Como estudar no canada pelo enem

Estudar medicina no Canadá é uma das escolhas mais importantes que você pode fazer na vida, principalmente por querer estudar em um país que valoriza a educação e os seus profissionais qualificados. Para trabalhar na área de saúde do Canadá, você precisa saber de alguns requerimentos importantes, por isso, deixamos tudo bem claro para você, que deseja ser um profissional bem sucedido no maior país das américas.

Confira abaixo, o post completo sobre como fazer medicina no Canadá:

Medicina no Canadá

O MBBS, ou Bachelor of Medicine, Bachelor of Surgery, é a graduação que permite aos seus alunos concluintes, a permissão da profissão de médico, ou MD – Doctor of Medicine no Canadá e também em outros países.

Para entender as regras sobre MBBS no Canadá, primeiramente, você precisa saber que toda a estrutura canadense de graduação para este curso é diferente do que temos aqui no Brasil.

Por isso, existem algumas peculiaridades que podem fazer com que você acabe se especializando em outras áreas. Mas não se preocupe, tudo será explicado ao longo do post! 

Para se aplicar ao MBBS no Canadá, existem algumas exigências mínimas, sendo elas:

  • Ter concluído uma graduação ou bacharelado em Biologia ou Ciências de uma universidade credenciada
  • Teste de proficiência no idioma, para validar a sua habilidade com o idioma, podendo escolher entre TOEFL ou IELTS
  • A nota mínima exigida para o TOEFL é de no mínimo 80 para alunos de graduação, enquanto para os alunos de pós-graduação, 90 pontos.
  • Você deve ter no mínimo 6,5 no IELTS, em caso de graduação e 7,0 para pós-graduação
  • Ter participação no exame de admissão MCAT (Medical College Admission Test)

O que é o MCAT? 

Sendo um teste de computador padronizado e utilizado em países como Estados Unidos, Canadá e Austrália, o Medical College Admission Test, é responsável por ser uma das pontuações mais importantes no processo seletivo dos cursos de medicina.

O teste foi desenvolvido pela AAMC – Associação Americana de Faculdades de Medicina, e consiste em testar habilidades e conhecimentos que sejam pré-requisitos para o curso de medicina. O teste custa em torno de C$320.

Eu, estudante brasileiro, posso estudar medicina no Canadá?

Sim, você não só pode, como deve estudar em um dos países que mais investem em educação no mundo. O único requisito é: tenha os seus objetivos em mente, rápido.

Como já vimos acima, um dos itens mais importantes para ingressar numa universidade de medicina, é preciso ter ao menos um diploma em biologia ou ciências, voltado à saúde.

Mesmo assim, por mais que você tenha alguma graduação aqui no Brasil, pode ser que você fique devendo algumas cadeiras curriculares, que podem não existir no Canadá e vice-versa.

Por isso, o recomendado é de que de você ingresse o quanto antes em uma universidade ou college canadense que forneça as graduações em cursos primários, que consequentemente são requisitos para o começo de uma faculdade de MBBS/MD.

Então, não se preocupe se você conseguirá ser um profissional da saúde do Canadá, mas em quanto tempo você poderá completar todo o seu caminho. Quanto mais rápido começar a sua trilha estudantil, mais cedo conseguirá atingir os seus objetivos.

Um pouco mais abaixo, neste mesmo post, nós disponibilizamos uma grande variedade de cursos que podem ser feitos dentro do Canadá para obter uma graduação na área de saúde.

Mas, por que fazer Medicina no Canadá?

O Canadá é um país de alto nível educacional e que valoriza não apenas os seus alunos, mas também os seus profissionais já formados, que têm compartilhado as suas habilidades com o mundo todo. Dentre os benefícios de se estudar na área de saúde do país, estão:

  • Educação acessível
  • Rápido processo de visto pelo sistema SDS
  • Diversidade de cursos
  • Cultura diversificada
  • Fácil permissão de trabalho
  • Aprendizado profissional incomparável

Nese link, nós preparamos um conteúdo completo sobre o SDS – Student Direct Stream, para você que deseja saber de forma detalhada e rápida sobre o assunto.

