A África é o berço da humanidade e da civilização por que

Página 1 de 50 - Cerca de 500 ensaios

  • 1158 palavras | 5 páginas

    Por que podemos considerar que a África é o berço da humanidade? Evidências apontam que o processo evolutivo teve seu começo na África. E não bastando essas evidências, podemos contar também com as pesquisas na área da genética que indicam com nitidez uma origem comum do homem moderno na África. A transformação do Homo Sapiens em formas modernas teria ocorrido primeiramente na África. Com essa conclusão, nos leva a crer que todos os humanos de hoje são descendentes de africanos, que se processa até os dias de hoje. Mudanças genéticas que provocaram novas características às populações locais. imperial e que geralmente não têm qualquer relação com as fronteiras naturais, geográficas ou étnicas. O colonialismo gerou também uma identificação política e econômica com a metrópole colonial, particularmente forte no caso das ex-colônias francesas, e que persiste até hoje, acarretando inclusive um certo grau de dependência. Além disso, considerações extra-africanas ainda inibem a politica internacional de muitos Estados do continente.25 A relativa brevidade da dominação europeia na África teve também como resultado a fixação de instituições e hábitos das várias potências coloniais. A sobreposição de culturas estrangeiras e indígenas criou uma diferença de perspectiva entre os países africanos de língua inglesa e de língua francesa, que tende a dificultar ainda mais as relações entre esses dois grupos de países.25 Conscientes desses óbices, muitos líderes africanos têm-se

  • 792 palavras | 4 páginas

    ÁFRICA BERÇO DA HUMANIDADE A mais marcante das singularidades africanas é o fato de seus povos autóctones terem sido os progenitores de todas as populações humanas do planeta, o que faz do continente africano o berço único da espécie humana. Os dados científicos que corroboram tanto as análises do DNA mitocondrial(6) quanto os achados paleoantropológicos apontam constantemente nesse sentido. O continente africano, palco exclusivo dos processos interligados de hominização e de…

  • 276 palavras | 2 páginas

    E.E. GABRIELA RIBEIRO ANDRADA. PROJETO “ÁFRICA BERÇO DA HUMANIDADE” LEMA: ÁFRICA E SEUS RITMOS. OBJETIVOS • Valorizar e respeitar a cultura e o povo afro descendente. • Conhecer um pouco mais sobre o continente africano. • Conhecer e vivenciar produções culturais brasileiras com influências africanas. CONTÉUDOS • África um continente a descobrir. • Personalidades • Música dança e contos. ANOS: Ensino fundamental II e Médio. TEMPO ESTIMADO: um…

  • 311 palavras | 2 páginas

    África berço da humanidade A África é considerada o berço da humanidade e da civilização porque podemos verificar que passando por ancestrais pertencentes a várias espécies do gênero Australopitecos, e às espécies primitivas do gênero Homo (desde o Homo ha bílis até o Neandertal e seus pares) - que o caminho evolutivo conduz o Homo sapiens ao homem moderno. O Homo ereto, autor de importantes avanços na manufatura de implementos como o machado, teria saído da África há quase dois milhões…

  • 258 palavras | 2 páginas

    à história da África, a África é considerada o berço da humanidade e da civilização porque podemos verificar que passando por ancestrais pertencentes a várias espécies do gênero Australopithecus e às espécies primitivas do gênero Homo (desde o Homo habilis até o neandertal e seus pares) - que o caminho evolutivo conduz o Homo sapiens ao homem moderno. Afirma a autora, e hoje é consenso entre cientistas que esse processo evolutivo teve seu começo na África. O Homo erectus, hominídeo…

  • 709 palavras | 3 páginas

    11/10/2005 15:07 Page 58 INFOGRÁFICO: ALEXANDRE JUBRAN E LUIZ IRIA NE187 africa ÁFRICA ÁFRICA HOJE Berço da humanidade e do conhecimento FOI NA ÁFRICA, HÁ MILHÕES DE ANOS, QUE APARECERAM NOSSOS ANCESTRAIS E DALI PARTIRAM PARA POVOAR A EUROPA E A ÁSIA. LÁ TAMBÉM FORAM ENCONTRADOS OS PRIMEIROS CENTROS UNIVERSITÁRIOS E CULTURAIS DE QUE SE TEM REGISTRO (TUMBUCTU, GAO E DJENE). VOCÊ PODERÁ LOCALIZAR ESSAS INFORMAÇÕES NO INFOGRÁFICO, ASSIM COMO OS PRINCIPAIS IMPÉRIOS,…

