Como estudar legislação municipal para concurso

20 de março, por lorena.carazza

A partir de agora, os candidatos de concursos públicos dos poderes municipais de Contagem terão que estudar, além de aspectos históricos e geográficos da cidade, questões relativas à legislação municipal. É isso que determina o projeto de lei aprovado nesta terça-feira (19/03) na Câmara Municipal de Contagem.

Atualmente, a Lei Municipal nº 3694/03 obriga os poderes municipais a incluírem, no mínimo, 15% de questões sobre a cidade de Contagem nas provas de concursos públicos. Com a alteração imputada pelo Projeto de Lei 001/19 aos artigos 2º e 3º do texto, passa a ser obrigatória a proporção de 10%, mas com a obrigatoriedade de incluir perguntas sobre a legislação local.

De acordo com o Poder Executivo, autor do projeto, o objetivo é “selecionar candidatos com a melhor capacidade técnica, intelectual, física e psíquica para atender o interesse público da coletividade” e, neste caso, o conhecimento da legislação municipal é um “aspecto de extrema relevância para o desempenho de diversas atividades técnicas da administração pública”.

A Lei entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Município, retroagindo seus efeitos a 1º de novembro de 2018.


Page 2

Legislativo realiza cerimônia de Mérito Educacional nesta quinta-feira

CâmaraEventosEventos InstitucionaisNotíciasPlenário

Em comemoração ao Dia do Professor, celebrado anualmente em 15 de outubro, a Câmara Municipal de Contagem realizará, na próxima quinta-feira (21/10), a partir das 19h, a solenidade de outorga do Mérito Educacional. Na ocasião, serão homenageada...

18 de outubro de 2021, por lorena.carazza


Page 3

Comissão da Câmara avalia os primeiros meses do SSA da Saúde

ComissõesNotíciasVereadores

A Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Contagem, representada pelo seu presidente e pelo vice, vereadores Vinícius Faria (Republicanos) e Gegê Marreco (PTB), se reuniu, nesta quarta-feira (16/03), com o diretor administrativo do Ser...

16 de março de 2022, por lorena.carazza


Page 4

Câmara pede esclarecimentos sobre pedido de empréstimo da Prefeitura

NotíciasNovas NoticiasPlenárioVereadores

Os vereadores Denilson da Juc, Teteco, José Carlos Gomes, Ronaldo Babão, Glória da Aposentadoria, Moara Saboia, Silvinha Dudu, Carlin Moura, Bruno Barreiro, Hugo Vilaça e Gegê Marreco, além do presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi, estiveram ...

5 de maio de 2022, por lorena.carazza


Page 5

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

CâmaraColaboradoresCursosEscola do LegislativoNotícias

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e organizada pela Escola do Legislativo e Procon Câmara, a palestra será no dia 14 de março, segunda-fe...

7 de março de 2022, por lorena.carazza


Page 6

Câmara pede esclarecimentos sobre pedido de empréstimo da Prefeitura

NotíciasNovas NoticiasPlenárioVereadores

Os vereadores Denilson da Juc, Teteco, José Carlos Gomes, Ronaldo Babão, Glória da Aposentadoria, Moara Saboia, Silvinha Dudu, Carlin Moura, Bruno Barreiro, Hugo Vilaça e Gegê Marreco, além do presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi, estiveram ...

5 de maio de 2022, por lorena.carazza


Page 7

Dia Nacional do Cigano é celebrado com participação de povos tradicionais na Câmara

NotíciasNovas NoticiasPlenário

Desde 2006, por meio de um Decreto do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o dia 24 de maio é reconhecido, no Brasil, como o “Dia Nacional do Cigano”. Trata-se de uma data que marca uma aproximação destes povos com o Estado, no sentido de p...

25 de maio de 2022, por lorena.carazza


Page 8

Escola do Legislativo da Câmara encerra o I Curso de Capacitação Legislativa com solenidade de entrega de certificados

CursosEscola do LegislativoNotícias

A Câmara Municipal de Contagem, por meio da sua Escola do Legislativo, realizou, na noite da última quarta-feira (04), a solenidade de encerramento e entrega de certificados do I Curso de Capacitação Legislativa. Na ocasião, foram entregues també...

