Transição capilar o que é

A transição capilar vem se tornando cada vez mais popular, mas ainda é possível que haja algumas dúvidas básicas sobre o assunto, não é mesmo? Esse retorno à textura natural dos fios,  que passaram por alisamento ou outras químicas, nem sempre é fácil e, por isso mesmo é super importante que se entenda bem todo o processo de transição capilar, como cuidar, a duração, se você se encaixa mais no perfil de esperar o cabelo natural crescer ou cortar de uma vez toda a parte com química, entre outros.

Pensando exatamente em responder essas e outras questões sobre transição capilar, nós criamos este artigo! Pronta para aprender tudo sobre transição capilar? Então vamos nessa!

Transição capilar o que é
Instagram: @tuanyweiny

Afinal, o que é transição capilar

Transição capilar o que é

Transição capilar é o processo que o cabelo quimicamente tratado passa no seu retorno à textura natural.

Quem opta por deixar os processos químicos, tem dois caminhos a seguir:

  • Cortar o cabelo bem curtinho, quase careca e esperar que cresça novamente.
  • Conviver com duas texturas diferentes durante algum tempo (raiz cacheada ou crespa e comprimento liso) e ir cortando aos poucos.

Transição capilar o que é
Instagram: @alexane.mk

A maioria das mulheres opta pelo segundo caminho, a transição propriamente dita. Porém, durante o processo é preciso lidar com várias questões, como:

  • O cabelo com cachos ou crespo exige cuidados diferentes do alisado ou relaxado.
  • Contornar o problema estético causado pela diferença entre a raiz natural e o comprimento alisado.
  • A ansiedade em ver o cabelo todo por igual novamente.
  • Aprender a cuidar dos fios durante o processo, com produtos específicos para hidratação, umectação e reconstrução.

É possível, e comum, que esse processo seja um pouquinho demorado e que, as vezes, a pessoa se sinta um pouco frustrada com o cabelo metade liso e metade na textura natural. Assim, paciência realmente é fundamental, você vai ver que, no final das contas, todo esse processo de transição capilar vai valer a pena e terá um gostinho especial de liberdade.

Quanto tempo dura

Não é possível dizer qual é o tempo exato de dur ação da transição capilar, já que a velocidade de crescimento do cabelo e do comprimento desejado é algo individual.

Entretanto, é importante dizer que a transição capilar não acontece do dia para a noite, tá? É necessário calma e paciência, já que, no geral, o cabelo cresce aproximadamente 1cm por mês e a transição pode durar mais de um ano.

Por isso, não deixe de pesquisar e analisar a transição capilar de outras pessoas, mas entenda que cada processo é único e que, o mais relevante, é que você saiba como cuidar dos seus fios e que defina quais caminhos são melhores a serem seguidos na sua transição capilar especificamente.

Transição capilar o que é
Instagram: @drielebr

Big chop ou BC

O big chop (“grande corte”) consiste em retirar toda a parte alisada que ainda resta no cabelo. Para não ter que adotar um corte extremamente curto, deve-se passar alguns meses em transição até o BC. Há quem opte pelo big chop como forma de acelerar o processo de transição. Esse corte permite que apenas uma textura permaneça nos fios. No entanto, há quem prefira deixar os cabelos crescerem bastante antes de eliminar a parte alisada dos fios

Esse não é um passo obrigatório dentro da transição capilar, ok? Como falamos cada transição é única e, se você preferir, pode optar por ir cortando as pontas aos poucos na medida que o seu cabelo natural for crescendo, até que toda a química seja retirada. Ninguém é melhor ou pior por escolher um caminho ou outro, o importante é que cada um defina o que é melhor para si mesmo dentro do processo de transição capilar.

Scab hair: o que é e como tratar

Scab hair é um termo em inglês usado para definir o cabelo que nasce logo após o fim dos processos químicos. Esse cabelo é mais áspero, muito frágil e sem definição. O scab hair é uma consequência dos danos acumulados pelo couro cabeludo e folículos após repetidos tratamentos químicos.

Transição capilar o que é
Instagram: @karenbyumi

Nem todas as mulheres sofrem com o problema durante a transição, ele é mais comum entre aquelas que usaram químicas sem interrupção durante anos. Algumas mulheres até pensam em voltar aos alisamentos por causa do scab hair, achando que seus “novos” cabelos serão sempre assim.

Mas não há motivo para desespero, pois trata-se de algo passageiro e o cabelo voltará a nascer da forma original. Para acelerar a recuperação é fundamental seguir um cronograma capilar, rotina de cuidados com os fios que intercala as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução, ajudando o cabelo a ficar mais saudável e forte.

Outro importante fator é seguir uma alimentação que favoreça a saúde capilar, incluindo boas fontes de vitaminas do complexo B em seu cardápio, especialmente a biotina (vitamina B7), encontrada em alimentos como o amendoim, nozes, tomate, gema de ovo, cebola, cenoura, alface e couve-flor. A beleza começa de dentro para fora, né?

Produtos e penteados: a transição capilar para os cabelos cacheados

Durante a transição capilar é preciso lidar com a diferença de texturas e ao mesmo tempo tratar os fios.

Esse não é um período fácil, mas com certeza vale a pena. Se você der atenção aos seus fios, pode ir aprendendo a lidar com a textura dos seus fios naturais conforme eles vão crescendo.

Esse aprendizado é recompensador! Te permite testar diferentes técnicas de finalização, brincar com a questão de volume e definição e entender como os seus fios se comportam. Assim, quando eles estiverem grandes, você já estará craque nos cuidados capilares e tirará de letra cada uma das etapas necessárias para fazer com que suas madeixas fiquem sempre lindas. 

Conheça produtos e penteados que tornam essa fase mais tranquila.

Produtos

Como falado, durante a transição é preciso investir em produtos que proporcionem hidratação, nutrição e reconstrução aos fios. Os finalizadores, por sua vez, podem auxiliar a texturizar a parte alisada, amenizando a diferença em relação à raiz.

Tudo começa pela lavagem, a opção pode ser por shampoos sem sulfato, que fazem a função de limpeza ressecando menos o fio. Importante ressaltar que é fundamental a lavagem com shampoo de limpeza profunda, preferencialmente antirresíduo, pelo menos uma vez ao mês. Esse processo serve para evitar o build up, que é o acúmulo de produtos no couro cabeludo ou no fio.

Condicionadores, máscaras e cremes para pentear repõem água e nutrientes perdidos, opte por versões específicas para cabelos cacheados ou danificados.

Transição capilar o que é

Penteados

Existem diversas possibilidades de penteados para o período e para os cabelos cacheados. As tranças do tipo nagô ou box braids, por exemplo, são uma excelente opção de penteado nessa fase, já que mantêm a raiz sob controle.

Os coques no alto da cabeça, por sua vez, ajudam a disfarçar a parte lisa e caem bem em qualquer formato de rosto. Também vale apostar nos acessórios, como lenços e faixas, que disfarçam a raiz e conferem todo um estilo ao look.

A transição capilar é sem dúvida uma fase com inúmeros desafios, mas pode ser mais fácil quando se conhece os truques e cuidados necessários para disfarçar a diferença entre texturas e fortalecer os cachos que estão crescendo.

Transição capilar o que é