Qual e a importância das florestas tropicais em termos de biodiversidade

Graças às florestas tropicais, as grandes nuvens de chuva se formam, a maioria das nascentes consegue produzir água e a maior parte das espécies animais do mundo encontra abrigo e alimento. E essas são apenas algumas das inúmeras razões para a preservação dessas formações vegetais. No entanto, uma pesquisa divulgada na edição de hoje da revista Nature, feita por pesquisadores do Panamá, dos Estados Unidos e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), trouxe um novo motivo para manter a salvo as florestas. Segundo o estudo, uma vez degradadas, as chamadas florestas primárias ; aqueles trechos de mata onde houve pouca ou nenhuma ação humana ; nunca mais conseguem recuperar sua diversidade. Ou seja: a destruição é um caminho sem volta.O estudo analisou e comparou dados de 138 análises anteriores feitas em todas as florestas tropicais do mundo, na Ásia, na África e nas Américas. Com posse dos dados de biodiversidade dessas regiões, os pesquisadores compararam a quantidade de espécies nos trechos de floresta que sofreram modificação com aqueles ;virgens;. Em todas as regiões analisadas, as florestas se mostravam mais fracas depois da ação humana, mesmo nos casos onde essa intervenção foi passageira. ;Se uma área degradada de alguma forma pela ação humana é recuperada posteriormente, ela infelizmente não consegue recompor a biodiversidade anterior a essa ação. Pode-se chegar próximo, mas nunca exatamente ao que era antes;, explica ao Correio um dos autores da pesquisa, Thomas Lovejoy, colaborador do Inpa e do Smithsonian Tropical Research Institution, do Panamá.

Para medir o impacto da intervenção humana, os cientistas criaram um índice que varia de zero a um, sendo que quanto mais próximo de zero, menos perda de espécies o ambiente sofreu. O método os ajudou a concluir também que o tamanho do estrago varia de acordo com a localização geográfica. Enquanto na América Central e no México o impacto da intervenção humana na biodiversidade é baixo, um índice de apenas 0,1, nas regiões florestais da Ásia, esse impacto salta para 0,9. ;Isso se deve especialmente ao tipo de formação vegetal das regiões. Na Ásia, toda a biodiversidade se baseia em árvores de uma única família, por isso uma alteração consegue ser mais destrutiva do que em regiões como a América do Sul, onde a biodiversidade é bem maior;, conta Lovejoy.

Ouça a entrevista com Thomas Lovejoy

QueimadasA discrepância entre os impactos nas diversas regiões tropicais também é explicada pelo tipo de ação humana. Enquanto a taxa de alteração da biodiversidade em função da agrossilvicultura (plantio de árvores de interesse comercial que, muitas vezes, desequilibra as florestas) foi de 0,65, em média, a retirada da cobertura vegetal para criação de pastagens para o gado gerou um impacto de grandeza 0,48.No entanto, um dos campeões de impacto são velhas conhecidas dos brasileiros: as queimadas. O índice de alteração causado pelo fogo foi de 0,87. Proteger as florestas nacionais das chamas vem sendo um dos principais desafios para o Brasil. No início do mês, por exemplo, o fogo atingiu áreas florestais em Santa Bárbara, Catas Altas e Serra do Curral, próximas a Belo Horizonte, uma das últimas regiões de Mata Atlântica de Minas Gerais. Efeito semelhante acontece com as áreas de borda da Amazônia situadas na divisa com o cerrado, especialmente no Pará e em Mato Grosso.Lovejoy alerta que, além da perda de biodiversidade, os efeitos das queimadas podem ser sentidos durante anos. ;Quando uma região de floresta é atingida pelo fogo, não é apenas a parcela queimada que sofre;, conta. ;As matas próximas ficam muito mais vulneráveis e, nos anos seguintes, elas têm uma chance maior de serem destruídas pelo fogo. Daí a importância de se proteger ainda mais essas regiões;, completa o especialista.