5 de novembro de 2015, por lorena.carazza


Page 9

6 de fevereiro, por Administrador

O Presidente da Câmara de Contagem, vereador Gil Antônio Diniz – Teteco (PMDB) recebeu recentemente a visita do diretor-presidente do Instituto Ceasaminas – Cláudio Soares Donato, que expôs os diversos projetos sociais desenvolvidos pela entidade.

O vereador Teteco, na oportunidade, parabenizou a gestão da atual diretoria e destacou o seu papel fundamental da entidade não apenas na distribuição e gestão do banco de alimentos, mas também em projetos educacionais dentro do entreposto, que já atenderam centenas de pessoas.

Na oportunidade, Cláudio Donato aproveitou para enfatizar e comunicar o início de uma nova etapa do projeto de inclusão digital, com as novas instalações da Estação Digital Instituto Ceasaminas, inauguradas em parceria com a Fundação Banco do Brasil, dentro da Ceasa, mais precisamente no Edifício Minas Bolsas, no 2° andar.

A Câmara dos vereadores aproveita para divulgar que já se encontra disponível para a comunidade de Contagem, com inscrição gratuita, o curso de Informática Gerencial. As inscrições devem ser feitas no Telecentro Digital Instituto Ceasaminas, diretamente com o Professor Valtencir.

O novo curso destina-se a quaisquer interessados, sem limite de idade, com o fornecimento do material didático aos alunos. Ao final, será emitido um certificado de conclusão de curso.

Confira os dias e horários disponíveis para o curso:

Aulas na Estação Digital Instituto Ceasaminas: Terças e Quintas-Feiras: de 14h às 16h, de 17h às 19h

Sábados de 08h às 12h

Aulas no Telecentro Instituto Ceasaminas: Segundas e Quartas-feiras: de 8h às 10h, de14h às 16h e de 17h30 às 19h30

Terças e Quintas-Feiras:de 08h às 10h, de 14h às 16h

Para mais informações, basta ligar para os telefones (31) 3399-3447, de 08h às 18h; e (031) 3399-3452, de 09h às 17h.

Como estudar legislação municipal para concurso
Como estudar legislação municipal para concurso


Page 10

ACESSO RÁPIDO

Como estudar legislação municipal para concurso
Como estudar legislação municipal para concurso
Como estudar legislação municipal para concurso
Como estudar legislação municipal para concurso
Como estudar legislação municipal para concurso
Como estudar legislação municipal para concurso
Como estudar legislação municipal para concurso

Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem

Concursos da esfera municipal possuem certas singularidades no que diz respeito às disciplinas a serem estudadas. Todavia, existem muitas vantagens em direcionar o foco dos estudos para esses certames. É o que vamos ver.

A dúvida de muitos estudantes para estes concursos específicos seria o que exatamente estudar, já que nesse tipo de seleção a legislação é específica e tende a variar um pouco se comparado a estadual e federal. Com isso, a primeira preocupação, nesse caso, seria estudar as leis municipais.

A maioria desses certames vem exigindo basicamente a Lei Orgânica, alguma lei complementar relativa à carreira dos servidores e às vezes algum código tributário municipal, leis ambientais, plano diretor e assim por diante. Ainda, em conjunto com essas leis, quase sempre colocam alguma legislação federal, nacional ou estadual no edital (Constituição Federal, Lei de licitações, lei de acesso à informação, leis orçamentárias).

Como eficientizar seu estudo para concursos municipais

  • Faça resumos das leis específicas do município - Mapa mental;
  • Elabore suas próprias questões de legislação;
  • Domine o restante do conteúdo como faria com qualquer outro concurso;
  • Avalie o perfil da banca organizadora;
  • Observe a bibliografia indicada no edital

Muitas dessas leis municipais são bem parecidas em termos de conteúdo com as de outros municípios. Contudo, isso não é regra, ok? Nem sempre uma será idêntica a outra. Assim, você precisa tomar cuidado com os prazos que muitas vezes mudam conforme a lei.

