Quando eu como meu nariz entope

Eu sempre sinto o nariz entupido, quando deito piora, se fico de barriga para cima fico com as duas narinas entupidas, se viro de lado consigo respirar só com uma narina. Isso pode ser desvio do septo nasal?

Caro amigo
A obstrução nasal pode ocorrer por diversas causas como alterações na anatomia, inflamações, tumores, etc. Sem examinar dentro do nariz só podemos fazer suposições. As alterações anatômicas mais comuns são o desvio de septo e o aumento de volume dos cornetos (conchas nasais). O septo nasal é rígido, portanto não varia de posição ao deitar. Já as conchas nasais são flexíveis e ao deitar aumentam de volume. Isso é normal, só que em alguns pacientes essas estruturas são grandes e incomodam e às vezes MUITO. Quando deita de um lado entope um lado e vice versa. Como se trata de um problema estrutural, não tem como resolver sem uma abordagem cirúrgica que consiste em reduzir DEFINITIVAMENTE o volume dessas estruturas. Os paliativos, gotas, nasais, soro e etc não são eficientes. Sinto muito.

Olá! Pela sua descrição provavelmente existem outras causas para a sua obstrução nasal, além do desvio de septo. Algo muito comum é o aumento da mucosa dos cornetos que diminui o espaço para a passagem livre do ar.
Procure um Cirurgião Plástico ou um Otorrinolaringologista para a realização de um exame físico cuidadoso e os exames complementares que forem necessários no seu caso. Um abraço.

Olá, Provavelmente as queixas que você relata não são decorrentes de desvio septal ou unicamente a um desvio septal. O septo é uma estrutura que apresenta sustentação, por apresentar parte óssea e parte cartilaginosa, que apenas com influência da gravidade não geraria tanta deformidade. Estas alterações podem ser decorrente de alterações de partes moles, seja hipertrofia de adenóide, edema da mucosa nasal, hipertrofia das conchas ou mesmo o ciclo nasal (que varia durante o dia). É importante passar em consulta com um otorrino para melhor avaliação e esclarecer suas dúvidas de acordo com as alterações encontradas.

Até mais

  • Boa noite! Tenho desvio de septo a direita, sinto dor no nariz, fico com i nariz congestionado, todo tipo de cheiro doi no meu nariz parece que está dentro ferido horrivel nao posso com nenhum tambem fico com o ouvido parece que tem agua, o que pode ser?
  • Fiz cirurgia de desvio do septo e turbinectomia no dia 07/08/2019. Tirei o splint nasal após 5 dias e pensei que a respiração ia fluir melhor, porém, o nariz ainda continua muito congestionado e tenho dificuldade para dormir. É natural ? Quando vou sentir os resultados da cirurgia ?
  • Tenho desvio septo nasal e sinto muita tontura quando o nariz está entupido, isso pode causa tonturas?
  • Boa tarde, ao pressionar um lado do meu nariz com o dedo, sinto um estalo como se fosse a cartilagem movendo de lugar, porém esse estalo é apenas de um lado, poderia me informar se é algum problema no nariz ?
  • Fiz a cirurgia de septo nasal já tem 10 dias, não sinto mais nada, será que é preciso guardar repouso absoluto?
  • Depois de quantos dias após a cirurgia de desvio de septo, posso "namorar"? Tô fazendo as revisões e tudo está correndo bem.
  • Aeração do corneto médio pode causar tosse seca persistindo por 4 meses, sem melhora com xarope, nebulização e spray nasal ? Do que se trata e qual tratamento? Qual especialista devo procurar?
  • Desvio no septo nasal pode influenciar de alguma forma no desenvolvimento corporal ?
  • Fiz uma rinoplastia há 2 meses e após a minha narina esquerda ainda não desobstruiu, fiz uma tomografia e deu um esporão ósseo no septo, isso pode acontecer? Eu vou voltar respirar normalmente? Ou isso é uma complicação permanente?
  • Fiz uma operação de desvio de septo para melhorar a respiração. A minha otorrino diz que eu deveria procurar um fisioterapeuta pulmonar. É isso mesmo?

