Algum tipo de arte já estimulou você a pensar sobre as relações com as pessoas com quem convive

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Algum tipo de arte já estimulou você a pensar sobre as relações com as pessoas com quem convive
ATIVIDADECapítulo 1: ARTE E VIDA COLETIVA- Página 11:1) O que você entende pela palavra coletivo?2) Observe a imagem da performance Divisor (na página 10). Quais elementos chamam suaatenção?3) Quais desses elementos podem ser associados à ideia de coletividade?-Para refletir (página 11):1) Você considera que uma manifestação artística pode promover transformações no cotidiano? Porquê?2) Algum tipo de arte já estimulou você a pensar sobre as relações com as pessoas com quemconvive? Comente.- Página 121) Quais são os espaços públicos que você costuma frequentar em sua cidade? Como é ainteração entre as pessoas nesses locais? Que tipo de encontros poderiam ocorrer nesses locaise quais de fato acontecem?2) Observe a imagem acima. O que parece estar acontecendo nessa praça? O que você identificacomo intervenção artística nessa imagem?3) Quais ações semelhantes à realizada pelo coletivo OPAVIVARÁ! acontecem ou poderiamacontecer em sua cidade?ESCOLA MUNICIPAL ALDACI BARBOSA- DISTRITO DE EDUCAÇÃO - IIDISCIPLINA: ARTES SÉRIE: 9 ºPROFESSOR (A): LIGIA CIDADE SEMANA:01/02/2021 A 05/02/2021INSTRUÇÕES:1. As atividades e conteúdos terão que ser feitassemanalmente.2. O aluno terá que seguir corretamente todas asinstruções.3. Os alunos terão que guardar as atividades em seucaderno para que quando voltemos as aulaspresenciais possamos corrigir.1.4. Os conteúdos envolvem os livros didáticos e é obrigatórioa sua leitura.5. Caso o aluno não faça a atividade no dia programado,tentar fazer em outro dia e terminar o quanto antes durantea semana.6. Caso não possua livro didático, o aluno deve se atentarpara as instruções das atividades.4) Sua comunidade se manifesta e participa das discussões sobre o que acontece em sua escolaou em seu bairro? Como?Bons estudos e boa sorte!(Você deve enviar a atividade para o drive ou para o meu número no whatsaap, ok? Atéa próxima semana!)

Algum tipo de arte já estimulou você a pensar sobre as relações com as pessoas com quem convive

R A M A H U G O L IM A /C EN TR O D E TE AT R O D O O PR IM ID O 6 7 Capítulo 3 Dançar e pensar a sociedade 45 Sobrevoo No encontro também aprendemos sobre nós mesmos 46 Para experimentar: Um encontro por meio da dança 50 Para pesquisar: Passinho, a emergência de uma dança urbana brasileira 52 Foco na História: O início do movimento hip-hop 54 Foco no... Hip-hop no Brasil 56 Foco no conhecimento Estratégias para dançar em grupo 58 Processos de criação 60 Organizando as ideias 61 Capítulo 4 Arte que difunde ideais 63 Para pesquisar: Cartazes 63 Sobrevoo Arte e transformação social 64 Para pesquisar: Artes gráficas 65 Foco na História: As vanguardas russas 66 Para experimentar: Pintura com estêncil 69 Foco em... Alexander Rodchenko 72 Para experimentar: Experimentações do olhar 75 Foco no conhecimento Fanzine 76 Processos de criação 77 Organizando as ideias 79 A N D R EA E B ER T © K U LA G IN A , V A LE N TI N A /A U TV IS , B R A SI L, 2 01 8 – M U SE U D E A R TE S M A R T, C H IC A G O 7 8 Capítulo 5 Coletividades que transformam: o teatro de grupo 81 Sobrevoo Coletivos em criação e intervenção na sociedade 82 Para experimentar: Confiar no outro 82 Para experimentar: Movendo-se em coro 87 Foco na História: O teatro experimental do negro 91 Para pesquisar: Teatro de grupo latino-americano 92 Foco no... Teatro de grupo e transformação social 93 Foco no conhecimento Criação coletiva e processo colaborativo 95 Processos de criação 97 Organizando as ideias 99 Capítulo 6 Música e vida em transformação 101 Sobrevoo Músicas e contextos 102 Para pesquisar: As músicas do álbum Tropicalia ou Panis et circencis 108 Foco na História: 1968 – Manifestação política e musical da juventude 110 Para experimentar: Criando versos 112 Foco em... Nina Simone 113 Foco no conhecimento Estruturas musicais 116 Processos de criação 118 Organizando as ideias 119 D AV ID R ED FE R N /R ED FE R N S/ G ET TY IM A G ES R A FA EL T EL LE S/ C LO W N S D E SH A K ES PE A R E 8 9 Capítulo 8 Práticas para estar juntos 139 Para experimentar: Imaginar e transformar modos de estar juntos 142 Para experimentar: Customizar com o grafite 144 Para experimentar: Uma publicação teatral 147 Para experimentar: A letra da canção vira dança 148 Processos de criação Organizando um sarau 150 Organizando as ideias 153 Índice remissivo 154 Referências 155 Referências bibliográficas 156 Guia do CD 160 Capítulo 7 Entre a indústria cultural e a transformação social 121 Sobrevoo Teatro, música e coletividade 122 Foco na História: Em busca de um teatro nacional e popular 125 Para experimentar: Criando uma cena a partir de uma música 126 Para pesquisar: Rap e construção narrativa 131 Foco no... Teatro musical 132 Foco no conhecimento Elementos do teatro musical 135 Processos de criação 136 Organizando as ideias 137 SA R A K R U LW IC H /T H E N EW Y O R K T IM ES /F O TO A R EN A JU C A M A R TI N S/ O LH A R IM A G EM – M U SE U A B ER TO D E A R TE U R B A N A , S Ã O P A U LO 9 10 Participantes da performance Divisor realizada em uma exposição em Hong Kong em 2013. 1010 Este capítulo, “Arte e vida co- letiva”, relaciona-se às Unida- des temáticas da BNCC: Artes visuais; Dança; Música; Teatro; Artes integradas. De acordo com as Competên- cias específicas do Componente Curricular Arte, os conteúdos trabalhados neste capítulo bus- cam levar os estudantes a: 1. Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos po- vos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de di- versas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reco- nhecer a arte como um fenô- meno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades. 2. Compreender as relações en- tre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de in- formação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de pro- dução, na prática de cada lin- guagem e nas suas articulações. 4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando es- paços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. 6. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consu- mo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, mo- dos de produção e de circulação da arte na sociedade. 7. Problematizar questões polí- ticas, sociais, econômicas, cien- tíficas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produ- ções, intervenções e apresenta- ções artísticas. 8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho co- letivo e colaborativo nas artes. para auxiliá-lo a organizar e enriquecer o trabalho neste bimestre: • um Plano de desenvolvimento com uma seleção de objetos de conhecimento, habilidades e práticas pedagógicas a serem utilizados ou adaptados de acordo com a sua realidade ou necessidade para o período. • três Sequências didáticas: 1. “Coreografando com cartas”; 2. “Nossas canções para todos”; 3. “Jogando com o público”. • uma proposta de Projeto que integra os componentes curriculares Arte, Ciências e Matemática. 111o BIMESTRE ARTE E VIDA COLETIVA O que você entende pela palavra “coletivo”? Resposta pessoal. Coletivo pode se referir a algo que é composto ou compartilhado por mais de uma pessoa. Nesse sentido, grande parte do que está ao seu redor pode ser considerado coletivo: espaços públicos, ideias, questões sociais ou bens culturais. Atualmente, é comum usar a palavra “coletivo” para se referir também a grupos de artistas que trabalham com diferentes linguagens artísticas. Isso geralmente enfatiza a opção de se organizar de modo que todos os integrantes tenham o mesmo protagonismo nas decisões do grupo e nos processos de criação. Nos diferentes usos da palavra “coletivo” que poderão aparecer neste livro, tratar-se-á sempre da relação entre pessoas e, consequentemente, das questões e dos desafios que podem surgir dos modos de convivência. Observe a imagem ao lado. Quais elementos chamam a sua atenção? Quais desses elementos podem ser associados à ideia de coletividade? A artista visual Lygia Pape (1927-2004) realizou a performance Divisor pela primeira vez em 1968. Como pode ser visto na imagem, na intervenção um longo tecido branco com diversas fendas era colocado sobre o coletivo de participantes, permitindo que apenas as suas cabeças ficassem visíveis. Desse modo, ao se movimentar, cada participante necessariamente interagia com todos os outros – e a movimentação coletiva gerava uma espécie de coreografia improvisada. Você vê alguma relação entre a performance e a convivência das pessoas nos coletivos dos quais você faz parte, como a família, a escola, o país ou outros? 1 2 Respostas pessoais. 3 Resposta pessoal. Reflita sobre as seguintes questões e compartilhe suas respostas com os colegas e com o professor. Respostas pessoais. 1 Você considera que uma manifestação artística pode promover transformações no cotidiano? Por quê? 2 Algum tipo de arte já estimulou você a pensar sobre as relações com as pessoas com quem convive? Comente. Para refletir K IN C H E U N G /A P P H O TO /G LO W IM A G E S – © P R O JE TO L Y G IA P A P E 11 Sobre o capítulo Este capítulo foca nas ideias de coletividade e vida coletiva. O objetivo é introduzir e desdo- brar uma das perguntas que nortearão este livro: “Como as artes transformam as realida- des e são transformadas nesta relação?”. A partir desse recor- te, apresentaremos exemplos artísticos que propõem modos específicos de convívio e de ex- periência da vida em comum: seus conflitos, debates, jogos, normas e improvisos. Sobre a imagem A imagem da performance

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