Assinale a opção que apresenta uma afirmativa incorreta sobre o conhecimento teológico:

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Método Científico e veja a resolução comentada.

Assinale a opção que apresenta uma afirmativa incorreta sobre o conhecimento teológico:
Assinale a opção que apresenta uma afirmativa incorreta sobre o conhecimento teológico:
Assinale a opção que apresenta uma afirmativa incorreta sobre o conhecimento teológico:
Whatsapp

(FUVEST)

O tema “teoria da evolução” tem provocado debates em certos locais dos Estados Unidos da América, com algumas entidades contestando seu ensino nas escolas. Nos últimos tempos, a polêmica está centrada no termo teoria que, no entanto, tem significado bem definido para os cientistas. Sob o ponto de vista da ciência, teoria é:

(A) Sinônimo de lei científica, que descreve regularidades de fenômenos naturais, mas não permite fazer previsões sobre eles.

(B) Sinônimo de hipótese, ou seja, uma suposição ainda sem comprovação experimental.

(C) Uma ideia sem base em observação e experimentação, que usa o senso comum para explicar fatos do cotidiano.

(D) Uma ideia, apoiada no conhecimento científico, que tenta explicar fenômenos naturais relacionados, permitindo fazer previsões sobre eles.

(E) Uma ideia, apoiada pelo conhecimento científico, que, de tão comprovada pelos cientistas, já é considerada uma verdade incontestável.
 

(UFSC)

Ao examinar um fenômeno biológico, o cientista sugere uma explicação para o seu mecanismo, baseando-se na causa e no efeito observados. Esse procedimento:

01. Faz parte do método científico.

02. É denominado formulação de hipóteses.

04. Deverá ser seguido de uma experimentação.

08. Deve ser precedido por uma conclusão.

Dê como resposta a soma dos números das asserções corretas.

Explique o que é e qual a finalidade da hipótese científica.

A partir das informações dadas, enumere as informações, em ordem sequencial, de acordo com as etapas do método científico:

(  ) Conclusões (  ) Possíveis respostas para a pergunta em questão (hipótese) (  ) Etapa experimental (  ) Dúvida sobre determinado fenômeno da natureza (  ) Levantamento de deduções

Letra D
Teorias científicas são estruturas que explicam e interpretam os fenômenos da natureza. São o resultado de hipóteses ou leis testadas e confirmadas, com bastante critério, por diversos estudos e experimentos. Apesar de todo o critério para uma ideia conquistar o patamar de teoria, nenhuma pode ser considerada verdade absoluta, já que novas teorias podem ser formuladas, substituindo-a.

01 está correta.

02 está correta.

04 está incorreta. Após a formulação da hipótese, esta deve ser deduzida, para que, por meio de novas observações e/ou experimentos, se conclua quanto à validade ou não da hipótese.

08 está incorreta. A conclusão é a última etapa do método científico.

Portanto, o somátorio correto é 3.

Hipóteses científicas são prováveis respostas a um fenômeno, mas que ainda não foram comprovadas cientificamente. Elas precedem estudos prévios sobre o assunto, não sendo, portanto, somente um palpite. Além disso, uma hipótese só pode ser considerada se houver possibilidade de ser testada. O levantamento de hipóteses é importante porque a partir dele é que serão feitas previsões sobre as hipóteses, sendo comprovadas ou não por meio de experimentos. 

A diferença entre o conhecimento empírico, o científico, o filosófico e o teológico está em como o adquirimos.

  • O conhecimento empírico diz respeito ao conhecimento popular. É o que aprendemos a partir da nossa interação e observação do mundo;
  • O conhecimento científico compreende as informações e fatos que são comprovados por meio da ciência;
  • O conhecimento filosófico nasce a partir do pensamento crítico e das reflexões que o ser humano é capaz de fazer;
  • O conhecimento teológico, ou religioso, é o baseado na fé religiosa, acreditando que ela detém a verdade absoluta.

Empírico Científico Filosófico Teológico
O que é Esse tipo de conhecimento surge a partir da interação do ser humano com o ambiente que o rodeia. Engloba informações e fatos que foram comprovados, tendo como base análises e testes científicos. É o conhecimento lógico-racional orientado pela construção de conceitos. Acredita que a fé religiosa possui a verdade absoluta e apresenta todas as explicações para justificar esta crença.
Valor Valorativo, apoiando-se nas experiências pessoais. Factual, lida com fatos e ocorrências. Valorativo, pois lida com hipóteses e teorias que podem ou não ser comprovadas. Valorativo, apoiando-se nas doutrinas sagradas.
Verificação É verificável. É verificável. Pode ou não ser verificável. Não é verificável.
Exatidão Falível e inexato. Falível e aproximadamente exato. Falível e aproximadamente exato. Infalível e exato.
Sistema Assistemático, pois é organizado com bases nas experiências de um sujeito, e não em um estudo para observar o fenômeno. Sistemático, pois é um saber ordenado logicamente. É sistemático, pois é um saber lógico-racional, mesmo que não haja comprovação. Conhecimento sistemático do mundo.

