Como perder preguiça de estudar

A preguiça de estudar é comum entre os estudantes. No entanto, seguir com essa atitude por muito tempo pode trazer dificuldades para o aluno. Por isso, é fundamental planejar bem a rotina e segui-la à risca, principalmente em um momento tão importante da aprendizagem.

Reduzir ou, até mesmo, acabar com a preguiça e a procrastinação é possível. Hoje em dia, com tantas distrações externas, pode parecer difícil vencer a situação e apresentar um melhor desempenho. Mas você deve ter em mente que a dedicação e o esforço são passos essenciais para conquistar um ensino de qualidade e excelência.

Pensando nisso, listamos a seguir algumas dicas para que o estudante consiga lidar e vencer a preguiça na hora de estudar. Confira!

Tenha uma lista de objetivos

O primeiro passo é definir bem a sua lista de objetivos com tudo aquilo que você deseja conquistar em determinado período. Se você ainda tem dúvidas sobre como se organizar para estudar da melhor forma, saiba que um bom planejamento pode ser bastante útil para traçar metas e, de fato, atingi-las.

As metas podem ser de curto, médio e longo prazo, e é fundamental tê-las em mente se o aluno deseja uma rotina mais produtiva. Com a lista, portanto, será possível ter mais clareza em relação ao que você quer para o seu futuro profissional e o que precisa ser feito a cada dia para alcançar os seus maiores objetivos.

Se você sonha em entrar na faculdade por meio de um vestibular, é muito importante estudar os conteúdos da prova todos os dias e ter familiaridade com a avaliação. Sempre que você sentir preguiça de estudar, basta pensar nas metas estipuladas, pois certamente você terá mais ânimo e disposição para cumprir e finalizar as tarefas.

Separe um tempo para descanso

É muito comum que os jovens, com as tensões e a pressão natural dessa fase, esqueçam do lazer e do relaxamento. No entanto, quando esse aspecto não é respeitado, o aluno pode ter grandes dificuldades de assimilar e aprender as diferentes matérias.

Tão importante quanto estudar e manter as matérias em dia é separar um tempo específico na rotina para descansar. Quando o estudante está sobrecarregado e não pensa em outra coisa além dos estudos, isso pode ser prejudicial e causar maior cansaço e sobrecarga.

Assim, reservar momentos para dar uma pausa, passear, conversar com amigos e com os familiares é vital para relaxar a mente e se manter mais disposto para se dedicar inteiramente ao conhecimento. Também é muito importante estabelecer uma boa rotina de sono, de preferência de 6 a 8 horas diárias para descansar bem o corpo.

Como perder preguiça de estudar

Priorize as matérias mais importantes

Outra dica para vencer a preguiça de estudar é dar prioridade para as matérias e tarefas mais importantes. Ter atividades acumuladas sem definir um período para realizá-las ainda pode gerar ansiedade e a sensação de que o tempo não está sendo bem aproveitado.

Assim, você pode reorganizar a sua rotina e identificar quais são as suas maiores prioridades para cada semana e dia. Com isso, será mais simples direcionar o foco, aumentar a produtividade e gerar melhores resultados para os seus estudos.

Como perder preguiça de estudar

Seguindo adequadamente o planejamento de cada dia, você se sentirá mais realizado e com a certeza de que está dando o seu melhor. Com as tarefas feitas, você ainda pode separar um tempo ao final do dia para descansar e fazer alguma atividade prazerosa, servindo como uma recompensa para o seu esforço e dedicação.

Organize bem a rotina de estudos

Apesar de não parecer, ter uma rotina bem organizada de estudos ainda é um desafio para muitos estudantes. Diante de tantas distrações externas, muitas vezes fica difícil ter estímulo para dar atenção ao processo de ensino e aprendizagem. No entanto, não ter horários definidos e uma agenda cheia com as atividades a serem feitas pode impedir que os seus dias sejam produtivos.

O ideal, nesse caso, é gerenciar o tempo e buscar por ferramentas que auxiliam a apreensão do conhecimento. Sites para estudar, aplicativos, canais, dentre outros, permitem que o aluno anote e registre seus compromissos diários sem deixar nada importante de lado.

