O que é asa branca

O que é asa branca

Até mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Então eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Então eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Essa famosa canção interpretada pelo “rei do baião”, Luiz Gonzaga, retrata a realidade do povo nordestino que precisa migrar durante a seca e coloca em destaque a asa-branca que virou símbolo de esperança para o povo nordestino.

Texto de: Letícia Dell’ Areti Música: Asa Branca

Intérprete/Compositor: Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira

Asa Branca já foi gravada em inglês e até em japonês. ... “A Volta da Asa Branca” conta a história do retorno do retirante e da sua nova vida no Nordeste: “A seca fez eu desertar da minha terra, mas felizmente Deus agora se alembrou de mandar chuva pr'esse sertão sofredor, sertão das mulher séria e dos homens trabalhador”.

O que significa a palavra asa branca?

Asa branca é, na verdade, uma ave, também conhecida como pomba-pedrês ou pomba-trocaz. Além disso, essa ave representa a esperança para que chova, portanto, a sua fuga demonstra que não choverá por ali tão cedo.

Qual a mensagem da música asa branca?

Temática. O tema da canção é a seca no Nordeste brasileiro que pode chegar a ser muito intensa, a ponto de fazer migrar até mesmo a ave asa-branca — Patagioenas picazuro, uma espécie de pombo também conhecido como pomba-pedrês ou pomba-trocaz. A seca obriga, também,o rapaz a mudar da região.

Quantos versos e estrofes tem a música asa branca?

R.: O texto contém 10 estrofes. 6) QUAIS SÃO OS SENTIMENTOS EXPRESSOS NA MÚSICA? R.: Tristeza e esperança. 7) O CONTEXTO DA MÚSICA ASA BRANCA É O QUE OCORRE DURANTE A SECA NO NORDESTE.

Quais são os sentimentos expressados na música Asa Branca?

18) QUAIS SÃO OS SENTIMENTOS EXPRESSOS NA MÚSICA? R.: Tristeza, solidão e esperança. 19) O CONTEXTO DA MÚSICA ASA BRANCA É O QUE OCORRE DURANTE A SECA NO NORDESTE.

Qual é a mensagem transmitida pela canção amado?

Contar a história de uma amor proibido que deseja esquecer, mas quando pede a Deus só de pedir lembra.

Quantos estrofes tem na música?

Classificação das estrofes

Número de versosEstrofe
2Dístico
3Terceto
4Quarteto
5Quinteto/Quintilha

Quantas estrofes tem a letra de canção O Que É o Que É?

Os versos seriam as linhas de um poema. Na canção "O que é o que é" de autoria de Paulo Tatit conseguimos notar 4 estrofes. Só você é o seu par . Nota-se que a canção possui quatro estrofes.

Qual a história da Asa Branca?

  • Asa Branca é um retrato da realidade vivenciada por várias pessoas no sertão na época e mostra, acima de tudo, a força dessas pessoas. Uma curiosidade é que Luiz Gonzaga criou a segunda parte dessa história, que conta a volta do sertanejo a seu lar.

Quais são os significados das asas?

  • As asas simbolizam a liberdade, a leveza, a inteligência, a inspiração, o espírito, a alma, o céu, o divino. Significados e Simbologias das Asas Antes...

Qual a simbologia das asas?

  • As asas simbolizam a liberdade, a leveza, a inteligência, a inspiração, o espírito, a alma, o céu, o divino.. Significados e Simbologias das Asas. Antes de mais nada, as asas simbolizam, em maior parte, a espiritualidade, a libertação da alma, o alçar voo, na medida em que a leveza o transporte até o sagrado, o mais alto dos céus.

Na canção que leva o nome da ave, há um relato sobre o período de seca do nordeste, que todos os anos castiga os homens, a vegetação e os animais. Na letra, a asa-branca “bateu asas do sertão”, o que indica o quão severa estava a temporada de seca na região.

Quem é o cantor da música Asa Branca?

Luiz Gonzaga Asa Branca/Artistas

Quantos versos tem a música Asa Branca?

R.: A música tem 32 versos.

O que trabalhar com a música Asa Branca?