Cidades

Para a diretora de Gestão do Conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica, Márcia Hirota, com relação às florestas, não basta simplesmente criar reservas que as protejam. ;A Mata Atlântica, por exemplo, está localizada em uma região densamente povoada, em que o fogo ou problemas provenientes das cidades podem se alastrar por áreas que são protegidas, como reservas e parques;, avalia a ambientalista, que aponta o desmatamento como um dos principais desafios à gestão das florestas nacionais. ;Em algumas regiões, como Minas Gerais, por exemplo, o desmatamento para a fabricação de carvão ainda é grave. Quando essas áreas são reflorestadas, muitas vezes é com eucalipto, o que não devolve a biodiversidade;, completa.

O professor de engenharia florestal da Universidade de Brasília (UnB) Eleazar Volpato explica que, mesmo nas áreas que já foram tocadas, é importante implantar iniciativas de conservação. ;Hoje, a recuperação de florestas no Brasil é trágica. Em estados como o Paraná, por exemplo, apenas 17% do território é de cobertura de florestas. Na Europa, por exemplo, a cobertura florestal está presente em cerca de 44% do território;, conta o pesquisador. ;Por lá, são matas reflorestadas, plantadas depois que a sociedade tomou consciência da importância da preservação ambiental. Aqui no Brasil, não se vê ações como essa. Uma vez desmatada, a região é dada como ;perdida;, o que não é verdade;, completa.

A importância das florestas para o ser humano, não é só por garantir os processos biológicos, mas também por trazerem diversos benefícios à sociedade.

Dentre esses benefícios podemos citar a melhoria na qualidade de vida, o fornecimento de recursos naturais, tais como recursos madeireiros e plantas medicinais.

Além de produtos destinados a nossa alimentação, as florestas são fonte de recursos genéticos e locais de pesquisa, turismo e recreação.

Quer ficar por dentro de como as florestas contribuem para manutenção da vida no planeta e como é importante a sua preservação?

Venha comigo na leitura desse artigo!

Qual e a importância das florestas tropicais em termos de biodiversidade

Importância das florestas para o clima

 As florestas são de grande importância para conter a velocidade das mudanças climáticas.

 Isso porque, toda área florestal bem conservada tem ligação direta com a manutenção da concentração de CO2 estocado e com o regime de chuvas.

Uma vez que, é da floresta que advém parte da umidade que possibilita melhor qualidade de vida para os seres vivos.

Qual e a importância das florestas tropicais em termos de biodiversidade

 A floresta tem uma de suas funções filtrar o ar, deixando-o mais puro e limpo para a nossa respiração, isso sem falar que ajuda na diminuição dos gases que causam o efeito estufa.

Já há algum tempo, estudos apontam que a perda de cobertura vegetal pelo desmatamento ou a degradação florestal contribuem para aumentar as emissões de gases de efeito estufa.

As florestas cobrem cerca de 30% da superfície terrestre e realizam a fotossíntese da qual depende a vida: produção de oxigênio à partir do dióxido de carbono.

Isso acontece, devido as árvores atuam como uma tecnologia segura e natural de captura e armazenamento de carbono.

Além da oxigenação no planeta, como citamos acima, os complexos ecossistemas florestais possibilitam a conservação do solo e que o mantenha rico em matéria orgânica e micro-organismos diversos.

Esses micro-organismos possibilitam através da simbiose, um maior aproveitamento de nutrientes e água do solo pela floresta, gerando assim, um ciclo de benefícios mútuos.

Qual e a importância das florestas tropicais em termos de biodiversidade

Preservar as florestas é preservar a vida

Preservar as florestas é como preservar toda forma de vida do nosso planeta, as florestas representam um elemento fundamental para a sobrevivência de toda biodiversidade do planeta.

Muitas das nossas atitudes contribuem para a manutenção da biodiversidade, como também o mal uso dos recursos naturais podem degradar meio ambiente extinguindo vidas, cada vez mais raras.

Estimativas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), apontam que nosso país detém 20% da biodiversidade do planeta e 30% das florestas tropicais.

A importância das florestas para o homem

A importância da floresta para o homem vai além da função fotossintética, ela desempenha papel a nível ecológico, econômico e mesmo social.