Além disso, o Canadá tem algumas das melhores universidades e colleges do mundo para medicina, estando entre elas:

1 – McGill University – Montreal

2 – The University of British Columbia – Vancouver

3 – University of Alberta – Alberta

4 – University of Calgary – Calgary

5 – Simon Fraser University – Burnaby

6 – University of Ottawa – Ottawa

7 – University of Saskatchewan – Saskatoon

8 – University of Regina – Regina

9 – Algonquin College – Woodroffe

10 – Cape Breton University – Sydney (Canadá)

E essas são apenas algumas delas. Em cada universidade, existe uma grande variedade de cursos, que você verá um pouco mais abaixo aqui no post. Portanto, o Canadá é um país muito vasto em relação a esta área, além de oferecer uma grande variedade de capacitação para os profissionais da área.

Os cursos na área de saúde

Caso você ainda não tenha feito uma graduação em Biologia ou Ciências, não precisa se preocupar, existem outros cursos que o próprio Canadá oferece, dentro da área de saúde, em ótimas universidades que aceitam estudantes estrangeiros para a graduação inicial, mesmo que você tenha concluído até o ensino médio.

Como estudar no canada pelo enem

Por isso, é possível sim, trabalhar na área de saúde do Canadá, principalmente pelo fato de que o país tem precisado cada vez mais de pessoas na área da saúde, que tem se tornado cada vez mais importante.

Confira uma lista de universidades que oferecem cursos para alunos concluintes do ensino médio, sem um diploma de bacharelado:

  • Universidade da Rainha
  • Universidade de Toronto
  • Universidade de Waterloo
  • Universidade do Vale fraser
  • Universidade de Alberta
  • Universidade de Calgary
  • Universidade de Manitoba
  • Universidade de Vitória

Após conquistar um diploma de bacharelado em alguma destas instituições, você pode começar a se programar para conquistar o tão sonhado MBBS.

Porém, em caso de você não querer seguir este caminho, você pode optar por outros cursos da área de saúde, que também são muito importantes e requisitados pelo Canadá.

Abaixo, conheça apenas alguns dos cursos que as universidades canadenses oferecem:

BDS – Bachelor of Dental Surgery

BHMS – Bachelor of Homeopathic Medicine and Surgery

BAMS – Bachelor of Ayurvedic Medicine and Surgery

BUMS – Bachelor of Unani Medicine and Surgery

B.V.Sc. & AH – Bachelor of Veterinary Science and Animal Husbandry

BOT – Bachelor of Occupational Therapy

MLT – Medical Laboratory Technology

B.Pharm. – Bachelor of Pharmacy

Pharm D – Doctor of Pharmacy

BPT – Bachelor of Physiotherapy

BASLP – Bachelor of Audiology Speech Language Pathology

OTT – Operation Theater Technology

ANM – Auxiliary Nursing and Midwifery

GNM – General Nursing and Midwifery

Portanto, se você já tem o diploma com especialização em alguma área da saúde, ou deseja estudar sobre a área no Canadá, você está no caminho certo, basta começar a sua trajetória educacional no maior país das Américas.

Como estudar no canada pelo enem

E uma dica de ouro: se você estuda sobre ou se já tem o diploma de graduação do curso de enfermagem, você é uma pessoa muito requisitada pelo Canadá. Com as adversidades sanitárias causadas desde o ano de 2020, os profissionais de enfermagem se tornaram uns dos mais importantes para o país, chegando a um salário de até C$ 71,399 por ano!

O intercâmbio de medicina no Canadá

Como já dissemos, fazer medicina no Canadá é uma das melhores escolhas que você pode fazer na vida, principalmente por se tratar de um país que pode te ensinar a nível internacional, como ser um profissional da área de saúde que não só aprende como ser o melhor no que faz, mas que pode conquistar o mundo com as suas habilidades.

Se você leu até aqui e ainda se interessa por ser um profissional da área de saúde no Canadá, saiba que a Dreams tem o caminho perfeito para você chegar onde quer, caminhando lado a lado com você. Fala com a gente e começa a realizar o seu sonho!

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 pode ser utilizada não só para ingresso no ensino superior brasileiro como também para conquistar uma vaga em instituições no exterior. São mais de 500 vagas disponíveis na Europa e centenas de oportunidades em outras instituições ao redor do mundo.

Mesmo com a pandemia da covid-19 e com os atrasos relacionados ao adiamento do Enem, algumas instituições nos Estados Unidos, Canadá e na Europa aceitam a pontuação como método de ingresso. Porém, os procedimentos variam de acordo com o protocolo de cada universidade.

Matheus Tomoto, especialista em educação que ajuda jovens a conquistar vagas em instituições no exterior por meio  da empresa Universidade do Intercâmbio, selecionou 10 instituições de ensino superior do exterior que aceitam a pontuação do exame em 2021. Confira a lista completa:

Use a nota do Enem para estudar na Europa

Muitas instituições de ensino superior na Europa aceitam o Enem como forma de ingresso, principalmente em Portugal, onde existe, desde 2014, um acordo de cooperação internacional entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e as instituições de ensino locais, que garantem o convênio de mais de 50 faculdades entre Brasil e Portugal.