1. Resumos das leis específicas - Mapa mental

Faça um breve resumo de cada ponto importante das leis da cidade. Uma ótima opção seria fazer mapas mentais, grifar os pontos importantes na própria lei (impressa ou em pdf) ou fazer uma lista dos pontos mais relevantes. Algumas delas podem ser bem extensas e outras mais curtas, portanto não deixe para ler e resumir em cima da hora, coloque essa tarefa dentro do seu cronograma.

2. Elabore suas próprias questões de legislação se não houver

Outro impasse que pode ser encontrado sobre esse assunto é o de que fica mais difícil para encontrar questões para exercitar. Com isso vai uma dica de ouro: elabore você mesmo as questões para treinar. Uma maneira de fazer isso sem tomar muito tempo seria você elaborar questões "certo e errado". Já fez alguma questão da banca Cespe? Então sabe do que estamos falando; se nunca fez, não se preocupe que é bem simples. Digamos que você transcreva em um documento de texto um trecho da lei (pode estar correta ou não) e coloque em forma de questão e como resultado deve julgar como certa ou errada. Igualzinho ao Cespe ou a própria Quadrix, coloque uma afirmativa, depois quando for resolver as questões, marque do lado C (para certo) ou E (para errado). Deixe o gabarito no final e corrija quando terminar de resolver. Bem simples! Pegou o raciocínio? Claro, isso pode levar um tempinho a mais, mas você estará bem preparado para encarar as questões de legislação.

Muitos professores elaboram aulas sobre as leis específicas; caso queira adquirir por julgar mais fácil de entender, também é uma opção.

3. Domine o restante do conteúdo como faria com qualquer outro concurso

Além disso, não se pode esquecer das outras disciplinas comuns que são exigidas de todos os concursos, facilitando ainda mais para quem quer prestar os municipais e de outros âmbitos ao mesmo tempo. Essas disciplinas seriam: Português (99%), conhecimentos específicos do cargo (procurador ou advogado por exemplo: direito constitucional, direito penal, direito administrativo - pode variar!), informática (tem vezes que não cobram), matemática ou/e raciocínio-lógico (também pode acontecer de não cair), atualidades (do próprio município - nem sempre cai). Muitas vezes podem cobrar informática em conjunto com matemática ou nenhuma das duas (veja os editais anteriores se houver).  Para as questões de atualidades, uma recomendação seria a de ir diretamente no site da Prefeitura (na aba das notícias e histórico da cidade) ler e anotar pontos que julgar mais relevantes.

Obviamente você organizará tudo isso depois de ter selecionado seu material e feito um cronograma. Precisa estar com tudo isso em ordem. 

Existem muitos cursinhos que já têm disponíveis cursos específicos para concursos municipais, é uma opção legal se você tiver como custeá-los.

4. Estude o perfil da banca

Outra coisa que já deve ter percebido é que nesse tipo de certame há uma forte tendência para a escolha de bancas menos conhecidas, o que dificulta um pouco a localização de questões de prova. Algumas bancas disponibilizam em PDF as provas anteriores em seus sites, outras não. Quando disponibilizarem, aproveite para estudar como a banca aborda os assuntos. É bem comum elas possuírem certos padrões nas questões, mas isso você só vai perceber se estudá-la com cuidado.

5. Observe a bibliografia indicada

Há editais que dispõem de bibliografia de apoio, tornando mais fácil de encontrar os tópicos do edital.  É recomendável observá-los, já que muitos autores mencionados possuem uma doutrina diferente dos demais (português, direito e outras específicas). Fique atento a isso!

Assim como todo e qualquer concurso, é preciso manter o foco, se livrar das distrações e estar organizado. Concurso municipal não é bagunça! É necessário estudar bastante e ficar alerta.

Acreditamos que essas orientações tenham sido proveitosas para quem deseja ingressar na carreira pública municipal. Nunca se esqueça de que você está a um passo mais próximo da sua aprovação.

Até mais, concurseiros!