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

O nariz é um órgão complexo que aquece, umidifica e filtra o ar que vai para os pulmões. O nariz é revestido por dentro por uma mucosa repleta de vasos, o que dá a ele o poder de absorver alguns tipos de drogas e medicamentos rapidamente. Essa capacidade de absorção pode ajudar inclusive os diabéticos: a insulina inalável foi recentemente liberada pela Anvisa.

OLFATO

Utilizando cerca de 5 milhões de células olfatórias, conseguimos perceber aromas os mais diversos. Apenas como curiosidade: algumas raças de cães têm aproximadamente 200 milhões dessas células, o que dá a eles um poder incrivelmente maior que o nosso!

Essas células são muito sensíveis e podem ser lesadas irreversivelmente pelo cigarro, viroses e substâncias químicas. A gravidez e a fome aumentam nossa sensibilidade aos cheiros e, com a idade, essa capacidade pode diminuir, a exemplo do que ocorre com a visão e a audição.

A diminuição do olfato (hiposmia) é muito frequente e pode preceder o aparecimento de sintomas motores nos pacientes portadores de Doença de Parkinson



OBSTRUÇÃO NASAL

De cada lado no nariz, temos 3 estruturas denominadas cornetos ou conchas nasais, formando uma série de reentrâncias que aumentam a superfície de limpeza, a troca de umidade e de calor através da qual o ar passa. 

A maior delas, o corneto inferior tem a capacidade de aumentar e diminuir de tamanho acumulando sangue. Um de cada lado, o corneto inferior aumenta de volume de acordo com a temperatura e umidade do ar, posição da cabeça, presença de substâncias irritantes e nos processos inflamatórios ou infecciosos da cavidade nasal.


Os cornetos inferiores aumentam especialmente nos processos de rinite alérgica, gripe e resfriados.

            Leia também: "Doutor, afinal de contas, o que eu tenho é asma ou bronquite?"


Um corneto inflamado muitas vezes triplica de tamanho bloqueando o fluxo normal de ar. Quando isso ocorre, imediatamente segue-se desconforto e muitas vezes diminuição do olfato. Se o Septo Nasal, parede cartilaginosa e óssea que divide a cavidade nasal, estiver desviado, a obstrução pode ser ainda mais intensa.

A inflamação crônica da cavidade nasal, associada ou não a fenômenos alérgicos, pode gerar o aparecimento de pólipos nasais. A polipose nasal causa entupimento do nariz, diminuição ou perda do olfato e sinusite crônica – infecção de cavidades na face, que se comunicam com a fossa nasal. Os desvios do septo nasal e processos infecciosos, tais como gripes, também favorecem as sinusites agudas e crônicas

TRATAMENTO


O tratamento sempre dependerá da causa. Quando a causa principal é alergia, o controle do ambiente, especialmente do quarto de dormir (retirar objetos desnecessários, animais domésticos, travesseiros ou cobertores antigos), a mudança de hábitos (evitar perfumes, desodorantes, cigarro) e medicamentos costumam ajudar muito.

Nos casos mais difíceis, a aplicação de calor nos cornetos através de radiofrequência é processo realizado sob anestesia local e a melhora geralmente é expressiva.

Quando o problema é o desvio do Septo Nasal, a cirurgia é o tratamento mais indicado. E, com o avanço das técnicas cirúrgicas, usualmente não são mais utilizados curativos que ocluem o nariz (tamponamento nasal), que tanto desconforto causavam no pós-operatório.


A polipose nasal é doença de tratamento mais complexo e envolve o controle do ambiente, medidas de higienização nasal e uso de medicamentos tópicos e muitas vezes cirurgias.

O QUE FAZER SE MEU NARIZ ENTUPIR?
• Evite ambientes frios ou com muita poeira • Não use perfumes, cremes ou desodorante que contenham perfumes• Lave o nariz com frequência, mas utilize somente soro fisiológico a 0,9% - não use água pura;

• Controle o uso de remédios que “desentopem” o nariz rapidamente. Eles são derivados de adrenalina: causam dependência se usados por muitos dias consecutivos, podem causar arritmias cardíacas e elevar a pressão arterial;


• Procure um Otorrinolaringologista, se seu problema não melhorar ou for crônico.

Se você tem dúvidas, mande pra mim:

Meu nome é Alexandre Rattes e trato de doenças dos ouvidos, nariz, garganta, ronco e apneia do sono.