Como pagar um representante comercial

O comércio de maneira geral depende muito do representante comercial para disseminar novidades em todos os cantos do País. A representação comercial tem sido uma forma de trabalho cada vez mais atrativa no mercado, pois garante ao representante a possibilidade de trabalhar com vendas através de uma marca forte e produtos já consolidados no mercado.

Como pagar um representante comercial
Como pagar um representante comercial

A rentabilidade deste tipo de trabalho varia de acordo com o próprio desempenho do representante, que pode chegar a altos ganhos dependendo dos níveis de comissão estabelecidos pela empresa. Estas comissões devem ser geridas pelo representante como o faturamento de uma pequena empresa, para que ele possa prestar contas ao fisco e à empresa detentora da marca de forma adequada, pois trabalhar como pessoa física não é compensatório.

Mas afinal, o que é necessário para iniciar de forma legal e evitar gastos dispendiosos como representante comercial? 

Como abrir uma empresa de representação comercial?

A abertura de uma empresa é inevitável nesse segmento, até porque as marcas representadas precisam informar a contabilidade os pagamentos efetuados ao profissional de representação comercial.

Obviamente que alguns setores até permitem representante comercial pessoa física, porém, diante da comissão serão descontados os seguintes impostos: 2 a 5 % de ISS dependendo do município, 11% de INSS e 7,5 a 27% de IRRF.

De fato, trabalhar como representante comercial autônomo ( pessoa física) não compensa. Para economizar impostos, atuar como pessoa jurídica é mais vantajoso.

Primeiramente, o representante comercial vai precisar de uma contabilidade para agilizar o procedimento de abertura do negócio que inclui:

  1. Fazer a solicitação na junta comercial;
  2. Pedir CNPJ;
  3. Fazer o preenchimento do FCN que é integrado a Junta Comercial e Receita;
  4. Efetuar o pagamento de taxas
  5. Assinar a documentação

O processo de abertura só é finalizado quando a Junta Comercial analisar os documentos e gerar o contrato social.

Não são necessários muitos dias para que a empresa de representação comercial esteja pronta para funcionar. Entretanto, é fundamental a contratação de uma contabilidade experiente não só para abertura, mas também para pagar menos impostos.

Como o representante comercial pode pagar menos impostos sem sair da legalidade?

O primeiro passo para obter economia no pagamento de impostos como representante comercial é abrir uma empresa, ou seja, atuar como pessoa jurídica.

Isso porque na pessoa jurídica pode-se fazer um planejamento tributário, o que jamais deve ser confundido com sonegação.

O planejamento tributário é um direito que toda empresa possui de escolher o enquadramento fiscal mais adequado. Dessa forma, ela não vai pagar impostos sem necessidade, e sim  só o que realmente deve.

O enquadramento fiscal é uma ação importante dentro da abertura de qualquer negócio, é o contador que possui expertise para realizar a análise da empresa e escolher entre os regimes de tributação existentes no Brasil, que são:

Lucro Presumido é a forma mais simplificada de apurar impostos do imposto de renda e contribuição social sobre o lucro líquido

Para se enquadrar nesse regime, a empresa deve ter renda anual inferior de 78 milhões ou 6,5 milhões mensais multiplicados pelos meses que empresa está operando nessa atividade.

Vale lembrar que a apuração de impostos nesse caso é realizada sobre o valor bruto do faturamento multiplicado diante de uma base de presunção.

 No caso do representante comercial, essa base é de 32%.

Portanto, a empresa desse ramo no lucro presumido vai pagar: IRPJ 15% sobre a base de presunção de 32%, CSLL 9% sobre os 32%. Além disso, essa categoria deve recolher 3% de COFINS, 0,65% de PIS, ISS que pode variar de 2 a 5% dependendo do município.

Simples Nacional: Nesta modalidade, a empresa recolhe impostos de forma unificada. Ou seja, se a empresa de representação comercial for enquadrada no Simples Nacional, o recolhimento de todos os impostos é realizado através de uma única guia.

Podem ser enquadradas nesse regime de tributação todas as empresas da lista de atividades permitidas, e o representante comercial é uma delas. Nesse caso, a tributação é de 16,93 a 22,45% sobre o faturamento.

O outro regime de tributação existente no Brasil é o Lucro Real, mas ele geralmente não é indicado para o representante comercial.

Vale lembrar também que o representante comercial não faz parte da lista do MEI (Microempreendedor Individual).

Portanto, a melhor maneira de pagar menos impostos de uma forma legal, é buscando orientação de uma assessoria contábil especializada. 

Inclusive, uma boa dica é usar a tecnologia a seu favor e optar pela contabilidade online, nela, o empresário tem acesso a documentos e no setor de tirar dúvidas em tempo real a qualquer hora do dia. 

É necessário sempre buscar soluções inovadoras para um negócio e aumentar a lucratividade. Para tanto, vale contar com os profissionais do Senhor Contábil -Contabilidade online, feita por pessoas.

Para quem gostou do conteúdo, vale conferir também: Enquadramento empresarial: Qual a principal diferença entre MEI, EIRELI, LTDA, ME e EPP?

Website: http://www.senhorcontabil.com.br

Como pagar um representante comercial
Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

Como pagar um representante comercial

O representante comercial adquire o direito às comissões quando do pagamento dos pedidos ou propostas. O pagamento das comissões deverá ser efetuado até o dia 15 do mês subseqUente ao da liquidação da fatura, acompanhada das respectivas cópias das notas fiscais.

Quando deve ser paga a comissão do representante comercial?

O art. 32 da Lei 4.886/65 estabelece que “o representante comercial adquire o direito às comissões quando do pagamento dos pedidos ou propostas”. Portanto, somente após o pagamento pelo comprador é que a comissão será devida. As comissões deverão ser pagas até o dia 15 do mês subsequente ao da liquidação da fatura.

Quais são os direitos trabalhistas de um representante comercial?

O Representante Comercial empregado é aquele regido pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, ou seja, é aquele que possui um contrato de trabalho firmado com um empregador, com carteira de trabalho assinada, que tem direito a salário, férias, décimo terceiro salário e os demais direitos inerentes à relação de ...

É bom ser representante comercial?

Apaixonam-se pela profissão: apesar das dificuldades, a atividade de representação comercial possui vantagens incríveis, como flexibilidade de horário, ausência de patrão e rendimentos mais altos (de acordo com o seu desempenho).

Quais são as funções do representante comercial?

  • E Mais: encontrará desde conceitos básicos sobre as funções do representante comercial, o que é, conceito etc;., passando por diferentes tipos de modelos de vendas e uma alternativa para otimizar a área comercial das empresas.

Qual o diferencial do representante comercial?

  • O cargo de representante comercial é bem específico, sendo um grande diferencial ter um diploma de graduação para trabalhar na área. Além disso, ter no currículo cursos extra-curriculares e profissionalizantes (os chamados cursos técnicos) também pode ser uma boa opção para ajudar a trilhar uma carreira nesta área.

Quais são os pontos positivos do representante comercial?

  • Vale pesar os pontos positivos e negativos de cada um para identificar o que faz mais sentido para a empresa. Esse podcast rápido aborda alguns desses pontos. Evidentemente, a maior função do representante comercial é vender, mas no final das contas ele acumula outras funções, como relacionamento com o cliente e suporte.

Por que as empresas optam por trabalhar com vendedores?

  • Para empresas que optam por trabalhar com vendedores, isso significa maior controle, porém maiores gastos trabalhistas, enquanto as que escolhem representantes comerciais para esta função, têm menores gastos. Por outro lado, têm também menor controle sobre a operação.