Onde se originou o boxe

Conheça a incrível História do Boxe, saiba a origem do Boxe, onde e como ele surgiu, o Boxe nas olimpíadas e o os grandes nomes da história do Boxe.

Introdução: História do Boxe

Entre os diversos esportes existentes, o Boxe é um dos mais vibrantes e intensos.

Por ser um esporte muito conhecido bem como praticado há anos, muita gente conhece algumas de suas suas regras.

Porém, muitas pessoas não conhecem a história do Boxe e não fazem ideia de quando surgiu essa modalidade.

Você sabe como e aonde o Boxe surgiu? Quem foi o primeiro campeão do Boxe? Conhece os grandes nomes do Boxe brasileiro?

Continue lendo para esclarecer estas e outras dúvidas sobre esse esporte. E passe a conhecer muito mais sobre a história do Boxe. Confira!

Origem e História do Boxe

De acordo com os registros, a origem do Boxe ocorreu em torno de 3000 a.C. no Egito. Já o nome Boxe deriva da palavra de em inglês “To Box” que significa “Bater”.

Além disso, em alguns lugares, esse esporte também é conhecido como Pugilismo, que é uma antiga expressão inglesa que significa “bater com os punhos”.

Diferentemente dos dias atuais, no seu início o Boxe servia apenas como uma atração das festividades dos reis.

Além disso, o Boxe não possuía nenhuma regra e para tornar a luta mais divertida, os participantes ficavam nus. Dessa forma, os eventos de boxe nessa época eram verdadeiros shows de brutalidade, mas tinha apenas o objetivo de entreter o público.

Boxe como esporte

Devido a sua expansão e evolução pelo mundo, a história do Boxe começou a mudar em torno de 688 a.C na Grécia Antiga.

Nessa época, o Boxe deixou de ser apenas uma diversão da realeza, para ser considerado um esporte. Dessa forma, o Boxe foi inserido como uma modalidade na 23º edição dos Jogos Olímpicos da Grécia antiga, chamado a época de Pugilato

História das Regras do Boxe

Onde se originou o boxe

Onomastus de Esmirna foi primeiro vencedor de Boxe das Olimpíadas em 688 a.C. Além disso, Onomastus também foi o responsável por escrever as primeiras regras do Boxe.

Com isso, o Boxe esteve presente como um grande esporte olímpico em todas as Olimpíadas da Antiguidade.

Boxe na Olimpíada da era moderna

Já na era moderna, o Boxe ocorreu pela primeira vez na edição dos Jogos Olímpicos de 1904 nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de Saint Louis.

Criação da FIBA e AIBA

A história do Boxe começou a se expandir oficialmente pelo mundo em 1920. Neste ano criou-se, na Bélgica, a Federação Internacional de Boxe Amador (FIBA).

Esta federação permitiu o desenvolvimento mais rápido das competições internacionais de Boxe, assim como facilitou a formação de equipes com integrantes de diversos países, inclusive do Brasil.

Porém, em 1946, a FIBA foi dissolvida e foi criada a Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA). Até os dias de hoje, esta associação é responsável por regular as competições internacionais de Boxe, inclusive as das Olimpíadas.

História do Boxe no Brasil

No Brasil, a primeira luta de Boxe foi em 1913 em São Paulo. Este primeiro embate ocorre entre um boxeador francês e o atleta Luis Sucupira, mais conhecido como Apolo brasileiro.

E apesar da derrota de Apolo brasileiro, ele se tornou um grande motivador bem como divulgador do esporte no Brasil.

Além disso, outros nomes como o do marinheiro Góes Neto e Rodrigues Alves (sobrinho do presidente da República) tiveram grande peso no reconhecimento do boxe como uma atividade esportiva no Brasil.

Dessa forma, de 1920 até 1921, o boxe se tornou um esporte regularizado em diversas cidades do Brasil.

Grandes nomes do Boxe no Brasil e no mundo

A partir da sua regularização como esporte em todo o mundo, grandes atletas passaram a se destacar por meio do Boxe. Entre os principais, estão:

  • Benedito dos Santos: Mais conhecido como “Ditão”, ele foi o primeiro pugilista oficial.
  • Ítalo Hugo: Também conhecido como “O menino de ouro do Boxe”.
  • Antônio Zumbano: Zumbanão se tornou uma espécie de “astro” do Boxe brasileiro.
  • Eder Jofre: Maior boxeador da história do Boxe brasileiro e considerado uma “lenda”.
  • Maguila: Maguila ficou conhecido no Boxe como “O Campeão cabra-macho”.
  • Mike Tyson: Grande pugilista norte americano considerando um dos maiores lutadores de boxe de todos os tempos.

Agora você já conhece a história do Boxe no Brasil e no mundo! Que tal começar a praticar agora mesmo? Temos certeza que você vai gostar… Aproveite!

MAIS CONTEÚDOS SOBRE BOXE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe agora!

Fontes sobre a História do Boxe

Como surgiu o Boxe? O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. A palavra deriva do inglês box, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.