Também é interessante inserir os momentos de descanso, de revisão, entre outras tarefas cotidianas na agenda, delimitando o tempo necessário para cumprir com tudo dentro de um prazo específico. Assim, será mais simples se organizar e aumentar o seu desempenho escolar.

Comemore as pequenas vitórias

Sempre que você realizar algo importante ou ter um bom resultado, comemore o seu esforço. Você pode definir recompensas com coisas que gostaria de fazer, como maratonar uma série, passear, ter um momento de lazer com a família, entre outros.

Ao longo da jornada de estudos, o aluno passa por uma série de desafios e vitórias importantes para o seu desenvolvimento. Muitas vezes, a pressão e a tensão, comuns dessa fase, impedem que o estudante comemore ou perceba a relevância de suas conquistas.

Mesmo assim, dar valor ao desempenho obtido e à sua dedicação é imprescindível para ter mais vontade de seguir e alcançar seus objetivos e metas. Essa ação ainda ajuda o cérebro a assimilar a ideia de recompensa pelo trabalho feito, fazendo com que você pense duas vezes antes de sentir preguiça de estudar ou querer procrastinar.

Divida a matéria em partes menores

Os estudantes muitas vezes se deparam com uma alta carga de atividades, trabalhos e provas a serem concluídos. Para isso, o ideal é dividir a matéria e os conteúdos em pequenas partes, e estudar um pouco em cada momento, com pausas para tomar água, respirar e descansar.

Ao fazer isso você treinará o seu cérebro para assimilar melhor o conhecimento, tendo muito mais chances de ter resultados positivos. Isso é especialmente indicado para as disciplinas nas quais o aluno sente mais dificuldade de estudar.

Tudo isso ainda favorece a redução da ansiedade e do estresse, que podem impactar negativamente o seu desempenho escolar. Dessa forma, até mesmo as matérias mais complexas se tornarão prazerosas e fáceis de estudar.

A preguiça de estudar é bastante comum entre os jovens. Praticar uma atividade física é uma excelente recomendação para ter mais disposição e ânimo no dia a dia de estudos. No entanto, tenha em mente que também é fundamental tomar medidas para evitar que a fadiga e a procrastinação atrapalhem o desenvolvimento da aprendizagem.

Gostou do conteúdo? Aproveite e deixe o seu comentário no post para enriquecer o debate sobre o assunto!

Ler o artigo, estudar a apostila, até mesmo passar os olhos no cardápio do restaurante parece mais difícil do que carregar um caminhão de tijolos. A preguiça mental está impedindo muitas pessoas de realizar seus melhores planos e talvez isso esteja acontecendo com você!

Conversei com uma aluna que reclamava que precisava ler Machado de Assis para o estudo do vestibular. Perguntei: E como você pretende passar em Medicina? Lendo gibis da Mônica? O professor ao sugerir o autor queria o melhor, ela, tomada pela preguiça mental, desejava o mais fácil…

A preguiça mental nos leva para a colheita do sofrimento.

Você se lembra da história da formiga e da cigarra? Enquanto a formiga trabalhava e acumulava alimento para o inverno, a cigarra ficava sentada numa sombra, rindo e tocando gaita. Um dia o frio inverno chegou e fez a seleção natural…

Você não pode deixar a preguiça mental tomar conta do seu espírito, sabe por que? Porque formigas ainda existem!

As formigas a que me refiro, são estudantes que neste exato momento estão debruçados em pilhas de livros rachando de estudar; são as pessoas que ao invés de ficar com um fone enfiado no ouvido babando para Ivete Sangalo ou Luan Santana, estão ouvindo as últimas novidades sobre editais dos concursos. Formigas não vão pra balada, vão para o simulado, não leem Contigo, leem atualidades de concurso, não arrumam desculpas, buscam solução.

Se você é estudante, então deve ter um Projeto de Aprovação, não é? Então entenda: ninguém vai estudar por você, ninguém vai fazer as provas por você! Estudo é uma jornada solitária. O seu sucesso é você quem faz!

Lute contra a preguiça mental porque estará lutando por seu futuro. O mundo está cheio de oportunidades, então pare de olhar a paisagem e agarre logo a sua chance.

Deixo aqui 6 dicas para superar a preguiça mental:

1 – Chame para si a responsabilidade!

