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1 (UEL) "Desde suas origens entre os filósofos da antiga Grécia, a Ética é um tipo de saber normativo, isto é, um saber que pretende orientar as ações dos seres humanos". 
Fonte: CORTINA, A.; MARTÍNEZ, E. Ética. Tradução de Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Edições Loyola, 2000, p. 9. 

Com base no texto e na compreensão da ética aristotélica, é correto afirmar que a ética: 

a) Orienta-se pelo procedimento formal de regras universalizáveis, como meio de verificar a correção ética das normas de ação. 


b) Adota a situação ideal de fala como condição para a fixação de princípios éticos básicos, a partir da negociação discursiva de regras a serem seguidas pelos envolvidos. 
c) Pauta-se pela teleologia, indicando que o bem supremo do homem consiste em atividades que lhe sejam peculiares, buscando a sua realização de maneira excelente. 
d) Contempla o hedonismo, indicando que o bem supremo a ser alcançado pelo homem reside na felicidade e esta consiste na realização plena dos prazeres. 
e) Baseada no emotivismo, busca justificar a atitude ou o juízo ético mediante o recurso dos próprios sentimentos dos agentes, de forma a influir nas demais pessoas. 


Resposta: C

2 (UEL) Ora, nós chamamos aquilo que deve ser buscado por si mesmo mais absoluto do que aquilo que merece ser buscado com vistas em outra coisa, e aquilo que nunca é desejável no interesse de outra coisa mais absoluto do que as coisas desejáveis tanto em si mesmas como no interesse de uma terceira; por isso chamamos de absoluto e incondicional aquilo que é sempre desejável em si mesmo e nunca no interesse de outra coisa".Fonte: ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. São Paulo: Nova Cultural, 1987, 1097b, p. 15.De acordo com o texto e os conhecimentos sobre a ética de Aristóteles, assinale a alternativa correta:a) Segundo Aristóteles, para sermos felizes é suficiente sermos virtuosos.b) Para Aristóteles, o prazer não é um bem desejado por si mesmo, tampouco é um bem desejado no interesse de outra coisa.c) Para Aristóteles, as virtudes não contam entre os bens desejados por si mesmos.d) A felicidade é, para Aristóteles, sempre desejável em si mesma e nunca no interesse de outra coisa.

e) De acordo com Aristóteles, para sermos felizes não é necessário sermos virtuosos. 

Resposta: D

3 (UEL) "E justiça é aquilo em virtude do qual se diz que o homem justo pratica, por escolha própria, o que é justo, e que distribui, seja entre si mesmo e um outro, seja entre dois outros, não de maneira a dar mais do que convém a si mesmo e menos ao seu próximo (e inversamente no relativo ao que não convém), mas de maneira a dar o que é igual de acordo com a proporção; e da mesma forma quando se trata de distribuir entre duas outras pessoas".Fonte: ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da versão inglesa de W. D. Ross. São Paulo: Nova Cultural, 1987, p. 89.De acordo com o texto e os conhecimentos sobre a justiça em Aristóteles, é correto afirmar:a) É possível que um homem aja injustamente sem ser injusto.b) A justiça é uma virtude que não pode ser considerada um meio-termo.c) A justiça corretiva deve ser feita de acordo com o mérito.d) Os partidários da democracia identificam o mérito com a excelência moral .

e) Os partidários da aristocracia identificam o mérito com a riqueza. 

Resposta: A

4 (UEL) "Desde suas origens entre os filósofos da antiga Grécia, a Ética é um tipo de saber normativo, isto é, um saber que pretende orientar as ações dos seres humanos".Fonte: CORTINA, A.; MARTÍNEZ, E. Ética. Tradução de Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Edições Loyola, 2000, p. 9.Com base no texto e na compreensão da ética aristotélica, é correto afirmar que a ética:a) Orienta-se pelo procedimento formal de regras universalizáveis, como meio de verificar a correção ética das normas de ação.b) Adota a situação ideal de fala como condição para a fixação de princípios éticos básicos, a partir da negociação discursiva de regras a serem seguidas pelos envolvidos.c) Pauta-se pela teleologia, indicando que o bem supremo do homem consiste em atividades que lhe sejam peculiares, buscando a sua realização de maneira excelente.d) Contempla o hedonismo, indicando que o bem supremo a ser alcançado pelo homem reside na felicidade e esta consiste na realização plena dos prazeres.

e) Baseada no emotivismo, busca justificar a atitude ou o juízo ético mediante o recurso dos próprios sentimentos dos agentes, de forma a influir nas demais pessoas. 

