Como o trecho revela, nos dois primeiros parágrafos, o estranhamento entre as duas culturas

  • marinatagomori
  • 15/03/2021
  • Português
  • 13

Como o trecho revela o estranhamento entre as duas culturas indígenas e português

marinatagomori está aguardando sua ajuda.

O português brasileiro

            O trecho a seguir foi copiado da carta que o escrivão Pero Vaz de Caminha enviou ao rei D. Manuel, de Portugal, contando sobre os primeiros contatos dos portugueses com os nativos do território brasileiro “recém-descoberto”.

Deram-lhes ali de comer: pão e peixe cozido, confeitos, fartéis, mel, figos passados. Não quiseram comer daquilo quase nada; e se provavam alguma coisa, logo a lançavam fora.

Trouxeram-lhes vinho em uma taça; mal lhe puseram a boca; não gostaram dele nada, nem quiseram mais. Trouxeram-lhes água em uma albarrada, provaram cada um o seu bochecho, mas não beberam; apenas lavaram as bocas e lançaram-na fora.

Viu um deles umas contas de rosário, brancas; fez sinal que lhas dessem, e folgou muito com elas, e lançou-as ao pescoço; e depois tirou-as e meteu-as em volta do braço, e acenava para a terra e novamente para as contas e para o colar do Capitão, como se dariam ouro por aquilo.

Isto tomávamos nós nesse sentido, por assim o desejarmos! Mas se ele queria dizer que levaria as contas e mais o colar, isto não queríamos nós entender, por que lho não havíamos de dar! E depois tornou as contas a quem lhas dera.

GLOSSÁRIO

Fartéis: doces.

Albarrada: jarro.

Lhas: lhe + as.

Folgou: brincou, divertiu-se.

Lho: lhe + o.

1. Como o trecho revela, nos dois primeiros parágrafos, o estranhamento entre as duas culturas?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. O que permitia a interação entre indígenas e navegadores?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Segundo Pero Vaz de Caminha, os portugueses tinham segurança na interpretação do que os indígenas comunicavam? Justifique sua resposta.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Fonte: ORMUNDO, Wilton. Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem - 1. ed. - São Paulo: Moderna, 2018, pp. 31 e 32.


Page 2

Português, 15.08.2019 00:41

Isso é uma crônica? teoria da conspiração: um pequeno passo para a verdade pesquisando por curiosidade, a respeito de um acontecimento, me veio a mente escrever a crônica sobre a corrida espacial (viagem à lua) que ficou da seguinte maneira: parando para pensar no acontecimento de 20 de julho de 1969, em cabo canaveral, poderiam ser criadas diversas hipóteses como: o homem já foi mesmo à lua? eis a questão. existem relatos de que tudo foram cenas gravadas em hollywood não passando de farsa e que tudo teria sido gravado em um deserto dos estados unidos. será mesmo? algumas possíveis provas seriam os fatos das pegadas bem definidas, que só seria possível em areia do deserto, bem molhadas, sendo impossível, pois não há água na lua. coincidência não? outro é o fato de deixarem várias coisas para trás, sendo impossível de ver até mesmo do melhor telescópio existente. a explicação mais relevante para isso são as seguintes: sobre a marca das botas (pegadas) foi resultado dos grãos finos que compõe o solo lunar assim como as de solos vulcânicos. você não pensava que a lua era mesmo feita de queijo né? e é impossível ver os restos deixados para trás porque sua distância está fora de alcance de qualquer telescópio existente. mas como dizem, o que os olhos veem o coração não sente. mas então, se foram mesmo à lua, porque não voltar lá? a resposta é simples, durante a guerra fria houve a corrida espacial em que os estados unidos e a união soviética tentaram provar quem é o mais avançado, mesmo não tendo a menor necessidade, mas esse povo só pensa em competição. como os soviéticos já estavam, ganhando sendo os primeiros a enviar um homem ao espaço (iuri gagarin, mais precisamente na orbita da terra), então, os estados unidos não poderiam ficar para trás, criando então uma mentira que enganou todo mundo, sendo o mais provável, ou apenas feito “um pequeno passo"? (achou que eu não tinha senso de humor? ) na minha concepção o homem nunca foi, pois antigamente naqueles foguetes não tinha nem metade da tecnologia presente nos aparelhos em nossos bolsos e eles pensando serem muito sofisticado, mas não importa se o homem foi ou não porque não vai fazer diferença nenhuma, pois, nada poderei fazer como moro em uma cidade de minas gerais chamada coroaci (uma pequena cidade cujo nome significa “de frente para o sol". mas para finalizar, a justificativa de: por que o homem nunca voltou à lua é simples. não há necessidade porque a guerra fria acabou (felizmente), não tem nada para fazer lá (a não ser comer queijo e depois pegar carona no balão azul) e o investimento é muito alto mesmo que sejam podres de ricos. até que uma estação espacial não seria má ideia. então, a escolha é sua, acredite em o que quiser, pois quem sabe você possa mudar o mundo. sempre acredite em seus sonhos e sempre siga em frente, pois algum dia você chega lá não.

Respostas: 1

1° Os hábitos eram diferentes.

2° O interesse que um tinha pelo outro.

Português, 01.12.2021 17:30 ClaudioOliveraAluna

1) Como o trecho revela nos dois parágrafos o estranhamento entre as duas culturas?


Como o trecho revela, nos dois primeiros parágrafos, o estranhamento entre as duas culturas