Tenha em mente que, se só ganha na loteria quem joga, só passa no vestibular ou concurso quem racha de estudar. Comprometa-se com o seu futuro e faça o que precisa ser feito. Sem reclamar!

2 – Motive-se

Um dos meus alunos passou no concurso para magistratura. Perguntei o que mais o motivava enquanto estudante. Ele me disse que era ver seu cunhado, promotor de justiça, ganhar 30 mil por mês, tirar férias de 60 dias por ano e licença prêmio de seis meses a cada 5 anos. Esses números o motivavam a seguir firme nos estudos. Qual é a sua meta?

Escreva na parede, cole no espelho do banheiro e alimente-se dela todos os dias.

3 – Comemore as vitórias

Hoje você estudou até virar os olhos? Então merece um bom banho, uma meia hora de descanso para depois voltar e estudar mais um pouco. De verdade: quem vence no concurso não é aquele que faz corpo mole, é o que aprende mais rápido, detém mais conhecimento, sabe exatamente o que fazer na hora da prova. Se você está no pelotão do meio ou no final da corrida, então não perca nenhum minuto. Acelere e deixe o descanso para quando estiver colhendo os frutos das jornadas intermináveis de estudo.

Como perder preguiça de estudar

4 – Não tenha medo de editais e quantidade de matérias, pois eles fazem parte do circo dos concursos

Você tem que saborear a matéria como um sorvete de morango numa tarde quente de domingo. Escreva na parede: NÃO EXISTE SUCESSO SEM ESFORÇO!!! Faça um plano de estudo bem elaborado e confiável e siga-o todos dos dias, rigorosamente.

5 – Dez, vinte, trinta mil por mês… Você quer um salarião, não quer?

Então não ache que vai passar no concurso lendo aquelas apostilas xerocadas e super resumidas, ou pescando aqueles vídeos gravados por professores esquisitos no Youtube. Se você é aquela pessoa que só investe em roupas, sapatos, celulares, perfumes e acha um curso de quinhentos reais é caro, então está na hora de refletir: será que a aprovação não acontece porque já passou da hora de investir em conhecimento também? Uma boa estratégia de estudo faz você ganhar tempo, economizar energia e aumentar suas chances de aprovação.

6 – Aprenda a amar aquilo que faz

Quando você gosta de estudar você transforma as horas de dedicação em horas de diversão. Evidentemente, para você gostar de estudar você precisa saber estudar, caso contrário não produz, desiste e consequentemente se deixa levar pelo desanimo e pela preguiça mental. Fica a pergunta para não dormir a noite: Afinal de contas, você sabe ou não sabe estudar? Se a resposta for não, corra e resolva logo isso!

Acesse abaixo a versão em audio deste post e faça o download para escutar as dicas do professor Renato Alves sempre que desejar

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

Para te ajudar, também preparei este infográfico:

Você gostou do texto, infográfico ou do audio? Não esqueça de deixar seu comentário aqui embaixo e aproveite para conhecer o meu curso Estudo e Memorização no treinamento eu ensino a aplicação prática da memorização no dia a dia, tudo explicado de maneira simples e objetiva em videoaulas on-line que você poderá assistir onde quiser, seja no celular, tablet, computador ou smart TV.

O curso foi elaborado para que você tenha acesso a todas as estratégias que utilizo para não esquecer de nada.

Definitivamente é sua hora de ter uma memória mais jovem, forte e confiável. Estou aguardando você na próxima turma e como incentivo por acreditar tanto na eficiência do meu método, além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial:

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. Dessa forma você não corre nenhum risco e tem a tranquilidade de investir num treinamento com risco zero. O que você acha? Clique aqui e comece agora mesmo!

Quer ter acesso a mais dicas? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e inscreva-se no meu canal no Youtube e receba as novidades em primeira mão.

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Como perder preguiça de estudar

Preguiça mental, Preguiça mental, Preguiça mental, Preguiça mental, Preguiça mental, Preguiça mental, Preguiça mental, Preguiça mental, Preguiça mental, Preguiça mental, Preguiça mental, Preguiça mental

Leitura Focada
  • Como perder preguiça de estudar

  • Como perder preguiça de estudar

  • Como perder preguiça de estudar

  • Como perder preguiça de estudar

  • Como perder preguiça de estudar

  • Como perder preguiça de estudar