Expressar ideias e sentimentos após a escuta e interpretação da músicaAsa Branca.” " Respeita Januário, Xote das Meninas e A morte do Vaqueiro; Conhecer alguns elementos que caracterizam o sertão nordestino e a vida do homem do sertão, retratada nas letras das músicas do compositor e cantor Luiz Gonzaga.

Quais são os sentimentos expressos na música Asa?

tristeza e saudade de um tempo que passou e que não vai mais voltar, saudade da vida no sertão, tristeza pela condição dos sertanejos em terem que abandonar suas vidas assim por causa da seca e tudo mais.

Por que a música Asa Branca é tão importante para a cultura brasileira?

Essa famosa canção interpretada pelo “rei do baião”, Luiz Gonzaga, retrata a realidade do povo nordestino que precisa migrar durante a seca e coloca em destaque a asa-branca que virou símbolo de esperança para o povo nordestino.

Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, foi composta pela dupla no dia 3 de março de 1947 e se tornou o maior clássico do sertanejo.

A música fala da Seca no Nordeste, que de tão intensa obrigava seu povo a migrar, assim como as aves, entre elas a asa branca, que é um tipo um pombo de canto profundo e rouco que representa o lamento do povo, que tanto sofre, ao criador.

Quando essa ave bate asa do sertão, anuncia a seca, o tempo difícil que está por vir e por isso abandona o lugar em busca de sobrevivência.

Na época em que a música foi composta, só os homens migravam de sua região e deixavam suas famílias pra irem em busca de condições de sustento para os que ali ficavam.

Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d’água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Por falta d’água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Até mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Depois eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Depois eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Hoje longe, muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão

Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão

Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro, não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração

Eu te asseguro, não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração

Por Patrícia Audi

"Asa Branca" is a song written by Luiz Gonzaga and Humberto Teixeira in 1947. The asa-branca ("white wing") of the title is the picazuro pigeon.[1] With its departure the desolation of the parched sertão (the arid backcountry) is complete, and the protagonist of the song, unable to make a living, must leave the sertão and his lady-love Rosinha. The song closes with his promise to return.[2]

O que é asa branca

The picazuro pigeon, called pomba-asa-branca or white-winged dove in Portuguese.

  • Eliane Elias included the song in her 1994 album Solos and Duets.
  • Raul Seixas has written an English version of the song under the title "White Wings". It has been released only after his death, in the compilation Documento from 1998.
  • It has been covered by Zé Ramalho in his 2003 album Estação Brasil. It is about the droughts that often afflict the sertão of the Brazilian Northeast.[2]
  • An instrumental version appears on Ballaké Sissoko's 2013 release, At Peace, arranged by the artist for kora, and featuring frequent collaborator Vincent Ségal on cello.

Also played on the Scottish Highland bagpipes long with Brazilian surdo by macumba.

The song was voted by the Brazilian edition of Rolling Stone as the 4th greatest Brazilian song.[2]

"A Volta da Asa-Branca" (The Return of the White-wing) is a sequel to "Asa Branca". It marks the return of rain, the asa-branca, and the protagonist to the sertão. The song celebrates the return of life to the sertão, and the protagonist's reunion with Rosinha, whom he plans to marry at the end of the year.

  1. ^ Oniki, Y.; Willis, E.O. (2000-11-30). "Nesting behavior of the picazuro pigeon, Columba picazuro (COLUMBIDAE, AVES)". Revista Brasileira de Biologia. São Carlos. 60 (4): 663–666. doi:10.1590/S0034-71082000000400017. ISSN 0034-7108. PMID 11241966.
  2. ^ a b c Angelo, Assis (2009). "As 100 Maiores Músicas Brasileiras - "Asa Branca"". Rolling Stone Brasil (in Portuguese). Spring. Retrieved 6 January 2014.

 

This 1940s song-related article is a stub. You can help Wikipedia by expanding it.

  • v
  • t
  • e

 

This article about Brazilian music is a stub. You can help Wikipedia by expanding it.

  • v
  • t
  • e

Retrieved from "https://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Asa_Branca&oldid=1084486867"