  • 2666 palavras | 11 páginas

    * A ÁFRICA COMO BERÇO DA HUMANIDADE; A África é considerada o berço da humanidade e da civilização porque podemos verificar que passando por ancestrais pertencentes a várias espécies do gênero Australopitecos, e às espécies primitivas do gênero Homo (desde o Homo habílis até o Neandertal e seus pares) - que o caminho evolutivo conduz o Homo sapiens ao homem moderno. O Homo erectus, autor de importantes avanços na manufatura de implementos como o machado, teria saído da África há…

  • 318 palavras | 2 páginas

    sobre a África e também sobre nossas origens. A imagem que temos da África, talvez por falta de conhecimento, é a de um continente sem história, e isso porque todos os olhares se voltaram para a Europa como sendo o centro de tudo. Parte dessa explicação está nos séculos XV-XIX quando os europeus foram dominando a África, como conseqüência da expansão marítima comercial. Com a Revolução Industrial, século XIX, a Europa tende a ser vista como sendo modelo de civilização e de cultura,…

  • 726 palavras | 3 páginas

    Africa, o berço da Humanidade 1. Uma longa Historia Tradicionalmente as origens da humanidade eram situadas pelos historiadores umca epoca conhecida como pré-historia. A pre historia é definida como periodo compreeendido entre o aparecimento dos primeiros hominideos e a invençao da escrita. Fontes coo imagens, objetos do cotidiano e relatos orais, por exemplo, passaram a ter a mesma importancia que a escrita no processo do conhecimento historico. Muitos povos só entraram em contato…

  • 629 palavras | 3 páginas

    passado Até meados do século XIX, as únicas referências sobre os povos que viveram na Mesopotâmia no período anterior a Cristo eram alguns trechos do Velho Testamento, um dos livros da Bíblia. Muitos dos objetos milenares produzidos pelos antigos povos da Mesopotâmia encontram-se hoje em museus de diversos países. Entretanto, esse patrimôniocultural sofreu perdas irreparáveis durante a Guerra do Iraque, em 2003. 2. Os sumérios e a invenção da escrita Os sumérios foram o…

De acordo com um estudo publicado hoje (28) na revista científica Nature, os primeiros Homo sapiens sapiens — subespécie que originou o homem atual — surgiu na porção norte da Botsuana, país ao sul do continente africano. Segundo a pesquisa, esses nossos ancestrais teriam aparecido na região há cerca de 200 mil anos e lá permanecido por mais 70 mil.

O local abrigava o maior sistema de lagos da época, chamado Makgadikgadi (aproximadamente do tamanho da Suíça). Uma mudança nos regimes de chuva teria transformado o local em um pântano, onde a biodiversidade teria aumentado exponencialmente e permitido o surgimento de diversas espécies, a exemplo da nossa.

Há cerca de 130 mil anos, alguns dos povos humanos teriam começado a migrar, tanto para sul quanto para norte. Os que rumaram a sudoeste foram os mais bem-sucedidos: graças ao seu recém-adotado hábito de tornar ao mar em busca de alimentos, eles encontraram melhores condições de vida e prosperaram.

Por outro lado, o grupo que permaneceu perto do Makgadikgadi sobreviveu de forma mais pobre, ainda que bem-sucedida. Ao longo dos milhares de anos, eles deram origem às atuais populações que habitam as redondezas do deserto de Kalahari, no sul da África.

A técnica que permitiu essas descobertas tão detalhadas foi a análise do DNA mitocondrial, que possibilitou aos cientistas compreenderem a velocidade das mutações genéticas da espécie e, assim, entenderem as relações de parentesco e as migrações dos povos da época. Dessa forma, os pesquisadores traçaram a mais precisa árvore genealógica humana já descrita.

De acordo com a geneticista australiana Eva Chan, coautora do estudo, em entrevista a VEJA: “A pesquisa leva a conclusões genéticas, da linguagem e da cultura que permitem elaborar uma compreensão muito maior das nossas origens como seres humanos”. Pouco a pouco, com o apoio da ciência, vamos descobrindo mais sobre o nosso começo — e, quem sabe, sobre o nosso futuro.