Cada universidade tem o próprio calendário e critérios individuais para os programas de ingresso. 

Universidade de Algarve (UAlg) - As inscrições estão na terceira fase de candidatura e seguem abertas até 17 de julho, com mais de 200 vagas disponíveis, para 42 cursos. 

Universidade de Coimbra (UC) - A Universidade de Coimbra tem o maior número de vagas disponíveis para brasileiros a partir do Enem. São mais de 500 vagas distribuídas, em 48 cursos. As inscrições podem ser feitas até 6 de agosto.

Reino Unido

Universidade de Bristol - Mesmo com a pontuação do Enem, o estudante precisa efetuar a inscrição no Serviço de Admissão em Universidades e Faculdades (UCAS). Segundo o site da instituição, um a cada quatro estudantes estrangeiros na Bristol é brasileiro. As datas de admissão devem ser consultadas devido aos protocolos da pandemia.

Universidade de Oxford - É preciso elaborar uma carta de motivação, e o estudante também precisa se candidatar pelo UCAS. As inscrições seguem até outubro de 2021.

Além da pontuação mínima exigida para o Enem, para estudar na França é necessário comprovar que domina a língua francesa e ter boas notas no histórico escolar. Universidades como Université Paris-Saclay e École Normale Supérieure fazem o ingresso via Enem em 2021. Todas as informações podem ser esclarecidas pelos e-mails das instituições.

América do Norte: estude nos EUA ou Canadá

Algumas instituições de ensino nos Estados Unidos e no Canadá também aceitam a pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio como porta de entrada nos principais cursos. Entretanto, os estudantes que desejam ingressar em universidades norte-americanas devem se atentar à confirmação da nota do exame pelos responsáveis da escola, na qual estudou durante o ensino médio, à documentação exigida e aos requisitos do processo seletivo de cada instituição.

Estados Unidos

New York University (NYU) - Devido aos protocolos de segurança da covid-19, a instituição optou por uma alternativa que atenda a necessidade dos estudantes estrangeiros. Por isso, a universidade aplicará um teste opcional para os futuros alunos da temporada 2021-2022 . Apesar da possibilidade de adotar formas de admissão mais simples, Matheus Tomoto acredita que o mais importante é cumprir o máximo de requisitos, sejam eles opcionais ou não.

Northeastern University - Como critério para seleção, é preciso efetuar a candidatura da própria universidade e acompanhar os calendários de inscrições. A nota do Enem 2020 poderá ser utilizada para o ingresso da turma de 2022 da instituição.

Universidade de Toronto - A instituição utiliza a pontuação do Enem em conjunto com o currículo escolar do candidato. As datas de inscrições variam de acordo com o curso escolhido, mas ainda há oportunidades de inscrição até junho de 2021.

Humber College - Com inscrições abertas anualmente, a universidade segue os mesmos critérios da Universidade de Toronto. As exigências são alteradas de acordo com cada curso, como documentações, portfólio e atividades extracurriculares.

Especialista faz transmissões para ajudar estudantes na candidatura

Matheus Tomoto reforça que, para seguir em oportunidades fora do país, é necessário estar preparado e acompanhar os calendários das universidades desejadas. Para auxiliar nesse processo, o especialista em educação promove semanalmente aulas ao vivo e gratuitas pelo Youtube e Instagram.

Matheus compartilha experiências e dicas para ajudar jovens de todo o Brasil a conquistarem estágios, bolsas de estudos, cursos e empregos ao redor do mundo. 

Vale ressaltar que todas as instituições de ensino têm o próprio sistema de bolsas de estudo, e as taxas cobradas variam de acordo com a moeda local de cada país.

Candidatos podem acessar o resultado do Enem

De acordo com o Inep, os candidatos teriam acesso às notas do Enem, exclusivamente na Página do Participante, às 18h da última segunda-feira (29/3). Porém, devido à alta demanda e instabilidade no sistema, a autarquia resolveu o problema e garantiu que os candidatos poderiam acessar os resultados normalmente a partir da manhã desta terça (30).

Apenas os estudantes que finalizaram o ensino médio em 2020 poderão ter acesso à pontuação. Os estudantes que fizeram o exame apenas como treinamento terão acesso às notas em 29 de maio.