O que é conhecimento empírico?

É o chamado conhecimento popular. Ou seja, aquele adquirido através da observação e da interação do ser humano com o ambiente ao redor. É resultante do senso comum e pode ser baseado em experiências, sem a necessidade de uma comprovação científica.

Nele, não há uma preocupação em refletir criticamente sobre o objeto em observação, limitando-se apenas à dedução.

Como é adquirido através de simples deduções e sem provas concretas, é um conhecimento falível e inexato. Porém, pode ser verificado, pois se trata de coisas ligadas ao dia a dia.

Exemplo: Um agricultor que, mesmo sem nenhum estudo, sabe exatamente quando plantar e colher cada vegetal. Isto apenas por observar e aprender com os resultados de colheitas anteriores.

O que é conhecimento científico?

O conhecimento científico está relacionado com a lógica e o pensamento crítico e analítico. É o conhecimento que temos sobre fatos analisados e comprovados cientificamente, de modo que sua veracidade ou falsidade podem ser comprovadas.

É um conhecimento factual e está baseado em experiências comprovadas. Por isso, também é falível e aproximadamente exato, pois novas ideias podem modificar teorias antes aceitas. Também é verificável, pois surge através de resultados científicos.

Exemplo: A descoberta de outros planetas, por meio da observação com telescópios super desenvolvidos.

O conhecimento filosófico é baseado na reflexão e construção de conceitos e ideias, a partir do uso do raciocínio em busca do saber.

O conhecimento filosófico surgiu a partir da capacidade do ser humano de refletir, principalmente sobre questões subjetivas, imateriais, conceitos e ideias.

As teorias filosóficas não possuem a necessidade de teste ou verificação através da observação. É falível caso apresente falhas lógicas.

Exemplo: O pensamento sobre a existência de outros planetas, ainda que não houvesse ferramentas para essa verificação.

O que é conhecimento teológico?

O conhecimento teológico, ou religioso, é baseado na fé religiosa. Assim, acredita-se que a religião é a verdade absoluta e possui todas as explicações para os mistérios que rondam a mente humana.

Não há a necessidade de verificação científica para que determinada "verdade" seja aceita sob a ótica do conhecimento religioso. Desse modo, o conhecimento teológico é infalível e exato, pois se trata de uma verdade sobrenatural.

Exemplo: O mundo e os homens foram criados por Deus.

Veja a diferença entre:

Assinale a opção que apresenta uma afirmativa incorreta sobre o conhecimento teológico:

Técnicas de Estudo e Pesquisa 23 Exercícios – unidade 1 1. Assinale a opção que apresenta uma afirmativa incorreta sobre o conhecimento teológico: a) Baseia-se na razão para questionar os problemas humanos e discernir entre o certo e o errado. b) É valorativo. c) Inspiracional. d) Infalível. e) Não verificável. 2. Marque a opção que apresenta uma característica errada do método científico: a) Forma pela qual alcançamos um objetivo. b) Conjunto de processos para conhecer uma realidade, produzir um objeto ou desenvolver certos comportamentos. c) Meio através do qual uma hipótese pode ser comprovada ou refutada. d) Não é imprescindível à Ciência. e) Permite a fiel reprodução do sistema de conhecimento. 3. Marque a opção que apresenta uma característica errada do método indutivo: a) A partir das regras, formam-se os exemplos particulares. b) Partindo de premissas particulares, inferimos uma verdade geral. c) Possui 3 fases: Observação do Fenômeno, Descoberta da Relação entre Eles e Generalização da Relação. d) Pode ser exemplificado a partir de: Pedro, José e João são homens. Pedro, José e João são mortais. Logo, todos os homens são mortais. e) Pode ser utilizado como método nas ciências naturais. Técnicas de Estudo e Pesquisa 24 4. Marque a opção que apresenta uma afirmação correta sobre o conhecimento científico: a) Também chamado de vulgar ou ordinário. b) Conhecimento dos fatos sem lhes inquirir as causas. c) É superficial, acontece por informação ou experiência casual. d) É ametódico. e) Sistemático. 5. Assinale a opção que apresenta uma afirmativa incorreta sobre o conhecimento popular: a) Também chamado de vulgar ou de senso comum. b) Corresponde ao conhecimento dos fatos sem lhes inquirir as causas. c) É superficial, acontece por informação ou experiência casual. d) É sistemático e metódico. e) Constitui a maior parte do conhecimento de um ser humano.

Assinale a opção que apresenta uma afirmativa incorreta sobre o conhecimento teológico:
Assinale a opção que apresenta uma afirmativa incorreta sobre o conhecimento teológico:
Assinale a opção que apresenta uma afirmativa incorreta sobre o conhecimento teológico: