A escravidão reabilitada expressão popular 2022

A escravidão reabilitada expressão popular 2022

Loading Preview

Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.

Sites Fundação Perseu Abramo

Editorias

Jacob Gorender | 2016
296 Páginas
Editora: EDITORA EXPRESSÃO POPULAR e EDITORA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
ISBN:

A escravidão reabilitada expressão popular 2022

Nesta reedição de A escravidão reabilitada, Jacob Gorender responde às críticas dos setores conservadores à sua obra anterior, O escravismo colonial, dos anos 1970, impulsionados pela crescente ofensiva neoliberal dos anos 1990.

O revisionismo histórico requentou a antiga tese de um suposto escravismo brasileiro patriarcal e benigno, com raízes em Gilberto Freyre, para justificar a existência de dominadores de ontem e de hoje. Neste livro, ele demonstra a debilidade histórica e teórica dessas análises que empreendiam verdadeira suavização do escravismo brasileiro. Esta obra é de extrema atualidade tanto para a batalha das ideias no campo da historiografia e da teoria da história quanto para compreender o passado escravista brasileiro e suas permanências.

A reedição de A escravidão reabilitada, vinte e seis anos depois de seu lançamento, sublinha a atualidade do debate sobre a questão do negro na sociedade brasileira. Leitura aconselhada para os estudantes, professores e pesquisadores de história, sociologia, economia, política,militantes dos movimentos populares, em especial, do movimento negro, e sindicalistas.

Fonte da informação: site da editora Expressão Popular

A escravidão reabilitada expressão popular 2022

Ficha técnica Título: A escravidão reabilitada Autor: Jacob Gorender Editora: Expressão Popular Ano da publicação: 2016 Páginas: 400

Preço: R$ 35,00

Nesta aguardada reedição, o autor responde às críticas dos setores conservadores à sua obra anterior, O escravismo colonial, dos anos 1970, impulsionados pela crescente ofensiva neoliberal dos anos 1990. O revisionismo histórico requentou a antiga tese de um suposto escravismo brasileiro patriarcal e benigno, com raízes em Gilberto Freyre, para justificar a existência de dominadores de ontem e de hoje. Neste livro, ele demonstra a debilidade histórica e teórica dessas análises que empreendiam verdadeira suavização do escravismo brasileiro. Esta obra é de extrema atualidade tanto para a batalha das ideias no campo da historiografia e da teoria da história quanto para compreender o passado escravista brasileiro e suas permanências. A reedição de A escravidão reabilitada, vinte e seis anos depois de seu lançamento, sublinha a atualidade do debate sobre a questão do negro na sociedade brasileira. Leitura aconselhada para os estudantes, professores e pesquisadores de história, sociologia, economia, política,militantes dos movimentos populares, em especial, do movimento negro, e sindicalistas.

Título: A Escravidao Reabilitada - 1ªed.(2017)

ISBN: 9788577432813

Idioma: Português

Encadernação: Brochura

Páginas: 400

Ano de edição: 2017

Edição:

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.