exemplo: alma X corpo. Tendência ao exagero, à irregularidade, ao prolixo, ao rebuscamento.ARCADISMO: surge em contraposição ao Barroco; buscou a simplicidade, a clareza, a valorização da natureza, a revalorização da Antiguidade Clássica através da mitologia.

Entenda detalhes do Barroco e Arcadismo e saiba como são suas características.

Diferentes, ainda que similares, já que o segundo veio para contrapor o primeiro, o Barroco e o Arcadismo são movimentos artísticos que com inspirações europeias e tiveram grande destaque na veia artística brasileira.

Para compreender o que significa cada um, é preciso dividi-los e estudá-los individualmente, para que seja possível chegar a uma conclusão satisfatória sobre seus objetivos.

Barroco

O Barroco nasceu na Itália do século XVII, interferindo na música, na literatura e no teatro. Representa uma contraposição entre o sagrado e o profano, já que seu contexto histórico era marcado pelas contradições do Renascimento.

O teocentrismo característico da Idade Média era enfrentado pelo antropocentrismo proposto pelas Reformas, pregavam, acima de tudo, o racionalismo. As obras de arte eram cheias de detalhes que expressavam as emoções da vida e do ser humano.

Era guiado pela emoção, tendo liberdade de criação, sem se apegar a padrões e regras. Toda a inspiração vinha do âmbito popular, do realismo e, principalmente, do corte predominantemente vertical.

No período do Barroco, muito se construiu. A arquitetura ganhou traços mais artísticos, bem como a escultura, que foi mais um ponto forte dessa época.  Detalhes foram amplamente valorizados, com entalhes em todos os lugares, bem como o uso desmedido do ouro na decoração.

Principais Autores e Obras

  • Gregório de Matos – Buscando a Cristo
  • Padre Antônio Vieira – Sermão de Santo Antônio aos Peixes
  • Bento Teixeira Pinto – Relações de um Naufrágio
  • Manuel Botelho de Oliveira – Mal Amigo

Arcadismo

Nascido na Europa do século XVIII, o Arcadismo é uma escola literária que se refere diretamente à Arcádia, uma região erma grega do Peloponeso onde acredita-se ser o ideal da inspiração poética. O Arcadismo chegou ao Brasil já na metade do mesmo século.

Com o intuito de contrapor o que o Barroco havia criado, nos últimos anos, o Arcadismo se baseava no rococó – um estilo que surgiu nos meados entre o Barroco e o Arcadismo –, que durou quase meio século expondo seu padrão artístico não apenas no Brasil, mas nas Américas espanhola e portuguesa.

O rococó vinha como contraposição aos exageros do Barroco, com ornamentações suaves e luminosas com linhas leves e delicadas. O rococó prezava elementos da natureza, como pássaros, flores delicadas, plantas, rochas e cascatas. Era uma arte sem influências religiosas (exceto no Brasil), pois representava temas relacionados às relações humanas e à vida cotidiana da aristocracia. 

Outra característica do Arcadismo é o predomínio da razão, diferentemente da emotiva expressão barroca. O Arcadismo sedara preferência aos fatos científicos, baseados na razão e do conhecimento. O racional e a beleza eram paralelos que caminhavam em harmonia.

Na literatura, o Barroco era marcado pelo pessimismo, hipérboles, metáforas, antíteses, sinestesias e paradoxos, além de uma linguagem rica, obscura e rebuscada.

Principais Autores e Obras

  • Cláudio Manuel da Costa – Vila Rica
  • Tomás Antônio Gonzaga – Marília de Dirceu
  • José Inácio de Alvarenga Peixoto – Bárbara Heliodora
  • Frei José de Santa Rita Durão – Caramuru
  • Basílio da Gama – O Uraguai