Como surgiu o Boxe? História do boxe

O pancrácio era uma combinação da luta e do pugilato, sendo o seu resultado, uma prova extremamente violenta, cujos concorrentes poderiam vir a morrer. Tudo era permitido, com exceção de enfiar dedos nos olhos, atacar a região genital, arranhar ou morder. A vitória ocorria quando um dos atletas já não conseguia continuar a lutar, levantando um dedo para que o juiz percebesse.

Nos séculos XVIII e XIX, quando houve o renascimento na Inglaterra, o boxe era praticado com as mãos nuas. Essas lutas com as mãos descobertas eram frequentemente brutais, de modo que o boxe acabou sofrendo intensas mudanças em 1867, com a formulação das Regras de Queensberry, que previam rounds de três minutos, separados por um intervalo de um minuto, além do uso obrigatório das luvas. Essas regras entraram em vigor em 1872.

O boxe foi primeiramente considerado um desporto olímpico em 688 a.C., na 23ª olimpíada da antiguidade; seu vencedor foi Onomasto de Esmirna, que foi quem definiu as regras do esporte.[1] Posteriormente, quando houve o ressurgimento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, nas Olimpíadas de 1896, em Atenas, o boxe não foi incluído como uma das modalidades da competição.[2] O boxe então somente retornou nas Olimpíadas de 1904, a terceira da Era Moderna, em St. Louis, e desde então foi praticado em todas suas edições posteriores, com exceção às Olimpíadas de 1912, em Estocolmo.

História do boxe no Brasil

No início do século XX, o boxe era praticamente desconhecido no Brasil. Os poucos praticantes existentes na época, eram emigrantes alemães e italianos, localizados nos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo.

A primeira luta realizada no Brasil foi em 1913, na cidade de São Paulo, entre um pequeno ex-boxeador profissional que fazia parte de uma companhia de ópera francesa e o atleta Luis Sucupira, conhecido como o Apolo Brasileiro, em razão de seu físico avantajado. Embora surrado, Apolo reconheceu que a técnica pode superar a força e tornou-se um grande entusiasta do boxe e seu primeiro grande divulgador.

Apesar de Apolo ter começado a divulgar o boxe, em 1919 através do marinheiro Góes Neto, que havia aprendido técnicas de boxe na Europa, que o esporte foi divulgado de verdade e reconhecido. Após retornar de viagem ao Brasil, Góes Neto resolveu fazer algumas exibições no Rio de Janeiro, onde, o sobrinho do Presidente da República, Rodrigues Alves, se apaixonou pelo boxe. Com o apoio de Rodrigues Alves, a difusão do boxe ficou mais fácil. Neste período, foram criadas academias e não demorou muito para o boxe ser um esporte regulamentado, com a criação das “comissões municipais de boxe” em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro. Isso tudo entre os anos de 1920 e 1921.

LEIA MAIS:

Como surgiu o Kickboxing?

Como Surgiu o Muay Thai?

Onde se originou o boxe
Onde se originou o boxe
No ano de 1719, James Figg, ficou conhecido como o primeiro campão de luta de boxe no circuito mundial. Mas a história do boxe começa realmente por volta de 1867, na Inglaterra. As regras atuais foram criadas a partir do esgrima. Foram estabelecidas nesta época, por exemplo, o uso das luvas. Antes disso, as lutas eram mais brutas e violentas, podendo haver até mortes. O boxe também é considerado uma arte marcial, uma luta de defesa e ataque. Atualmente este esporte já está nas Olimpíadas e nos Jogos Pan-Americanos.

O lutador pode vencer a partida por nocaute, ou seja, se o adversário for derrubado e não levantar em 10 segundos, ou se não tiver mais em condições de continuar a luta. Ao final de cada ataque, os jurados atribuem pontos aos lutadores.

Durante a luta de boxe não é permitido: dar golpes baixos, conversar ou golpear o adversário se o mesmo estiver no chão. Com 3 advertências o lutador será desclassificado. O juiz poderá parar a luta caso algum lutador estiver sendo espancado de forma a não ser cumprido o que está no regulamento.

Mesopotâmios e sumérios

Onde se originou o boxe
As primeiras referências a um duelo de boxe passaram a existir na Mesopotâmia. Lá, com os punhos fechados, existe uma importante placa formatada em pedra com data de 5 mil a.C. Ainda no terceiro milênio antes de Cristo, também foi a vez de observar os povos sumérios a se socarem. Os egípcios adotaram a prática pelos idos de 2 mil a.C. Na Grécia, a incorporação do boxe se deu a partir das Olimpíadas, no período de 668 a.C. Foi também no solo grego que algumas regras do boxe passaram a ser pensadas.

Em Roma, a “briga” de soco entre diferentes gladiadores também era muito bem vista. Só foram suspensas no ano de 393. Por volta do século XVIII, o esporte acabou sendo mais fomentado na Inglaterra e passou enfim a ser chamado de boxing. Ao longo de todos esses períodos, houve muito incentivo a uma modalidade que era marcada por alta pancadaria. Só em 1788 é que começaram a surgir regras ainda melhor elaboradas. Os golpes passaram a ser limitados e em vários países o esporte começou a ganhar fama. Em 1920, também passou a ser considerado uma modalidade olímpica. Desde esse período, passou a representar uma forma de lucro milionária para os boxeadores e para as estruturas de poder que sustentam a modalidade.