Além do fornecimento de madeiras, combustíveis, alimentos, matérias-primas para indústria, como a celulose, produtos florestais não madeireiros, como a cortiça, frutos e outros.

Os produtos florestais não madeireiros PFNMs, são fundamentais para a subsistência de muitas pessoas em todo o mundo, especialmente para aquelas que vivem no interior ou próximo das florestas.

Qual e a importância das florestas tropicais em termos de biodiversidade

Os PFNMs têm uma significativa importância como alternativa econômica que pode diminuir o êxodo rural e as taxas de desmatamento.

Os produtos florestais não madeireiros, podem ser provenientes de florestas plantadas ou de florestas naturais, independentes de sua origem o manejo florestal é de suma importância para manutenção da atividade.

Além do apresentado, as florestas possuem funções de proteção do solo contra erosão e controle do ciclo e da qualidade da água.

Concentram a maior parte da biodiversidade terrestre, ou seja, de espécies vegetais e animais, possuem elevado valor paisagístico e recreativo, dentre muitas outra funções.

Abaixo vamos apresentar os principais benefícios das florestas para o ecossistema como um todo.

Continue com a gente!

Principais benefícios das florestas no Ecossistema

Já citamos inúmeros benefícios das florestas e de como se faz importante a sua preservação para todo o planeta.

Abaixo vamos ressaltar seus principais benefícios:

  • Importância na cobertura do solo contra a erosão.
  • Fornecimento de matéria orgânica para o solo.
  • Reciclagem de nutrientes.
  • Alimentação para aves e animais silvestres.
  • Manutenção estabilidade térmica e umidade do solo.
  • Muitas espécies arbóreas apresentam propriedades medicinais.
  • São importantes na manutenção da biodiversidade.
  • Muitas são usadas na alimentação humana, através de seus frutos e sementes.
  • Fornecimento de matéria-prima para indústria química, como a celulose.
  • Fornecimento de matéria-prima para indústria de cosméticos, como óleos essenciais.
  • Fonte de renda para povos que moram próximos as florestas, através do extrativismo de produtos florestais não madeireiros.
  • Redução do efeito estufa, através do consumo de CO2 na fotossíntese.

Qual e a importância das florestas tropicais em termos de biodiversidade

Mecanismos de disseminação das florestas

A multiplicação das espécies arbóreas, é realizada principalmente por sementes e permite que determinadas características sejam herdadas para a próxima geração.

Isso garante também ao mesmo tempo a variabilidade genética, característica de cada espécie, esteja presente e possibilite ganhos ao passar de uma geração para outra.

A disseminação das sementes de espécies florestais, podem ser feita pelo vento, água, animais e pelo homem.

Todavia, o estabelecimento de uma determinada espécie arbórea, envolve os aspectos ecológicos da agregação e migração, além da competição pelos recursos do meio.

Facilitando com que a espécie ocupe novas localidades, além do mais, permite a distintos indivíduos encontrar condições ambientais diferentes.

Qual e a importância das florestas tropicais em termos de biodiversidade

Conservação das florestas para o bem de todos

Vimos nesse artigo o quanto é importante o papel das florestas para manutenção da vida na terra.

Ela é importante para fauna, na composição da flora e muitas vezes para subsistência de famílias e povos tradicionais, que vivem da coleta extrativista.

Nossas atitudes afetam diretamente na manutenção das florestas, como o mal uso dos recursos naturais, degradando o meio ambiente e extinguindo vidas, por isso, a importância sobre a abordagem do assunto.

O planeta já perdeu muito de sua cobertura vegetal devido à urbanização e à expansão das atividades agrícolas e agropecuárias.

As florestas têm sido destruídas através dos desmatamentos e das queimadas, o que já levou muitas espécies da fauna e da flora à extinção e tem ameaçado muitas outras.

Dessa forma, cabe a nós conhecimento e preservação das florestas para que as futuras gerações possam perpetuar e compactuar com um planeta mais preservado.

Qual e a importância das florestas tropicais em termos de biodiversidade