Resposta: C

5 Em relação à ética de Aristóteles, podemos afirmar que:A) trata-se de uma deontologia, pois visa à felicidade.B) é baseada nas virtudes dianoéticas que dependem do hábito.C) tem por finalidade última o exercício da virtude da justiça.

D) considera a instrução e o hábito fundamentais para a virtude. 


Resposta: D

6 Aristóteles, na Ética a Nicômaco, acerca da phronesis, que pode ser traduzida como prudência ou discernimento, afirma que:A) é uma qualidade racional que leva à verdade no tocante às ações relacionadas aos bens humanos.B) é uma virtude moral que leva ao meio termo entre duas formas de deficiência moral.C) é impossível ser uma virtude intelectual porque não é conhecimento científico nem arte.

D) é a virtude intelectual que permite contemplar a idéia de bem e aplicá-la às situações humanas. 


Resposta: A


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 por Gustavoadp Sab 30 Jul 2016, 09:52

(UEL) Ora, nós chamamos aquilo que deve ser buscado por si mesmo mais absoluto do que aquilo que merece ser buscado com vistas em outra coisa, e aquilo que nunca é desejável no interesse de outra coisa mais absoluto do que as coisas desejáveis tanto em si mesmas como no interesse de uma terceira; por isso chamamos de absoluto e incondicional aquilo que é sempre desejável em si mesmo e nunca no interesse de outra coisa".
Fonte: ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. São Paulo: Nova Cultural, 1987, 1097b, p. 15.De acordo com o texto e os conhecimentos sobre a ética de Aristóteles, assinale a alternativa correta:A) Segundo Aristóteles, para sermos felizes é suficiente sermos virtuosos.B) Para Aristóteles, o prazer não é um bem desejado por si mesmo, tampouco é um bem desejado no interesse de outra coisa.C) Para Ari as virtudes não contam entre os bens desejados por si mesmos.

D) A felicidade é, para Aristóteles, sempre desejável em si mesma e nunca no interesse de outra coisa.

E) De acordo com Aristóteles, para sermos felizes não é necessário sermos virtuosos.Tudo bem que a felicidade tem que ser buscada como a mais absoluta. Mas se considerarmos a E como errada, não estaríamos invalidando a D? Pois se buscarmos, também, a virtude, a felicidade já não vai mais ser a busca absoluta.

"... por isso chamamos de absoluto e incondicional aquilo que é sempre desejável em si mesmo e nunca no interesse de outra coisa"

A virtude não seria essa "outra coisa"? Portanto, a busca da felicidade já não seria absoluta se considerar a E como falsa.

Alguém pode esclarecer isso pra mim?

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 por hugo araujo Sab 30 Jul 2016, 11:49

Para Aristóteles a felicidade não se encontra na busca por prazeres mundanos, como posse de bens materiais, status etc, no texto, ele chama isso de '' interesse de outra coisa''. No entanto, a felicidade na sua concepção está no exercício da racionalidade, esse pensamento guia o homem na direção do equilibro dos apetites e instintos com as virtudes éticas, ideia também conhecida como ''justa medida'' ou ''meio termo''.Os prazeres devem se submeter a razão. Tal submissão ocorre por meio das virtudes éticas, pelas quais a razão impõe sua determinação aos apetites e instintos, podendo dominá-losUm exemplo:O sentimento original é o prazer, seu excesso é a libertinagem, sua falta é a insensibilidade, seu meio termo ou virtude é a temperança.Para concluir, segue uma citação aristotélica que sumariza esse raciocínio:

''o homem não nasce bom, mas torna-se bom a partir da prática da virtude, alcançando assim a felicidade.''


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 por Gustavoadp Sab 30 Jul 2016, 23:29

Mas tirando essa conhecimento prévio, como se dá essa resolução através do texto e da análise das alternativas?

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 por hugo araujo Seg 01 Ago 2016, 14:30

Ao meu ver o texto não nos diz muita coisa.O enunciado é bem incisivo:

De acordo com o texto e os conhecimentos sobre a ética de Aristóteles, assinale a alternativa correta:

Essa afirmativa E vai totalmente contra a filosofia ética de Aristóteles.


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